sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Cuando Hacemos El Amor

Tudo acontece exatamente quando deve acontecer.


Na Índia, são ensinadas as “Quatro Leis de Espiritualidade”:

A primeira diz: “A pessoa que vem é a pessoa certa“.
Ninguém entra em nossas vidas por acaso. Todas as pessoas ao nosso redor, interagindo com a gente, têm algo para nos fazer aprender e avançar em cada situação.

A segunda lei diz: “Aconteceu a única coisa que poderia ter acontecido“.
Nada, absolutamente nada do que acontece em nossas vidas poderia ter sido de outra forma. Mesmo o menor detalhe. Não há nenhum “se eu tivesse feito tal coisa…” ou “aconteceu que um outro…”. Não. O que aconteceu foi tudo o que poderia ter acontecido, e foi para aprendermos a lição e seguirmos em frente. Todas e cada uma das situações que acontecem em nossas vidas são perfeitas.

A terceira diz: “Toda vez que você iniciar é o momento certo“.
Tudo começa na hora certa, nem antes nem depois. Quando estamos prontos para iniciar algo novo em nossas vidas, é que as coisas acontecem.

E a quarta e última afirma: “Quando algo termina, ele termina“.
Simplesmente assim. Se algo acabou em nossas vidas é para a nossa evolução. Por isso, é melhor sair, ir em frente e se enriquecer com a experiência. Não é por acaso que estamos lendo este texto agora. Se ele vem à nossa vida hoje, é porque estamos preparados para entender que nenhum floco de neve cai no lugar errado.

COISAS QUE ACONTECEM POR CAUSA DA SUA ORAÇÃO, E VOCÊ NEM PERCEBE…



Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está acontecendo, mas vocês não estão percebendo! Isaías 43:19, adaptado.

A oração é uma necessidade, não apenas um dever. Entretanto, o difícil não é entender sua importância, mas sim fazê-la parte integrante e constante em sua vida. Bem, quando digo sua, entenda minha, ok? E mesmo já tendo recebido várias respostas de oração, algumas delas difíceis de acreditar, como resfriar uma das capitais mais quentes do país, ou fazer o combustível render no tanque, ainda assim sou assaltado por momentos em que SEI que deveria orar mais, mas não consigo (ok, não sinto vontade…).

Ora, se sabemos que a oração é tão importante, principalmente nós “crentes” (uma pergunta básica: como é possível ser crente sem orar?), por que essa preocupante negligência em orar? Estou falando por mim, mas se a carapuça também lhe servir… mas, enfim, vamos às situações em que Deus responde nossas orações, mas nós não percebemos que Ele nos atendeu. Preparado, vamos lá.

1. Deus derruba barreiras quando oramos e cremos

Deus ordenou a Josué que rodeasse a cidade de Jericó por sete dias. E, durante esses sete dias, ninguém deveria dar nem um “pio”. Fico a imaginar que situação constrangedora foi aquela, rodeando as muralhas calados. No primeiro dia, penso nos moradores de Jericó olhando assutados e curiosos. Mas, já nos quinto e sexto dias, escarnecendo, falando abobrinhas e até jogando coisas do alto dos muros no exército silencioso.
Ninguém sabia o que estava acontecendo. Na verdade, nada parecia anormal, nada de estranho ou diferente. Mas, Deus estava agindo, apesar de ninguém estar vendo – aparentemente – nada. Então, no dia aprazado, o imprevisível aconteceu: as muralhas foram abaixo.
Lição: se você precisa do agir de Deus derrubando barreiras intransponíveis pra você, confie mesmo que não esteja vendo nada acontecer.

2. Deus luta em seu favor

Quando Daniel estava em um propósito de oração e jejum de 21 dias, a resposta “demorou” a chegar. Mas, quando o anjo Gabriel finalmente chegou, ele disse algo que merece nossa atenção:
Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia. Daniel 10:12-13 (grifos acrescidos)
Observe que a resposta à oração de Daniel deveria ter vindo bem antes, mas o diabo lutou para que ela demorasse e, possivelmente, Daniel parasse de orar. Já aconteceu o mesmo com você? Desanimar porque a resposta está demorando? Mas, às vezes, é isso mesmo que o diabo quer: fazer você desistir de clamar e começar a reclamar, parar de buscar e, consequentemente, não obter resposta a sua oração.
Dica: persevere na oração, mesmo que pareça que sua resposta esteja demorando ou mesmo que você não receba resposta alguma. Algumas respostas só vem mesmo após um bom tempo.

3. Deus lhe dá forças para lutar

Um dos livros que gosto de ler é o de Neemias, pelas experiências que ele conta e pelas lições que aprendo com ele. Inclusive até já utilizei seu exemplo em de meus posts sobre dicas de estudo para concursos, falando sobre não temer a concorrência e nem a oposição. E Neemias é um exemplo em vários sentidos: como líder, como pessoa de confiança, como gestor governamental, como estrategista, como político e também homem de Deus, de oração.
Porque todos eles procuravam atemorizar-nos, dizendo: As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará. Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos. Neemias 6:9
Sabe aqueles dias em que as coisas parecem estar travadas, estagnadas, aqueles dias… como hoje? Dias em que o desânimo bate forte, e entra sem pedir permissão? Houve uma ocasião – dentre várias – dessas comigo, onde eu pensei em chutar o pau da barraca jogar tudo pro alto e desistir. Naquele dia – ou melhor, naquela noite – eu estava sem forças e minha oração foi bem simples: “Senhor, estou sem forças para continuar lutando. Mas, se o Senhor me der forças, eu vou tentar continuar”. Sabe qual foi a resposta de Deus para mim? Sério, man, Ele me respondeu:
Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam. Isaías 40:29-31
Tente ver o lado positivo da provação, aquilo que você pode aprender com a situação, ou seja, crescer em meio às dificuldades.

4. Deus frustra os planos do diabo

Não é de hoje que o povo de Deus sofre perseguição. Pelo contrário, isso é coisa antiga e, menos do que gostaríamos, bem frequente também. Que o diga os judeus que viviam no império medo-persa, sob o reinado de Assuero (ou Xerxes, no livro de Ester). Naquela época, levantou-se Hamã com um plano maligno de acabar com a raça dos judeus. Hamã deve ter sido um herói para Hitler, ou não, já que fracassou…
Então, os judeus estavam com data marcada para serem trucidados, esfolados, enforcados, massacrados, pilhados e jogados aos cães. A quem eles poderiam recorrer? O que poderia ser feito por eles, naquela situação? Pouco ou nada. Mas, eles poderiam orar e clamar a Deus, e foi o que fizeram.
“Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor. Não comam nem bebam durante três dias e três noites. Eu e minhas criadas jejuaremos como vocês. Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei”. Mardoqueu retirou-se e cumpriu todas as instruções de Ester. Ester 4:16-17
E o que foi que aconteceu? Deus frustrou os planos de Hamã. Ora, ele que queria pendurar Marduqueu na forca, acabou ele mesmo inaugurando seu instrumento de morte. A oração, mais uma vez, mostrou sua força invisível diante das reais ameaças que afrontavam e amedrontavam o povo de Deus.
Confie na proteção do Senhor e no agir de Deus contra os planos que intentam derrubá-lo, destituí-lo ou destruí-lo. Tem coisas que só o Senhor pode fazer. E tem outras que só Ele pode fazer BEM feito. Na dúvida, deixe com Ele, principalmente quando você estiver sem forças ou condições de lutar ou de se proteger.

Conclusão

É sempre assim: nós oramos e, muitas vezes, não vemos nada, nada parece acontecer de imediato. Outras vezes, as coisas parecem demorar a acontecer. E, ainda, em outras, parece que nunca vão mudar. Mas, quando menos esperamos, Deus intervém e muda o quadro, transforma a situação e reverte o cativeiro.
Claro, enquanto estamos no calor da luta, em meio às privações e provações da vida, nossa visão parece nublada e não estamos vendo o que Deus está fazendo. Mas, só porque não estamos vendo, não quer dizer que Ele não esteja agindo, trabalhando em nosso favor. Nessas horas, o que fazer? Crer. Sim, crer é a resposta. Crer continua sendo a melhor, senão nossa única opção.
Permita-me confessar algo: eu não escrevi isso para você. Claro, você pode até aproveitar alguma coisa boa para sua vida, mas quero que saiba que não foi para você que isso foi escrito. Então, para quem foi? Para mim. Sou eu que estou passando por isso. Sou eu que estou orando, e esperando. Esperando, e orando. Há meses. Mais de ano. E até agora… nada. Minto. Aconteceram várias coisas sim: muitas decepções, frustrações, desilusões e esperanças destruídas. Às vezes, quando penso que as coisas vão mudar, descubro que tudo continua do mesmo jeito…
Sabe, isso cansa. Dói. Machuca. Deprime. Deixa você sem ação, sem saber o que fazer. Às vezes me pego pensando: “o que foi que eu fiz para merecer isso“? Outras vezes, me pergunto: “será que isso não vai acabar nunca“? Ou, ainda, “quando isso vai terminar“? E também tem aquela, clássica: “por que eu, por que comigo“? É nesses momentos que mais clamamos e queremos ver o agir de Deus mas, por algum motivo desconhecido (para mim), Ele fica em silêncio, aparentemente impassível.
Por que tem de ser assim? Não sei… só sei que é assim. Mas, quando bate esse momento de angústia e desânimo, eu me lembro do que Deus já fez por mim. Os milagres que Ele já realizou. Isso me ajuda a manter a esperança, ainda que bem capenga e débil. Sabe, não é fácil manter a sanidade em dia quando as coisas demoram a acontecer, quando as promessas demoram a se cumprir. É difícil. MUITO difícil. Não, você não está entendendo. Difícil é pouco. Palavras não conseguem expressar o que sinto quando Deus fica em silêncio.
Mas, eu preciso continuar crendo. Crer que o sol continua a brilhar por trás das nuvens escuras, carregadas, sombrias. Crer que o amanhã trará coisas melhores. Mas, enquanto esse amanhã não chega, a vida continua. Doendo, sangrando, latejando, mas continua. E precisamos seguir em frente.
Então, caro leitor, desculpe se estas linhas não lhe ajudaram a fazer seu dia melhor. Meu objetivo era dizer que, às vezes, a oração parece ineficaz quando não vemos seu efeito imediato. Mas, não devemos deixar de orar por causa disso.
Eu pensei se realmente deveria escrever isso, me desnudar aqui, diante de você, mostrar o quanto sou frágil, vulnerável e limitado… mas, é assim que eu sou, por que esconder e tentar montar e mostrar uma imagem que não condiz com a realidade? É assim que eu sou: falho, fraco, frágil. Não sou um super-homem, nem supercrente, nem super-nada.
Para finalizar, quero dizer que não escrevi para que você ficasse com pena de mim, por conta desse desabafo. Eu escrevi para também dizer a você que o sofrimento que você passa não é único, que outros também sofrem. Pessoas que você nem imaginava que sofressem, mas que sofrem. Que sentem dúvidas e que se sentem, às vezes, perdidos. Que ficam com raiva da demora e da ausência de respostas. E se isso está acontecendo com você, saiba que eu sei como é, porque estou sofrendo a mesma coisa. Choremos juntos então. Quem sabe, um dia, riremos disso juntos também…
Não vou pedir para que você curta, goste ou marque o que escrevi. Ficarei satisfeito se você tiver lido até aqui, porque sei que existem outras pessoas que também sofrem e passam pelo mesmo que eu. E, para essas pessoas, eu digo: meu caro, está difícil, mas precisamos seguir em frente. Não é fácil, mas vamos lá. O amanhã, quem sabe, será diferente. Talvez para mim, talvez para você ou, ainda, para nós dois. A vida não acabou, está apenas um pouco chata e desagradável, mas vai melhorar. Sei que vai. Eu creio.
Vamos lá. Pode encostar sua cabeça em meu ombro e soluçar baixinho. Eu entendo. Eu sei, pode crer: EU SEI como é isso. Enquanto você chora, nós caminhamos. E vamos em frente, pois não nascemos para morrer neste deserto. E Canaã, meu amigo, Canaã é bem ali… e é pra lá que estamos indo. A terra prometida nos espera e, apesar dos percalços, decepções e frustrações, com a graça de Deus, nós chegaremos lá.
Vamos, então?

Fonte: Desafiando Limites

Realmente existe um Deus que julga o mundo.


1 Será que vocês, autoridades, dão sentenças justas? Será que julgam com justiça as pessoas? 2 Não. Vocês só pensam em fazer o mal e cometem crimes de violência no país.
3 Os maus passam a vida praticando o mal; desde o dia em que nascem, só contam mentiras. 4 Estão cheios de veneno como as cobras; tapam os ouvidos como uma cobra que se faz de surda, 5 que não quer ouvir a voz do encantador de serpentes.
6 Ó Deus, quebra os dentes dos maus! Ó Senhor Deus, arranca os dentes desses leões ferozes!
7 Que os maus desapareçam como a água derramada na terra! Que sejam esmagados como a erva
que nasce no caminho! 8 Que se derretam como o caracol na lama! Que sejam como a criança que nasce morta, que nunca viu a luz do sol!
9 Antes que os maus percebam o que está acontecendo, serão cortados como mato. Enquanto ainda estiverem vivos, Deus, em sua fúria terrível, os expulsará com um sopro. 10 Os bons ficarão contentes ao verem os maus sendo castigados; os bons lavarão os pés no sangue deles.
11 E as pessoas dirão: “De fato, os bons são recompensados. Realmente existe um Deus que julga o mundo.”