segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

A CRIAÇÃO TE LOUVA, SENHOR!


1 Minha alma, bendize o Senhor! Senhor, meu Deus, como és grande! Revestido de majestade e de esplendor,
2 envolto em luz como num manto. Tu estendes o céu como uma tenda,
3 constróis sobre as águas tuas moradas, fazes das nuvens teu carro, andas sobre as asas do vento;
4 fazes dos ventos teus mensageiros, das chamas de fogo teus ministros.
5 Firmaste a terra sobre suas bases, para ficar imóvel pelos séculos eternos.
6 Com o oceano a envolveste como num manto, as águas cobriam as montanhas.
7 À tua ameaça fugiram, ao fragor do teu trovão tremeram.
8 Sobem os montes, descem os vales ao lugar que lhes determinaste.
9 Para as águas marcaste um limite intransponível, para não tornarem a cobrir a terra.
10 Fazes brotar as fontes nos vales e escorrem entre os montes;
11 dão de beber a todas as feras do campo e os asnos selvagens matam sua sede.
12 A seus lados moram as aves do céu, cantam entre as ramagens.
13 De tuas altas moradas irrigas os montes, com o fruto das tuas obras sacias a terra.
14 Fazes crescer o feno para o gado, e a erva útil ao homem, para que tire da terra o seu pão:
15 o vinho que alegra o coração do homem,o óleo que realça o brilho do rosto e o pão que sustenta o seu vigor.
16 Saciam-se as árvores do Senhor, os cedros do Líbano que ele plantou.
17 Lá os pássaros fazem ninhos e a cegonha no seu topo tem sua casa.
18 Para as cabras são as altas montanhas, as rochas são refúgio para os roedores.
19 Fizeste a lua para marcar os tempos e o sol que sabe a hora de se pôr.
20 Estendes as trevas e chega a noite e vagueiam todas as feras da floresta;
21 rugem os leõezinhos em busca de presa e pedem a Deus seu alimento.
22 Quando fazes o sol nascer, se retiram e se escondem nas suas tocas.
23 Então sai o homem para o trabalho, para sua fadiga até a tarde.
24 Como são numerosas, Senhor, tuas obras! Tudo fizeste com sabedoria, a terra está cheia das tuas criaturas.
25 Eis o mar, espaçoso e vasto: nele há répteis sem número, animais pequenos e grandes.
26 Percorrem-no os navios, e o Leviatã que formaste para com ele brincar.
27 Todos de ti esperam que a seu tempo lhes dês o alimento.
28 Tu lhes forneces e eles o recolhem, abres a tua mão e saciam-se de bens.
29 Se escondes teu rosto, desfalecem, se a respiração lhes tiras, morrem e voltam ao pó.
30 Mandas teu espírito, são criados, e assim renovas a face da terra.
31 A glória do Senhor seja para sempre, alegre-se o Senhor com suas obras.
32 Ele olha a terra e fá-la saltar, toca os montes e fumegam.
33 Quero cantar ao Senhor enquanto eu viver, cantar a meu Deus enquanto eu existir.
34 Seja-lhe grato meu poema; a minha alegria está no Senhor.
35 Desapareçam da terra os pecadores e não existam mais os ímpios. Bendize o Senhor, minha alma!

Que mensagem de julgamento Deus teria para você hoje?



1Logo que Jeoaquim, filho de Josias, se tornou rei de Judá, 2o Senhor Deus me disse:— Fique no pátio do Templo e diga tudo o que mandei você dizer ao povo que vem das cidades de Judá para adorar no Templo. Não deixe de dizer nada do que eu mandei. 3Pode ser que eles deem atenção e abandonem os seus maus caminhos. Se isso acontecer, então eu mudarei de ideia a respeito da desgraça que estou planejando fazer cair sobre eles por causa das suas más ações. 4Deus me mandou dizer ao povo o seguinte:— Eu, o Senhor, disse que vocês devem me obedecer e seguir o ensino que lhes dei. 5Escutem o que os meus servos, os profetas, dizem. Eu sempre os tenho enviado, mas vocês não têm obedecido às suas palavras. 6Se vocês não escutarem, eu farei com este Templo o mesmo que fiz com Siló; e todas as nações do mundo usarão o nome dessa cidade para rogar pragas. 7Os sacerdotes, os profetas e todo o povo me ouviram dizer essas coisas no pátio do Templo. 8Logo que acabei de falar tudo o que o Senhor tinha mandado, os sacerdotes, os profetas e o povo me agarraram e gritaram:— Você vai morrer por causa disso! 9Por que é que você disse, em nome de Deus, o Senhor, que este Templo ficará como Siló, que esta cidade será destruída e que ninguém viverá nela?Então o povo se ajuntou em volta de mim no pátio do Templo. 10Quando as autoridades de Judá souberam disso, saíram do palácio do rei e foram se assentar nos seus lugares, na entrada do Portão Novo do Templo. 11Então os sacerdotes e os profetas disseram às autoridades e ao povo:— Este homem merece ser condenado à morte, pois falou contra a nossa cidade. Vocês mesmos o ouviram. 12Aí eu disse:— Foi o Senhor Deus quem me mandou falar tudo o que vocês me ouviram dizer contra este Templo e contra esta cidade. 13Vocês precisam mudar a sua maneira de viver e de agir e precisam obedecer às palavras do Senhor. Se vocês fizerem isso, então ele mudará de ideia e não mandará a desgraça que prometeu mandar. 14Quanto a mim, estou nas mãos de vocês. Façam comigo o que acharem direito e justo. 15Mas fiquem certos de uma coisa: se me matarem, vocês e o povo desta cidade serão culpados da morte de um homem inocente, pois foi Deus quem me mandou dizer todas essas coisas a vocês. 16Então as autoridades e o povo disseram aos sacerdotes e aos profetas:— Este homem não deve ser condenado à morte, pois nos falou em nome do Senhor, nosso Deus. 17Aí alguns dos líderes mais velhos se levantaram e disseram ao povo que se havia ajuntado: 18— Quando Ezequias era rei de Judá, o profeta Miqueias, de Moresete, deu a todo o povo uma mensagem do Senhor Todo-Poderoso. A mensagem era esta:
“Jerusalém vai virar um montão de pedras,
o monte Sião vai ser arado como um campo,
e o lugar onde fica o Templo se tornará uma floresta.”
19E os líderes continuaram:— Por acaso, o rei Ezequias e o povo de Judá mataram Miqueias? Muito pelo contrário! Ezequias temeu o Senhor e procurou ganhar o seu favor. O Senhor mudou de ideia e não mandou a desgraça que tinha dito que ia fazer cair sobre eles. Será que agora nós vamos fazer cair uma terrível desgraça sobre nós mesmos? 20— Também houve outro homem que falou em nome de Deus, o Senhor. Foi Urias, filho de Semaías, da cidade de Quiriate-Jearim. Ele falou contra esta cidade e contra esta nação, da mesma forma que Jeremias fez. 21Quando o rei Jeoaquim, e os seus soldados, e os seus oficiais souberam do que Urias tinha dito, o rei mandou que o matassem. Mas Urias, sabendo disso, ficou com medo e fugiu para o Egito. 22Porém o rei Jeoaquim mandou Elnatã, filho de Acbor, e alguns outros homens ao Egito para pegarem Urias. 23Eles trouxeram Urias do Egito e o entregaram a Jeoaquim, e ele o mandou matar e jogar o corpo no cemitério público. 24Eu só não fui entregue ao povo para ser morto porque Aicã, filho de Safã, me protegeu.

Comentário devocional:

Os profetas sempre tiveram uma tarefa desafiadora: compartilhar com as pessoas as mensagens que Deus lhes dera. Muitas vezes, porém, não eram mensagens agradáveis.
Imagine o que seria servir como um profeta hoje. Muitas pessoas se sentem perturbadas com a Palavra de Deus, porque querem seguir o seu próprio caminho e fazer suas próprias coisas.
Jeremias recebeu a difícil tarefa de chamar o povo de Judá ao arrependimento. E fielmente entregou a mensagem de julgamento ao povo. O resultado foi que eles o agarraram e avisaram: “Você certamente morrerá!” (v. 8 NVI). Isso tudo aconteceu na casa do Senhor. Os líderes estavam pregando a paz e aqui vem Jeremias pregando a desgraça!
É interessante notar que Jeremias foi especificamente instruído por Deus: “Não omita uma só palavra” (v. 2c NVI). Ele recebeu uma mensagem que tinha que entregar sem nenhum abrandamento nem alteração em qualquer aspecto, mesmo que sua vida corresse perigo. 
De que modo as pessoas procurarão silenciar os mensageiros de Deus hoje? Os levarão aos tribunais por invadirem o seu espaço pessoal e privacidade, acusando-os por difamação de caráter? Serão deixados de lado, sem amigos? As reações hoje em dia serão diferentes daquelas da época de Jeremias?
O povo de Judá queria Jeremias morto, porque ele havia profetizado a desgraça para a cidade de Judá (v. 11). A defesa de Jeremias foi: “O Senhor enviou-me para profetizar contra este templo e contra esta cidade tudo o que vocês ouviram” (v. 12 NVI).
Este plano de leitura da Bíblia “Reavivado por Sua Palavra” me ajudou a não ler seletivamente, mas verificar a mensagem das Escrituras sistematicamente como um todo. A mensagem de julgamento não faz parte das passagens preferidas de muitos, mas é de suprema importância para todos os tempos, especialmente hoje, quando ela faz parte da nossa Verdade Presente (Apoc. 14:9-12).
Que mensagem de julgamento Deus teria para a sua cidade hoje? Que mensagem de julgamento Deus teria para a sua igreja hoje? E eu deveria acrescentar: que mensagem de julgamento Deus teria para você hoje?
Estamos preparados, como Jeremias, para sermos portadores das mensagens de Deus? A representar o Senhor, quando as pessoas atacam a Sua Palavra?
Felizmente, a situação mudou e a vida de Jeremias foi poupada, mas ele nunca deixou de falar a verdade por nada, mesmo com risco da própria vida.
“Senhor , ajuda-me a nunca trair a verdade e a sempre defender a Tua Palavra para honra e glória do Teu nome. Amém”.

Michael Sokupa
Heidelberg College, África do Sul