terça-feira, 24 de março de 2015

Conhecer...



Estelionato é uma palavra oriunda do termo em latim stellionatu, que significa uma prática criminosa, que ocorre quando alguém vende, hipoteca ou cede alguma coisa para mais de uma pessoa, enganando as duas. Um estelionatário obtém vantagens para ele próprio através da utilização de uma fraude.

O estelionato é exposto no Código Penal Brasileiro (Título II, Capítulo VI, Artigo 171) como crime econômico, que é descrito como o ato de "obter, para si ou para outro, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento." A pena para a prática de estelionato pode ir de 1 a 5 anos, e multa.

Para que se verifique o estelionato, devem ser cumpridas quatro premissas: o praticante deve obter uma vantagem (1) e prejudicar outra pessoa (2), sendo que para isso utiliza um esquema (3) que instiga alguém a errar (4).

Os seguintes atos constituem prática de estelionato: executar a venda do mesmo objeto para mais de uma pessoa, passar cheques sem fundo, ou vender um produto falsificado ou com defeito, escondendo isso do pessoa que efetua a compra.

Relativamente à etimologia desta palavra, alguns autores afirmam que ela deriva do termo stellio, um lagarto que muda de cor para se camuflar e enganar os insetos que fazem parte da sua cadeia alimentar.

Em Dezembro de 2012, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania), aprovou uma proposta que visava a redução das penas relativas a crimes não violentos, como o estelionato e furto. De acordo com essa proposta, se o praticante de estelionato for réu primário e o prejuízo em questão for pequeno, a pena de reclusão poderia ser substituída pela de detenção, pode também ser reduzida ou pode ser aplicada apenas a pena de multa. Esta proposta passou para projeto de lei nº 4894/2012, no entanto essa proposta não entrou em vigor, por ainda não ter sido aprovada.

Estelionato previdenciário
O estelionato previdenciário é aquele que é praticado contra uma entidade da Previdência Social (assistência social, beneficência, entidade de direito público ou instituto de economia popular). Nestes casos, o Código Penal Brasileiro afirma que a pena pode aumentar em um terço.

Formação de Quadrilha

CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

Art. 288. Associarem-se 3 (três) ou mais pessoas, para o fim específico de cometer crimes: (Redação dada pela Lei nº 12.850, de 2013) (Vigência)
Pena - reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos. (Redação dada pela Lei nº 12.850, de 2013) (Vigência)
Parágrafo único. A pena aumenta-se até a metade se a associação é armada ou se houver a participação de criança ou adolescente. (Redação dada pela Lei nº 12.850, de 2013) (Vigência)

Seja Deus exaltado e o homem humilhado!


Quem fez cada animal com o seu jeito de ser?
1 “Você sabe quando nascem os cabritos selvagens ou já viu nascerem as corças?
2 Você sabe quantos meses as suas fêmeas levam para darem cria ou qual é o momento do parto?
3 Você sabe quando elas se abaixam para dar cria, trazendo a este mundo os seus filhotes?
4 Os filhotes crescem fortes, no campo; depois vão embora e não voltam mais.
5 “Quem deu a liberdade aos jumentos selvagens? Quem os deixou andar soltos, à vontade?
6 Eu lhes dei o deserto para ser a sua casa e os deixei viver nas terras salgadas.
7 Eles não querem saber do barulho das cidades; não podem ser domados, nem obrigados a levar cargas.
8 Eles pastam nas montanhas, onde procuram qualquer erva verde para comer.
9 “Será que um touro selvagem vai querer trabalhar para você? Será que ele vai passar a noite no seu curral?
10 Será que você consegue prendê-lo com cordas ao arado a fim de arar a terra ou puxar o rastelo?
11 Será que você pode confiar na grande força que ele tem, deixando por conta dele o trabalho pesado que há para fazer?
12 Você espera que ele traga o trigo que você colher e o amontoe no terreiro?
13 “Como batem rápidas as asas da avestruz! Mas nenhuma avestruz voa como a cegonha.
14 A avestruz põe os seus ovos no chão para que a areia quente os faça chocar.
15 Ela nem pensa que alguém vai pisá-los ou que algum animal selvagem pode esmagá-los.
16 Ela age como se os ovos não fossem seus e não se importa que os seus esforços fiquem perdidos.
17 Fui eu que a fiz assim, sem juízo, e não lhe dei sabedoria.
18 Porém, quando ela corre, corre tão depressa, que zomba de qualquer cavalo e cavaleiro.
19 “Jó, por acaso, foi você quem fez os cavalos tão fortes? Foi você quem enfeitou o pescoço deles com a crina?
20 É você quem os faz pular como gafanhotos e assustar as pessoas com os seus rinchos? 
21 Impacientes, eles cavoucam o chão com as patas e correm para a batalha com todas as suas forças.
22 Eles não têm medo. Nada os assusta, e a espada não os faz recuar.
23 Por cima deles, as flechas assobiam, e as lanças e os dardos brilham.
24 Tremendo de impaciência, eles saem galopando e, quando a corneta soa, não podem parar quietos.
25 Eles respondem com rinchos aos toques das cornetas; de longe sentem o cheiro da batalha e ouvem a gritaria e as ordens de comando.
26 “É você quem ensina o gavião a voar e abrir as asas no seu voo para o Sul?
27 Será que a águia espera que você dê ordem a fim de que ela faça o seu ninho lá no alto? 
28 Ela mora nas pedras mais altas e no alto das rochas constrói o seu ninho seguro.
29 Dali enxerga o animal que ela vai atacar, os seus olhos o avistam de longe.
30 Onde há um animal morto, aí se ajuntam as águias, e os filhotes chupam o sangue.”


Comentário:

Mais uma análise de cunho científico da parte de Deus. Agora utilizando os animais. Treze são mencionados em ambos os discursos, alguns mais detalhadamente.
Propósito da análise: Demonstrar à Jó a sabedoria, poder e bondade de Deus. Várias perguntas, porém não com o objetivo de obter respostas, mas conduzir Jó a: humilhação, arrependimento, confissão e adoração.
Estas perguntas não deveriam ser tediosas para nós. (1) Elas são fascinantes do ponto de vista científico. Apesar de tudo, Deus nos mandou sujeitar e dominar a terra, que devemos começar com o conhecimento dela. (2) Elas refletem algo sobre o caráter de Deus. Portanto, vamos considerar os animais!

1. Leão, v. 39-40.
“Rei dos animais”. Não caçamos para eles!
1) Não precisamos, pois eles caçam para si mesmos.
2) Não ousaríamos, pois ao invés de comerem a presa que lhes trouxermos, eles nos comeriam!
Os leõezinhos são alimentados por Deus. Salmo 104: 21 - Os leõezinhos bramam pela presa, e de Deus buscam o seu sustento. Porém, Deus cuida muito mais do seu povo, Salmo 34: 10 - Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao SENHOR bem nenhum faltará.

2. Corvo, v. 41.
Deus alimenta os corvos! Deus interpreta seus gritos como “orações” dirigidas a Ele em prol do seu sustento! (OBS:Que isso nos encoraje a orar, não importando quão fracas sejam nossas orações!) Eles andam e vagueiam, sacudindo as asas em suas “orações” (OBS:assim deveríamos colocar os pés em nossas orações).
Deus é bom para eles.
OBS: Vemos a mesma declaração no N.T.: Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves? (Lucas 12: 24). Confie em Deus!

III-IV. Cabras montesas, Corsa, 39: 1-4.

Cabras das montanhas, cervas. Em especial, quanto a sua reprodução,
Ciclo de vida desde o nascimento até a idade adulta. Lutando para nascer.
Henry: “Este fato deveria servir de conforto para as mulheres, quando em trabalho de parto, pois se Deus ajuda até mesmo as corsas quando do nascimento dos seus filhotes, não ajudaria e socorreria aquelas que têm uma aliança com Ele, ao darem a luz aos seus filhos?”
A bondade de Deus em estar presente no seu nascimento, provendo alimento (v. 4).

V. Jumento selvagem, v. 5-8.

Barnes: “Não é muito fácil para nós entendermos estas alusões, pois temos uma visão proverbial do jumento como sendo um animal estúpido, teimoso, obstinado, e que empaca à toa. Porém, não era esta a visão de antigamente, pois eles são mencionados como se distinguindo por sua velocidade, espírito selvagem e insubordinado.”
Como se Deus dissesse: “Jó, você é quem o fez selvagem? Você pode domá-lo? (v. 5). Eu sou Aquele que o criou para viver em seu habitat natural (v. 6-8).”
- Se não somos capazes de governar este tipo de animal selvagem, não seria uma grande pretensão tentar governar a Deus?

VI. Boi selvagem, v. 9-12.
Provavelmente um tipo de boi selvagem ou o búfalo, agora extinto: um animal muito largo, com mais de 1,8 metros de largura entre os ombros! Ele era forte, com chifres e selvagem... indomável, impossível de ser utilizado no trabalho rural.
“Jó, você não pode fazer com que o boi selvagem o sirva, ou faça a sua vontade, sendo assim, você pensa que pode fazer isso com Aquele que é o seu Criador?!”

VII. Avestruz, v. 13-18.
Muitos estudiosos pensam se tratar da cegonha aqui (ver margem), em contraste com o avestruz. A cegonha é bem conhecida pelo espírito materno e familiar.
Não é um fazedor de ninhos, mas esconde seus filhotes na terra, sem se preocupar se serão pisoteados. Algumas vezes um avestruz “estranho” poderia esquentá-los durante a noite! Tudo isso faz parte do instinto animal dado por Deus, v. 17. Ao usar suas asas, ele pode ultrapassar um cavalo!

Observe:
1. Podemos aprender mais a respeito de Deus e dos Seus caminhos através da criação, do que pensamos num primeiro momento! Seja um estudante, um observador de toda criação. Veja algo do Criador.
2. Deus está perfeitamente familiarizado com a Sua criação. Um perfeito conhecimento daquilo que Ele mesmo criou! (O homem tem aprendido muito da criação desde os dias de Jó. Porém, nosso conhecimento é ainda imperfeito, sujeito a correção e adição.)
3. Deus providencialmente satisfaz o apetite, provê o habitat adequado e preserva a vida dos animais. Ele é bom e compassivo para aquela multidão de criaturas que não foram feitas à Sua imagem e semelhança. Ele as supre abundantemente. (E para alguns Ele faz com que sejam o suprimento, devido à maldição! Considere a Sua soberania!) Ele poupou a Nínive, em parte, por causa dos seus muitos animais! Ele se preocupa pelo menos com o boi que trilha o grão! Como Ele é bom! Jesus mesmo foi cercado de animais quando do seu nascimento.
Seja gentil com os animais! Deus o é! Até mesmo aqueles animais que são de grande proveito ao seu proprietário! Aqueles animais que nós nem sequer pensamos, ou nos preocupamos, Deus pensa e cuida deles! Ele não se esquece nem mesmo de um pardal (Lucas 12: 6)! Contemple Sua bondade! Ele se preocupa muito mais com o homem feito a Sua imagem e semelhança, em especial, com os Seus filhos e filhas, remidos pelo sangue de Cristo! Ninguém pode acusá-Lo de não se importar!

Note Salmo 104: 11-35 (especialmente, v. 28). (Um dos muitos textos paralelos.) Que nos leva a nos regozijarmos e alegrarmos.

Deus dá continuidade a Sua análise de cunho científico. Perguntas acompanhadas de observações relevantes. Obviamente, estamos apenas arranhando a superfície. Não se trata de uma análise detalhada de cada aspecto da vida dos animais mencionados. E, é claro, Deus poderia se estender e aprofundar muito mais! Porém, Ele falou tudo o que precisava ser dito. Jó entendeu a mensagem. Que possamos fazer o mesmo!

- Nós deveríamos apreciar e admirar o método de Deus; usar a criação para “ensinar” Jó. (Pense no galo “pregando” para Pedro!) Sejamos estudantes da criação, ou pelo menos, observadores cuidadosos, a fim de mantermos a perspectiva correta da grandeza, poder, sabedoria e bondade de Deus, assim como a nossa pequenez e dependência, não esquecendo o grande interesse de Deus por nós.

I. Cavalo, v. 19-25.
Mencionado no verso 18, como sendo debochado pelo avestruz, numa corrida. Mas, cada uma das criaturas de Deus tem o seu ponto forte. Em ocasiões de perigo, ou numa batalha, o avestruz não é apto para este tipo de tarefa! Ele é conhecido por se esconder. Mas o cavalo é ideal (ex: projetado por Deus) para isso. Ele é forte e destemido na batalha. O cavalo de guerra é o que está em vista aqui (não o cavalo utilizado no plantio, corrida, etc.).
Do ponto de vista literário, estes versículos são considerados inigualáveis, pela beleza da descrição deste animal.
Imagine o impetuoso cavalo, num vale (lugar de batalhas com montaria) ávido pela batalha, impaciente enquanto aguarda, bufando, relinchando, causando temor ao inimigo, e ao mesmo tempo inspirando o cavaleiro, fazendo tremer a terra, respirando ofegante, com sua crina flutuando no ar, enquanto corre para o campo de batalhas. Sem temor. Vitorioso no que faz. Corajoso, intrépido. (você não pode assustá-lo, como faz com um gafanhoto! V. 20.) Ele Corre tão rápido, que parece engolir o chão, levanta uma nuvem de poeira e ignora o chamado para recuar (v. 24). A batalha está no seu sangue! É feliz naquilo que faz, v. 25.
Primeira menção: Os cavalos e carros de Faraó, ao perseguirem Israel, foram engolidos pelo mar.
Última menção: Logos de Deus e os santos, montados em cavalos brancos, vencendo a besta, o falso profeta e os reis da terra (Apoc. 19).
A bondade de Deus em prover um animal tão forte para servir ao homem (de várias maneiras), diferente do boi selvagem e do avestruz. Deus poderia ter feito todos os animais inúteis, mas Ele nos deu o cavalo, que pode ser governado a partir de um freio colocado em sua boca (Tiago 3: 3).
Nota: As guerras são uma forma de Deus controlar a terra. Ele preparou o cavalo para isso (embora não conhecida pelo homem até depois da queda).
Mas, Deus é maior do que os cavalos! Ele os fez! Ele disse: O cavalo é falaz para a segurança; não livra ninguém com a sua grande força (Salmo 33: 17). Não se deleita na força do cavalo, nem se compraz nas pernas do homem (Salmo 147: 10). Deus menciona a falácia desses animais. (OBS:Coitado dos homens que adoram os animais!...como a vaca, o elefante, o jaguar. Somem-se a isso aqueles que defendem os direitos dos animais atualmente.)

II. Gavião, v. 26.
Após a batalha, aves de rapina se alimentam dos cadáveres, desfrutando dos despojos!
Como eles voam? Jó por algum acaso os ensinou? Não, eles é que nos ensinam! A teoria sobre o vôo só foi desenvolvida nos tempos mais modernos. Pense como estas aves enormes foram projetadas para voar, possuindo penas muito leves e ocas, assim como seus ossos, tudo bem balanceado, etc. Que obra maravilhosa de engenharia! Mais uma magnífica obra de Deus!
Barnes: “Um falcão que pertenceu ao rei Henrique IV da França, escapou da cidade de Fontainebleau, sendo encontrado, vinte e quatro horas depois, no arquipélago de Malta. A distância percorrida pelo falcão foi de 2.170 km, numa velocidade média de 91,7 Km/h, supondo-se que ele tenha voado o tempo todo, sem interrupções. Esta extraordinária velocidade é uma prova da sabedoria divina.”
A migração para regiões mais quentes, a fim de preservar a espécie, é mais uma demonstração da bondade de Deus para com estas criaturas finitas, que implantou nelas tanto a habilidade, quanto o instinto de sobrevivência.

III. Águia, v. 27-30.
Pode voar muito alto, mesmo em linha reta, até o ponto de a perdermos de vista (OBS:Isaías 40: 35). Constrói imensos ninhos, que chegam muitas vezes a pesar toneladas, e em lugares inacessíveis. Possui uma visão tremendamente poderosa, v. 29, para caçar. O poeta Grego, Homero, escreveu a respeito disso em 800 AC! Ela ainda se destaca pela sua velocidade de descida na caça de presas vivas. Barnes: “No ano de 1737, na Noruega, um menino de dois anos de idade foi carregado por uma águia à vista dos seus pais. Anderson, em sua história sobre a Islândia afirma que naquela ilha, crianças entre quatro e cinco anos de idade, tiveram o mesmo destino.”
Quem iria limpar o campo de batalha? Esta era a ferramenta de Deus para este tipo de limpeza.! V. 30. Provida de garras e bico próprios para rasgar e devorar, literalmente corta até chegar aos ossos. Isto mostra a bondade de Deus em criar tanto o animal que vai para a guerra, quanto aquele que limpa as carcaças que ficam expostas pelas baixas da guerra, antes que estas apodreçam e espalhem doenças!

Observe:

1. Precisão inspirada nestas descrições, confirmada mais ainda através dos anos.
2. O Construtor destas criaturas tem mais poder e sabedoria do que elas. Portanto, vamos exaltar o Criador acima da criação. Não olhe para a criação como um fim em si mesmo. Salmo 145: 9-16: 147. Seja Deus exaltado e o homem humilhado!
3. Se Deus é bom para com Suas criaturas menores, cuidando e provendo para elas, como não o seria muito mais bondoso e cuidadoso com os Seus remidos! Esta é, sem dúvida nenhuma, a mensagem de Deus para Jó em Sua análise científica. Este grande e poderoso Deus é quem cuida de você, crente em Jesus Cristo! I Pedro 5: 7.

Se porventura Deus falasse, o que ele diria de você!

ME

8 O Senhor Deus me disse: “Escreva a mensagem numa tábua a fim de que fique registrada para sempre como testemunha eterna contra o povo.
9 Pois são gente rebelde, pessoas mentirosas, que não querem ouvir a lei do Senhor.
10 Eles pedem aos videntes que não tenham visões e dizem aos profetas: ‘Não nos anunciem a verdade; inventem coisas que nos agradem.
11 Deem o fora! Parem de nos amolar! Não nos falem mais a respeito do Santo Deus de Israel!’ ”
12 Por isso, o Santo Deus de Israel diz ao seu povo: “Vocês rejeitam a minha mensagem e põem a sua confiança e a sua fé na violência e na mentira.
13 Portanto, esse pecado vai trazer a ruína para vocês; ele será como uma brecha que vai se abrindo num muro alto: de repente, o muro desmorona e cai no chão.
14 Vocês serão completamente destruídos, como um vaso de barro que se quebra: não sobra nem um caco que sirva para tirar brasas do fogo ou para tirar água do poço.”
15 O Senhor, o Santo Deus de Israel, diz ao seu povo: “Se voltarem para mim e ficarem calmos, vocês serão salvos; fiquem tranquilos e confiem em mim, e eu lhes darei a vitória. Mas vocês não quiseram fazer o que eu disse.
16 Pelo contrário, disseram assim: ‘Não! Nós vamos montar cavalos ligeiros e assim escaparemos do inimigo!’ Pois fujam, se puderem; mas os cavalos dos inimigos são mais ligeiros do que os seus.
17 Mil de vocês fugirão de um só inimigo que os atacar, cinco inimigos farão com que todos vocês fujam. Os poucos que restarem parecerão um mastro de bandeira sozinho no alto de um morro.”

Deus ainda fala com as pessoas...


Primeira resposta do Senhor a Jó
1 Depois disso, do meio da tempestade, o Senhor deu a Jó a seguinte resposta:
2 “As suas palavras só mostram a sua ignorância; quem é você para pôr em dúvida a minha sabedoria?
3 Mostre agora que é valente e responda às perguntas que lhe vou fazer.
Eu criei o mundo
4 “Onde é que você estava quando criei o mundo? Se você é tão inteligente, explique isso.
5 Você sabe quem resolveu qual seria o tamanho do mundo e quem foi que fez as medições?
6 Em cima de que estão firmadas as colunas que sustentam a terra? Quem foi que assentou a pedra principal do alicerce do mundo?
7 Na manhã da criação, as estrelas cantavam em coro, e os servidores celestiais soltavam gritos de alegria.
8 “Quando o Mar jorrou do ventre da terra, quem foi que fechou os portões para segurá-lo?
9 Fui eu que cobri o Mar com as nuvens e o envolvi com a escuridão.
10 Marquei os seus limites e fechei com trancas as suas portas.
11 E eu lhe disse: ‘Você chegará até este ponto e daqui não passará. As suas altas ondas pararão aqui.’
De onde vêm a luz e a escuridão?
12 “Jó, alguma vez na sua vida você ordenou que viesse a madrugada e assim começasse um novo dia?
13 Você alguma vez mandou que a luz se espalhasse sobre a terra, sacudindo os perversos e os expulsando dos seus esconderijos?
14 A luz do dia mostra as formas das montanhas e dos vales, como se fossem as dobras de um vestido
ou as marcas de um sinete no barro.
15 Essa luz é clara demais para os perversos e os impede de praticar a violência.
16 “Jó, você já visitou as nascentes do mar? Já passeou pelo fundo do oceano?
17 Alguém já lhe mostrou os portões do mundo dos mortos, aquele mundo de escuridão sem fim?
18 Você tem alguma ideia da largura da terra? Responda, se é que você sabe tudo isso.
19 “De onde vem a luz, e qual é a origem da escuridão?
20 Você sabe mostrar a elas até onde devem chegar e depois fazer com que voltem outra vez ao ponto de partida?
21 Sim, você deve saber, pois é bem idoso e já havia nascido quando o mundo foi criado…
Quem faz a neve e as chuvas de pedra?
22 “Você alguma vez visitou os depósitos onde eu guardo a neve e as chuvas de pedra, 23 que ficam reservadas para tempos de sofrimento e para dias de lutas e de guerras?
24 Você já esteve no lugar onde nasce o sol ou no ponto onde começa a soprar o vento leste?
Quem faz a chuva, o orvalho, a geada e o gelo?
25 “Quem foi que abriu um canal para deixar cair os aguaceiros e marcou o caminho por onde a tempestade deve passar?
26 Quem faz a chuva cair no deserto, em lugares onde ninguém mora?
27 Quem rega as terras secas e despovoadas, fazendo nascer nelas o capim?
28 Será que a chuva e o orvalho têm pai?
29 E quem é a mãe do gelo e da geada, 30 que faz com que as águas virem pedra e que o mar fique coberto por uma camada de gelo? Você conhece as leis que governam o céu?
31 “Será que você pode amarrar com uma corda as estrelas das Sete-Cabrinhas ou soltar as correntes que prendem as Três-Marias?
32 Você pode fazer aparecer a estrela-d’alva, ou guiar a Ursa Maior e a Ursa Menor?
33 Você conhece as leis que governam o céu e sabe como devem ser aplicadas na terra?
Quem pode derramar água em forma de chuva?
34 “Será que a sua voz pode chegar até as nuvens e mandar que caia tanta chuva, que você fique coberto por um dilúvio?
35 Você pode fazer com que os raios apareçam e venham dizer-lhe: ‘Estamos às suas ordens?’
36 Quem deu sabedoria às aves, como o íbis, que anuncia as enchentes do rio Nilo, ou como o galo, que canta antes da chuva?
37 Quem é capaz de contar as nuvens? Quem pode derramar a sua água em forma de chuva, 38 que faz o pó virar barro, ligando os torrões uns aos outros? Quem dá de comer aos animais e às aves?
39 “Será que é você quem dá de comer às leoas e mata a fome dos leõezinhos, 40 quando estão escondidos nas suas covas ou ficam de tocaia nas moitas?
41 Quem é que alimenta os corvos, quando andam de um lado para outro com fome,
quando os seus filhotes gritam a mim pedindo comida?

Comentário:

A grande reviravolta nos discursos! Todos concordam que esta é a porção mais sublime do livro (Ex: a maior, mais bonita e tremendamente inspiradora). Imagine a cena do v. 1: O solitário, doente e franzino Jó, sentado sobre cinzas, coçando-se com um caco te barro, cercado de miseráveis confortadores, que agora permaneciam em silencio, e na presença de um que o colocara em silencio (Eliú), com uma grande tempestade a caminho...nuvens escuras, redemoinhos...

Finalmente Deus falou! OBS:Deus tem sempre a última palavra! Ai daqueles que pensam que podem debater com Ele!

Eliú tinha preparado o caminho para que Deus falasse. OBS:Este é o dever do ministro. Compare com João, o Batista, que preparou o caminho do Senhor.

- Devemos prestar atenção nos ministros de Deus que fielmente pregam Sua Palavra.

- Se não aprendemos com os ministros de Deus, então Ele poderá nos ensinar de outra maneira, como através de um redemoinho, por exemplo! Ele sabe como obter nossa atenção, produzir arrependimento. Um chamado específico, mesmo depois da nossa conversão, na vida Cristã.

Dois discursos principais, com respostas de Jó após cada um deles (40: 3-5; 42: 1-6)

I. Introdução. V.1

Depois disto o SENHOR, somente uma vez, nos discursos anteriores, este nome JEOVÁ, EU SOU, é utilizado (12: 9. E nenhum dos seus amigos se dirigiu diretamente a Deus). Este nome indica a Sua autoexistência, imutabilidade e fidelidade. Este nome, por si mesmo, deveria trazer conforto e ajuda para Jó, como também para nós.

Respondeu a Jó, que misericórdia da parte de Deus em descer para falar com Jó! O silencio de Deus é mais terrível! Melhor ouvir uma repreensão da parte de Deus do que não ouvi-lo. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te (Apoc. 3: 19).

De um redemoinho, Se Jó houvesse respondido anteriormente da mesma maneira que respondeu a Eliú, talvez Deus não precisasse falar! OBS:Mas, somente Deus pode convencer e converter.

- Em tempos de providências extraordinárias e incomuns, dê atenção especial à voz de Deus. “Senhor, que queres que eu faça?”

- O que aparenta ser um sinal de ira, para destruir e ameaçar, pode ser um meio pelo qual Deus mostra a sua misericórdia. Uma tempestade é uma grande benção, se Deus estiver falando conosco através dela.

II. Pergunta inicial, v.2.

Quem é este, como se perguntando: “Quem é você? Quem você pensa que é Jó? Ele se dirige a Jó, e não a Eliú, como alguns supõem, v.1.

Escurece o conselho...Como Eliú já havia registrado, Jó tinha ido “longe demais” em alguns dos seus discursos. Ele falou precipitadamente, sem pensar direito, e foi ignorante ao questionar os propósitos e a bondade de Deus para com ele.

- Deus é um Deus de conselho, ex: propósito ou conselho, sabedoria e pré-conhecimento. Mas, isto é um segredo Seu, a menos que seja do agrado dEle revelar a nós. Somos limitados, nossa capacidade tem limites. Mas, Ele é ilimitado e infinito. Um Deus de profundos e ocultos propósitos.

- Deveríamos tratar com muita cautela os segredos de Deus, não ofuscando, obscurecendo, ocultando, ou confundindo, a fim de não causarmos mais mal do que bem! Sempre mencione o Seu nome com reverência, temor e humildade, tratando os assuntos referentes ao Seu designo e propósitos com “prudente e especial cuidado”

- Silencio é melhor do que palavras sem conhecimento. Quantas palavras sem conhecimento são proferidas em discussões teológicas! (Henry diz que os debates a respeito do Lapsarianismo (Eleição) fazem parte desta categoria). Quaisquer palavras sobre Deus que não esteja em conformidade com Sua revelação escrita, são palavras sem conhecimento.

- Nunca devemos interpretar a providência de forma contrária ao caráter de Deus. Nunca duvide da bondade de Deus para com os Seus eleitos!

Note que Deus reprova Jó, não pela sua vida anterior (como fizeram os três), mas por suas palavras no presente. Este assunto foi levantado somente após o capítulo 3.

Note que Deus não acusa Jó de impiedade (era o que Satanás queria), mas de ignorância. OBS:Devemos ter discernimento, tendo cuidado para não acusar falsamente alguém de impiedade, quando o problema pode ser simplesmente de ignorância.

III. Deus desafia Jó, v. 3.

Cinge os teus lombos = preparação para uma ação extenuante. “Jó, prepare-se! Estou lhe dando aquilo que você pediu. Mas, isso será muito difícil para você!”

Como homem = “Quem é você? Você é apenas um homem...um homem que ousou me questionar (em certos aspectos)!”

“Eu farei as perguntas, e você me dará as respostas. (Se você não quer responder a Eliú, então responda a mim. Jó, você não pode ficar em silencio comigo!)”

Isto é o que Jó havia desejado, comparecer um dia diante do tribunal de Deus. Cap. 13: 22; 23: 3-4; 31: 35. Ele tinha a confiança que seria declarado inocente. Mas, veja só, ele logo se declara culpado, 42: 3! (Outra prova de que Deus está falando com Jó, não com Eliú).

- Cuidado com aquilo que você pede para Deus!

- Cuidado com a autoconfiança, para não perder a perspectiva de que em última instância, somos pecadores diante de Deus. Todos devemos ser humildes diante dEle.

- Cuidado para não sentenciar a Deus! Confiança vs. presunção.

Observe:

1. Embora sendo perfeito e reto, Jó ainda necessitava ser mais humilde, quanto mais nós!? Portanto, espere que Deus venha a interferir em sua vida, interromper, etc.

2. Melhor cingir os lombos para trabalhar para Deus, do que debater com Ele! Melhor contender por Ele, do que com Ele.

3. O Jó que surgirá após isso, será um Jó mais humilde e santo. Por isso, Deus fez mais do que mostrar a tolice do propósito de Satanás. O ataque de Satanás, inconscientemente, se tornou uma ocasião para uma maior santificação! Green p. 140. Admiremos os caminhos de Deus!!

#54 “Onde estavas tu?”

Jó 38: 4-11

Deus pede respostas à Jó, v. 3.

Observações Gerais:

1. Henry Morris contou 77 perguntas! As respostas de Jó demonstram que Ele entendeu a mensagem em alto e bom som.

2. Em ambos os discursos nós vemos Deus fazendo uma “Análise Científica”. Aqui há boas sugestões para pesquisas. Realmente, algumas questões foram em grande medida respondidas, enquanto outras permanecem virtualmente sem respostas.

3. Esperávamos que Deus respondesse as perguntas de Jó sobre suas provações. Ao invés disso, Ele faz uma análise científica! (o que para muitos parece irrelevante, mas está longe disso). Deus não fica na defensiva. Deus não precisa se defender a si mesmo... explicar as razões do seu governo, providências. (Antes, Deus parece zombar de Jó com estas perguntas. “Onde estavas tu?”) É para o benefício de Jó, não o seu próprio, que Deus fala.

4. Qual era o propósito desta análise científica? É claro que isso era para o benefício de Jó, para torná-lo mais humilde, pois este foi o seu efeito. Mas, como foi que isso tornou Jó mais humilde? Alguns dizem que isso foi tremendamente avassalador para Jó, desfazendo-o completamente. Porém, Green assinala que foi mais por Deus demonstrar Sua bondade na criação. Jó havia questionado a bondade de Deus. (Ele admitiu sua confusão, agitação). E aqui Deus abundantemente prova Sua bondade sobre toda a criação.

A mensagem de Deus não foi meramente: “Eu sou o Todo-Poderoso. Você não tem outra escolha, exceto submeter-se.” Nem, “Minha sabedoria e mistérios estão muito além do que você poderia alcançar”... embora isso tudo seja verdade! Nem, “Nenhum conhecimento mais profundo pode ser alcançado. Você terá que aguardar até chegar ao céu para obter uma resposta”.

Não, há uma solução aqui para Jó. O poder e sabedoria de Deus, associados a Sua bondade, brilha através destes discursos. Jó começa a aprender mais sobre o caráter total de Deus, 42: 5. Especialmente, sobre sua compaixão e misericórdia, Tiago 5: 11. Há verdadeiramente uma face sorridente por detrás da franzida providência! Um Deus de propósitos... propósitos de graça.

Uma harmonia de poder, sabedoria e bondade. Green: “Deus é igualmente amoroso e gracioso, quando permite as aflições, e também quando nos faz prosperar em abundância. É muito bom quando Deus faz isso, é uma das melhores coisas que poderia acontecer.”

II. Criação, v. 4-7

Deus fala em termos familiares aos construtores, medindo os fundamentos e marcando com barbante, v. 4-5. Fundamento; bases, v. 6. Aqui não há dúvidas de que se trata do primeiro dia da criação.

v. 7 Os anjos cantando e jubilando, maravilhados e louvando a Deus pela Sua criação. Eles também, muito provavelmente, foram criados no primeiro dia. A conexão entre os anjos e as estrelas. Ambos são chamados de “exército do céu” nas Escrituras. Talvez, como a terra foi dada ao homem para habitar, assim as estrelas foram dadas aos anjos como residência. Porém, as estrelas só foram criadas no quarto dia. Até aquele dia, penso que os anjos eram uma fonte temporária de luz. Seja como for, imagine o quanto eles se regozijaram ao testemunhar tudo isso. Tudo era bom! Deus assinala: “Jó, onde você estava? Fale-me, se você pode responder”, v. 4. “Até mesmo os anjos não entenderam. Eles estavam assombrados. E você deveria estar muito mais!” [OBS:Se os anjos, uma raça melhor, adoram e louvam, façamos o mesmo!] “Jó, você é tão experimentado em tantas coisas.... você deve ser capaz de responder a este quebra-cabeça!”

III. Os oceanos, v. 8-11.

Talvez seja uma descrição do terceiro dia da criação. Da massa de água a terra seca.

v. 8 Como a construção de uma barragem.

v. 9 Atmosfera que dividiu o dossel (faixa ou cobertura de vapor) de águas acima (que posteriormente caiu sobre a terra no dilúvio) das águas abaixo.

Talvez isso descreva o dilúvio. Morris argumenta bem sobre isso.

v. 8 O rompimento das águas do grande abismo.

v. 9 Quarenta dias de trevas, enquanto o dossel de águas se condensava e caía.

v. 10 Mudanças topográficas na terra após o dilúvio, criando grandes bacias para acomodar todas as “novas” águas.

v. 11 A aliança de Deus com Noé, não mais destruir a terra com dilúvio.

O ponto de Deus: “Jó, Quem fez isso tudo? Quem mantém os oceanos em seus lugares? Este é um dos Meus atos de bondade para com a terra e os homens.” Além disso, Se Deus não nos consultou na criação, controlou o dilúvio, por que pensaríamos que Ele agora necessitaria dos nossos palpites em Seu governo?!

Observe:

1. Satanás mesmo um dia adorou a Deus como Criador! (v. 7). Deus está fazendo aqui uma declaração para Satanás (assim como para Jó), colocando-o em seu lugar de criatura, e fazendo-o lembrar de onde ele havia caído? Uma nota de vitória.

2. Por que tanta ênfase na criação? Porque ela é um motivo de alegre e triunfante celebração para as criaturas racionais. Compare os Salmos. Que sabedoria, poder e bondade! Calvino, após falar a respeito de quão pequenas são as maiores obras feitas pelos homens, concluiu: “O que devemos fazer então, exceto somente adorar ao nosso Deus, confessando pessoalmente que não chegamos nem perto da Sua imensa grandeza, e nem da Sua tão incompreensível sabedoria? Na verdade, este é um bom motivo para andarmos em humildade e temor, quando começamos a considerar as maravilhosas obras de Deus, as quais, em todos os lugares, mostram-se a si mesmo em perfeita ordem com a natureza.”

Porque isso coloca todas as coisas numa perspectiva correta! Como em João1: 1, a eternidade de Deus; também em Atos 14: 15- (Listra); Atos 17: 24-29 - moldura para o evangelho; Romanos 1: 25 - problema de inverter esta ordem. Em Cristo está a nova criação! – II Coríntios 5: 17.

3. O fato é que Jó não estava lá, nem mesmo Adão, pois foi criado no sexto dia! Já que nenhum de nós estava lá, deveríamos crer no testemunho do Único que estava; O Deus Triúno!

Os cientistas materialistas dependem do princípio do uniformetarianismo, o qual assume que presente é a chave para o passado. (Observação, experiências, hipóteses). Previsibilidade, estabilidade, mudança lenta. “Todas as coisas continuam em um ritmo constante de desenvolvimento e mudança.” Como em II Pedro 3: 4. Mas, eles não tem resposta para a origem das coisas. O big bang deles nega a própria premissa do uniformetarianismo - mudança cataclísmica do nada para alguma coisa! (E adicionar bilhões de anos não trás ganho nenhum a eles. O mesmo problema continua.)

Deus tem dado um duplo testemunho para todos verem: 1. A Criação (a própria existência do grande universo e tudo nele). 2. O Dilúvio (evidenciado pelas características geológicas de toda a terra, as quais não tem outra explicação) Pedro coloca isso como: prova do juízo vindouro. Somente a bondade divina é o que impede que isso ocorra agora... bondade que deveria levá-lo ao arrependimento.

Estas perguntas de Deus para Jó continuam sendo relevantes ainda hoje! Agradeça a Deus pelas respostas!

#55 Jó 38: 12-38

Satanás havia tocado em Jó (com a permissão de Deus) tanto de forma temporal/externa como espiritual (através dos 3 amigos). Deus restaura Jó em ambas as áreas, porém em ordem inversa.

Primeiro Ele dá a Jó conselhos espirituais, depois restaura suas riquezas e família.

Nestes conselhos espirituais, Deus continua a fazer mais perguntas para Jó na área do “conhecimento científico”. (Tendo perguntado a respeito dos fenômenos passados, Ele agora se reporta ao presente.) Estas perguntas deveriam ser respondidas por Jó (v. 3); elas iriam ensiná-lo humildade, e também se tratava de um assunto de “conhecimento científico”.

I. A luz da manhã, v. 12-15

“Jó, você já criou um único dia sequer? Você já fez com que o sol surgisse pelo menos uma vez? (Eu tenho feito isso dia após dia!). O sol surge e faz a terra aparecer, se revelar (v. 14a), as plantas e árvores se espalham com beleza, como trajes finos sobre a terra, pelas muitas estampas produzidas pela sua luz (v. 14b)”.

II. As trevas do mar e da terra, v. 16-21

v. 16 Oceanos – suprido a partir de fontes subterrâneas, não vistas a olho nu, até recentes descobertas. Profundo do abismo = mananciais profundos... quilômetros!

v. 17 A morte é um mistério em si mesmo, assim como as profundezas sob a superfície da terra (onde corpos são enterrados) permanecem sendo um mistério.

v. 18 Dimensões da terra, mais compreensível para nós do que para Jó.

v. 19 – 21 Conseguir produzir luz suficiente nas profundezas do mar, ou em uma mina de carvão, é ainda um desafio para o homem! A luz do sol continua sendo algo espantoso para nós (e nos aponta para o Criador), como fez o Salmista, 19: 4-6.

v. 21 Ainda hoje, ficamos maravilhados, como as estrelas que estão tão distantes de nós, e ainda assim podem ser vistas. Confirmando a tenra idade da terra! Idade aparente da criação. Não, Jó não era nascido quando as estrelas pela primeira vez começaram a emitir luz!

III. Os céus de perto e de longe, v. 22-38.

v. 22 – 23 Neve e granizo ainda permanecem sendo um mistério! Todos os seis lados de cada floco de neve. Deus os entesoura como um arsenal de guerra a ser utilizado contra os seus inimigos, como no Egito (Êxodo 9), na conquista de Canaã (Josué 10), talvez na batalha de Débora e Baraque (Judas 5: 20), e é mencionado em Apocalipse 16: 21 como um julgamento. O exército de Napoleão não pode resistir ao rigoroso inverno Russo em 1812, nem o exército de Hitler em 1943.

v. 24 “Você pode explicar as propriedades da luz, como ela se dispersa a partir de uma fonte para todos os lugares, enquanto a luz da manhã ilumina toda a face da terra?” (Ou, a separação da luz por um prisma em um espectro de cores?) Qual a conexão com o vento oriental? Não sabemos até hoje!

v. 25 – 28 Deus guia a formação de chuvas no céu, o seu curso através dos rios na terra, e o ziguezague dos relâmpagos (os quais parecem ser casuais para nós). Henry: “Aqueles que temem a Deus, não deveriam ter medo de relâmpagos ou trovões, pois não são “balas perdidas”, mas seguem o caminho que Deus determina, não tendo como intenção, feri-los. “Até mesmo uma gota de orvalho se forma ao meu comando.”

v. 29 – 30 Há mais referências a neve, gelo e frio no livro de Jó, do que em qualquer outro livro da Bíblia. A precipitação personificada, como que possuindo um pai, sendo gerada (v. 28), nascendo, sendo concebida (v. 29).

v. 30 Lagos congelados, e talvez geleiras.

v. 31 – 33 Constelações:

Plêiades: Sete estrelas (melhor vistas através de um telescópio). Todas agrupadas, através da gravidade (diz Morris; diferente das estrelas da constelação de Órion). Cadeias, literalmente bandas, Doces influências. (Ou associado com a primavera, uma doce e feliz estação. Compare com Gênesis 1: 14.)

Órion: Inverno; forte, vestido para a batalha; três estrelas no seu cinturão.

Constelações: 12 sinais para os doze meses do ano; zodíaco (círculo de animais). Isaías 40: 26

Ursa maior: A Ursa Maior é uma das constelações que mais facilmente se identifica no céu. Tem forma de uma caçarola, embora alguns povos antigos a identificassem como uma caravana no horizonte, bois atrelados, uma concha e mesmo um homem sem uma perna. O par de estrelas Merak e Dubhe formam as chamadas «Guardas», muito úteis para se localizar a Estrela Polar. Curiosamente, existem duas estrelas (Mizar e Alcor) que se confundem com uma apenas, mas um bom observador consegue distingui-las a olho nu. Sua estrela alfa é Dube, o grande Urso; Merak, o lombo da Ursa, é sua beta e Phekda, a coxa da Ursa, é sua estrela gama. Completando as quatro mais proeminentes está Megrez, a raiz da cauda da Ursa.

Seus filhos: Ursa menor, que inclui a Estrela Polar ou Estrela Norte, importante na navegação. “Você pode guiar a estrela guia?!

v. 33 Tempos e estações; influência da lua sobre as marés, etc. Antiguidade das constelações! Salmo 147: 4 – Deus chama todas elas por nome! Ele fez as estrelas e seus grupos. (Será que a astrologia perverteu a mensagem original das estrelas pretendida por Deus através delas?)

v. 34 “Você não pode controlar a chuva!”

v. 35 “Nem os raios. Eles não dizem: “estou ao seu serviço!”

v. 37 Deus conta as nuvens (!) e as gotas de chuva.

v. 38 Ele refresca a terra seca com a chuva, fazendo as rachaduras desaparecerem.

v. 36 Resumo: Sabedoria e entendimento vem de Deus. Quão pouco sabemos, e o que sabemos, foi concedido por Deus.

O ponto:

“Jó, você é ignorante e fraco, e Eu sábio e poderoso. Você não tem o direito de questionar a MINHA administração em todas estas coisas. Se você não pode controlar a luz do dia, como você ousa tentar me controlar!?” Henry: “Deveríamos tentar ser mais sábios do que Deus, quando toda sabedoria que temos nos foi concedida por Ele?” Porém, há mais:

“Jó, em todas as minhas providências, Eu sou bom!” Deus está simplesmente diminuindo Jó. Ele o está humilhando por questionar Sua bondade. (Tiago 5: 11 novamente.)

Note:

v. 13 A luz do dia evita que os homens maus cometam mais crimes.

v. 15 Eles suspiram pelas trevas, mas a luz do dia é como um braço quebrado para eles! OBS:Cada nascer do sol é um impedimento para o mal! Deus é muito melhor para nós do que imaginamos.

v. 16 Nunca mais haverá um dilúvio global, agradeça a Deus pelas passagens subterrâneas.

v. 17 “Estou sustentando a sua vida, Jó!”

v. 18 “Eu controlo a terra seca e plenitude dela, na qual o homem vive e trabalha.”

v. 26 – 27 “Eu controlo a quantidade de umidade de partes da terra que sequer são habitadas pelos homens. Você nem se preocupa com estes lugares, mas Eu sim! Eu sou bondoso com a vida animal, e até mesmo com a vida das plantas!”

v. 32 “Eu forneço a luz para orientação dos que viajam por terra e por mar.”

Resumo: Deus governa e controla todas as coisas! Romanos 8: 28

- Seja humilde em sua ignorância! O que sabemos é nada comparado com aquilo que não sabemos.

- Maravilhe-se com a demonstração de bondade, da parte de Deus, através da criação! Não reclame do clima! Deus está controlando tudo.

- E muito mais, maravilhe-se da Sua bondade na redenção. Na criação, Ele fez tudo a partir do nada. Na redenção, Ele fez algo com aquilo que era pior do que o nada!

- Procure fazer uma aplicação espiritual do que lê: ex: v. 24 com João 3: 8. O mistério do trabalho do Espírito Santo.

Daniel A. Chamberlin