segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Ó Senhor Deus, tu me proteges e me dás força...

A vida de Jeremias é um aviso
1 O Senhor Deus falou comigo novamente. Ele disse:
2 — Não case, nem tenha filhos neste lugar. 3 Eu vou lhe dizer o que acontecerá com os filhos e as filhas que nascerem aqui, e também com as mães que os tiverem e com os pais que os gerarem. 4 Eles morrerão de doenças horríveis. Ninguém chorará a morte deles, e não serão sepultados. Ficarão espalhados pelo chão como esterco. Serão mortos na guerra ou então morrerão de fome, e os seus corpos serão comidos pelas aves e pelos animais selvagens.
5 — Não entre numa casa onde tenha gente chorando. Não fique triste, nem chore por causa de ninguém. Pois eu não abençoarei mais esse povo com a minha paz; não os amarei mais, nem terei pena deles. Sou eu, o Senhor, quem está falando. 6 Tanto os ricos como os pobres morrerão nesta terra, mas ninguém vai sepultá-los, nem chorar por eles. Ninguém se cortará, nem rapará a cabeça em sinal de tristeza. 7 Ninguém comerá, nem beberá junto com uma pessoa para a consolar pela morte de um querido. Ninguém mostrará simpatia, nem mesmo por uma pessoa que tenha perdido o seu pai ou a sua mãe.
8 — Também não entre numa casa em que haja festa. Não se sente, e não coma, nem beba com eles. 9 Escute aquilo que eu, o Senhor Todo-Poderoso, o Deus de Israel, estou dizendo. Vou acabar com os gritos de alegria e de felicidade e com o barulho alegre das festas de casamento. E vocês verão tudo isso acontecer neste lugar.
10 — Quando você anunciar essas coisas, eles vão perguntar por que foi que resolvi castigá-los tanto assim. Eles vão perguntar: “De que crime somos culpados e que pecado cometemos contra o Senhor, nosso Deus?” 11 Então você dirá que a resposta do Senhor é esta: “Os seus antepassados me abandonaram, e foram atrás de outros deuses, e os serviram, e adoraram. Eles me deixaram e não obedeceram aos meus ensinamentos. 12 Mas vocês fizeram pior do que os seus antepassados. Todos vocês são teimosos e maus e não querem me obedecer. 13 Por isso, eu os expulsarei desta terra e os jogarei numa terra que nem vocês nem os seus antepassados conheceram. Ali vocês adorarão outros deuses dia e noite, pois eu não serei bondoso para vocês.”
A volta à pátria
14 O Senhor Deus diz:
— Está chegando o tempo em que ninguém mais jurará por mim como o Deus vivo que tirou do Egito o povo de Israel. 15 Mas jurarão por mim como o Deus vivo que trouxe o povo de Israel do país do Norte e de todos os outros países por onde eu os havia espalhado. Vou trazê-los de volta para a sua própria terra, para a terra que dei aos seus antepassados. Eu, o Senhor, estou falando.
O castigo por causa da idolatria
16 O Senhor Deus diz:
— Mandarei vir muitos pescadores para pescarem essa gente. Depois, mandarei vir muitos caçadores para os caçarem em todas as montanhas e lugares altos e até nos buracos das rochas. Sou eu, o Senhor, quem está falando. 17 Eu vejo tudo o que eles estão fazendo. Nada fica escondido de mim, e os pecados deles não escapam da minha vista. 18 Vou fazer com que paguem em dobro pela sua maldade e pelo seu pecado. Eles profanaram a minha terra com ídolos que são tão mortos como os defuntos; eles encheram a minha terra com os seus falsos deuses.
As nações voltam para Deus
19 Eu disse:
— Ó Senhor Deus, tu me proteges e me dás força; tu me ajudas na hora do sofrimento. Dos fins da terra, as nações irão a ti e dirão: “Os nossos antepassados só tinham falsos deuses, tinham somente deuses inúteis. 20 Será que o ser humano pode fazer os seus próprios deuses? Não! Porque não seriam deuses de verdade.”
21 O Senhor disse:
— Por isso, farei com que eles conheçam a minha força e o meu poder uma vez para sempre. E eles saberão que o meu nome é Senhor.


Comentário devocional:

Quando eu comecei a buscar a vontade de Deus em minha vida, as pessoas me cumprimentavam com curiosidade durante minhas primeiras semanas na igreja: “Qual o seu nome?”; “De onde você é?”; “Quantos anos você tem?”; “Você é casado?” 

Quando perceberam que eu tinha 33 anos e ainda solteiro, as perguntas se tornaram mais diretas: “Como você pode ser tão velho e não ter se casado?”

Expliquei que na situação em que estava, ser solteiro era até bom porque somente naquele momento eu começava a procurar seriamente a Deus e provavelmente estaria enfrentando grandes problemas se tivesse empreendido esta busca por Deus já casado, muito provavelmente com uma mulher não-cristã.

A resposta satisfez meus novos amigos. Por aproximadamente seis meses. Então eles disseram: “Você já está frequentando a igreja por seis meses. Este tempo é mais do que suficiente para encontrar uma boa esposa cristã!”

Agora, quase uma década já se passou, e eu ainda estou solteiro. Eu gostaria de saber a vontade de Deus para a minha tão claramente quanto Jeremias soube. Aqui está o que Deus disse a Jeremias: “Então o Senhor me dirigiu a palavra, dizendo: ‘Não se case nem tenha filhos ou filhas neste lugar’ ” (Jeremias 16:1, 2 NVI).

Deus então passou a explicar que Jeremias deveria permanecer solteiro por que um destino horrível aguardava todos os pais e crianças daquela terra: “Eles morrerão de doenças graves; ninguém pranteará por eles; não serão sepultados, mas servirão de esterco para o solo. Perecerão pela espada e pela fome, e os seus cadáveres serão o alimento das aves e dos animais” (v. 4).

Não sei ainda por quanto tempo Deus quer que eu fique sem casar. Talvez eu permanecer solteiro seja uma maneira de evitar que alguma tragédia caia sobre a minha potencial família. Mesmo que Deus não tenha revelado Sua vontade quanto a este aspecto da minha vida, sei que Ele tem um plano para mim – assim como Ele tinha para Jeremias.

No primeiro capítulo de seu livro Jeremias relata que o Senhor lhe disse: “Antes de formá-lo no ventre Eu o escolhi; antes de você nascer, Eu o separei e o designei profeta às nações” (Jer 1:5).

Antes que nos transformássemos em fetos no útero de nossa mãe, Deus nos conhecia. Antes de nascermos, Deus nos abençoou e nos convidou a partilhar com os outros a mensagem de arrependimento do pecado e de esperança na Sua vinda.

Oração: “Querido Deus, nem sempre sei exatamente qual o Seu plano.  Mas sei que Tens um plano para mim. Mantenha-me no centro da Tua vontade, independente de eu ser solteiro, casado, divorciado ou viúvo. Meu desejo é descobrir e seguir esse plano para a Tua glória. Amém”.

Andrew McChesney
Jornalista na Rússia.