terça-feira, 3 de junho de 2014

Soneto da Fidelidade


De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
E assim quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa lhe dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure


Vinicius de Moraes

Quem encontramos - Marcial Salaverry




Em nossa caminhada pela vida, encontramos todo tipo de pessoas, e sempre precisamos saber analisar quais as que podemos considerar como afínicas, e com quem podemos manter algum tipo de relacionamento, a quem poderemos dedicar nossa amizade.
A esse respeito, li um pensamento de D. Helder Câmara, que induz a certas reflexões, vejam: "Existem pessoas como a cana, que mesmo posta na moenda, reduzida a bagaço, só sabem dar doçura."
Realmente, muitas vezes encontramos pessoas que sempre se dedicam ao bem alheio, quase não sendo capazes de um único pensamento egoísta, e existem alguns exemplos clássicos, como Irmã Dulce, Madre Teresa de Calcutá, Ana Nery, Chico Xavier, Papa João Paulo II, e muitas outras pessoas que foram capazes de se dedicar a fazer o bem para a humanidade, esquecendo-se de sua vida, e chegando inclusive a sacrifício pessoal para cumprir seu objetivo de vida. Por maiores que fossem os sacrifícios, apenas se preocupavam com o bem estar alheio. Sua vida sempre foi deixada em plano secundária, “posta na moenda”...
Encontramos muitas pessoas assim em nosso caminho, que são capazes de se dedicar mais a resolver problemas alheios do que os próprios. Chegamos a pensar que vivem em um Nirvana particular, com defesas à sua volta eliminando quaisquer preocupações, mas claro que não é assim, problemas todos tem, e que pedem alguma solução.
Apenas descobrimos que existem diversos tipos de personalidade. Existem pessoas que simplesmente se fecham em uma redoma, e não querem saber do que se passa no mundo, que para eles, se resume ao seu umbigo. Se desgraças acontecem, se problemas existem, não é de sua conta, desde que não afetem seu mundinho particular, e pessoas assim, normalmente passam pela vida, não sendo muito notadas, passam pela vida, eventualmente cruzam nosso caminho, mas são logo esquecidas.
Também encontramos aqueles que, embora não sendo tão radicais, não conseguem pensar em algo diferente do que lhes interessa. Ouvem o que outras pessoas dizem, mas não são capazes de mover uma única palha para resolver qualquer problema alheio, salvo se houver algo que lhe interesse nesse caso. Seu egoísmo só lhes permite ver o que lhes pode trazer alguma vantagem.
Também existe o meio termo, que é justamente o tipo mais facilmente encontrável. Interessam-se por problemas alheios, e até se prontificam em ajudar, desde que isso não vá lhe acarretar algum contratempo, algum problema. Não se pode dizer que não tenham boa vontade. Até que tem, mas não são capazes de dispender nenhum esforço extra para ajudar outrem. Fazem aquilo que suas possibilidades lhes permitem. Sem problemas.
Enfim, existem pessoas de todos os tipos. Temos apenas que saber selecionar aqueles que cruzam nosso caminho, sempre procurando pessoas afínicas. O ideal é conseguirmos encontrar pessoas cujos sentimentos não entrem em choque com nossa maneira de ver e viver a vida, e que tenham bons sentimentos em sua alma, pessoas que saibam aceitar uma amizade, e que saibam igualmente doar sua amizade, sendo capazes de entender o alcance do que é o verdadeiro sentido de uma amizade sincera.

Enquanto isso não acontece, o ideal é sempre procurar ter UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry

Don't Speak No Doubt