segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo


Conselhos para os moços

1 Filho, não esqueça os meus ensinamentos; lembre sempre dos meus conselhos. 2 Os meus ensinamentos lhe darão uma vida longa e cheia de sucesso. 3 Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem gravadas no coração. 4 Se você fizer isso, agradará tanto a Deus como aos seres humanos.
5 Confie no Senhor de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência. 6 Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo. 7 Não fique pensando que você é sábio; tema o Senhor e não faça nada que seja errado. 8 Pois isso será como um bom remédio para curar as suas feridas e aliviar os seus sofrimentos. 9 Adore a Deus, oferecendo-lhe o que a sua terra produz de melhor. 10 Faça isso, e os seus depósitos ficarão cheios de cereais, e você terá tanto vinho, que não será capaz de armazenar.
11 Filho, preste atenção quando o Senhor Deus o castiga e não se desanime quando ele o repreende. 12 Porque o Senhor corrige quem ele ama, assim como um pai corrige o filho a quem ele quer bem. 13 Feliz é a pessoa que acha a sabedoria e que consegue compreender as coisas, 14 pois isso é melhor do que a prata e tem mais valor do que o ouro. 15 A sabedoria é mais preciosa do que as joias; tudo o que a gente deseja não se pode comparar com ela. 16 A sabedoria oferece uma vida longa e também riquezas e honras. 17 Ela torna a vida agradável e guia a pessoa com segurança em tudo o que faz. 18 Os que se tornam sábios são felizes, e a sabedoria lhes dará vida.
19 Com a Sabedoria o Senhor Deus criou a terra;
e com o seu conhecimento colocou o céu no lugar próprio.
20 A sua sabedoria fez os rios nascerem
e fez as nuvens darem chuva à terra.
21 Filho, tenha sempre sabedoria e compreensão e nunca deixe que elas se afastem de você. 22 Elas lhe darão vida, uma vida agradável e feliz. 23 Você caminhará seguro e não tropeçará. 24 Quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranquilo a noite inteira. 25 Você não ficará preocupado com os desastres que caem de repente como uma tempestade sobre os maus. 26 Pois o Senhor Deus lhe dará segurança e nunca deixará você cair numa armadilha.
27 Sempre que puder, ajude os necessitados. 28 Não diga ao seu vizinho que espere até amanhã, se você pode ajudá-lo hoje. 29 Não planeje nenhum mal contra o seu vizinho; ele mora ao seu lado e confia em você. 30 Nunca discuta sem motivo com alguém que não lhe fez nenhum mal. 31 Não tenha inveja dos violentos, nem faça o que eles fazem, 32 pois o Senhor Deus detesta os que praticam o mal, mas é amigo dos que são direitos. 33 O Senhor amaldiçoa a casa dos maus, porém abençoa o lar dos que são corretos. 34 Ele zomba dos que zombam dele, mas ajuda os humildes. 35 Os sábios ganharão prestígio, mas os que não têm juízo passarão cada vez mais vergonha.


Comentário devocional:

Ao Salomão continuar a aconselhar seu filho, ele transmite a sua sabedoria através de vários textos curtos de sabedoria chamados provérbios. Como se estivesse correndo contra o tempo, ele compartilha esses provérbios com seus leitores e ouvintes.

Cada provérbio geralmente contém tanto o conselho, quanto o resultado de segui-lo ou não. Embora muitas vezes independentes entre si, cada provérbio vem recheado de  sabedoria válida para todos os tempos:

                 “Confie no Senhor de todo o seu coração
                  e não se apóie em seu próprio entendimento;
                  reconheça o Senhor em todos os seus caminhos,
                  e ele endireitará as suas veredas” (v. 5,6 NVI).

É desejo de Deus dar-nos a sabedoria que nos leva ao Caminho da eternidade e a uma vida melhor enquanto ainda estamos neste mundo de pecado, afastando-nos do mal. Não devemos achar ser presunção nossa pedir por ela como o fez Salomão, pois assim Ele a prometeu e o faz através do Espírito Santo que nos concede: 

“Deus não disse que daria o Espírito Santo àqueles que O pedissem? […] Parece que alguns têm receio de aceitar o que Deus afirma, como se isso fosse presunção de sua parte. Oram para que o Senhor nos ensine e, no entanto, temem acreditar na empenhada palavra de Deus e crer que temos sido ensinados por Ele. Conquanto que nos dirijamos a nosso Pai celestial humildemente e com um espírito suscetível de ser ensinado, dispostos e ansiosos por aprender, por que havemos de duvidar de que Deus cumpra Sua promessa?” Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1309.

Após ler estes conselhos recheados de sabedoria, selecione ao menos um dos provérbios do capítulo de hoje que lhe tocou o coração e o memorize!

Jackie Ordelheide Smith

Estados Unidos