quinta-feira, 7 de maio de 2015

A boa esposa é o orgulho do marido...


1 Aquele que quer aprender gosta que lhe digam quando está errado; só o tolo não gosta de ser corrigido. 2 O Senhor Deus abençoa os bons, mas condena os que planejam o mal. 3 Quem pratica a maldade não tem segurança, mas quem é honesto não será abalado. 4 A boa esposa é o orgulho do marido, mas a esposa que traz vergonha ao marido é como câncer nos ossos dele. 5 Quem é honesto trata todos com sinceridade, mas quem é mau vive enganando os outros. 6 As palavras dos maus são uma armadilha mortal, mas as palavras das pessoas corretas salvam os que estão em perigo. 7 Os maus serão destruídos e não deixarão descendentes, mas a família do homem correto permanecerá. 8 Quem tem compreensão recebe elogios, mas quem tem coração perverso é desprezado. 9 É melhor ser uma pessoa comum e trabalhar para viver do que bancar o rico e passar fome. 10 Os bons cuidam bem dos seus animais, porém o coração dos maus é cruel. 11 Quem cultiva a sua terra tem comida com fartura, mas quem gasta o tempo com coisas sem importância não tem juízo. 12 Os perversos querem viver daquilo que os maus conseguem, mas os bons continuam firmes fazendo o bem. 13 Os maus são apanhados na armadilha das suas próprias palavras, mas os homens direitos conseguem sair das dificuldades. 14 Você será recompensado pelas coisas boas que disser e receberá de volta aquilo que fizer. 15 O tolo pensa que sempre está certo, mas os sábios aceitam conselhos. 16 Quando o tolo é ofendido, logo todos ficam sabendo, mas quem é prudente faz de conta que não foi insultado. 17 Quando a verdade é dita, a justiça é feita; mas a mentira produz a injustiça. 18 As palavras do falador ferem como pontas de espada, mas as palavras do sábio podem curar. 19 A mentira tem vida curta, mas a verdade vive para sempre. 20 Aqueles que planejam o mal acabarão mal, porém os que trabalham para o bem dos outros encontrarão a felicidade. 21 Nada de ruim acontece com os homens honestos, porém os maus só encontram dificuldades. 22 O Senhor Deus detesta os mentirosos, porém ama os que dizem a verdade. 23 A pessoa prudente esconde a sua sabedoria, mas os tolos anunciam a sua própria ignorância. 24 O homem esforçado mandará nos outros, mas o preguiçoso se tornará escravo. 25 As preocupações roubam a felicidade da gente, mas as palavras amáveis nos alegram. 26 Quem é direito serve de guia para o seu companheiro, porém os maus se perdem pelo caminho. 27 O preguiçoso não consegue o que deseja, mas o homem trabalhador ficará rico. 28 A honradez é o caminho para a vida, mas a falta de juízo é a estrada para a morte.

Para um bom entendedor meia palavra basta!


1 No décimo ano do nosso cativeiro, no dia doze do décimo mês, o Senhor me disse o seguinte: 2 — Homem mortal, fale contra o rei do Egito. Diga-lhe como ele e toda a terra do Egito serão castigados. 3 Diga que o Senhor Deus está dizendo isto ao rei do Egito: “Eu estou contra você, crocodilo monstruoso deitado no rio. Você diz que o rio Nilo é seu, que você mesmo o fez. 4 Mas eu porei um gancho no seu focinho e farei com que os peixes do seu rio fiquem agarrados em você. Então eu o puxarei para fora do rio Nilo, com todos os peixes agarrados em você. 5 Eu o jogarei no deserto e todos aqueles peixes também. O seu corpo ficará largado no chão e não será sepultado. Eu o darei às aves e aos animais selvagens como alimento. 6 Assim todo o povo do Egito ficará sabendo que eu sou o Senhor.”O Senhor diz ao Egito:— Os israelitas se apoiaram em você, mas você foi um bastão fraco. 7 Quando eles se apoiaram, você quebrou, machucou o ombro deles e fez com que torcessem as costas. 8 Por isso, eu, o Senhor Deus, estou lhe dizendo que farei com que homens o ataquem com espadas, e eles matarão a sua gente e os seus animais. 9 O Egito vai virar um deserto vazio. Aí você ficará sabendo que eu sou o Senhor.— Você disse que o rio Nilo é seu e que foi você que o fez, 10e por isso eu estou contra você e contra o seu rio Nilo. Farei com que todo o Egito vire um deserto vazio, desde a cidade de Migdol, no Norte, até a cidade de Assuã, no Sul, e até a fronteira da Etiópia. 11 Nenhuma pessoa ou animal passará pelas suas terras. Durante quarenta anos, o Egito ficará sem moradores. 12 Farei do Egito o país mais deserto do mundo. Durante quarenta anos, as cidades do Egito ficarão arrasadas, mais arrasadas do que quaisquer outras cidades. Farei com que os egípcios se tornem refugiados. Fugirão para todos os países e viverão no meio de outros povos. 13 O Senhor Deus diz:— Depois desses quarenta anos, trarei os egípcios de volta das nações por onde os espalhei. 14Eu os deixarei viver no Sul do Egito, a região de onde vieram. Ali eles serão um reino pequeno, 15o mais fraco de todos, e nunca mais dominarão outras nações. Eu os diminuirei tanto, que não serão capazes de dominá-las. 16 Israel nunca mais dependerá da ajuda deles. O que aconteceu com o Egito fará com que o povo de Israel lembre como estava errado em confiar nos egípcios. Então Israel ficará sabendo que eu sou o Senhor Deus.
Nabucodonosor conquista o Egito
17 No ano vigésimo sétimo do nosso cativeiro, no primeiro dia do primeiro mês, o Senhor falou comigo. Ele disse: 18 — Homem mortal, escute. Nabucodonosor, rei da Babilônia, atacou a cidade de Tiro. Ele obrigou os seus soldados a carregarem tanto peso, que os cabelos deles caíram, e os seus ombros ficaram esfolados. Mas nem o rei nem o seu exército conseguiram nada como pagamento pelos seus esforços. 19 — Agora, eu, o Senhor Deus, digo isto: “Darei a terra do Egito ao rei Nabucodonosor. Ele vai pegar toda a riqueza do Egito e vai levá-la como pagamento para o seu exército. 20 Eu darei a Nabucodonosor o Egito como pagamento pelos seus serviços, pois o seu exército está trabalhando para mim. Sou eu, o Senhor Deus, quem está falando.” 21 — Quando isso acontecer, farei com que o povo de Israel fique forte. E a você, Ezequiel, vou dar licença para falar onde todos possam ouvi-lo, e assim eles ficarão sabendo que eu sou o Senhor.