segunda-feira, 2 de março de 2015

Jó sabe por experiência


1 Jó tomou a palavra e disse:
2 “Então vós sois os tais, e convosco a Sabedoria vai morrer?
3 Mas também eu, como vós, tenho entendimento, e não sou inferior a vós; quem ignora aquilo que sabeis?
4 Quem é escarnecido, como eu, por seus amigos, invocará a Deus, e ele o ouvirá, pois é a integridade do justo que é escarnecida.
5 A lâmpada, desprezada pelos que estão seguros, está a serviço dos que têm os passos vacilantes.
6 Estão tranqüilas as tendas dos ladrões, e seguras, as dos que desafiam a Deus, dos que têm Deus na palma da mão.
7 Pergunta, por exemplo, aos asnos, e te ensinarão; às aves do céu, e te informarão;
8 volta-te para a terra e ela te instruirá, os peixes do mar te hão de esclarecer.
9 Quem não ignora, em todas estas coisas, que foi a mão do Senhor que fez tudo?
10 Em sua mão está a alma de todo ser vivo, o espírito de toda carne mortal.
11 O ouvido não distingue as palavras e o paladar não saboreia as iguarias?
12 A sabedoria não se encontra nos cabelos brancos? E a prudência, não está nos anciãos?
13 Ora, é em Deus que está a sabedoria e a força: ele tem o conselho e a inteligência.
14 DEUS DESFAZ A SABEDORIA HUMANA
Se ele destrói, ninguém poderá reconstruir; se ele aprisionar alguém, não haverá quem o solte;
15 se retiver as águas, virá a seca; se as soltar, inundarão a terra.
16 Nele está a força e a sabedoria, ele conhece quem engana e quem é enganado.
17 Manda embora os conselheiros sem nada, e leva os juízes à demência.
18 Desata o cinturão dos reis e amarra seus rins com uma corda.
19 Manda embora os sacerdotes sem nada, e abate os poderosos.
20 Troca as palavras dos que falam com segurança e tira o conhecimento dos anciãos.
21 Lança o desprezo sobre os nobres e afrouxa o cinturão dos violentos.
22 Descobre o que há de mais oculto nas trevas e traz à luz a sombra da morte.
23 Engrandece as nações e as arruina; se destruídas, restaura-as integralmente.
24 Tira o entendimento aos chefes do povo e os engana, deixando-os vaguear num deserto sem estradas.
25 E andarão às apalpadelas como nas trevas e não na luz, pois ele os faz vaguear como bêbados.

Comentário:

Aqui tem início a longa resposta de Jó para Zofar. Nestes três capítulos, Jó expõe de forma geral a sua posição, dizendo coisas muito úteis. Ele fala dos homens 12: 1-13, 19 (?), e então de Deus 13: 20- 14: 22 (note a mudança do plural para o singular.)

Jó confronta Zofar e os outros com sua própria posição: “Vocês pensam que eu sou ignorante, e que não sei nada a respeito de Deus, ficando facilmente abalado com suas profundas indagações? Bem, Eu posso discutir com o melhor de vocês. Deixe-me mostrar a vocês!” A Descrição de Jó sobre a soberania de Deus é, sem dúvida, maior do que aquela feita por Zofar no cap. 11, pois mostra uma visão mais profunda.

Introdução. V. 2-3

Há um pouquinho de sarcasmo aqui ao repreender o orgulho. “Você diz que eu sou um homem vão, como um jumento montês. Bem, caros companheiros, vocês se acham os representantes dos homens! Vocês tem o monopólio da sabedoria. Ela começa e termina com vocês. Na verdade, vocês estão se superestimando. Eu entendo tudo o que vocês disseram. De fato, qualquer um pode entender estes princípios tão simples – ex: justiça divina, plantar e colher.

- Há ocasião para se responder ao tolo em sua tolice. (Os três eram homens sábios, mas as provações de Jó trouxe a tona o pior deles! Um orgulho intelectual horroroso, etc.) Um terreno perigoso – caminhe com cuidado! – há um tempo em que não se deve responder ao tolo.

- Compare Elias no Carmelo zombando dos falsos profetas. Ou Paulo em I Coríntios 4: 10.

- Nenhum de nós pode dispensar a sabedoria! Somos tremendamente pequenos!! Mantenha uma opinião humilde sobre você mesmo. Filipenses 2: 3 cada um considere os outros superiores a si mesmo.

A descrição de Jó, v4-5

“Vocês dizem que sou um zombador (11: 3). Mas são vocês que zombam de mim! Vocês estão no alto e no seco – oram e Deus os ouve – estão tranqüilos. Podem rir e zombar por estarem seguros.”

- Se vocês estão seguros, não desprezem os que não estão. Os que estão em segurança, não deveriam zombar daqueles que estão em perigo. O forte não deve desprezar o fraco, mas antes, recebê-lo (Romanos 14: 1).

- Rir e zombar pode causar mais dano do que a própria violência. Pense em Cristo: A violência da crucificação foi enorme, mas talvez a dor maior tenha vindo das zombarias. (Aqui Jó experimenta do cálice que Cristo bebeu sem deixar uma gota.) Também foi traído pelos amigos (Salmo 55: 12-14).

A Teologia bi-dimensional de Jó, v. 6-25.

Lembre-se de que a de seus amigos era unidimensional. Talvez haja ainda uma tri-dimensional, que Jó ainda não houvera visto (a saber: que estas provações eram uma prova do amor de Deus por ele, e para o bem dele). Mas, Jó se agarra aqui ao direito que Deus tem de afligir o justo nesta vida.

V. 6 “Olhe agora para os Sabeus e os Caldeus que estão desfrutando das minhas riquezas. Ninguém na terra pode alcançá-los. Eu não pude evitar que eles levassem meus bens. De onde eles obtiveram sua riquezas? No final das contas, Deus é quem deu tudo isso á eles!”

- Declaração importante: Jó está vencendo em sua posição! Deus é Deus. Ele está no controle de tudo. Ele tem propósitos que nós não podemos enxergar. “A fórmula simplista que vocês tem, de semear e imediatamente colher, não pode ser mantida.”

Henry: “Não podemos, portanto, julgar a piedade dos homens pela abundância do que possuem, nem o que eles têm nos seus corações, por aquilo que tem em suas mãos.”

V. 7-9 O testemunho da criação.

Pode ser entendido ao se falar:

De forma geral: “Toda criação testifica da autoridade do Criador.” Salmo 19.

De forma específica: “Entre os animais, vemos as inofensíveis pombas sendo devoradas pelos pássaros carnívoros.” Pequenos e engraçadinhos cachorrinhos, sendo devorados vivos, pelos pumas selvagens. A vida na terra simplesmente não é justa aos nossos padrões. Mas, isto é a mão do Senhor.

[Note v. 9, é a única vez que a palavra Jeová é usada pelo homem no livro de Jó.]

V. 10-12 O testemunho da humanidade.

“Todas as almas estão em suas mãos. Nosso fôlego vem dEle. Nossas faculdades de raciocínio, julgamento moral, padrão da verdade e sabedoria, não passam de dons de Deus. Nós mesmos somos provas óbvias de Deus. Ele sustenta, mantém, controla e dispõe de nós, segundo a Sua vontade.”

V. 13-15 “Todos estes pontos apontam para a fonte de sabedoria e entendimento: Deus.”

A seguir, há uma série de declarações apontando para a Providência Divina em todos os acontecimentos.

- v. 14 O poder de Deus sobre todos os acontecimentos, de acordo com Sua vontade.

- v. 15 O poder de Deus sobre o dilúvio.

- v. 16 Uma das colocações mais contundentes de Jó! Aqui há comida sólida - os homens deveriam alimentar-se dela! “Deus faz muito mais do que você imagina!”

- v. 17 Deus humilha os grandes homens, rebaixando-os.

- v. 18 Ele os inutiliza (pense em Nabucodonosor).

- v. 19 Novamente, Ele depõe os poderosos.

- v. 20-21 Deus humilha o “sábio” e o poderoso.

- v. 22 Deus sabe de tudo. Ninguém pode se esconder dEle. Ninguém pode ocultar um segredo de Deus. Citado em I Coríntios 4: 5 – Verdade profunda. Pense em Davi, Hamã, Acã e até mesmo Adão.

- v. 23-25 Deus tem o controle absoluto, de todas as nações, não estando tal controle somente com os homens. Eles são meros tolos, comparados com Deus, eles não têm noção do que Ele é capaz.

V. 25 Uma descrição apropriada da nossa nação hoje! Sega, bêbada e insana.

Resumo: “Eu posso argumentar também! Eu posso debater sobre a grandeza de Deus! Vocês não detém este monopólio!”

Observe:

1. Há conforto para o Cristão nos atributos de Deus. Nada é mais relevante.

2. O principal atributo que nos dá conforto é a Sua Soberania. Que travesseiro macio para inclinar nossas cabeças cansadas! Quantas vezes já tivemos provas disso! Descanse nAquele que ordena todas as coisas! “Ele pode fazer comigo o que bem entender.”

3. Deus nunca prometeu que o justo não seria afligido. Mas, “ainda que nos aflija, não nos deixa tão fracos que não possamos servi-Lo, nos permitindo permanecer em nossa carreira, até que tenhamos passado por tudo e vencido as tentações que temos que suportar neste mundo.” (Calvino)

4. De volta ao v. 16. Alguns negam esta verdade, pensando que isto faz de Deus o autor do pecado.

Calvino: “Você pode ver então, como eles são apenas bestas arrogantes, os quais não concordam que Deus seja Todo-Poderoso, a menos que eles possam sujeitá-Lo a suas próprias idéias e fantasias”. Mas nós entendemos as “causas secundárias”, os decretadas por Deus. Ele governa. Salmo 76: 10. Até mesmo Satanás, o pai dos mentirosos, está sob o domínio de Deus! I Reis 22: 22, II Tess. 2: 11. “Permitir” é na realidade, decretar!

*Os eleitos não podem ser enganados! (Mateus 24: 24). Nós somos preservados, tentados, testados, humilhados, mas guardados no poder de Deus! “Deus não toleraria o pecado do enganador, nem a miséria do enganado, se não pudesse colocar limites a ambos, e glorificar a si mesmo através de ambos.” (Henry) Tudo para o bem Rom. 8: 28!!

Daniel A. Chamberlin