domingo, 22 de fevereiro de 2015

É sem motivo, que Jó teme a Deus?


Havia na terra de Us um homem chamado Jó: era íntegro e reto, temia a Deus e mantinha-se afastado do mal.
2 Tinha sete filhos e três filhas.
3 Possuía também sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois, quinhentas jumentas, e servos em grande quantidade. Era, pois, o mais rico entre todos os habitantes do Oriente.
4 Seus filhos costumavam dar festas, um dia em casa de um, outro dia em casa de outro. E convidavam suas três irmãs para comerem e beberem com eles.
5 Terminados os dias de festa, Jô mandava-os chamar para orar por eles. De manhã cedo ele oferecia um holocausto na intenção de cada um, pois dizia: “Talvez meus filhos tenham cometido pecado, maldizendo a Deus em seu coração”. Assim costumava Jô fazer todos os dias.
6 PRIMEIRA SÉRIE DE PROVAÇÕES
Um dia, foram os filhos de Deus apresentar-se ao Senhor. Entre eles, também Satanás.
7 O Senhor disse, então, a este: “De onde vens?” – “Acabo de dar umas voltas pela terra”, respondeu ele. 
8 O Senhor disse-lhe: “Reparaste no meu servo Jó? Na terra não há outro igual: é um homem íntegro e reto, teme a Deus e afasta-se do mal.”
9 Satanás respondeu ao Senhor: “É sem motivo, que Jó teme a Deus?
10 Não levantaste um muro de proteção ao redor dele, de sua casa e de todos os seus bens? Abençoaste as obras de suas mãos, e seus bens cresceram na terra.
11 Estende, porém, um pouco a tua mão e toca em todos os seus bens, para ver se não te lançará maldições na cara!”
12 Então o Senhor disse a Satanás: “Pois bem, tudo o que ele possui está a teu dispor. Contra ele mesmo, porém, não estendas a mão”. E Satanás saiu da presença do Senhor.
13 Ora, num dia em que seus filhos e filhas comiam e bebiam na casa do irmão mais velho,
14 um mensageiro veio dizer a Jó: “Os bois estavam lavrando e as mulas, pastando a seu lado, 15 quando, de repente, apareceram os sabeus e roubaram tudo, passando os criados ao fio da espada. Só eu escapei, para trazer-te a notícia”.
16 Estava este ainda a falar, quando chegou outro e disse: “Caiu do céu o fogo de Deus e matou ovelhas e pastores, reduzindo-os a cinza. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia”. 17 Este ainda falava, quando chegou outro e disse: “Os caldeus, divididos em três bandos, lançaram-se por sobre os camelos e os levaram consigo, depois de passarem os criados ao fio da espada. Só eu escapei, para trazer-te a notícia”.
18 Este ainda falava, quando chegou mais outro e disse: “Teus filhos e tuas filhas estavam comendo e bebendo na casa do irmão mais velho, 19 quando um furacão se levantou das bandas do deserto e sacudiu os quatro cantos da casa. E ela desabou sobre os jovens e os matou. Só eu escapei, para trazer-te a notícia.”
20 Então Jó levantou-se, rasgou as vestes, rapou a cabeça, caiu por terra e, prostrado, em adoração, falou: 21 “Nu, saí do ventre de minha mãe e nu, voltarei para lá. O Senhor deu, o Senhor tirou; como foi do agrado do Senhor, assim aconteceu. Seja bendito o nome do Senhor!”
22 Apesar de tudo, Jó não pecou com seus lábios, nem disse coisa alguma insensata contra Deus.

Comentário:

O livro de Jó é considerado um poema universal que trata da dor e do sofrimento humano, bem como da angústia perante a realidade da morte, interligada com o papel de Deus em toda a complexidade deste drama. Assim se explica, não só a sua profunda atualidade, mas também o facto de ser um dos livros mais lidos pelos crentes, quando estão doentes e precisam de encontrar respostas para as suas dúvidas existenciais. Por um lado, a mensagem deste livro mostra a insuficiência do pensamento humano para compreender o sofrimento, mas por outro lado, apresenta uma alternativa ao desespero, que é a fé e esperança em Deus. 
Como disse Pascal, no coração humano há um vazio com a forma de Deus, isto é, há um vazio que só Deus pode preencher. 
1. A figura central do livro:
Jó, tem quatro qualidades essenciais ( 1:1) 
· Era sincero 
· Era recto 
· Era temente a Deus e 
· Desviava-se do mal 
2. Satanás é apresentado com as seguintes características: 
· Satanás anda misturado com os filhos de Deus (1:6) 
· Satanás anda muito ativo (1:7) 
· Satanás observa os crentes (1:8) 
· Satanás tem uma velha profissão: Acusar e lançar a dúvida (1:9-11) 
3. Quando Jó recebeu as notícias sobre a dimensão da tragédia, que se tinha abatido sobre a sua família e bens não se revoltou, nem questionou Deus. Simplesmente, adorou (1:20). Jó passou no primeiro teste. 4. Jó perdeu os filhos, os milhares de animais que possuía, os bens materiais que constituíam a sua riqueza, a saúde e …perdeu também o apoio da mulher (2:9). 

Ludgero Coelho