quinta-feira, 18 de setembro de 2014

A MALDADE HUMANA


“O pecado fala ao perverso lá no fundo do seu coração. O perverso não aprende a temer a Deus. Ele se julga muito importante e pensa que Deus não descobrirá o seu pecado e não o condenará. A conversa dele é má e cheia de mentiras; ele não tem juízo e não quer fazer o bem. Deitado na sua cama, ele planeja maldades. Gosta de andar atrás daquilo que é errado e nunca rejeita as coisas más.” (SALMOS 36 v. 1-4)

O ser humano se esquece que existe um Deus Vivo que o observa e julga suas intenções. O ser humano não acredita no poder supremo de Deus, pois se acreditasse, enxergaria o porquê de tantas tragédias. O homem não está dando importância aos avisos de Deus, pois acreditam que o inferno é aqui e que tudo acaba com a morte. Estão enganados! As coisas só acontecem no mundo, quando é permitido por Deus. Ele faz tudo acontecer para observar a reação das pessoas. E o povo cada vez mais mostra a maldade que há em seus corações.
Os tolos pensam assim:
‘Deus não existe.’
Todos se tornaram imorais
e  fazem coisas horríveis;
não há uma só pessoa que faça o bem.
Lá do céu o Deus Eterno olha para toda a humanidade
a fim de ver se existe alguém que tenha juízo,
se existe alguém que o adore.
Mas todos se desviaram do caminho certo
e são igualmente maus.
Não há ninguém que faça o que é direito,
não há ninguém mesmo.
O Deus Eterno pergunta:
Será que toda essa gente não entende nada?
Será que todos são ignorantes?’” (SALMOS 14 v. 1-4)
Quando aconteceu uma Tsunami, muitas pessoas morreram e outros ficaram desabrigados e doentes. Enquanto isso, alguns se encarregaram de vender as crianças sobreviventes para outros países. Quando o furacão Katrina passou em Nova Orleans, deixou muitos desabrigados, além dos mortos. E ao invés do povo se unir e se ajudar, muitos começaram a saquear, estuprar e não dividiam nada com ninguém. Mesmo com a desgraça e destruição, o ser humano arrumou um jeito de tirar proveito e assim mostrou sua falta de respeito por Deus e pelos outros. É por isso que o mundo está cada vez pior. Mas para o homem, sempre aparece uma resposta científica para as correções que Deus manda ao mundo. Quem sobreviveu teve uma oportunidade de rever seus atos e recomeçar sua vida. Um líder muçulmano ao ver a mesquita destruída disse: “Alá não está satisfeito conosco. Precisamos nos conscientizar disso.”
“Nós vemos que o castigo de Deus cai do céu contra todo o pecado e contra toda a maldade dos seres humanos que, por meio das suas más ações, não deixam que a verdade seja conhecida. Deus os castiga porque o que eles podem conhecer a respeito Dele está bem claro, pois foi o próprio Deus que mostrou isso a eles. Desde que Deus criou o mundo, as Suas qualidades invisíveis, tanto o Seu poder eterno como Sua natureza divina, têm sido vistos claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso no que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma. Embora conheçam a Deus, não lhe dão a honra que merece e não são agradecidos. Ao contrário, acabam pensando só em tolices, e as suas mentes vazias estão cheias de escuridão. Eles dizem que são sábios, mas são loucos. Em vez de adorarem ao Deus imortal, adoram ídolos que se parecem com seres humanos, ou com pássaros, ou com animais, inclusive os que se arrastam pelo chão.
Eles trocam a verdade de Deus pela mentira e adoram e servem o que Deus criou, em vez de adorarem e servirem o próprio Criador, que deve ser louvado para sempre. Amém.
E como não querem saber do verdadeiro conhecimento a respeito de Deus, Ele os entregou aos seus maus pensamentos para que façam o que não devem. Estão cheios de perversidades, maldade, avareza, vícios, ciúmes, crimes, lutas, mentiras e malícias. Difamam e falam mal uns dos outros. Odeiam a Deus e são atrevidos, orgulhosos e vaidosos. Inventam muitas maneiras de fazer o mal, desobedecem aos pais, são imorais, não cumprem a palavra, não têm amor por ninguém e não têm pena dos outros. Eles sabem que a Lei de Deus diz que quem vive assim merece a morte. Mas mesmo assim continuam a fazer essas coisas e, pior ainda, aprovam os que agem como eles.(ROMANOS 1 v. 18-23, 25, 28-32)
E se você continua achando que Deus é injusto e que você é correto, preste atenção: Deus mandou Seu Filho para ensinar ao povo o caminho certo. E o que o povo fez? Jesus foi surrado e pendurado numa cruz. O povo foi mau e não teve misericórdia de um homem inocente. Veja o que acontece com aquele país hoje: guerras, desunião, terror. Tudo isso foi permitido por Deus para que se cumpra o que está nas Escrituras Sagradas:
- Jerusalém, Jerusalém! Você mata os profetas e apedreja os mensageiros que Deus lhe manda! Quantas vezes Eu quis abraçar todo o seu povo, assim como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas você não quis! Agora sua casa ficará abandonada. Eu afirmo que você não Me verá mais, até chegar o tempo em que dirá: ‘Deus abençoe aquele que vem em nome do Senhor.’” (MATEUS 23 v. 37-39)
Jesus passou por tudo aquilo e era inocente; o ser humano é culpado. Jesus não reclamou na hora do sofrimento; o povo vive resmungando. Jesus não amaldiçoou aqueles que o condenaram; o povo julga, maltrata e rejeita os outros. Hoje Jesus está ao lado direito do trono de Deus. E vocês? Onde vão parar com tanta maldade?
Ninguém acredita que Deus manda avisos. Se as pessoas não dão atenção aos cientistas quando dizem que se não cuidarmos da água, por exemplo, ficaremos sem ela, é claro que não darão atenção a Deus, que elas não veem.
A maldade tomou conta da mente humana. Ninguém respeita seu próximo. Cada um só pensa em si mesmo e em ficar rico. Até o pobre despreza o outro. Isso tudo acontece para que se cumpram as Escrituras Sagradas: “A maldade vai se espalhar de tal maneira, que o amor de muitos se esfriará.” (MATEUS 24 v. 12)
Nos dias de hoje, Deus não precisa acabar com o mundo nem atingir as pessoas, porque o próprio homem com a maldade de sua natureza humana está acabando com o planeta e as pessoas com suas maldades deixam que satanás destrua suas vidas. Os jovens estão rebeldes e cometendo crimes bárbaros e muitas tragédias e coisas ruins estão para acontecer nesse mundo com a permissão de Deus. Tudo isso vai acontecer com aqueles que não querem saber de Deus, desobedecem a seus pais, são orgulhosos, soberbos, maus, não têm misericórdia dos outros. Mas Deus defenderá aqueles que o temem!
“Por que Deus permite que as pessoas façam maldades?” Deus sabe de todas as coisas. Se há uma pessoa fazendo maldade com outra, Deus está dando oportunidade para as duas: a que está sofrendo, Ele observa como essa pessoa vai agir, se vai se vingar, blasfemar, se revoltar ou se vai fazer o que Deus ensina: perdoar as pessoas e lembrar que também comete erros. E à outra que está fazendo o que é mau está tendo oportunidade a cada dia de abrir os olhos, enxergar o que está fazendo e se arrepender. Devemos lembrar que nenhum ser humano é inocente e quem faz o mal, pagará pelo mal que fizer.
Irmão, está na hora de acordar e ouvir a voz do nosso Pai, o Deus Todo-Poderoso. O Senhor não está para brincadeiras. Quando Deus promete Ele cumpre: o castigo cairá sobre os maus. Deus é justo! O ser humano é mau e não tem o devido respeito por Deus e pelo próximo. Ninguém pergunta nada a Deus. “Como vão perguntar se não acreditam Nele?” Mas, está na hora de acreditar, pois os tempos em que vivemos são maus e a tendência é piorar cada vez mais.
Respeite a Deus e comece a fazer coisas que agradam a Ele, lembrando sempre que Ele julga suas intenções. Pare de ser mau: ame a seu próximo como a você mesmo.    
O ser humano acha que sabe de tudo, mas na verdade, não sabe de nada e não entende os avisos de Deus. Todo aquele que procura a ajuda de Deus é guiado pelo caminho correto e é protegido por Ele de assaltos, sequestros, enchentes, balas perdidas, doenças...           
As Escrituras não mentem: só acontece o mal com o ser humano por causa da desobediência a Deus.
Muitos passam por certas situações e dizem que é satanás que os persegue. Abram seus olhos: muitas vezes Deus está te cobrando e você não está dando importância. Não coloque a culpa no diabo, por tudo que acontece de mau na sua vida: ele realmente persegue àqueles que querem obedecer a Deus. Mas lembre-se que tudo que fizermos de mau para os outros nos trará consequências. Se o seu coração está cheio de escuridão e de sentimentos maus (raiva, mágoa, inveja, insatisfação, angústia, ódio, falsidade, cobiça...) são essas coisas que você semeará.
Todo aquele que obedece ao Pai, tem proteção contra o diabo. Mas responda: qual o ser humano que realmente obedece a Deus? Nenhum. “Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Não há uma só pessoa que faça o que é certo; não há ninguém que tenha juízo; não há ninguém que adore a Deus. Todos se desviaram do caminho certo, todos se perderam. Não há mais ninguém que faça o bem, não há ninguém mesmo. Todos mentem e enganam sem parar. Da língua deles saem mentiras perversas, e dos seus lábios saem palavras de morte, como se fossem veneno de cobra. A boca deles está cheia de terríveis maldições. Eles se apressam para matar. Por onde passam, deixam a destruição e a desgraça. Não conhecem o caminho da paz e não aprenderam a temer a Deus.’” (ROMANOS 3 v. 10-18)    
Então meus irmãos, parem de achar que são santos. Comecem a fazer o que Deus manda, para que o castigo de Deus não os pegue de surpresa.
Construa sua casa na rocha, como diz a Bíblia. A rocha é Jesus. Por isso, construa sua vida baseada nos ensinamentos de Jesus. Limpe seu coração; veja o que tem de mau dentro de você e diga para Deus. Isso que Jesus disse é muito importante: “Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não mate. Quem matar será levado à presença do juiz.’ Mas Eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado. Quem disser ao seu irmão: ‘Você não vale nada’ será julgado pelo tribunal. E quem chamar o seu irmão de idiota estará em perigo de ir para o fogo do inferno. Portanto, se você for ao altar para dar a sua oferta a Deus e se lembrar ali de que o seu irmão tem alguma queixa contra você, deixe a oferta diante do altar e vá logo fazer as pazes com o seu irmão. Depois volte e dê a oferta a Deus.” (MATEUS 5 v. 21-24)
Por isso veja como trata seu irmão (seu próximo). Maldade e pecado não é só roubar, matar, mas também é xingar, dizer coisas que humilhem as pessoas, que entristeçam os outros. Por isso você deve ter muito cuidado com o que diz, porque suas palavras devem servir para ajudar, alegrar e não para fazer as pessoas se sentirem mal.
A Bíblia nos dá exemplos de pessoas que foram salvas das tragédias por causa do seu amor e respeito a Deus.
“Esta é a história de Noé. Ele foi pai de três filhos: Sem, Cam e Jafé. Noé era um homem direito e sempre obedecia a Deus. Entre os homens de seu tempo, Noé vivia em comunhão com Deus. Para Deus todas as outras pessoas eram más, e havia violência por toda parte. Deus olhou para o mundo e viu que estava cheio de pecado, pois todas as pessoas só faziam coisas más.
Deus disse a Noé:
- Resolvi acabar com todos os seres humanos. Eu os destruirei completamente e destruirei também a terra, pois está cheia de violência. Pegue madeira boa e construa para você uma grande barca. Faça divisões nela e tape os buracos com piche, por dentro e por fora.
E Noé fez tudo conforme o que o Deus Eterno havia mandado. Noé tinha seiscentos anos de idade quando as águas do dilúvio cobriram a terra. A fim de escapar do dilúvio, ele entrou na barca junto com os seus filhos, a sua mulher e as suas noras. Os animais puros e os impuros, os que se arrastam pelo chão e as aves entraram com Noé na barca de dois em dois, macho e fêmea, como Deus havia mandado. Sete dias depois, as águas do dilúvio começaram a cobrir a terra.
No dia dezessete do segundo mês, se arrebentaram todas as fontes do grande mar, e foram abertas as janelas do céu, e caiu chuva sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites. Morreu tudo que havia na terra, tudo que tinha vida e respirava. Somente Noé e os que estavam com ele na barca ficaram vivos. O resto foi destruído, isto é, os seres humanos, os animais domésticos, os animais selvagens e os que se arrastam pelo chão e as aves.” (GÊNESIS 6 v. 9-14 / 7 v. 5-12, 22-23)
Todos são pecadores. Mas aqueles que se esforçam para agradar a Deus e respeitam o próximo, sempre terão a proteção e a ajuda de Deus. E aqueles que fazem o mal, pagarão pelo mal que fizerem. Por isso deem atenção ao que dizem as Escrituras Sagradas, para não serem pegos de surpresa. “O Deus Eterno diz: ‘Eu vou castigar o mundo por causa das suas maldades; vou castigar as pessoas perversas por causa dos seus pecados. Acabarei com o orgulho dos vaidosos e humilharei as pessoas violentas. Quando Eu acabar de castigá-los, as pessoas que ficarem vivas serão mais raras do que o ouro, do que o ouro puro de Ofir. No dia em que Eu, o Eterno, o Todo-Poderoso, mostrar a Minha ira e o Meu furor, farei que os céus tremam e que a terra saia do seu lugar.’” (ISAÍAS 13 v. 11-13)
Que Deus o abençoe!

Fonte: Site - Eu sou quem sou

Deus está agindo! Você é que não está vendo…


Quem nunca pensou “o Senhor se esqueceu de mim” que atire a primeira pedra. Quem nunca disse “o Senhor não está me vendo” que atire o primeiro mouse. Quem nunca achou que “o Senhor não está fazendo nada em meu favor” que faça a primeira crítica no post.
Não, meu amigo, Deus não se esqueceu de você. Ele está vendo você, enxergando muito bem as lágrimas que você derrama escondido. Ele está agindo sim, e em seu favor – você é que não está vendo…
Deixe-me dizer-lhe algumas coisas básicas sobre o agir de Deus: Ele operou no passado, opera no presente e operará no futuro. Sim, é isso mesmo que você ouviu: Deus está trabalhando, e trabalhando para abençoar você. Mas – me pergunta você – por que não estou vendo? É justamente isso que vou lhe responder hoje. Vem comigo?

Recorde o que Deus já fez por você

Sobre o passado, eu tenho duas coisas muito importantes a lhe dizer. A primeira delas é que, se você fizer uma análise de sua vida, daquilo que já lhe aconteceu, observará que o Senhor já fez muita coisa por você. Mas, como não conheço sua vida (e nem gosto de ficar falando da vida dos outros… risos), vou falar da minha vida, ok?
Para começo de conversa, se não fosse o agir de Deus, se não fosse a poderosa mão do Senhor me guardando e protegendo, nem aqui eu estaria, escrevendo toneladas de bobagens neste blog (sim, eu sou bem autocrítico… risos). Eu teria morrido ainda bem criança, atropelado. Ou então, alguns anos depois, afogado. Ou, ainda, depois de convertido, em um acidente automobilístico. E, nesse acidente, não somente eu, mas também meu pai, que estava ao meu lado, e minha mãe e irmãos, no banco de trás do carro. Acho que ainda não escrevi sobre isso… será que alguém tem interesse em saber?
Eu poderia, ainda, citar que Deus me curou de depressão e, por causa disso, eu ainda estou vivo e escrevendo muita bobagem internet afora. De fato, não posso afirmar que o mundo ficou melhor por eu estar vivo… talvez eu não ainda estivesse pronto pro Céu, quem sabe né? Provavelmente, o Céu podia esperar um pouco mais, ou melhor: o Céu queria esperar mais um pouco (risos). Enquanto isso, então, me aguentem. Ou, como diria o Zagallo: vocês vão ter que me engolir!  =)

Pare de ficar remoendo aquilo que passou

E a segunda coisa sobre o passado, agora que vimos que Deus agiu no meu, no seu, no dele, no dela, no nosso, no passado deles? É que você não precisa – nem deve – ficar carregando seu passado nas costas, como se fosse uma mochila cheia de quinquilharias, bugingangas, mequetrefes e salamaleques. Eu já andei bastante de ônibus e metrô. Lotados. Vivo no Brasil, fazer o que, né… faz parte. Mas, se tem uma coisa que incomoda e atrapalha é quando alguém mochilado entra no busão lotado. Quando ele vai passar pelo corredor, com aquela mochila nas costas… mermão, você não tá entendendo: sai da frente, que o trem é sério! #aff
Mas, pior do que mochileiro das galáxias em condução lotada, é quem vive carregando as amarguras, decepções, frustrações e desilusões do passado nas costas. Esse tipo de pessoa não consegue progredir, porque fica carregando esse peso desnecessário, atrapalhando seu presente e amarrando seu futuro. Quer um conselho para sua vida, conselho de amigo? Deixe seu passado para trás (recomendo muito esse post aí, se você sofre desse problema). Enfim, deixe o que ficou para trás no lugar dele: lá no passado. Viva sua vida sem essas amarras. Liberte-se desses grilhões e viva sua vida sem medo de ser feliz.
Sabe as oportunidades perdidas? As traições? As decepções? Os projetos e planos frustrados? Nada disso vale o investimento (desperdício, na verdade) de tempo lembrando dessas coisas. Mas, como parar de ficar relembrando essas coisas que doem? Como sarar de vez essas feridas abertas? Perdoando. Sim, o perdão é a resposta. Para entender um pouco mais sobre o perdão, recomendo ler o artigo de meu amigo Valmir Nascimento, no site CPADNews.
Quer saber de uma coisa? Perdoar é coisa pra gente sábia, que entende que perdoar é fechar as portas para as coisas ruins e abrir a mente e o coração para as boas coisas. Só os tolos e rancorosos não perdoam. Claro, não estou dizendo que seja fácil perdoar – nunca é fácil. Mas, seja sábio e inteligente: perdoe. Precisa de um incentivo para perdoar? Eis aqui um dos bons.

“A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar [perdoar, esquecer] as ofensas. (grifei) Provérbios 19:11
Em uma frase, para ficar fácil de aprender e não esquecer? Então anote o que Deus disse: “Esqueçam o que se foi; não vivam no passado” Is 43.18

Deus está agindo agora, no presente

Deus está agindo agora, no presente, e o fato de não estarmos vendo nada acontecer não quer dizer que Ele não esteja agindo. Mas, por que então não vemos? Alguns motivos básicos que nos cegam para o agir de Deus. Vejamos que conclusões podemos tirar desse verso que fala sobre o presente:
1. nós não vemos o agir de Deus porque não estamos olhando para Ele. Se você não estiver olhando para Jesus, não vai perceber que Ele está agindo. Olhe para Ele, e você vai ver o trabalhar dEle.
2. nós não vemos o agir de Deus porque queremos que Ele faça as coisas do nosso jeito. Observe que o texto diz que Ele vai fazer uma coisa nova e isso significa, entre outras coisas, que não é do jeito que você está querendo ou pensando. Já pensou nisso?
3. nós não vemos o agir de Deus porque cansamos de esperar. Às vezes, perdemos boas oportunidades apenas porque perdemos a paciência e jogamos tudo pro alto. Mas, a Bíblia diz: “ainda que demore, aguarde, porque ela certamente virá”, conforme Habacuque 2.3.
4. nós não vemos o agir de Deus porque não estamos prestando atenção. A vida está tão corrida que estamos, constantemente, perdendo o foco das coisas, precisando sermos lembrados de compromissos, agendamentos e até de contas a vencer. Muitas vezes, ficamos prestando atenção em tantas coisas, e nem notamos as ações divinas. Percebeu?
Um detalhe que merece ser falado: o verso diz que algo novo está surgindo, que Deus está trazendo à luz, ou seja, algo que estava oculto. Ora, por que será que Deus fica escondendo as coisas de nós? Será que Ele é sádico e gosta de ficar nos fazendo sofrer e esperar? Bem… então o que direi de um esposo que esconde de sua amada uma festa de aniversário surpresa? O que digo de um namorado que esconde de sua namorada um presente que ele está comprando para ela? E de um pai que compra um presente e esconde do filho, esperando o momento certo de entregá-lo? Seriam esses exemplos de sadismo? Acho que não.
Então, por que Deus esconde de nós aquilo que Ele está fazendo? Talvez por que Ele nos ama? E quem ama, não sei se você sabe, gosta de fazer surpresas a quem ama. Você ama alguém? Já fez surpresas para essa pessoa? Eu já, e digo que foi muito bom surpreender meu amor (risos). E você já foi surpreendido com um presente inesperado por alguém que lhe ama? Eu também já. Gostou? Eu gostei. E se Jesus te ama, e está querendo lhe fazer uma surpresa? Que tal? Vai mesmo rejeitar a surpresa que Deus está preparando para você?
Deixe-me fazer uma pergunta bem pessoal: você está preparado para o surpreendente de Deus em sua vida? Você está preparado para a surpresa que Deus quer lhe fazer? Entenda: só porque não estamos percebendo o agir de Deus, não devemos pensar que Ele nos abandonou, que se esqueceu de nós, que não ouve nossas orações e nem está atento aos nossos gemidos e lágrimas. E, se Ele ama você, Ele não tem direito de lhe surpreender?
Quer saber? EU quero ser surpreendido por Deus. EU quero receber uma surpresa do Senhor. Eu que sou bobinho, quero, e você, não vai querer?

O melhor de Deus ainda está por vir

Após refletirmos sobre a ação de Deus no passado, bem como da necessidade e nos desvencilharmos do passado, e vermos que a aparente calmaria não é sinal da omissão de Deus, vamos meditar um pouco sobre o futuro agir de Deus. Ou o agir de Deus no futuro, se preferir.
Quando o Senhor diz que vai agir, Ele menciona algumas coisas que vai fazer, então vamos nos debruçar sobre isso e ver o que podemos aprender e que expectativas podemos ter. Não desligue ainda, estamos quase lá.

Caminho no deserto

Deixe dizer duas coisas acerca de deserto, um lugar que conheço razoavelmente bem: no deserto você não sabe como se situar, fica perdido, sem direção. Em qualquer lugar para onde vou, procuro prestar atenção no caminho, seja para retornar ou se for preciso voltar àquele lugar de novo. Tento memorizar ruas, placas, comércios, casas e prédios chamativos para usar como pontos de referência. Tudo para me situar. Mas, no deserto isso não é possível, pois a geografia não muda, o relevo é monótono e repetitivo.
Sem um plano de viagem, ficar perdido no deserto é quase certo. E perder-se no deserto é quase sinônimo de morrer. Percebeu a importância de se possuir um mapa que lhe mostre de onde você saiu, onde está e para onde vai? O google maps faz isso, e muito bem. Em segundo lugar, que outra coisa é importante no deserto? Companhia. Existe melhor companhia do que ter Jesus caminhando ao seu lado, como experimentaram os discípulos a caminho de Emaús?
Outro exemplo de orientação e sentido em viagens pelo desconhecido? Você já ouviu falar de GPS (global positioning system). Basicamente, é um sistema digital que mapeia a terra desde o céu e fica falando para você o caminho a seguir, a próxima curva a virar, quantos quilômetros faltam para chegar, essas coisas. Para muitos, é um verdadeiro anjo da guarda digital. Você está passando por apuros, está em meio ao deserto? Não se preocupe: Deus vai lhe dar uma direção para tirar você dessa situação.

Riachos no ermo

Para entendermos o que Deus quis dizer com isso, precisamos saber o que é ermo. Ermo é um lugar meio inóspito, difícil de se viver. Quase um deserto. Para quem nasceu no sertão, como eu, ermo é um lugar familiar: de dificuldades, provações, superações e de bastante aprendizado, entender o que é ermo é fácil, afinal nasci, cresci e vivi boa parte de minha vida ali.
Mas, o que pode significar um riacho no ermo? Bem, lá no sertão, os rios não são perenes (permanentes), mas temporários. Choveu, tem água no rio, assim como nos desertos. Parou de chover, a água também para. Riachos no ermos significam: refrigero contra o calor, vida no ambiente inóspito e provisão em meio a crise. Está difícil? Não desista ainda: Deus vai fazer um milagre por você.
Sabe, o ermo me persegue. Quando vim morar em Brasília, descobri que aqui tem clima de deserto quando não chove. Meu nariz já sangrou, meus lábios já racharam, meu rosto parecia uma cobra mudando de pele… #aff
Mas, o que mais me chamou a atenção aqui em Brasília é que tiveram que fazer um lago artificial para que o clima da cidade pudesse abrigar os novos moradores que aqui chegassem. Sério: na época da seca, Brasília fica quase inabitável, pois a umidade desce abaixo dos 20% e até para respirar você sente dificuldades. Se não fosse o famoso lago Paranoá, viver aqui em Brasília seria coisa para beduíno.
Agora você entendeu o porquê de Deus dizer que iria fazer correr riachos no ermo? Pois é, assim que é.
Finalmente, quero lhe dizer o seguinte: o melhor de Deus ainda está por vir em sua vida, basta crer no que está escrito. Creia na Palavra de Deus, porque Ele vela pela palavra dEle para a cumprir. Ele não é político para que minta, nem filho de político para que se aproveite de sua boa-fé.
Para concluir, quero lhe perguntar: você está preparado para o novo de Deus em sua vida? Você está preparado para ser surpreendido por Deus? Você está preparado para o que Deus vai fazer?
Pois então se prepare, porque logo que Ele concluir aquilo que Ele está fazendo, vai embrulhar o seu presente e lhe dizer: meu filho, tenho uma surpresa para você!

Wallace Sousa

Ouvir a voz de Deus

  (5 de janeiro de 1893 a 7 de março de 1952),
 
Eu li uma frase do iogue e guru indiano Paramahansa Yogananda e fiquei refletindo sobre ouvir a voz de Deus, a frase é a seguinte.Se a água ficar quieta por muito tempo, o barro se depositará no fundo e a água se tornará clara. Na meditação, quando o barro de seus pensamentos inquietos começa a depositar-se, o poder de Deus começa a refletir-se nas águas claras de sua consciência.
Essa frase é muito profunda e traz grandes ensinamentos. A voz de Deus é muito sutil, e se revela nos momentos de profunda paz e quietude. Hoje em dia estou entendo um pouco melhor porque tantas pessoas dizem que não conseguem sentir a presença de Deus e suas manifestações em suas vidas. É porque elas têm dificuldade de silenciar, de estar em paz consigo mesmas e com o mundo. A verdade é que Deus não está longe delas, são elas que estão longe de Deus. Essas pessoas obscurecem a sua manifestação pacificadora e libertadora. Essa metáfora do barro se aplica perfeitamente a manifestação de Deus em nossas vidas. O barro são as nuvens interiores que obscurecem a presença de Deus.
O mundo em que vivemos hoje não favorece a serenidade, nem a meditação, nem a oração, nem nada que possa dispor do tempo. A sociedade cada vez mais impõe a máxima “tempo é dinheiro”, e a maioria das pessoas fica numa febre para TER mais, e não para SER mais. A diferença entre o TER e SER faz com que a voz de Deus fique muito distante e se torne quase impossível de ser ouvida, porque essa voz se ouve com o coração, e o coração tem que estar livre e sereno para isso.
A mensagem do barro é muito bonita e pode nos ajudar muito. Eu quero me tornar um jarro de águas límpidas, onde o poder de Deus possa se manifestar. Quero que a cada dia eu possa retirar um pouco mais desse barro que afasta o fluxo natural da presença de Deus. E desejo o mesmo a todos que leem esse texto agora. Vamos aprender a silenciar o nosso coração para ouvir a voz de Deus!

 Isaias Costa

O peso da solidão


Definida como um estado de espírito, a solidão, quando se instala no interior de uma pessoa, pode servir-lhe de grande bem ou como algo negativo e prejudicial. Pode ser um bem, à medida que o ser humano necessita estar só, quando realiza um trabalho que exige concentração ou reflete sobre sua vida. Há aqueles que até abençoam a solidão em que vivem, porque sabem desfrutar de seus benefícios. A solidão é negativa quando passa a ser um recuo diante da vida.

Há quatro grandes aspectos em que é possível o ser humano se realizar: o afetivo, o profissional, o social e o pessoal. Ele até pode ser bem-sucedido em alguns deles. Mas justamente no aspecto pessoal, em que descobre quem é, o que deseja, com quem gostaria de estar, que se instala a solidão. Quando a pessoa não está bem consigo mesma, quando não digere mágoas, perdas e tristezas, apresenta o terreno propício para que nela se instalem sentimentos negativos. Pode haver, nesses momentos, dois tipos de reação: a daquela que se sente só e definha, e a de quem se sente só e agride. A solidão é o estado de quem não sabe participar da vida.

A solidão não é apenas circunstancial. Alguém pode morar sozinho e ser muito feliz, pois curte o que faz e se encontra de bem com a vida. Mas para quem não alimenta sonhos, não tem objetivos, não vibra positivamente e não é otimista diante dos acontecimentos, é difícil viver. Pára no tempo e ali fica, emperrado.

As pessoas solitárias normalmente são pessimistas, pois ruminam sempre o lado negativo de seu passado: aquilo que não deu certo. Queixam-se de tudo e de todos, e não sobra nada para ser avaliado.

Algumas até gostam de sofrer e se comprazem em chamar a atenção dessa forma. Porém, outras já nascem com esse sentido de solidão - um vazio interior. Experimentam uma tristeza que não explicam, mas que as afasta dos outros. E preciso vasculhar muito para saber o que aconteceu com elas, para ajudá-las a sair dessa situação.

Os que vivem circunstancialmente sós às vezes são solitários, mas nem sempre sentem solidão. Por exemplo: uma pessoa de 80 anos, que não tem mais parentes, está só pelas circunstâncias. Mas, além das circunstâncias, pode se sentir mais só ainda. Dependendo do temperamento, apesar da situação, ela não sente o peso da solidão: faz-se acompanhar pelo rádio, pela televisão, lê um livro, curte sua casa e suas lembranças. Curte o mundo dela. Existe diferença entre a pessoa que se sente sozinha pela vida e a que se coloca sozinha perante ela. Quantas vezes não ouvimos alguém dizer que, no meio de muita gente, se sente só?

Há ainda a solidão do casamento. Tanto a mulher quanto o homem, quando são fechados diante do companheiro e dos filhos, não sabem como trocar experiências. Já a pessoa só não tem com quem repartir, não tem quem lhe dê a mão.

A primeira coisa que alguém em estado de solidão deve fazer é saber por que se sente só, vazio, infeliz, rejeitado e desinteressado de tudo. Há nele uma mágoa profunda que vem de longe. Tem medo das pessoas, sente depressão e angústia.

Nesses momentos, o importante é ir ao encontro da verdade e tentar administrá-la, com o intuito de superar esse estado. Ficar sentada esperando que tudo caia do céu é utopia. Se há interesse em participar da vida, atualizar-se, ocupar-se com algum trabalho manual, a vida se torna mais suave.

Solidão é um estado de espírito. Quem a sente não está bem consigo e com o mundo. Porém, isso depende da história e da natureza de cada um. Na natureza, há a índole e o meio ambiente, duas forças muito poderosas. Às vezes, o meio ambiente é péssimo, mas a índole é ótima. A pessoa supera esse aspecto negativo de sua vida. Outras vezes, acontece o contrário, e ela também supera. Porque há naturezas iguais com histórias diferentes, de pessoas que reagem de forma distinta. Irmãos da mesma família, por exemplo, criados do mesmo jeito, com as mesmas dificuldades, posicionam-se distintamente diante da vida: um se torna encolhido para sempre; outro é a personificação da agressividade, enquanto o terceiro caminha tranqüilo pela vida afora. Sua natureza difere da dos demais irmãos. É algo maior que não se explica e que nós, seres humanos pequenos e finitos, não entendemos.

Para vencer a solidão, além de saber a causa, o indivíduo precisa saber o que o tiraria desse estado. E batalhar para conseguir isso. Para cada pessoa existe um caminho diferente, e deve-se lutar para alcançá-lo. A resposta negativa da vida ela já tem, agora é preciso buscar a positiva, pois a solidão costuma matar de tristeza. A pessoa vai se atrofiando e, quanto mais fraca ficar, menos condições de reagir tem.

Maria Helena Brito Izzo

A falta de compreensão


O ser humano levado pela imaturidade que lhe faz companhia desde tempos imemoriais, acostumou-se a tudo querer sob a ótica do imediatismo, ao sabor da sua vontade, sem paciência para esperar que as coisas aconteçam no momento adequado, sem observar que a natureza não dá saltos, e que tudo está preestabelecido pelas sábias Leis que regulam o universo.
De certa forma essa atitude do homem, pode ser explicada não só pela sua imaturidade, como também pela ausência de amor em seu estado presente, o que não lhe faculta uma melhor visão da vida em seus múltiplos aspectos, pois é o amor que ilumina e harmoniza a criatura, é a alma da felicidade que preenche todos os vazios e aspirações do ser humano.
As pessoas carentes e perturbadas pela febre das posses externas acreditam que a felicidade reside na sucessão das glórias que o poder faculta e nos recursos que amealha. Ledo equívoco, por que o tormento da posse aflige e impulsiona a sua vítima a metas cada vez mais desmedidas, tornando sua existência numa busca desenfreada para possuir cada vez mais, não refletindo que a felicidade independe do que se tem momentaneamente, mas sim daquilo que se é, estruturalmente constituído pelo amor, sem necessidades de gestos grandiosos, manifestando-se nos pequeninos acontecimentos e situações naquele que o abriga.
Esta compreensão que o amor propicia conduz à solidariedade nos momentos difíceis, nas grandes dores, na solidão, na amargura que periodicamente aflige todas as criaturas, e que enquanto a pessoa não experimenta o suave envolvimento do amor, vive movimentando-se nas heranças dos desejos, nas teias dos instintos, sofrendo sempre quando os seus interesses não se encontram atendidos e suas aspirações não são correspondidas.
Preciso se faz ao homem entender que nos localizamos no contexto universal, e nossa tarefa essencial é a de auto-iluminação, que logo se desdobra em serviço a favor do progresso próprio e do seu semelhante, mediante a consideração pela ordem, não a violando, nem a submetendo aos caprichos e desejos que lhe predominam no mundo íntimo.
Alimentada pela seiva nutriente do amor, desenvolve-se no indivíduo os demais sentimentos da compaixão e da ternura, da caridade e do perdão, que são as partituras que mantêm as belas, suaves e harmoniosas melodias da vida.
Quanto mais se ama, mais nos inundamos de bênçãos alcançando as demais criaturas e envolvendo tudo a nossa volta, tornando-nos mais sadios, alegres, otimistas, sem preocupação doentia de possuir nada além do necessário para o nosso conforto e manutenção, entendendo definitivamente que os bens materiais não são capazes de nos fornecerem felicidade por mais que os tenhamos em abundância.

José Francisco Costa Rebouças

Só isso


Não sei em qual ponto do dia está, mas certamente, desde o momento em que acordou até aqui (mesmo que tenha acordado recentemente) já sofreu uma incrível sobrecarga de informações de todas as naturezas.
Dificilmente percebemos a carga de condicionamento embutida nessas informações que, se não passarem pelo crivo da reflexão e da consciência, nos transformará em bonecos amedrontados, distraídos e consumistas.
Nosso interior que deveria ser de paz e silêncio, fica conturbado, inquieto, cheio de pseudo necessidades. Se você disser “comigo não”, é porque ainda não percebeu que, de um jeito ou outro, todos nós que moramos nas cidades, que temos nossos carros, nossos trabalhos, nossos compromissos, de alguma maneira compomos esse cenário, portanto a questão é: Qual seu nível de intoxicação?
Minha intenção hoje é apenas te lembrar que nesse instante tem bilhões de variáveis, de novos desfechos, de outras possibilidades de caminhos acontecendo a sua volta. Há outras portas, muitas saídas, desdobramentos que sequer passaram por sua cabeça. Está tudo acontecendo agora e você não vê. Cego pelo condicionamento, tateando no escuro por conta da sobrecarga que aceitou carregar.
Portanto, esteja você aonde estiver, fazendo o que estiver fazendo, pensando seja lá no que for, quero apenas dizer que sua preocupação também é um condicionamento, Sua falta de confiança no fluxo da vida é falta de visão. Seu medo, que lhe projeta para o futuro ou lhe fixa no passado é restrição de olhar. A aparente falta de alternativas é reflexo de sua falta de consciência.
Descanse, acalme-se, aquiete-se. Toda preocupação que embute em qualquer acontecimento apenas deixa as coisas mais difíceis.
Dê uma chance para a vida e, ao invés de se debater, ouça o que ela tem a dizer.
Acredite, tudo ficará mais leve naturalmente e você perceberá que a solução que tanto se esforçou para ver, já estava ai. Aquiete-se para perceber. Só isso.

Flavio Siqueira