sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Venceram... Porque confiaram no Senhor Deus...

O reinado de Abias, de Judá
1 Reis 15.1-7
1 No ano dezoito do reinado de Jeroboão em Israel, Abias se tornou rei de Judá 2 e governou três anos em Jerusalém. A sua mãe se chamava Micaía e era filha de Uriel, da cidade de Gibeá.
Houve uma guerra entre Abias e Jeroboão. 3 Abias foi à batalha com um exército de quatrocentos mil soldados valentes, e Jeroboão levou para a luta oitocentos mil soldados valentes. 4 Abias subiu o monte Zemaraim, na região montanhosa de Efraim, e do alto do monte gritou para Jeroboão e os seus soldados:
— Escutem! 5 Será que vocês não sabem que o Senhor, o Deus de Israel, fez uma aliança eterna com Davi, prometendo que ele e os seus filhos sempre seriam os reis de Israel? 6 Mas Jeroboão, filho de Nebate, servidor de Salomão, filho de Davi, se revoltou contra o seu rei. 7 E uns homens maus e vadios se juntaram a Jeroboão, e eles desafiaram Roboão, filho de Salomão. Roboão era jovem e tímido e não pôde resistir. 8 Vocês são um exército enorme e têm os touros de ouro que Jeroboão fez para serem os seus deuses. Pensam que por causa disso vocês podem ir contra o poder que o Senhor Deus deu aos descendentes do rei Davi? 9 Vocês expulsaram os sacerdotes de Deus, os descendentes de Arão, e os levitas e escolheram os seus próprios sacerdotes, como os povos pagãos fazem. Qualquer um que aparece com um touro ou sete carneiros pode se tornar sacerdote de deuses falsos.
10 — Quanto a nós, o Senhor é o nosso Deus, e nunca o rejeitamos. Os nossos sacerdotes são descendentes de Arão; eles servem a Deus e são ajudados pelos levitas. 11 Todos os dias, de manhã e à tarde, eles apresentam a Deus sacrifícios que são completamente queimados, oferecem incenso cheiroso, colocam os pães sagrados na mesa pura e à tardinha acendem as lamparinas do candelabro de ouro. Pois nós obedecemos às leis do Senhor, nosso Deus, mas vocês o rejeitaram. 12 Deus está conosco e vai à nossa frente, e os seus sacerdotes estão prontos para tocar as cornetas a fim de começar a batalha. Povo de Israel, não lutem contra o Senhor, o Deus dos seus antepassados! Vocês não podem vencer!
13 Mas Jeroboão tinha mandado parte do seu exército ficar atrás dos soldados de Abias; o resto ficou na frente deles. 14 Quando os soldados de Abias olharam para trás e viram que estavam cercados pelos soldados de Jeroboão, gritaram a Deus pedindo socorro. Os sacerdotes tocaram as cornetas, 15 os soldados de Abias gritaram, e Deus derrotou Jeroboão e o seu exército diante de Abias e o seu exército. 16 Os soldados de Israel fugiram dos de Judá, pois Deus lhes deu a vitória. 17 Quinhentos mil dos soldados de Israel foram mortos por Abias e os seus soldados; foi uma matança enorme. 18 Assim os soldados de Israel foram derrotados, e os de Judá venceram, pois confiaram no Senhor, o Deus dos seus antepassados.
19 Abias perseguiu Jeroboão e o resto do seu exército e conquistou as cidades de Betel, Jesana e Efrom e os povoados que ficavam perto delas. 20 Durante o reinado de Abias, Jeroboão nunca voltou a governar. Finalmente a ira de Deus atingiu Jeroboão, e ele morreu.
21 Abias foi ficando cada vez mais poderoso. Ele casou com catorze mulheres e foi pai de vinte e dois filhos e dezesseis filhas. 22 O resto da história de Abias, tudo o que ele fez e disse, está escrito na História do Profeta Ido.



Comentário devocional:

O rei Abias de Judá conseguiu reunir 400.000 valentes guerreiros. Parecia suficiente. Entretanto o rei Jeroboão de Israel trouxe um exército de 800 mil contra ele. As chances eram de 2 contra 1.

O rei Abias levantou-se no Monte Zemaraim e gritou advertências contra seu inimigo. “Temos sido fiéis a Deus e vocês se rebelaram.” “Temos o Deus vivo e Seu grande templo. Você tem bezerros de ouro.” “Nós temos os levitas. Seus sacerdotes são pessoas de caráter duvidoso que obtiveram seu trabalho por suborno.”

Parecia uma boa estratégia, mas as ameaças não reverteram as probabilidades. Enquanto Abias falava, Jeroboão armou uma emboscada por trás das linhas de Judá. De repente, eles se viram cercados, sem lugar para se refugiar.

Melhor dizendo: sem lugar para se refugiar, a não ser para cima. “Eles clamaram ao Senhor” (versículo 14). Desta conexão de fé originou-se um grito. “Quando os homens de Judá gritaram, Deus feriu Jeroboão e todo o Israel diante de Abias e de Judá. … e Deus os entregou nas mãos deles … porque confiaram no Senhor Deus de seus pais” (versos 15-18).

Como estão as suas chances? Os seus problemas estão lhe cercando, deixando-o sem ter para onde correr? Todo o seu planejamento e esquemas parecem inúteis? Olhe para cima. O Senhor está pronto para livrar todo aquele que nEle confia.


Pastor Scott Griswold