quarta-feira, 4 de abril de 2018

Como Detectar um Psicopata?


Vamos aguardar a justiça brasileira... 
O nosso amigo continua fazendo suas vítimas...

Como Detectar um Psicopata?



O BREVE PERFIL DE UM PSICOPATA

Entendemos que a realidade de nosso sistema social hoje, apresenta diversas distorções de comportamento que geram muitos problemas que, em alguns casos, chocam e criam um alerta para a saúde mental dos indivíduos. Analisando a criminalidade, chegamos até a psicopatia, que é uma destas distorções que causam preocupações importantes dentro dos direitos humanos no Estado Democrático e Social de Direito.

É a banalização da vida humana. Hoje em nosso país, centenas de pessoas morrem sem um motivo real, onde perdemos a vida como quem perde um brinquedo.

Muitas vezes, os autores deste cenário cruel, são os psicopatas. Doentes que torturam e cometem crimes horripilantes, por puro prazer.

De maneira geral podemos dizer que psicopatas são pessoas cruéis e desumanas. Sem qualquer sentimento de culpa ou arrependimento. Agem com muita frieza e apresentam atos executados com muita cautela e minúcia.

Estudos mostram que um psicopata não pode ser considerado um doente mental, pois possuem alto grau de inteligência e consciência de seus atos. Além da capacidade de autodeterminação.

Então, podemos fazer a seguinte pergunta: o que leva um sujeito a tornar-se um psicopata?

A personalidade humana é objeto de vários artigos e estudos ao longo dos anos. Não é fácil desvendar alguns segredos, mas é muito mais difícil encontrar a resposta adequada para a pergunta em questão. Matar por prazer, sem culpa, medo ou qualquer reação que justifique tal brutalidade, é o objeto da ação do nosso psicopata.

Avaliando este nosso personagem, muitos apresentam desde a infância, problemas comportamentais sérios. Trazem esta carga pesada desde a infância até a vida adulta, mas quando completam 18 anos, nossa sociedade cria o rótulo para eles de: Transtorno de conduta.
O livro da Dra. Ana Beatriz Barbosa – MENTES PERIGOSAS - deixa claro que ninguém vira psicopata da noite para o dia: eles nascem assim e permanecem assim durante toda a sua existência. Os psicopatas apresentam em sua história de vida alterações comportamentais sérias, desde a mais tenra infância até os seus últimos dias, relevando que antes de tudo, a psicopatia se traduz numa maneira de ser, existir e perceber o mundo (BARBOSA, 2008, p. 170). 

Como principais características, podemos enumerar alguns destaques como: agem com muita frieza, são calculistas, inescrupulosos, dissimulados, mentirosos, sedutores, visam sempre benefício próprio, além de não permitirem em momento algum, a manifestação da culpa ou do remorso. E podem, em alguns casos, tornarem-se agressivos e violentos.

FONTE: PORTAL EDUCAÇÃO

COMPORTAMENTO DO PSICOPATA

O psicopata tende a ser muito ciumento e possessivo. Como tem muita gente que confunde ciúmes com amor, acaba se deixando levar, acha que se o outro está tão preocupado, se fica ligando pra saber onde você está, com quem, que horas volta, e algumas pessoas acabam achando que isso só pode ser amor. Isso pode encantar a pessoa. “olha como ele me ama”. Muitas vezes não é amor, é posse. E sentimento de posse é muito diferente de amor.
Nem todo psicopata é um assassino, mas muitas vezes ele pode ser aquela pessoa que te suga, te deixa até fraco, sem resistência?  Se faz de vítima, você fica com dó dele.

FONTE: PSICÓLOGOS EM SÃO PAULO

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS

São mentirosos patológicos. Mentem principalmente para conseguir benefícios ou justificar suas condutas.

Têm comportamento manipulador. E, se forem inteligentes o bastante, os outros não perceberão esse comportamento psicopata.

Não sentem remorso ou culpa. Nunca ficam em dúvida.

Quanto à afetividade, são frios e calculistas. Não aceitam as emoções, mas conseguem simular sentimentos se for necessário.
Não sentem empatia. São indiferentes. E até podem manifestar crueldade.
Têm uma incapacidade patológica para assumir responsabilidade pelos seus atos. Não aceitam os seus erros. Eles raramente procuram ajuda psicológica, porque acham que o problema é sempre dos outros.
Necessitam de estímulo constante. Ficam aborrecidos facilmente.
Gostam de um estilo de vida parasitário.
Eles têm versatilidade para a ação criminal. Eles preferem golpes e delitos que requerem a manipulação de outros.

FONTE: DISCOVERY BRASIL

A ausência de culpa ou compaixão é a marca essencial do psicopata. Isso o leva a cometer inúmeros atos que atentam contra os outros.
O psicopata, tão temido e tido como a culpa de todos os males do mundo, anda entre nós e pode muito bem ser o seu amigo de infância, seu irmão, sua tia ou namorada.
Esse tipo de pessoa não vem com tarja preta na cara e nem com código de barras danificado.
Quem tenta atrapalhar suas vontade está correndo um sério risco para seu bem-estar. Como ele é incapacitado de se colocar no lugar dos outros ou ter compaixão, costuma ter grande dificuldade de se adaptar ao convívio social. Ele desenvolveu a técnica de copiar os comportamentos dos outros e reagir de forma mais automática.

Habilidade principal: ser frio, calculista e agir da forma que julgar adequada - meticulosa, impiedosa, impulsiva... - para conseguir aquilo que deseja. Sem sentimento de culpa, sem rodeios e sem justificativas.

FONTE: PAPO DE HOMEM 


Então, quantos psicopatas há em sua vida? Escrevendo para o Telegraph, Tom Chivers diz: "Nós pensamos em psicopatas como assassinos, párias que não se encaixam na sociedade. Mas, como diz o cientista que passou sua vida os estudando, você poderia ter um psicopata como um colega, um amigo, ou até mesmo um cônjuge":

Há algumas coisas que nós tomamos por certo em interações sociais com as pessoas. Presumimos que vemos o mundo aproximadamente da mesma forma, que todos nós conhecemos alguns fatos básicos, que as palavras significam a mesma coisa para você como elas significam para mim. E presumimos que temos ideias muito semelhantes do certo e errado.

Mas para uma pequeno - mas não tão pequeno - subconjunto da população, as coisas são muito diferentes. Essas pessoas não têm remorso e empatia e sentem emoção apenas superficialmente. Em casos extremos, eles podem não se importar se você vive ou morre. Estas pessoas são chamadas psicopatas. Alguns deles são criminosos violento e assassinos. Mas não todos.



O professor Robert Hare é um psicólogo criminal, e o criador do PCL-R, uma avaliação psicológica para determinar se alguém é um psicopata. Durante décadas, ele estudou pessoas com psicopatia, e trabalhou com elas nas prisões e em outros lugares. "Isso me surpreende, tanto como me surpreendeu quando eu comecei há 40 anos, que é possível existir pessoas que são tão emocionalmente desconectadas que possam funcionar como se as outras pessoas fossem objetos a serem manipulados e destruídos sem qualquer preocupação", diz ele.
Nossa compreensão do cérebro ainda está em sua infância, e não é de tantas décadas, desde que distúrbios psicológicos sejam vistos como falhas de caráter. Lentamente, estamos aprendendo a pensar em doenças mentais como doenças, como a doença renal ou hepática, e distúrbios do desenvolvimento, como o autismo de uma forma similar. A psicopatia desafia essa visão. "Um psicopata de alta pontuação vê o mundo de uma maneira muito diferente", diz Hare. "É como uma pessoa daltônica que tenta compreender a cor vermelha, mas, neste caso, 'vermelho' são as emoções de outras pessoas."

No fundo, o teste de Hare é simples: uma lista de 20 critérios, cada um recebe uma pontuação de 0 (se ele não se aplica à pessoa), 1 (se aplica parcialmente) ou 2 (se ele se aplica totalmente). A lista completa está abaixo:

,* eloquência e charme superficial;
* senso grandioso de autoestima;
* mentira patológica;
* astúcia / manipulador;
* falta de remorso;
* superficialidade emocional;
* insensibilidade e falta de empatia;
* falta de vontade de aceitar a responsabilidade por ações;
* uma tendência ao tédio;
* um estilo de vida parasitária;
* a falta de metas realistas de longo prazo;
* impulsividade;
* irresponsabilidade;
* falta de controle de comportamento;
* problemas de comportamento no início da vida;
* delinquência juvenil;
* versatilidade criminal;
* uma história de "revogação de liberdade condicional" (ou seja, quebra de palavra de honra);
* múltiplos casamentos e comportamento sexual promíscuo.

Um psicopata prototípico puro marcaria 40 pontos...


Fonte: Anti - Nova Ordem Mundial.

(FÉ) "Grande Deus!"


Ele não precisa do aço,
que sustenta os templos.

Não precisa das lanças
que obedecem aos arcos.

Ele não precisa do tempo
que exigem às grandes obras.

 Não precisa do preço que cobram
e nem da glória forjada no ouro.

Em seu braços ele sustenta o tempo
e nele descansa à esperança.

Ele acalma o estrondo
e nos escuta em silêncio.

Valoriza a essência
e despreza a pompa

 O nosso Criador
Move todas as coisas de lugar
 até nos encontrar...

Bendito seja Deus.
Em gratidão e louvor
 por todos os que são teus.

AMÉM

 L.L.S