sexta-feira, 6 de março de 2015

Aprenda com as experiências dos outros


1 Meu espírito está extenuado; meus dias, apagados;só me resta o sepulcro.
2 Acaso não me rodeiam as zombarias e meus olhos não vêem só amargura?
3 Dá-me uma garantia, a meu favor, junto a ti; pois quem jamais me estenderia a mão como fiador?
4 Afastaste seus corações da retidão: por isso, não serão exaltados.
5 São como alguém que promete a presa aos companheiros, enquanto os olhos dos próprios filhos desfalecem.
6 Ele me transformou em zombaria do povo, em alvo de escarros no rosto.
7 Meus olhos se escureceram de mágoa e meus membros se reduziram a sombras.
8 Os justos se espantarão disso e o inocente se levantará contra o ímpio.
9 Sim, o justo persevere no seu caminho, e aquele que tem as mãos puras redobre a coragem.
10 Por isso, todos vós, voltai e vinde: nenhum sábio encontrarei entre vós.
11 Meus dias passaram, desvaneceram-se meus projetos e os desejos do meu coração.
12 Eles me apresentam a noite como dia; pois dizem, depois das trevas vem logo a luz.
13 Ainda que tarde, a morada dos mortos é a minha casa, e nas trevas preparo minha cama.
14 Digo ao esterco: ‘Tu és meu pai’, e aos vermes: ‘Minha mãe e minha irmã!’
15 Onde está agora minha esperança? e a minha constância, quem a considera?
16 Tudo o que é meu descerá ao mais profundo abismo; mas então, no pó, haverá descanso para mim?”


Comentário:

Satanás tenta provar que Jó não passa de um mercenário, um blasfemo contra Deus. O último de seus muitos e terríveis ataques é a prolongada oposição dos seus amigos, que eram vorazes em defender a glória de Deus neste caso. Como nosso Senhor Jesus Cristo, Jó sofreu sozinho e foi mal compreendido.
Os amigos de Jó não lhe davam chances para fazer qualquer negociação. Ou ele admitia que era um hipócrita (abrindo mão de sua integridade), ou acusaria Deus de agir injustamente (equivalente a blasfemar de Deus, caindo na armadilha de Satanás).
Resposta de Jó: Deve haver outra opção, pois Deus é justo e Eu inocente. Eu aguardo uma explicação mais completa. Eu não sei por que estou sofrendo desta maneira. Eu gostaria de ter alguma resposta de Deus.
No capítulo 16, Jó respondeu a Elifaz: “Seu conforto é uma miséria. Estou sendo duramente provado. Deus vai me inocentar no final. Ele é minha testemunha. Ah, se eu tivesse um advogado para defender a minha causa nesta hora.” Confiança em Deus!
Este capítulo contém aparentemente muitas declarações abruptas e desconjuntadas. Ele parece subir as partes mais altas, somente para cair novamente nas mais profundas (como Pedro, que caminha sobre as águas e depois afunda nas mesmas). No entanto, vamos tentar por em ordem e dar sentido a esta sessão.

I. A mortalidade de Jó, v.1.

Sem dividirmos o capítulo, isto pareceria uma continuação da reivindicação de Jó por um advogado (16: 21). “Meu tempo está acabando. Ao invés de anos (16: 22), eu certamente tenho poucos dias.”
O meu espírito se vai consumindo - Por causa da sua doença?
Os meus dias se vão apagando - Como uma vela quando chega ao toco.
E só tenho perante mim a sepultura – Consciência da depravação total e hereditária que atinge toda humanidade. “Estou prestes a morrer, assim como todos os outros.”
- Isto não é depressão mórbida, mas encarar o inevitável. É saudável que nos lembremos que um dia partiremos. Seja consciente do tempo e número dos seus dias. A consciência da nossa própria mortalidade deveria nos fazer mais sóbrios, a fim de vivermos a verdade, e nos alegramos nas coisas celestiais. Esteja pronto para o último suspiro, para o apagar da sua chama. Quando o cemitério estiver pronto para você, esteja certo de que você estará pronto para ele!

II. O descontentamento de Jó para com seus amigos, v. 2-5.

Eles estavam simplesmente zombando dele, v. 2.
“Meus olhos contemplam suas provocações,” Ex: “Só vejo zombaria em vocês. Não há absolutamente nenhuma ajuda ou conforto.”
V. 3-4 falando com Deus. “Vou apelar à suprema corte celestial. Não posso apelar por ajuda a esta corte terrena, composta pelos meus amigos.”
“Preciso de alguém que me assegure de que Deus irá ouvir e julgar minha causa, a garantia de alguém que me prometa, com um aperto de mão, de que se juntará a Deus em meu favor.” Comp. 16: 21.
- Temos aqui uma figura de Cristo, como o único e suficiente mediador entre Deus e os homens. Ele promete a todo aquele que nEle crer que os representará nos céus, diante de Deus. Nele nós temos: perdão, aceitação e segurança. Cristo é a garantia de que seremos representados, e a nossa dívida será paga. Louvado seja Deus!
Ele é um mediador estabelecido por Deus. Esta é a maravilha do evangelho: Deus nos dá a garantia e provê o sacrifício que satisfaz a Sua própria justiça! Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue...Rom. 3: 25.

Gill: “Assim é Jesus Cristo; Ele foi apontado por Deus para ser o mediador entre Deus e os homens; voluntariamente se apresentou e concordou em ser a garantia de um melhor testamento, sendo isto conhecido pelos santos do Velho testamento, e por Jó; e a sua oração foi uma oração de fé, e nesta obra e ofício Cristo tornou-se: a garantia da eternidade para o seu povo; ele se ofereceu a Deus em favor deles, ele selou o acordo com o Pai, ou seja: fez um concerto ou aliança com Ele a respeito da salvação do seu povo, dando sua palavra, sua fiança ao Pai por Eles, para poder salvá-los, e sobre esta certeza do comprometimento de Cristo, todos os santos do Velho Testamento foram perdoados, justificados e glorificados, ele prometeu e se entregou a si mesmo em fiança, para pagar seus débitos, seus pecados, trazendo justiça eterna á eles, e conduzindo-os em segurança e alegria para os céus; para os quais, ele se colocou como substituto, dando sua vida para resgatá-los”

V. 3b possivelmente significa: “Com tamanha certeza, quem intentará acusação contra mim? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus?”
V. 4 “Senhor, eu sei que Tu não justificarás estes escarnecedores. Tu não revelaste a minha causa, nem minha integridade á eles. Eles não entendem o que está acontecendo aqui.”
V. 5... “Eles estão apenas lisonjeando Deus as minhas custas (comp. 13: 7-8).” Eles tinham como pretexto honrar a Deus, acusando Jó de pecados grosseiros. (* Seja cuidadoso em não dar um passo errado sob pretexto de estar defendendo a Deus...imaginando de que você esteja bem com Ele e assim ser rude, cáustico e cruel com outras pessoas. E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor (II Timóteo 2: 24).
Deus não honra atitudes deste tipo! Eles pagarão por isso. *Henry: “Aqueles que são injustos com seus companheiros, no final, poderão ser injustos com seus próprios filhos, mais do que eles imaginam.”

III. A integridade de Jó, v. 6-10

O contraste entre o justo e o ímpio.
V. 6 “Foi o Senhor. Ele fez isso. Eu costumava ser como uma poesia, mas agora a minha posição mudou! Eu sou uma sátira, um provérbio de tristeza, vergonha.”
V. 7 “Minha aparência revela o meu triste estado. Eu me pareço com um morto.”
V. 8-9 “Aqueles que têm entendimento (o justo, inocente, reto, mãos limpas) ficarão do meu lado. Eles ficarão chocados ao ver o que aconteceu comigo. Mas, eles sairão em minha defesa, e serão encorajados a permanecer fies quando passarem por tribulações. Eles serão fortalecidos em suas lutas espirituais. Eles irão olhar para o evangelho da prosperidade e o pensamento pragmático como uma forma de julgamento da aparência exterior!”
- Que perspectiva profética! Como Paulo: minhas provações ajudarão aqueles que verdadeiramente temem a Deus. Fil. 1: 14. Como Durham diz: “Outros são afligidos para aprendermos a lição sem termos que pagar um preço tão alto.” Jó parece ter entendido que estava sendo usado como um exemplo. Quantos têm sido ajudados por Jó desde então!
- Aprenda com as experiências dos outros. Seja um observador, um estudante.
V. 10 “Amigos, vocês precisam repensar e se arrepender de suas tolices. Nenhum de vocês sabe realmente o que está acontecendo aqui!” *Precisamos de sabedoria, especialmente em situações difíceis! Peça a Deus (Tiago 1).

IV. Jó e sua esperança futura, v. 11-16.
Talvez Jó esteja utilizando sua reclamação apenas como um recurso aqui. Ou talvez ele esteja se referindo a discussão de um tópico anterior – que as coisas vão melhorar (se ele se acertar com Deus!), como no cap. 5: 19; 11: 17. Se for isso, a resposta de Jó seria: “Vocês tem esperanças nesta vida. Eu não. Minha esperança esta além! Já desisti de ter esperanças nesta vida, estou aguardando o conforto futuro.”
V. 11 “Estou destruído.”
V. 12 “Meus pensamentos me impedem de dormir a noite e me atormentam durante o dia.”
V. 13 “Se eu seguir as instruções que vocês me deram e esperar, não terei mais nenhuma expectativa, a não ser o túmulo, que é a minha casa!
V. 14 A decadência é a minha família.
V. 15 Não tenho esperanças nesta vida, nesta existência.
V. 16 “Minhas esperanças terrenas morrerão comigo, elas irão juntamente comigo ao pó do túmulo.”

Observe:

1. Esteja certo de não estar oferecendo conforto temporal e terreno. (“Daqui a um ano as coisas estarão melhores.”) A esperança e consolação do evangelho vai além deste mundo terreno. Henry: Aqueles que não são sábios quando confortam algum aflito, que esta tentando buscar conforto na possibilidade da sua recuperação ou da sua condição neste mundo, embora não devam ser levados ao desespero, seria na melhor das possibilidades; uma coisa incerta, pois se este conselho falhar, como isto talvez ocorra, o conforto também falhará. “Seria sábio da nossa parte, que nas aflições, buscássemos conforto para nós e para os outros naquilo que não pode falhar, ou seja: as promessas de Deus, Seu amor e graça, e a bem fundamentada esperança da vida eterna.” (Pense no evangelho social, evangelho da prosperidade, etc.)

2. Nunca assuma que você sabe tudo!... a respeito de Deus e seus propósitos para você. Embora Jó estivesse certo em buscar conforto apenas na esperança futura, ele assumiu erroneamente que Deus já havia selado seu destino aqui na terra. Não abandone a Deus enquanto Ele estiver usando você nesta vida para Sua glória, propósito, e combater o bom combate da fé, continue pensando biblicamente, mantenha uma fé viva e confie em Deus para tudo.