terça-feira, 16 de dezembro de 2014

As maldades são condenadas


1 Vou cantar agora para o meu amigo uma canção a respeito da sua plantação de uvas. O meu amigo fez essa plantação num lugar onde a terra era boa.
2 Ele cavou o chão, tirou as pedras e plantou as melhores mudas de uva. No centro do terreno, ele construiu uma torre para o vigia e fez também um tanque para esmagar as uvas. Esperava que as parreiras dessem uvas boas, mas deram somente uvas azedas.
3 Agora o meu amigo diz: “Moradores de Jerusalém e povo de Judá, digam se a culpa é minha ou da minha plantação de uvas.
4 Fiz por ela tudo o que podia; então, por que produziu uvas azedas em vez das uvas doces que eu esperava?
5 “Agora eu lhes digo o que vou fazer com a minha plantação de uvas: vou tirar a cerca e derrubar os muros que a protegem e vou deixar que os animais invadam a plantação e acabem com as parreiras.
6 A plantação ficará abandonada; as parreiras não serão podadas, e a terra não será cultivada; o mato e os espinheiros tomarão conta dela. Também darei ordem às nuvens para que não deixem cair chuva na minha plantação.”
7 A plantação de uvas do Senhor Todo-Poderoso, as parreiras de que ele tanto gosta são o povo de Israel e o povo de Judá. Deus esperava que eles obedecessem à sua lei, mas ele os viu cometendo crimes de morte; esperava que fizessem o que é direito, mas só ouviu as suas vítimas gritando por socorro. 
As maldades são condenadas
8 Ai de vocês que compram casas e mais casas, que se tornam donos de mais e mais terrenos! Daqui a pouco não haverá mais lugar para os outros morarem, e vocês serão os únicos moradores do país.
9 Ouvi o Senhor Todo-Poderoso dizer isto: “As grandes e belas mansões serão destruídas, e ninguém ficará morando nelas. 
10 Um alqueire de parreiras dará somente uns vinte litros de vinho, e cem quilos de sementes produzirão somente dez quilos de trigo.”
11 Ai dos que passam o dia inteiro bebendo cerveja e vinho, desde a madrugada até tarde da noite,
e ficam completamente bêbados!
12 Nas suas festas há música de harpas e de liras, de pandeiros e de flautas e muito vinho para beber.
Eles não se importam com os planos de Deus, o Senhor, nem levam em conta o que ele está fazendo.
13 Portanto, por causa da sua desobediência, o meu povo será levado prisioneiro para fora do país.
O povo e as autoridades morrerão de fome e de sede. 
14 O mundo dos mortos, como se fosse uma fera faminta, abrirá a sua boca enorme e engolirá o povo e as autoridades, toda essa gente que vive nas farras e nas orgias.
15 Todos ficarão envergonhados, e os orgulhosos serão humilhados.
16 Mas o Senhor Todo-Poderoso fará o que é direito e assim mostrará a sua grandeza; Deus fará o que é certo, e assim todos ficarão sabendo que ele é santo.
17 As cidades virarão montões de ruínas, e ali as ovelhas e os cabritinhos encontrarão pasto. 
18 Ai dos que se amarram aos seus pecados com mentiras! Eles andam arrastando a sua maldade como quem puxa um carro
19 e dizem: “Que Deus se apresse e faça logo o que vai fazer para que nós fiquemos sabendo o que é!
Que o Santo Deus de Israel realize depressa os seus planos para que nós possamos conhecê-los!”
20 Ai dos que chamam de mau aquilo que é bom e que chamam de bom aquilo que é mau; que fazem a luz virar escuridão e a escuridão virar luz; que fazem o amargo ficar doce e o que é doce ficar amargo!
21 Ai dos que acham que são sábios, dos que pensam que sabem tudo! 
22 Ai dos que são campeões de beber vinho, que vencem apostas de misturar bebidas alcoólicas;
23 que aceitam dinheiro para torcer a justiça, deixando livres os culpados e condenando os inocentes!
Deus castigará o seu povo
24 Portanto, assim como o fogo queima a palha, e as chamas acabam com a grama seca, assim também vocês desaparecerão. Serão como plantas cujas raízes ficam podres e cujas flores são levadas pelo vento como se fossem pó. Pois vocês desobedeceram às leis do Senhor Todo-Poderoso e desprezaram os mandamentos do Santo Deus de Israel.
25 Por isso, o Senhor ficou irado com o seu povo; ele levantou a mão e os castigou. As montanhas tremeram, e os corpos dos mortos ficaram largados nas ruas como lixo. Mesmo assim, a ira de Deus não passou; a sua mão continua levantada para castigar.
26 O Senhor levanta uma bandeira para chamar uma nação que fica lá no fim do mundo; com um assobio, ele chama o povo daquele país distante, e eles vêm correndo com muita rapidez.
27 Nenhum dos seus soldados se cansa ou tropeça, nenhum descansa ou dorme. Eles estão preparados para lutar: os cinturões estão bem apertados, e as tiras das sandálias não se arrebentam.
28 As suas flechas são pontudas, e os seus arcos estão prontos para atirar. Os cascos dos seus cavalos são duros como pedra, e as rodas dos seus carros de guerra parecem redemoinhos.
29 Esses soldados rugem como leões, como leões ferozes que matam um animal e, rosnando, o arrastam para um lugar onde ninguém o pode arrancar deles. 
30 Quando chegar aquele dia, esse povo rugirá como o mar contra o povo de Israel. Se alguém olhar para a terra, verá somente escuridão e tristeza e nuvens negras escondendo a luz.

Comentário devocional:

   Sheila: Neste capítulo, a “vinha do Senhor” é um símbolo da “casa” ou nação de Israel (v.7). Os dois tipos de uvas no versículo 2 – “boas” e “azedas” (NVI) – me lembram o evangelista Kenneth Cox nos orientando sobre como nos relacionarmos com os diferentes tipos de pessoas que vinham às suas reuniões.

   Lloyd: Sim. Seu conselho era para sermos sábio com as uvas verdes, azedas. Em outras palavras, se uma pessoa era problemática ou hostil, deveríamos apenas ser amigáveis e orar por ela, aguardando que o Espírito Santo as transformasse em uvas maduras.  

   Sheila: Isaías era um pregador talentoso que sabia como usar ilustrações brilhantes como a da vinha (v. 1-7). No verso 4 ele inclui a pergunta divina: “Que mais se poderia fazer por ela que eu não tenha feito?”. Ele leva seus ouvintes a refletirem e concluírem que a péssima condição da nação não pode ser atribuída a Deus, mas é o resultado das próprias pessoas (uvas) não corresponderem às expectativas divinas! Elas quebraram a aliança que fizeram com Deus (Êx. 24:3, 7).

   Lloyd: Sim, Jesus também lamentou a desobediência do povo, que os levou a rejeitá-Lo (Mateus 23:37-38). De igual modo, o nosso Pai celestial se entristece com o procedimento das pessoas nesses últimos dias da história do mundo (II Ped. 3:9). Apocalipse 3:19 nos diz que Deus repreende e castiga aqueles que Ele ama. Até os sete “ais” mencionados em Isaías 5 podem ser vistos como apelos amorosos do céu mostrando como não agir!

   Sheila: Isso mesmo. Sou grata porque meus pais me avisaram para nem mesmo experimentar bebidas alcoólicas (v. 11, 22)!

   Lloyd : Eu também! A propósito, mais de cinqüenta anos depois da morte de Isaías, Daniel provavelmente leu esses avisos. Como cativo na Babilônia, Daniel resolveu que não iria participar da carne ou do vinho da mesa do rei (Dan. 1: 8) e recebeu a aprovação divina. Aqueles que falham em guardar a “lei do Senhor” e rejeitam a palavra do “Santo de Israel” (v.24) acabam destruídos (v. 26-30). Em vez de fazermos parte desse grupo, que possamos estar entre aqueles descritos em Apocalipse 14:12: “Aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus” (ARA).

   Oração: Querido Jesus, encha-nos com Teu Espírito e dá-nos a coragem de nos afastarmos daquelas coisas que nos impedem de ter uma íntima caminhada conTigo. Amém.

Pr Lloyd e Sheila Schomburg
EUA