quarta-feira, 15 de abril de 2015

Meu Pai mandou te dizer...


Arrependimento e perdão
Salmo de Davi. Ao regente do coro. Escrito depois que o profeta Natã falou com Davi a respeito do pecado que este havia cometido com Bate-Seba.
1 Por causa do teu amor, ó Deus, tem misericórdia de mim.
Por causa da tua grande compaixão apaga os meus pecados.
2 Purifica-me de todas as minhas maldades e lava-me do meu pecado.
3 Pois eu conheço bem os meus erros, e o meu pecado está sempre diante de mim.
4 Contra ti eu pequei — somente contra ti — e fiz o que detestas.
Tu tens razão quando me julgas e estás certo quando me condenas.
5 De fato, tenho sido mau desde que nasci; tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido. 
6 O que tu queres é um coração sincero; enche o meu coração com a tua sabedoria.
7 Tira de mim o meu pecado, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
8 Faze-me ouvir outra vez os sons de alegria e de felicidade; e, ainda que tenhas me esmagado e quebrado, eu serei feliz de novo.
9 Não olhes para os meus pecados e apaga todas as minhas maldades.
10 Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme!
11 Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu santo Espírito.
12 Dá-me novamente a alegria da tua salvação e conserva em mim o desejo de ser obediente.
13 Então ensinarei aos desobedientes as tuas leis, e eles voltarão a ti.
14 Ó Deus, meu Salvador, livra-me da morte, e com alegria eu anunciarei a tua salvação!
15 Ó Senhor, põe as palavras certas na minha boca, e eu te louvarei!
16 Tu não queres que eu te ofereça sacrifícios; tu não gostas que animais sejam queimados como oferta a ti.
17 Ó Deus, o meu sacrifício é um espírito humilde; tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido.
18 Ó Deus, com a tua bondade, ajuda Jerusalém e constrói de novo as suas muralhas!
19 Então terás prazer em receber os sacrifícios certos e os animais que são totalmente queimados. E touros novos serão oferecidos no teu altar.



Nunca fale mentiras, nem diga palavras perversas


As vantagens da sabedoria
1 Filhos, escutem o que o seu pai ensina. Prestem atenção e compreenderão as coisas. 2 O que eu ensino é bom; portanto, lembrem dos meus conselhos. 3 Quando eu era menino, filho único dos meus pais, 4 o meu pai me ensinava, dizendo:— Lembre das minhas palavras e nunca as esqueça. Faça o que eu digo e você viverá. 5 Procure conseguir sabedoria e compreensão. Não esqueça, nem se afaste do que eu digo. 6 Não abandone a sabedoria, e ela protegerá você. Ame-a, e ela lhe dará segurança. 7 Para ter sabedoria, é preciso primeiro pagar o seu preço. Use tudo o que você tem para conseguir a compreensão. 8 Ame a sabedoria, e ela o tornará importante; abrace-a e você será respeitado. 9 A sabedoria será para você um enfeite, como se fosse uma linda coroa. 10 Escute, meu filho. Aceite o que estou dizendo e você terá uma vida longa. 11 Eu lhe tenho ensinado o caminho da sabedoria e a maneira certa de viver. 12 Se você andar sabiamente, nada atrapalhará o seu caminho, e você não tropeçará quando correr. 13 Lembre sempre daquilo que aprendeu. A sua educação é a sua vida; guarde-a bem. 14 Não vá aonde vão os maus. Não siga o exemplo deles. 15 Não faça o que eles fazem. Afaste-se do mal. Desvie-se dele e passe de lado. 16 Os maus não podem dormir sem ter feito alguma coisa má; eles ficam acordados até conseguirem prejudicar alguém. 17 Porque para eles a maldade e a violência são comida e bebida. 18 A estrada em que caminham as pessoas direitas é como a luz da aurora, que brilha cada vez mais até ser dia claro. 19 Mas a estrada dos maus é escura como a noite; eles caem e não podem ver no que foi que tropeçaram. 20 Filho, preste atenção no que eu digo. Escute as minhas palavras. 21 Nunca deixe que elas se afastem de você. Lembre delas e ame-as. 22 Elas darão vida longa e saúde a quem entendê-las. 23 Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. 24 Nunca fale mentiras, nem diga palavras perversas. 25 Olhe firme para a frente, com toda a confiança; não abaixe a cabeça, envergonhado. 26 Pense bem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo. 27 Evite o mal e caminhe sempre em frente; não se desvie nem um só passo do caminho certo.