Quem pode enfrentar o monstro Leviatã?
1 “E, quanto ao monstro Leviatã, será que você pode pescá-lo com um anzol ou amarrar a sua língua com uma corda?
2 Você é capaz de passar uma corda pelo nariz dele ou furar o seu queixo com um gancho?
3 Será que ele vai pedir que você o solte ou implorar que tenha dó dele?
4 Será que ele vai fazer um trato com você, prometendo trabalhar para você o resto da vida?
5 Será que você vai brincar com ele, como se fosse um passarinho? Você vai amarrá-lo, a fim de servir como um brinquedo para as suas empregadas?
6 Será ele vendido por um grupo de pescadores? Será que para isso o cortarão em pedaços?
7 Será que você pode enterrar lanças no seu couro ou fincar arpões de pesca na sua cabeça?
8 Tente encostar a mão nele, e será uma vez só, pois você nunca mais esquecerá a luta.
9 Só de olhar para o monstro Leviatã as pessoas perdem toda a coragem e desmaiam de medo.
10 Se alguém o provoca, ele fica furioso. Quem se arriscaria a desafiá-lo?
11 Quem pode enfrentá-lo sem sair ferido? Ninguém, no mundo inteiro.
12“Agora vou falar das pernas do Leviatã,
do seu tamanho e da sua força sem igual.
13 Quem pode arrancar o couro que o cobre ou furar a sua dupla couraça?
14 Quem é capaz de fazê-lo abrir a sua queixada rodeada de dentes terríveis?
15 As suas costas são cobertas de fileiras de escamas ligadas umas com as outras e duras como pedras.
16 Estão coladas tão bem umas nas outras, que nem o ar passa entre elas.
17 Estão ligadas entre si e bem coladas, de modo que ninguém pode separá-las.
18 Quando o Leviatã espirra, saem faíscas; os seus olhos brilham como o sol ao amanhecer.
19 A sua boca lança chamas, e dela saltam faíscas de fogo.
20 O seu nariz solta fumaça, como a de galhos que queimam debaixo de uma panela.
21 O seu sopro acende o fogo, e da sua boca saem chamas.
22 A sua força está no pescoço, e a cara dele mete medo em todo mundo.
23 No seu couro não existe ponto fraco; ele é firme e duro como ferro.
24 O seu coração cruel não tem medo; é duro como uma pedra de moinho.
25 Quando ele se levanta, até os mais fortes ficam apavorados; o medo os impede de agir.
26 Não há espada que consiga feri-lo, nem lança, nem flecha, nem arpão.
27 Para ele, o ferro é como palha, e o bronze, como pau podre.
28 As flechas não o fazem fugir. Jogar pedras nele é como jogar capim.
29 Bater nele com um porrete é o mesmo que bater com uma torcida de palha; ele zomba dos homens que lhe atiram lanças.
30 A sua barriga é coberta de cacos pontudos, que reviram a lama como se fossem uma grade de ferro.
31 Ele agita o mar e o faz ficar como água que ferve na panela, como o óleo fervendo no caldeirão.
32 Ele vai deixando na água um rastro luminoso, como se o mar tivesse uma cabeleira branca.
33 Não há nada neste mundo que se compare com ele, pois foi feito para não ter medo.
34 O Leviatã olha para tudo com desprezo e entre todas as feras orgulhosas ele é rei.”
Comentário
Outro animal muito discutido, que Deus utiliza em Sua análise científica. Uma exposição final do tesouro de Deus de evidências que tornariam Jó mais humilde. A julgar pelo espaço dedicado a ele, trata-se de um animal importante para o argumento de Deus.
I. O que é/era o Leviatã?
Os escritores antigos debatiam muito se de fato se tratava de uma baleia ou de um crocodilo. Entretanto, assim como o Beemote, a descrição não se encaixa em nenhum dos dois (ex: escamas, impossível de ser capturado).
Novamente, é possível Morris esteja correto ao dizer que se tratava de um dinossauro aquático, agora (ou recentemente) extinto! Associado com o mar aqui e também no Salmo 104: 25-26. Evidentemente se trata do maior animal marinho já criado por Deus. (A propósito, o tamanho do Brachiossaurus, que sugerimos como sendo o Beemote, era de 23mts de cumprimento por 12mts de altura.)
Termos: Leviatã, aparece 5 vezes; ver Isaías 27: 1 serpente veloz, e o leviatã, a serpente tortuosa, nos fazendo lembrar a criatura possuída por Satanás quando tentou Eva. Dragão, outro grande animal marinho.
Este Dragão, também traduzido como baleia em Gênesis 1: 21; serpente, em Êxodo 7: 9-12; chacais em Lamentações 4: 3. Jó já tinha se referido a esta criatura como baleia, traduzido como chacal em 30: 29. (??? tan) De uma raiz não muito utilizada, provavelmente o significado para alongar; um monstro, isto é, uma serpente do mar (ou um outro enorme animal marinho); também um chacal (ou outro animal terrestre): dragão, baleia.
Aquilo que chamavam de dragão, nos tempos bíblicos, nós agora chamamos de dinossauro (do grego "deinos", terrível, e "saurus", réptil). Transmite a idéia de uma serpente gigante.
Morris sugere que seja um plesiossauro (ver ilustração). Note o pescoço longo, assemelhando-se a uma serpente.
Historicamente falando, devemos notar que as antigas civilizações já contavam histórias de dragões que cuspiam fogo (cap. 40: 19-21). Marinheiros com longas histórias de monstros e serpentes marinhos. Do site Answers in Genesis:
O relato de pessoas que disseram ter visto uma “serpente marinha”, a descrevem como um animal muito grande, assemelhando-se ao crocodilo, porém muito maior, cerca de 15 a 18mts de cumprimento, e encontrados em alto mar. Por exemplo: um animal semelhante foi visto, ao norte do Atlântico, durante a primeira guerra mundial, quando o navio Inglês movido a vapor (Iberian) naufragou, abatido pelo submarino alemão U28. Alguns segundos após o Iberian ter sido torpedeado e afundado, houve uma explosão subaquática. O comandante do submarino e alguns dos tripulantes relataram o seguinte: “Um pouco depois vimos pedaços de destroços, e entre eles um gigantesco animal marinho, que se contorcia e lutava ferozmente, lançando estes destroços a uma altura de 18 à 30mts...Não tivemos tempo de fotografar, pois o animal submergiu após cerca de 10 a 15 segundos....Ele tinha cerca de 18mts de cumprimento e era semelhante a um crocodilo, possuindo quatro nadadeiras poderosas e uma longa cauda, afilada no final.”
“O Monstro de Aramberri” é o apelido dado a um fóssil de plesiossauro gigante encontrado no México em 2002 por pesquisadores Mexicanos e Alemães. Imagina-se que se trata de um tipo de pliossauro conhecido como Liopleurodon ferox. O programa da BBC, Caminhando com os Dinossauros, descreve a criatura como tendo cerca de 20mts de cumprimento e 150 toneladas. Entretanto, existe uma considerável disputa sobre o tamanho e espécies dos ossos fossilizados.
De qualquer modo, o Leviatã era imenso, feroz e um terrível animal marinho.
II. Esboço do capítulo.
1. De um modo geral, a força do Leviatã e sua natureza indomável são destacados (impossível de amedrontá-lo ou derrotá-lo), v. 1-10a.
2. A grande que Jó (e nós todos) deveria aprender, v. 10b-11. A grande sabedoria e poder de Deus.
3. Mais detalhes específicos sobre as características do Leviatã. A menos que Jó tivesse a experiência de um marinheiro, ele teria apenas ouvido falar desse animal. Ainda que Jó tivesse visto algum, teria sido muito breve. Mas, Deus revela este animal, e suas características, com precisão de detalhes.
III. A grande força do Leviatã. (Note as perguntas:)
v. 1 . Não podia ser capturado como os demais animais que viviam nas águas, através de uma linha com anzol. Que linha e que tipo de anzol não seria necessário para caçar um animal tão extra-ordinário como esse!
v. 2 “Você poderia caçá-lo, colocá-lo numa jaula e levá-lo para casa?!”
v. 3 Ele não pode ser subjugado como um prisioneiro, vindo a clamar por misericórdia.
v. 4 Ele não se submete como a um servo.
v. 5 Não é um brinquedo que pode ser considerado como esporte ou entretenimento (ex: ser carregado pelo polegar).
v. 6 Não há celebração de vitória por sua captura, onde sua carne seria comida. Ou, tirar proveito com a sua venda.
v. 7 “Suas armas e táticas não servem de nada contra ele! São ineficazes!”
v. 8 “Eu desfio você a colocar a mão nele, Jó! Chame-o para uma luta. E desista enquanto estiver com vida!”
v. 9 Todas as esperanças de pegá-lo foram em vão. Pois, quando frente a frente com ele, o homem fica aterrorizado e teme por sua vida.
v. 10 a Ninguém se iguala a ele! Melhor política: fique bem longe dele.
IV. O ponto de Deus
Deus mesmo faz a aplicação:
1. “Se você não ousa se aproximar do Leviatã, como ousa se aproximar de mim, Seu Criador!...discordando das minhas providências! Não mereço mais temor do que ele? v. 10b. O menor questionando o maior.
OBS:Compare Salmo 76: 7. Pense num animal ou evento mais assustador que você possa imaginar...e tema a Deus muito mais!
2. “Quem veio antes de mim, que eu seja obrigado a retribuir-lhe?” Citado em Romanos 11: 35. “Se você pensa que Deus deve alguma coisa à você, então envie a Ele a conta!”
O pensamento em si mesmo absurdo e blasfemo! Ele é independente.
- Deus não está em obrigação com ninguém. Tudo que recebemos da parte dEle, com excessão do julgamento, é fruto da Sua bondade. Obrigação e graça são mutuamente exclusivas.
- Pensamento mais humilhante para as nossas mentes: Não não me deve nada! “Jó, Deus não tem que te dar nada de bom!” Agradeça a ele pelo mínimo dos favores, sem mencionar o maior e inimaginável favor da redenção.
3. “Sou dono de tudo. Tenho direitos sobre tudo. Como sou proprietário de tudo, sou também livre para fazer o que quiser com Minhas criaturas, até mesmo com você, Jó!”
Pense no senhor na parábola dos trabalhadores na vinha. Acusado de injustiça, ele responde: Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom? (Mateus 20: 15). Direitos absolutos como Proprietário, Criador, Sustentador e até mesmo como Redentor!
- Deus não nos deve nada. Dependemos da Sua misericórdia. E, portanto, clamar por Sua misericórdia é o lugar mais seguro que podemos estar! Ele é rico em misericórdia com todos os que o invocam. Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. (Romanos 10: 12)
Aqui podemos descansar em paz: Deus controla soberanamente a mim e aos meus leviatãs.
Pergunta: “Onde está a bondade de Deus nisso tudo? O mero controle soberano não traz conforto real.”
Resposta: A bondade está no fato do leviatã estar confinado ao oceano! E Satanás, aquela antiga serpente, está confinada a uma esfera delimitada por Deus, não podendo tocar em Jó sem a permissão de Deus. Se Deus deixa o Leviatã enrolar-se com você, é para o seu bem! (Veremos um pouco mais disso mais tarde!)
Não devemos esquecer que o propósito de Deus em estender a análise científica, incluindo estas duas criaturas, era de humilhar a Jó, mostrando que ele não poderia subjugar estas maravilhosas e criaturas. Ver cap. 40: 11-14. A necessidade de Deus.
Vimos um pouco como era essa grande criatura (uma espécie de dragão ou dinossauro), sua característica geral (v. 1-10a), e a autoridade, supremacia e Senhorio de Deus (v. 10b-11). Agora chegamos a:
Uma descrição mais detalhada das suas características:
Deus diz: “Vou fazer uma descrição mais detalhada deste animal.” Note que para o Criador, é um animal belo, maravilhoso e gracioso!
1. Indomável, v. 13-14. Ninguém pode se aproximar dele. Nenhum tipo de freio pode domá-lo. Pois quem ousaria abrir sua boca para colocar lá o freio?! (Note que esta é a última pergunta do capítulo.)
2. Uma camada externa impenetrável, v. 15-17. Réptil.
3. Luz e fogo, v. 18-21. Quando ele “espirra”, expele ou libera ar, há claridade. Até os seus olhos brilham! Ele lança fumaça e fogo. Talvez um mecanismo químico para ajudá-lo a caçar.
4. Grande força, v. 22-24. O que causa tristeza aos marinheiros é uma alegria para ele. Ele é intocável. Ousado e corajoso de coração.
5. Para ser temido, v. 25. Um encontro com ele faz com que a pessoa se prepare para morrer. “É melhor tentar me livrar dos meus pecados e me preparar para encontrar com o meu Criador!”
6. Ainda assim ele é destemido, v. 26-30. Nenhum tipo de armamento é eficiente contra ele. O fundo mais rústico do mar não é desconfortável para ele.
7. Novamente, esta característica notável de exalar fogo, v. 31-32. Borbulhando, com odor. Ele poderia ser seguido pelo rastro de bolhas que deixava. Ele fazia com que o mar parecesse mais velho, através de uma espuma branca de vapor.
8. Não havia animal semelhante a ele em terra, v. 33. Aqui vemos a sabedoria de Deus demonstrada, ao limitar este imenso e poderoso animal a água. Em terra, ele provocaria uma grande destruição. (Entretanto, lembre-se que o maior animal terrestre, o Beemote, era herbívoro, graças à bondade de Deus! 40: 15.)
9. Ele por cima de todas as outras criaturas, como sendo inferiores, v. 34. Um verdadeiro rei do reino animal.
Aprenda:
1. Qualquer tipo de excelência encontrada nas criaturas deveria nos apontar para Deus. Deus está mais interessado do que uma simples análise científica. Ele quer que Jó entenda algo sobre Deus através disso tudo.
“Jó, você não pode controlar este extraordinário animal. Você pensa que pode me controlar? Você não pode subjugar este animal, portanto, o seu próprio braço não pode salvá-lo (40: 14). Jó, Eu controlo este animal, assim como controlo você e suas provações.”
2. Devemos temer a Deus mais do que tememos qualquer coisa criada (ex: animal, pessoa, anjo e demônio). É mais fácil ficar diante do Leviatã do que diante de Deus!
3. É difícil resistir em não fazer uma comparação entre o Leviatã e Satanás. O inimigo e instrumento das aflições de Jó. Considere algumas descrições aqui: poderoso, nenhum homem pode domá-lo, não teme ninguém na terra (v. 33), é orgulhoso (v. 15, 34), coração endurecido (v. 24). Não há dúvida de que Jó conhecia o relato da tentação de Eva feito pela serpente. Talvez esse fosse o motivo de Deus manter em segredo o que estava ocorrendo com Jó no capítulo 1 e 2.
Bunyan fez o mesmo paralelo: Apoliom. “Era horrível o aspecto do
“monstro; estava coberto de escamas, semelhante às dos peixes; tinha asas como de dragão, e patas de urso; do ventre saía-lhe fumo e fogo, e a sua boca era semelhante à boca do leão.”
Descrição de Apocalipse 12: 7-9 e 20: 2.
Embora não sejamos páreo para Satanás, devemos lembrar que ele não é páreo para Deus. O Deus-Homem esmaga a cabeça da serpente na obra da redenção. Ver Salmo 74: 12; Isaías 27: 1; Hebreus 2: 14-15. E, em Cristo, nós também esmigalhamos Satanás. Ver Salmos 91: 13; Romanos 16: 20.
Que alegria!...ver o orgulhoso Satanás totalmente humilhado perante Deus!
4. Além disso, também vemos o orgulho do homem retratado no Leviatã. Ele se considera invencível. Mas os ímpios são como o mar bravo, porque não se pode aquietar, e as suas águas lançam de si lama e lodo. Não há paz para os ímpios, diz o meu Deus. (Isaías 57: 20-21). Pense a respeito do poema de invictus (“invencível”) de William Ernest Henley.
Do fundo desta noite que persiste A me envolver em breu - eterno e espesso, A qualquer deus - se algum acaso existe, Por mi’alma insubjugável agradeço.
Nas garras do destino e seus estragos, Sob os golpes que o acaso atira e acerta, Nunca me lamentei - e ainda trago Minha cabeça - embora em sangue - ereta.
Além deste oceano de lamúria, Somente o Horror das trevas se divisa; Porém o tempo, a consumir-se em fúria, Não me amedronta, nem me martiriza.
Por ser estreita a senda - eu não declino, Nem por pesada a mão que o mundo espalma; Eu sou dono e senhor de meu destino; Eu sou o comandante de minha alma.
O julgamento certamente virá contra tais pessoas. Os olhos altivos dos homens serão abatidos, e a sua altivez será humilhada; e só o SENHOR será exaltado naquele dia.(Isaías 2: 11). Ver Judas 13-21.
5. Pensamentos a respeito da morte e do julgamento deveria nos levar a purificar nossos corações, e buscar a purificação que somente Deus pode dar, v. 25.
Seria presunção comentar sobre o livro de Jó. Pois ele está repleto de realidades impressionantes do Deus vivo. “Como Jó, só podemos levar nossa mão à boca.” (Francis Andersen).
Já tínhamos visto Jó se arrepender, 40:3-5. Convencido, confessando o pecado, nada a dizer, exceto: “culpado!” Porém, isso somente ocorreu depois que Deus exigiu uma resposta. Deus então vai para outro assalto (segundo discurso, é evidente que Deus poderia continuar e continuar sucessivas vezes!). Esta era a vez de Jó falar, mas sem nenhum aviso, v. 1.
Observações gerais:
Aqui o arrependimento de Jó é mais completo. Ele inclui palavras de louvor a Deus. Ele até mesmo cita a Palavra de Deus como um testemunho contra si mesmo.
- O arrependimento é uma obra incompleta. Sempre há lugar para mais. Se você parou de se arrepender..., Cuidado!
- Deus está mais interessado a respeito da condição do nosso coração do que da quantidade das nossas palavras. (compare a oração do Fariseu com a do Publicano, longa vs. curta, Lucas 18.)
I. O entendimento de Jó quanto ao poder de Deus, v.2.
Palavras de louvor. Ao invés de amaldiçoar a Deus, Jó está entoando os louvores do Altíssimo! Ao invés de ficar amargurado contra Deus, Jó se aproxima dEle ainda mais.
É evidente, e vemos no capítulo 1, que Jó tinha algum conhecimento a respeito do poder de Deus. Mas agora o seu conhecimento cresceu, aumentou. Agora, graças aos discursos, Jó tem uma visão mais ampla sobre Deus, Seu poder e Majestade.
Jó consegue conciliar o poder e direitos que Deus tem de fazer tudo o que bem entender. Bem sei eu que tudo podes.
OBS:Este é um ponto de total submissão que todo Cristão deveria chegar. Nisto se encontra a verdadeira adoração: reconhecer a autoridade de Deus sobre tudo. A maior parte da Palavra de Deus, e de Suas Obras, foi concedida para nos ensinar sobre a Sua soberania absoluta. Mas, nós temos que entoar louvores, demonstrando nossa aprovação com regozijo, nos submetendo doce e alegremente.
OBS:Você está em paz com as providências de Deus? nenhum dos teus propósitos pode ser impedido... (1) Nenhum pensamento dos homens pode ficar em oculto para Deus. (2) Nenhum dos propósitos de Deus pode ser impedido de ser executado, pois Ele cumpre toda a Sua vontade. Seu propósito sempre prevalece. “Deus, o Senhor sabe o que eu preciso ouvir!”
II. O entendimento de Jó sobre a sua própria ignorância, v. 3.
v. 3 a é uma citação do que Deus falara em 38: 2. Escurecer o conselho de Deus com palavras sem conhecimento. Jó aceita a reprovação de Deus: “Eu precisava ouvir isso!”
v. 3 b a resposta de Jó. “Eu fui pela minha cabeça! Além da minha capacidade. Eu falei brutamente acerca de coisas das quais não era qualificado para dar opinião.” “Eu tomei a responsabilidade de ser mestre antes mesmo de ter ido para a escola.” Calvino “Somos muito fracos para tentar atingir tamanha altura!”
Henry: “A razão pela qual nós brigamos com a Providência é porque não a entendemos, e deveríamos ficar contentes em estar no escuro quanto a elas, até que o mistério de Deus se revele.”
“Eu questionei coisas que não era qualificado para fazer.” Alguém perguntou a Agostinho o que Deus estava fazendo antes de criar a terra, e a resposta foi: “criando o inferno para pessoas que questionam tais coisas!”
- Quantas vezes nós falamos ou questionamos em nossa ignorância! Quando em ignorância sobre algo, seja especialmente cuidadoso com as palavras. Certifique-se de que está falando algo que você sabe! Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio (Provérbios 10: 19). Somos mais culpados do que imaginamos. (lembre-se de Isaías ficou mais convicto dos pecados que cometera em suas palavras após ter visto a Deus.)
- “Não devemos falar ou pensar a respeito das coisas secretas de Deus, a não ser com reverência e humildade.” (Calvino) Não seja bisbilhoteiro!
- Em quebrantamento, humilhação e confissão a Deus é que encontramos liberdade e libertação!
III. Jó entende mais sobre si mesmo e Deus, v. 4-6.
v. 4 Jó obedece e responde a Deus. Jó cita duas vezes aquilo que Deus lhe perguntara anteriormente. (38: 3; 40: 7). “Deus, eu não ousaria dizer mais nada, exceto responder aquilo que o Senhor me perguntou.” Note como Jó fala humildemente: Escuta-me [eu oro]. Não mandando que Deus o ouça, como antes, mas clamando que Ele ouça o Seu humilde servo, a quem foi solicitado uma resposta. “Deus, aqui segue a minha resposta:...v. 5-6.”
...Algumas coisas a respeito de Deus e de Jó. OBS:O que mais necessitamos?! “Nossa sabedoria, na medida em que ela deva ser considerada sólida e verdadeira, consiste basicamente de duas partes: o conhecimento de Deus e o de nós mesmos.” (Calvino, primeira sentença do Livro 1, capítulo 1 das Institutas)
v. 5 “Meu conhecimento a Seu respeito cresceu profundamente!” Não que Jó desconhecesse a Deus anteriormente. Mas, um conhecimento vivificante, crescente, com uma experiência e apreciação mais profunda de Deus. Sentindo Seu poder! – Talvez na tempestade ou na consciência.
- Precisamos aclarar cada vez mais o modo como vemos a Deus! Sermos constantes estudantes e adoradores. Quanto mais claramente enxergamos a Deus, maior será a nossa confiança, e o nosso arrependimento para com Ele. (OBS:Arrependimento para com Deus!)
- Tudo centrado em Deus. “Não importa quais sejam as minhas provações, mas a glória de Deus é o que importa!
As provações de Jó continuavam as mesmas, mas sua atitude para com elas, e para com Deus é que mudou. Isso levou Jó a um arrependimento maior!...Portanto...OBS:Cuidado com o conhecimento apenas especulativo e intelectual, pois somente fará crescer o seu orgulho.
v. 6 me abomino = desprezo, rejeito. Autoestima tão baixa quanto poderia chegar, enquanto a sua estima de Deus atinge pontos mais altos! “O cristão fica mais belo aos olhos de Deus quando se torna mais sujo diante dos próprios olhos.” (Robinson) O mais santo dos santos é o último a saber disso.
- Prova da graça: Você fica maravilhado pelo fato de Deus ainda falar com você?! Me arrependo no pó e nas cinzas, na qual esteve sentado por semanas - sinal de humildade. Compare com Gênesis 18: 27, as palavras humildes de Abraão.
- Se arrependa dos pensamentos indignos contra Deus, e dos elevados sobre si mesmo.
- Seu arrependimento é constante, vivo? Cresce? É mais abrangente? Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. (Provérbios 4: 18)
Daniel A. Chamberlin
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