terça-feira, 19 de maio de 2015

Você...


VOCÊ sabe o que eu mais quero agora ? O que eu mais quero para a minha vida ? O que os meus pensamentos mais me consomem ? O que está aparecendo sempre nos meus sonhos ? O que o meu tesão mais deseja ? O que a minha imaginação louca mais consome ? O que as minhas mãos mais querem ? O que os meus olhos mais procuram ? O que os meus lábios mais desejam consumir ?Não sabe ? Então leia a primeira palavra deste texto ? Leu ? Preciso falar mais alguma coisa ?

O seu orgulho o enganou.


1 Esta é a mensagem que o Senhor Deus deu a Obadias a respeito do país de Edom.
Deus castigará Edom
O Senhor mandou um mensageiro a todas as nações, e nós ouvimos a sua mensagem:
“Preparem-se! Vamos lutar contra Edom!”
2 O Senhor diz a Edom: “Eu vou fazer de você uma nação fraca, e ninguém o respeitará.
3 O seu orgulho o enganou. Você vive nas cavernas das rochas, lá no alto das montanhas,
e por isso pensa assim: ‘Ninguém é capaz de me derrubar daqui.’
4 Ainda que você voe tão alto como a águia e faça o seu ninho entre as estrelas, eu o derrubarei dali.
5 “Quando ladrões chegam de noite, levam apenas o que lhes interessa. Quando alguém colhe uvas, sempre deixa algumas nas parreiras. Mas os seus inimigos destruíram você completamente!
6 Povo de Edom, todos os seus bens foram roubados; levaram embora todos os seus tesouros.
7 Os seus aliados o traíram e o expulsaram do seu próprio país. Povos com quem você tinha acordos de paz conquistaram a sua terra. Os seus amigos mais chegados fizeram planos contra você. Eles dizem: ‘Os edomitas são uns tolos!’ ”
8 O Senhor Deus diz: “No dia em que eu castigar Edom, acabarei com todos os seus sábios;
não ficará uma só pessoa inteligente no país.
9 Os soldados de Temã tremerão de medo; todos os guerreiros de Edom serão mortos.”
A culpa de Edom
10 O Senhor diz ao povo de Edom: “Vocês maltrataram e mataram os seus irmãos, os descendentes de Jacó.
Por isso, vocês serão destruídos, e a desgraça os acompanhará para sempre.
11 Quando o inimigo derrubou os portões de Jerusalém, entrou na cidade e tirou todas as coisas de valor, vocês não se importaram com isso. Quando aqueles estrangeiros tiraram a sorte para ver quem ficava com as riquezas, vocês fizeram a mesma coisa. 
12 “Mas vocês não deviam ter ficado alegres com a desgraça dos seus irmãos de Judá; não deviam ter olhado com prazer quando eles foram destruídos; não deviam ter zombado deles
quando eles estavam aflitos.
13 Quando o meu povo foi derrotado, vocês não deviam ter entrado em Jerusalém, nem deviam ter ficado alegres com a desgraça deles. Quando eles sofreram a derrota, vocês não deviam ter roubado os seus bens; 14 não deviam ter esperado nas encruzilhadas para matar os que procuravam fugir, nem deviam ter entregado ao inimigo os que escaparam com vida.”
A condenação das nações
15 O Senhor Deus diz:
“Está chegando o dia em que eu vou julgar todas as nações. Aí vocês, edomitas, pagarão pelas suas maldades; aquilo que vocês fizeram com outros será feito com vocês.
16 O meu povo já foi duramente castigado no meu monte santo. Todas as nações vizinhas sofrerão um castigo ainda mais duro; serão castigadas e desaparecerão.”
A vitória de Israel
17 O Senhor diz: “Mas no monte Sião, o lugar santo, alguns conseguirão escapar. O povo de Israel possuirá de novo a terra que eu lhe dei.
18 Os povos de Judá e de Israel serão como labaredas de fogo. Eles destruirão os descendentes de Esaú, como o fogo devora a palha; nenhum dos edomitas escapará.
Eu, o Senhor, falei.”
19 Os israelitas do sul de Judá conquistarão o país de Edom, e os que moram nas planícies de Judá tomarão posse do território dos filisteus. Os israelitas conquistarão o território de Efraim e de Samaria, e o povo da tribo de Benjamim tomará a região de Gileade. 20 Os que foram levados como prisioneiros para fora do Reino de Israel voltarão e conquistarão a região da Fenícia até a cidade de Sarepta, no Norte; e os que foram levados de Jerusalém e que estão em Sefarade conquistarão a região do sul de Judá. 21 O povo de Deus, vitorioso, subirá o monte Sião e dali governará o povo de Edom. E o Senhor será o Rei.