domingo, 2 de novembro de 2014

Viva



Não procure por um propósito na vida, mas viva, e viva totalmente. Não seja sério e grave, mas transforme a vida numa dança. Dance como as ondas no mar! Desabroche como as flores na primavera! Cante como os pássaros fazem continuamente! E sem propósito, sem nenhuma razão; então o propósito está lá, e todo o mistério é desvendado. 

Osho

Qual seu talento?



Todos temos habilidades e todas as habilidades são igualmente belas e importantes. É como o corpo humano, a natureza, cada órgão, cada animal, cada árvore, cada um cumprindo seu papel.
Outro dia li em algum lugar que, se as abelhas fossem extintas (e elas estão desaparecendo aos poucos) sofreríamos um grande colapso, não haveria polinização, sem plantas, sem animais, incluindo os humanos. O problema é que não enxergamos mais a vida sob a perspectiva dos significados, mas através dos olhos reguladores do tal “mercado”. Dá dinheiro? É bom. Não dá? Vai trabalhar vagabundo! – É como a maioria age.
E o talento natural? E a habilidade para fazer coisas belas? E a possibilidade para estender o que é naquilo que faz, seja o que for, colocando-se no ofício, sendo útil no que sabe fazer? Os espaços diminuem, gente sensível vai trabalhar na fábrica, músicos excepcionais viram vendedores de seguro, poetas cumprem turno nos bancos, artistas advogam, escritores assumem gerência administrativa, talentos sufocados pela imposição de um estilo de vida cruel que enquadra as pessoas em “quanto” são capazes de produzir e ganhar.
O que fazer? Não tenho fórmulas mágicas. Sei como são as coisas e reconheço que haverá conflitos permanentes para quem resiste adequar-se. Na verdade, ou você se adéqua, coloca sua gravata, seu crachá, sua pastinha embaixo do braço e sai à luta, se entrega ao trabalho, faz o que puder para “chegar lá”, ou repensa a si mesmo, questiona-se se é isso que quer e arca com as consequências. De um jeito ou outro haverá consequências, portanto é uma escolha.
Dá para conciliar? Sempre dá. Mas a medida é de cada um, não há regras. Sou um dos que tenta, que às vezes cansa, que vive se equilibrando, caindo, levantando, repensando, ajustando, para conciliar necessidades com habilidades, vida profissional com vocação, pragmatismos e utopias. Escolhi ser o financiador do que faço, ainda que seja bastante difícil. É uma escolha.
Acho que precisamos manter isso em mente: Que tipo de vida escolho ter? O que sei fazer? O que quero fazer? E caminhar conforme decidiu. Não dá para pautar-se apenas pelas imposições do mercado e os apelos do consumo, assim como não dá para viver desconsiderando que nossa sociedade gira em torno do dinheiro, que é preciso sustentar-se, mesmo que a escolha seja por um estilo de vida mais simples.
Apenas não sufoque o que é. Mantenha um espaço de arejamento, deixe que uma fresta permaneça aberta, mesmo que seja mínima. Jamais sufoque suas habilidades. Pode ser que novas perspectivas sejam abertas, é possível que caminhos não imaginários hoje se desenrolem com naturalidade, quem sabe?
É preciso caminhar atento, fiel ao que é, consciente de até que ponto concessões serão necessárias, mas não permitindo jamais perder-se no meio da multidão de necessidades. É um fio de navalha, escolhas diárias que cabem a cada um de nós.

Flavio Siqueira

O Teus Olhos e Teu Olhar



Teus olhos são delicados e lindos,  e você  tem uma grande
ternura no teu olhar, seus  olhinhos são negros, lindos  e
brilhantes como noite de luar.
A ternura de seu olhar me constrange e
 dentro dele eu vejo  o teu amor,
que me seduz  e me convida,
 teus lábios  beijar.
O teu  olhar é tão meigo e delicado, que fico a pensar,
no teu grande carinho que de dentro de olhinhos,
me convida a te amar.
A beleza de teus olhinhos me deixa louco de amor,
porque olhando neles eu  sinto a paixão do teu amor.
O teus olhos e a ternura de teu olhar me encanta e
me deixa louco de desejos de querer te beijar.
Olhando  teu olhar eu sei  do teu amor,
e teus olhos me falam  do teu desejo de me amar.
Teus olhos e teu olhar me convidam a te amar
e tua boca pequena beijar
e me apertar em teus braços e sentir o meu  amor
que lhe quero dar.
Eu te amo,
deixa eu te beijar,
Deixa eu te amar,
Deixa eu te dar carinho.
Meu amorzinho....
 deixa te dar um beijinho...
Deixa eu te falar baixinho...que te amo
Deixa eu te amar...

Agenivaldo Almeida Silva