domingo, 8 de março de 2015

Realmente existe um Deus que julga o mundo


1 Será que vocês, autoridades, dão sentenças justas? Será que julgam com justiça as pessoas?
2 Não. Vocês só pensam em fazer o mal e cometem crimes de violência no país.
3 Os maus passam a vida praticando o mal; desde o dia em que nascem, só contam mentiras.
4 Estão cheios de veneno como as cobras; tapam os ouvidos como uma cobra que se faz de surda, 5 que não quer ouvir a voz do encantador de serpentes.
6 Ó Deus, quebra os dentes dos maus! Ó Senhor Deus, arranca os dentes desses leões ferozes!
7 Que os maus desapareçam como a água derramada na terra! Que sejam esmagados como a erva
que nasce no caminho!
8 Que se derretam como o caracol na lama! Que sejam como a criança que nasce morta, que nunca viu a luz do sol!
9 Antes que os maus percebam o que está acontecendo, serão cortados como mato. Enquanto ainda estiverem vivos, Deus, em sua fúria terrível, os expulsará com um sopro.
10 Os bons ficarão contentes ao verem os maus sendo castigados; os bons lavarão os pés no sangue deles.
11 E as pessoas dirão: “De fato, os bons são recompensados. Realmente existe um Deus que julga o mundo.”

JULGAR AO SEU SEMELHANTE...


Quando olhamos para uma determinada pessoa e a julgamos e condenamos, fazemos isso com quais “olhos”? 
Qual o referencial que usamos para fazer as avaliações, julgamentos e, até mesmo, condenações, em nossos pensamentos pensamento? 
Porque se fizermos isso com base no que achamos que é certo e errado, conceitos estes inventados com base nos padrões comportamentais e nas inventadas leis humanas, será que estamos fazendo avaliações e julgamentos corretos? 
Pois, eu sugiro que primeiramente, examinemos essa estrutura conceitual que existe em nossas cabeças; que examinemos as leis criadas que deram origem a toda essa estrutura que se acha capaz de julgar e condenar. Pergunto: as leis sociais foram criadas com base no quê? 
Evidentemente, que elas foram criadas com base nos conceitos religiosos que se encontram nas bíblias, enfim, nos livros religiosos. 
E para que surgissem os espessos glossários jurídicos, muitas pessoas maquinaram com seus pensamentos, fazendo uso do frio e seco raciocínio para acrescentarem as modificações e acréscimos que achavam cabíveis. 
Eles, nem sequer, inicialmente, questionaram para ver se o material de base que iriam usar era algo realmente bom e confiável. 
Os criadores de leis e regras estão sempre apelando para o emocional do coletivo e esperando o apoio e confirmação deste. 
Disso tudo surge um questionamento: Que valor tem a afirmação de milhares ou, até mesmo, milhões de pessoas sobre um assunto que não têm o mínimo de conhecimento, de esclarecimento? 
As pessoas pensam que conhecem. 
Pensam que isso é muito simples e que é só uma questão de opinar usando o emocional e o pensamento manobrado. 
Mas, na verdade, a coisa não é tão simples assim como parece.
Se nos tornarmos pessoas simples, isto é, destituídas de prepotências e orgulhos, começaremos a questionar as leis criadas, e, desse questionamento, com certeza, a lucidez despontará. 
Para vivermos bem, realmente, precisamos das leis inventadas pelos frios intelectos? 
Não será que essa ação provoca, exatamente, uma ação oposta, conflitante? Pois, as leis são fatores limitativos, aprisionadores, psicológica e fisicamente falando e quando a Vida que é essencialmente.
Isso tudo, para mim, soa como um brutal contra-senso, pois, o Verdadeiro Amor não cobra nada de ninguém e respeita a liberdade dos outros acima de qualquer coisa. 
No dia-a-dia, todos nós testemunhamos o fato de as pessoas usarem de chantagens emocionais para conseguir o amor de outra, por exemplo: eu a amo e a quero, mas você tem que me querer também; quer queira ou não queira! 
Quer goste ou não goste! 
Isso realmente é uma verdadeira piada. 
É claro que as pessoas não falam isso diretamente para as outras, mas cobram atitudes e ações que as evidenciam.
Eu, particularmente, me incomodo muito com os pré-conceitos e julgamentos da sociedade.
Não nos cabe ver o nosso semelhante com os olhos do julgo ou da condenação, por mais que tenham errado, devemos aprender a olhar com os olhos do amor.
Venho me policiando para mudar meus conceitos e minha maneira de ver o meu semelhante e você tem feito o mesmo?

Deus mandou te dizer....


1 Ó Senhor Deus, quem tem o direito de morar no teu Templo? Quem pode viver no teu monte santo?
2 Só tem esse direito aquele que vive uma vida correta, que faz o que é certo e que é sincero e verdadeiro no que diz.
3 Ele não fala mal dos outros, não prejudica os seus amigos e não espalha boatos a respeito dos seus vizinhos.
4 Ele despreza aqueles que o Senhor rejeita, mas trata com respeito os que o temem.
Ele cumpre o que promete, mesmo com prejuízo próprio, 5 empresta sem cobrar juros e não aceita suborno para ser testemunha contra pessoas inocentes.
Aquele que age assim estará sempre seguro.

Você que está lendo agora, raciocina, por que Deus me mandou essa palavra? Teu coração vai responder, não se assuste, é a voz de Deus falando com você!


Fique firme em suas convicções se elas estão alicerçadas em Deus.


1 SEGUNDO DISCURSO DE ZOFAR - O MALVADO PERECERÁ
Então respondeu Zofar, de Naamat:
2 “É por isso que minhas reflexões me trazem de volta, e o entendimento rebrilhou em mim.
3 Ouvirei a tese com a qual me acusas, mas o espírito da minha inteligência responderá por mim.
4 Acaso não sabes isto desde o começo, desde quando foi posto o ser humano sobre a terra:
5 que a alegria dos iníquos é breve e que o gozo dos ímpios dura um momento?
6 Ainda que tenha subido até o céu a sua soberba e sua cabeça tenha tocado as nuvens,
7 no fim ele perecerá como o esterco e os que o tinham visto dirão: ‘Onde está?’
8 Como um sonho que voa, não será achado, e passará como visão noturna.
9 O olho que o tinha visto não o verá mais, e o lugar em que estava não mais o contemplará.
10 Seus filhos se esforçarão por indenizar os pobres e suas mãos devolverão os seus bens.
11 Seus ossos, que se enchiam de vigor juvenil, com ele dormirão no pó.
12 Como o mal é doce na sua boca, ele o esconde sob a língua;
13 ele o guarda e não o abandona, mas o oculta na garganta.
14 O seu pão, nas suas entranhas, se transforma interiormente em fel de víboras.
15 Ele vomitará as riquezas que devorou, pois do seu ventre Deus as extrairá.
16 Veneno de serpentes ele sorvia, a língua da víbora o matará.
17 Que ele não veja os rios de óleo, nem as torrentes de mel e de manteiga.
18 Devolverá os seus lucros sem os engolir, e não se alegrará com as riquezas de seus negócios.
19 Porque, explorando, despojou os pobres, e saqueou a casa que não tinha edificado.
20 Assim mesmo, não se fartou o seu ventre, e não pôde escapar com seus tesouros.
21 Não sobraram restos da sua comida, e por isso nada permanecerá dos seus bens.
22 Quando estiver farto, ver-se-á angustiado; toda sorte de dores virá sobre ele.
23 Embora encha seu ventre, Deus mandará sobre ele a ira do seu furor, e sobre ele fará chover seu arsenal.
24 Ele escapará das armas de ferro, mas cairá sob o arco de bronze.
25 A flecha traspassará seu corpo e o relâmpago, seu fígado; vão e vêm sobre ele coisas horríveis.
26 Todas as trevas estão escondidas onde ele se esconde; vai devorá-lo um fogo que ninguém acendeu; será afligido quem restar na sua tenda.
27 Os céus revelarão a sua iniquidade e a terra se levantará contra ele.
28 As riquezas da sua casa serão tiradas, arrancadas, no dia do furor de Deus.
29 Esta é, da parte de Deus, a sorte do ímpio, a herança dos seus atos, da parte do Senhor.



Comentário:

Esta é a última vez que ouvimos Zofar falando. (Ele deveria ter exercido o direito de permanecer em silêncio muito mais cedo!)
Ele percebeu que Jó estava firme em sua posição e em seu fundamento. Este é o seu último esforço para fazer com que Jó visse as coisas do seu jeito. (O pedido de misericórdia de Jó passou despercebido.) Praticamente uma batalha de idéias, mas o problema é: Quem está do lado da verdade?

I. Introdução e Apologia (ex: defesa do seu discurso), v. 1-3.
v. 2 “Eu tenho alguns pensamentos que devem ser expressos. Não posso evitar responder a você, Jó.” (Mas, não perca o seu fôlego esperando alguma coisa nova ou compreensível! * A sabedoria humana promete, mas falha em cumprir. Desaponta. A verdade de Deus satisfaz.)
v. 3 “Eu ouvi sua advertência (19: 29). Você me considera um homem cujo caráter é vergonhoso e me reprova por isso? Bem, deixe-me falar para você algumas coisas!” Parece que Zofar não levou a sério a advertência de Jó.
- Ouça uma reprovação o tempo suficiente para avaliar o seu valor. Você pode aprender alguma coisa útil dos seus críticos! Eles podem estar preocupados com a sua alma!
- Henry: “Os homens com freqüência confundem suas emoções com a razão, pensando que estão fazendo um grande bem ao ficarem irados.”

II. O Argumento, v. 4-7
v. 4 “Meu argumento é tão velho quanto a própria terra. Você deveria saber disso, Jó.”
v. 5 Jó havia dito que o ímpio ás vezes prospera (12: 6 e 9: 24) e fala mais profundamente a respeito disso neste capítulo. “Tudo bem Jó, eu concordo que o ímpio prospera algumas vezes, mas esta prosperidade é passageira, não perdurará para sempre. Ela será corrigida pela justiça Divina nesta vida.” (uma forma moderada do evangelho da prosperidade?)
v. 6 “A grandeza do ímpio pode se elevar ao ponto mais alto, mas não importa o quão grande seja...
v. 7 ...Ele será rebaixado e destruído. Ele virá a ser nada, como o excremento que sai do seu corpo, assim ele será destruído por completo, pois nada restará dele. Será como se ele nunca houvera existido.”
- Evite a linguagem vulgar. Santos, mantenham seu vocabulário num padrão elevado. Se no calor da discussão você baixar o nível e o padrão da conversa, muito provavelmente é em razão de o seu argumento ser fraco! (mas, esta não é a maneira de fortalecê-lo!) Há uma linha muito fina entre enfatizar aquilo que é inspirado (como Paulo em Filip. 3: 8) e o uso de expressões vulgares e gírias. A palavra de Deus não é melindrosa (evitando falar de qualquer assunto em seu devido lugar), mas também não é negligente. Vamos aprender e imitar.

III. Ampliando o argumento, v. 8-28.
Uma lista de coisas que acontecem ao ímpio, ainda que próspero, quando ele partir desta vida:
v. 8 “Sua prosperidade e boa vida desaparecerão como num sonho durante a noite.”
v. 9 “Ele desaparecerá e nunca mais será visto por aqueles que buscam por ele.”
v. 10 “Seus herdeiros terminarão mais pobres do que os pobres, servindo aos pobres e oprimidos por eles. As terras de sua herança serão utilizadas para pagar os débitos deixados pelo pai.”
v. 11 “Ele não escapará dos seus pecados. Eles se apegarão á ele. Eles o caçarão até o apanharem. Ele morrerá neles.”
v. 12 “Ele esconde os seus pecados em sua boca, debaixo da sua língua, onde ninguém pode ver, e lá ele se delicia deles.”
v. 13 “Ele não o cuspirá para fora, mas o guarda e saboreia.”
v. 14 Entretanto, o pecado se faz amargo em seu ventre, como um veneno de cobra, mortal.”
v. 15 “Ele ficará doente em conseqüência das riquezas injustamente adquiridas, é será como um glutão, que passa mal e vomita aquilo que comeu. Deus não permitirá que ele desfrute do seu pecado. Seu tormento pela perda das suas riquezas será maior do que o prazer que desfrutou.”
v. 16 “Ele destruirá a si mesmo, como alguém que toma veneno de uma serpente. Suicido, na certa.”
v. 17 “Tudo o que juntou irá se perder, evaporar.”
v. 18 “Ele terá que fazer restituição de tudo o que roubou. Será deixado sem nada, não desfrutará de coisa alguma.”
v. 19 -20 “Todos os seus planos falharão. Não sentirá satisfação nenhuma pela realização ou cumprimento dos seus planos.”
v. 21 “Não deixará nada para que seus herdeiros briguem!”
v. 22 “No auge da sua plenitude ele será abatido e murchará de repente (como você Jó). Todos os coletores de impostos chegarão ao mesmo tempo para receber o valor devido e atualizado.”
v. 23 “Deus o apanhará no ato e o recompensará rapidamente.” Como aquele homem rico e cheio de planos que Deus pediu contas da sua alma imediatamente (Lucas 12: 20).
v. 24 “Enquanto ele está tentando escapar de um julgamento, outro já o atinge, ele tenta escapar de ser frito, mas acaba caindo no fogo.”
v. 25 “As armas de Deus irão abatê-lo e atravessá-lo.” (um lembrete do cap. 16: 13?)
v. 26 “Nenhuma luz. Somente trevas. O julgamento de fogo, da parte de Deus, descerá sobre ele, vindo de parte alguma, e destruirá ele e os seus.” Capítulo 1.
v. 27 “Testemunhas se levantarão contra ele na terra e nos céus. Estarão unidos contra ele em seu julgamento.”
v. 28 “Ficará desolado de possessões e família. Será drenado, esvaziado e derramado. A ira de Deus cairá sobre ele.”

IV. Conclusão:

“Este é o dia do pagamento de Deus. Jó, você não tem o direito de esperar nada, além disso, da parte de Deus. Você é um homem mau, a providência de Deus sobre você prova isso.”

Observe:
1. Ainda que Zofar estivesse certo, ele não precisava se comunicar com um espírito tão rude e severo. Se o nosso evangelho ofende, não vamos adicionar, desnecessariamente, a ele um mensageiro cruel. [Zofar estava certo no princípio geral de semear e colher – o ímpio não prosperará no final, mas estava errado quanto ao tempo de colher e em aplicar isso ao caso de Jó. Henry: Nunca houve uma doutrina tão bem exposta, mas tão mal aplicada, como esta por Zofar, que pretendia provar, através de tudo isso, que Jó era um hipócrita. Vamos receber a boa explicação e fazer uma correta aplicação, para alertarmos a nós mesmos a permanecer lúcidos e em temor, a fim de não pecarmos.”]
2. Aqueles que são contados como justos, perfeitos, e retos, por Deus, podem ser contados como maus pelos homens (v.29). Porém, isto fala mais a respeito do caráter do acusador do que do homem em si mesmo.
3. Um esquema muito bem elaborado pode ser construído tomando como base uma premissa falha. Exponha a falha e todo o esquema vem abaixo. A premissa falha de Zofar: que a prosperidade do ímpio tem um fim nesta vida. Seu erro: insistir que isso será neste mundo. Cuidado para não impor a sua idéia de tempo e juízo à Deus. Nem sempre Sua justiça é administrada nesta vida, e nem totalmente administrada até o último dia. Deus nunca se apressa! Não tente forçá-Lo a se encaixar em sua agenda. Qualquer julgamento que possa cair sobre o ímpio, não corresponde a porção final do castigo reservado para o futuro. O princípio de plantar e colher estão certos, mas nem sempre a colheita ocorre nesta vida!
4. Quando houver uma controvérsia, examine de forma objetiva os seus próprios argumentos. Se você encontrar uma falha, não continue no debate. Seja honesto com você mesmo e com o seu oponente. Por outro lado, se você estiver convicto da sua posição, não desista. Antes, como Jó, aponte para a falácia do argumento, não importando o quão forçosamente tenha que expressá-lo.
5. A aceitação universal de um “fato” não necessariamente prova que isso está certo. “Todo mundo sabe disso...você é o único que discorda” (v. 4). Se isso contraria a Palavra de Deus, não creia nisso. Fique firme em suas convicções se elas estão alicerçadas em Deus.

Daniel A. Chamberlin

A Mulher sábia...


A mulher sábia constrói o seu lar, mas a que não tem juízo o destrói com as próprias mãos.  A casa dos maus será destruída e Você Mulher a quem Deus deu a responsabilidade de cuidar e amar e não o fez... a desgraça que cairá sobre sua casa tu pagarás com a própria vida"

Never forget: God knows, God understands, God cares

Job tells of the ills that have befallen him and then testifies, I know that my Redeemer lives—Job prophesies that he will be resurrected and that in his flesh he will see God.

 1 Then Job answered and said,

 2 How long will ye vex my soul, and break me in pieces with words?

 3 These ten times have ye reproached me: ye are not ashamed that ye make yourselves strange to me.

 4 And be it indeed that I have erred, mine error remaineth with myself.

 5 If indeed ye will magnify yourselves against me, and plead against me my reproach:

 6 Know now that God hath overthrown me, and hath compassed me with his net.

 7 Behold, I cry out of wrong, but I am not heard: I cry aloud, but there is no judgment.

 8 He hath fenced up my way that I cannot pass, and he hath set darkness in my paths.

 9 He hath stripped me of my glory, and taken the crown from my head.

 10 He hath destroyed me on every side, and I am gone: and mine hope hath he removed like a tree.

 11 He hath also kindled his wrath against me, and he counteth me unto him as one of his enemies.

 12 His troops come together, and raise up their way against me, and encamp round about my tabernacle.

 13 He hath put my brethren far from me, and mine acquaintance are verily estranged from me.

 14 My kinsfolk have failed, and my familiar friends have forgotten me.

 15 They that dwell in mine house, and my maids, count me for a stranger: I am an alien in their sight.

 16 I called my servant, and he gave me no answer; I entreated him with my mouth.

 17 My breath is strange to my wife, though I entreated for the children’s sake of mine own body.

 18 Yea, young children despised me; I arose, and they spake against me.

 19 All my inward friends abhorred me: and they whom I loved are turned against me.

 20 My bone cleaveth to my skin and to my flesh, and I am escaped with the skin of my teeth.

 21 Have pity upon me, have pity upon me, O ye my friends; for the hand of God hath touched me.

 22 Why do ye persecute me as God, and are not satisfied with my flesh?

 23 Oh that my words were now written! oh that they were printed in a book!

 24 That they were graven with an iron pen and lead in the rock for ever!

 25 For I know that my redeemer liveth, and that he shall stand at the latter day upon the earth:

 26 And though after my skin worms destroy this body, yet in my flesh shall I see God:

 27 Whom I shall see for myself, and mine eyes shall behold, and not another; though my reins be consumed within me.

 28 But ye should say, Why persecute we him, seeing the root of the matter is found in me?

 29 Be ye afraid of the sword: for wrath bringeth the punishments of the sword, that ye may know there is a judgment.

I did everything You asked me


Watchmen who raise the warning voice save their own souls—Repentant sinners are saved—The righteous who turn to sin are damned—The people of Judah in Jerusalem are destroyed because of their sins.

 1 Again the word of the Lord came unto me, saying,

 2 Son of man, speak to the children of thy people, and say unto them, When I bring the sword upon a land, if the people of the land take a man of their coasts, and set him for their watchman:

 3 If when he seeth the sword come upon the land, he blow the trumpet, and warn the people;

 4 Then whosoever heareth the sound of the trumpet, and taketh not warning; if the sword come, and take him away, his blood shall be upon his own head.

 5 He heard the sound of the trumpet, and took not warning; his blood shall be upon him. But he that taketh warning shall deliver his soul.

 6 But if the watchman see the sword come, and blow not the trumpet, and the people be not warned; if the sword come, and take any person from among them, he is taken away in his iniquity; but his blood will I require at the watchman’s hand.

 7 ¶So thou, O son of man, I have set thee a watchman unto the house of Israel; therefore thou shalt hear the word at my mouth, and warn them from me.

 8 When I say unto the wicked, O wicked man, thou shalt surely die; if thou dost not speak to warn the wicked from his way, that wicked man shall die in his iniquity; but his blood will I require at thine hand.

 9 Nevertheless, if thou warn the wicked of his way to turn from it; if he do not turn from his way, he shall die in his iniquity; but thou hast delivered thy soul.

 10 Therefore, O thou son of man, speak unto the house of Israel; Thus ye speak, saying, If our transgressions and our sins be upon us, and we pine away in them, how should we then live?

 11 Say unto them, As I live, saith the Lord God, I have no pleasure in the death of the wicked; but that the wicked turn from his way and live: turn ye, turn ye from your evil ways; for why will ye die, O house of Israel?

 12 Therefore, thou son of man, say unto the children of thy people, The righteousness of the righteous shall not deliver him in the day of his transgression: as for the wickedness of the wicked, he shall not fall thereby in the day that he turneth from his wickedness; neither shall the righteous be able to live for his righteousness in the day that he sinneth.

 13 When I shall say to the righteous, that he shall surely live; if he trust to his own righteousness, and commit iniquity, all his righteousnesses shall not be remembered; but for his iniquity that he hath committed, he shall die for it.

 14 Again, when I say unto the wicked, Thou shalt surely die; if he turn from his sin, and do that which is lawful and right;

 15 If the wicked restore the pledge, give again that he had robbed, walk in the statutes of life, without committing iniquity; he shall surely live, he shall not die.

 16 None of his sins that he hath committed shall be mentioned unto him: he hath done that which is lawful and right; he shall surely live.

 17 ¶Yet the children of thy people say, The way of the Lord is not equal: but as for them, their way is not equal.

 18 When the righteous turneth from his righteousness, and committeth iniquity, he shall even die thereby.

 19 But if the wicked turn from his wickedness, and do that which is lawful and right, he shall live thereby.

 20 ¶Yet ye say, The way of the Lord is not equal. O ye house of Israel, I will judge you every one after his ways.

 21 ¶And it came to pass in the twelfth year of our captivity, in the tenth month, in the fifth day of the month, that one that had escaped out of Jerusalem came unto me, saying, The city is smitten.

 22 Now the hand of the Lord was upon me in the evening, afore he that was escaped came; and had opened my mouth, until he came to me in the morning; and my mouth was opened, and I was no more dumb.

 23 Then the word of the Lord came unto me, saying,

 24 Son of man, they that inhabit those wastes of the land of Israel speak, saying, Abraham was one, and he inherited the land: but we are many; the land is given us for inheritance.

 25 Wherefore say unto them, Thus saith the Lord God; Ye eat with the blood, and lift up your eyes toward your idols, and shed blood: and shall ye possess the land?

 26 Ye stand upon your sword, ye work abomination, and ye defile every one his neighbour’s wife: and shall ye possess the land?

 27 Say thou thus unto them, Thus saith the Lord God; As I live, surely they that are in the wastes shall fall by the sword, and him that is in the open field will I give to the beasts to be devoured, and they that be in the forts and in the caves shall die of the pestilence.

 28 For I will lay the land most desolate, and the pomp of her strength shall cease; and the mountains of Israel shall be desolate, that none shall pass through.

 29 Then shall they know that I am the Lord, when I have laid the land most desolate because of all their abominations which they have committed.

 30 ¶Also, thou son of man, the children of thy people still are talking against thee by the walls and in the doors of the houses, and speak one to another, every one to his brother, saying, Come, I pray you, and hear what is the word that cometh forth from the Lord.

 31 And they come unto thee as the people cometh, and they sit before thee as my people, and they hear thy words, but they will not do them: for with their mouth they shew much love, but their heart goeth after their covetousness.

 32 And, lo, thou art unto them as a very lovely song of one that hath a pleasant voice, and can play well on an instrument: for they hear thy words, but they do them not.

 33 And when this cometh to pass, (lo, it will come,) then shall they know that a prophet hath been among them.

Nunca esqueça: Deus sabe, Deus entende, Deus se importa


1 RESPOSTA DE JÓ - DESGRAÇA: “A MÃO DO SENHOR ME FERIU”
A essas palavras, Jó respondeu:
2 “Até quando afligireis minha alma e me magoareis com vossos discursos?
3 Já por dez vezes me censurastes e não vos envergonhais de me oprimir.
4 Na verdade, mesmo que eu tivesse errado, meu erro importaria somente a mim.
5 Se vos exaltais à minha custa, lançando-me em rosto o que me envergonha,
6 ao menos agora compreendei: Não foi com justiça que Deus me afligiu e me apanhou na sua rede.
7 Embora eu clame: ‘Sofro violência!’, não sou ouvido; levanto a voz, e não há quem me defenda.
8 Ele fechou o meu caminho, não posso passar; com trevas escureceu a minha trilha.
9 Despojou-me da minha glória e tirou-me a coroa da cabeça.
10 Demoliu tudo ao meu redor e estou morrendo, e arrancou, como a uma árvore, minha esperança.
11 Acendeu sua ira contra mim, tratando-me como seu inimigo.
12 Chegam em tropel seus esquadrões, em minha direção abrem caminho e acampam em volta da minha tenda.
13 Afastou de mim os meus irmãos, e meus parentes, como estranhos, me evitam.
14 Abandonaram-me meus vizinhos e os que me conheciam esqueceram-se de mim.
15 Os que moravam em minha casa, e até minhas servas, consideraram-me um estranho: aos seus olhos tornei-me um forasteiro.
16 Chamei meu servo e não me respondeu, apesar de suplicá-lo com minha própria boca.
17 Minha mulher enojou-se do meu hálito e tornei-me asqueroso aos filhos de minha mãe.
18 Até as crianças me desprezavam, insultando-me, quando procurava levantar-me.
19 Abominam-me os que outrora foram meus conselheiros, aquele a quem eu mais amava desviou-se de mim.
20 À minha pele, consumidas as carnes, pegaram-se os ossos, desapareceu a gengiva ao redor dos meus dentes.
21 Piedade, piedade de mim, ao menos vós, meus amigos, pois a mão de Deus me feriu!
22 Por que me perseguis, como me persegue o próprio Deus, por que não vos fartais de minha carne?
23 Quem dera se escrevessem minhas palavras! Quem dera fossem elas gravadas num livro
24 e, com estilete de ferro e com chumbo, fossem esculpidas em granito para sempre!
25 ESPERANÇA: “MEU REDENTOR ESTÁ VIVO”
Pois eu sei que meu redentor está vivo e que, no fim, se levantará sobre o pó;
26 e, depois que tiverem arrancado esta minha pele, sem minha carne, verei a Deus.
27 Eu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não a um estranho. No meu íntimo abrasam-se os meus rins.
28 E se disserdes agora: ‘Como vamos persegui-lo, que pretexto encontraremos contra ele?’
29 temei o fio da espada, pois a espada vingará os crimes e sabereis que há um julgamento.”


Comentário:

Estamos na metade do caminho dos discursos entre Jó e seus três amigos.

Revisão:

O ponto: não é explicar porque o justo sofre, mas mostrar que a submissão é o caminho da sabedoria. Nós não compreendemos a maioria das coisas que diz respeito a Deus e ao Seu governo.
A frustração de Satanás: não entender a razão de alguém servir a Deus.
A Meta de Satanás: Jó amaldiçoar a Deus
Os métodos de Satanás:
- Remover todas as bênçãos externas
- Remover a saúde
- Amigos que não entendem o que está ocorrendo. Eles pensam que estavam falando em nome de Deus. Não há provação maior do que a de ser mal compreendido e rejeitado pelos melhores amigos e pelas pessoas mais consagradas que conhecemos. Isto é participar dos sofrimentos espirituais à semelhança do nosso Senhor Cristo.

Jó poderia ter agido com maior cautela antes de responder as críticas feitas por seus amigos.
Nenhum crítico é mais severo do que aquele que pensa que está servindo a Deus! Nenhum dos quatro amigos muda de opinião.
A segunda resposta de Jó á Baldad. Um capítulo de grande contraste, o maior em contraste de todos os seus discursos. A luta da fé contra o sentimento. Das profundezas às alturas... mas Jó está progredindo na escola da paciência e da confiança em Deus.

I. A repreensão de Jó, v. 2-4.
v. 2 uma pontiaguda, mas necessária pergunta. Longe de estarem confortando Jó, eles o estão fazendo em pedaços.
v. 3 “Vocês me insultaram 10 vezes [ex: medida completa]. Não é o suficiente? Se vocês não têm mais nada a dizer, exceto repetirem a visão unidimensional do evangelho da prosperidade que possuem, então fiquem calados!”
* “Henry: Aqueles que falam muito, raramente acham que falaram o suficiente, e quando abrimos a boca sob grande emoção, os ouvidos se fecham á razão.” Seja tardio para falar!

Vocês deveriam se envergonhar!...por serem estranhos ao invés de amigos.”
v. 4 “Mesmo que eu tivesse pecado, como vocês me acusam, ainda assim vocês não poderiam saber do que se trata.” Ou, “... tal pecado não atingiu vocês, pois vocês ficam distantes e condenam, ao invés de confortar e restaurar.”

II. O argumento de Jó, v. 5-20.
v. 5 “Mas, já que vocês estão determinados a continuar este debate, eu também responderei.”
v. 6 “Deus é o único que tem feito isso tudo, não eu.” Jó mantém sua integridade, embora eles o acusem de ser o culpado de tudo o que está ocorrendo. Jó afirma que Deus soberanamente impôs estas aflições com determinados propósitos (que Jó desconhece).
- Reconheça a mão de Deus em tudo. Submeta-se a Sua soberania, mesmo que não entenda os Seus propósitos. Ande pela fé. Nossa falha em entendermos o plano completo de Deus, não é motivo para murmurarmos ou achamos que isto está errado.
- Deus pode afligir a quem quiser, porém nós não!
v. 7-12 Imagens de destruição. “Deus me virou de cabeça para baixo (v. 6a). Eu caí na rede de Deus (v. 6b). Sou como um homem assaltado por um brutamonte, e ninguém há que ouça os meus gritos de socorro (v. 7). Estou numa cilada sem saída e a noite está caindo (v. 8). Sou como um príncipe derrotado cujo inimigo humilha, removendo seus emblemas de poder e honra (v. 9) Caí numa emboscada, e a minha esperança foi cortada como uma árvore (v. 10). Deus é como um inimigo que tem algo (não meramente rotineiro) pessoal contra mim (v. 11). Ele enviou todo o Seu exército contra mim! (v.12). Estou derrotado, humilhado e sem esperanças.”
- Jó foi muito apressado em falar de Deus como sendo seu inimigo? (Ainda que não tenha blasfemado contra Ele!) Não será esta uma das declarações que Eliú combateu dizendo que Jó justificava a si mesmo ao invés de Deus (espec. v. 11, 22)? Seja cuidadoso na maneira como você pensa e fala a respeito de Deus! Na vossa paciência possuí as vossas almas (Lucas 21: 19).
- Reconheça Deus nas “causas secundárias” (v. 12), mas não O culpe como se Ele estivesse errado. Reconheça a providência de Deus em tudo, mas seja cuidadoso na forma como interpretá-la. Brooks: Deus pode ter um olhar severo, desaprovar amargamente, e pegar pesado, mesmo quando e por quem Ele tenha amor. A mão de Deus pesou muito contra Jó, no entanto, o Seu coração e amor estavam sobre ele.” ex: a mão de Deus nem sempre revela o Seu coração!
v. 13-19 A solidão de Jó. “Deus me isolou dos meus irmãos e amigos (ex: Elifaz, Bildade e Zofar, v. 13); meus parentes morreram, fui esquecido por todos (v. 14); os empregados me consideram um estranho (v. 15) e não me servem (v. 16); até mesmo a minha esposa, a mãe dos meus filhos, se distanciou de mim, por causa do mau hálito que a minha doença causa (v. 17); as crianças da vizinhança que costumavam me respeitar, agora me desprezam e falam contra mim (v. 18); todos agora são antigos amigos que me abominam (v. 19).
v. 20 “Estou num estágio avançado da doença. Ao invés dos ossos sustentarem as carnes, minha pele é que parece estar sustentando os ossos” como uma vítima da fome cuja pele se estica sobre o esqueleto. “A única carne não afetada pela minha doença, está na minha boca” ou “Meus dentes todos caíram com a doença, ficando apenas as gengivas.”

III. O pedido de Jó, v. 21-22.
Portanto, vocês deveriam demonstrar piedade, misericórdia e conforto em vista de tudo o que Deus tem feito comigo. Ao invés de vocês me perseguirem como Deus. Vocês não estão satisfeitos com a minha dor física, querem acrescentar a isso uma tortura mental e emocional contra mim? Por quê?!

Aprenda:

1. Aprenda a demonstrar misericórdia. Seja misericordioso (I Pedro 3: 8) Literalmente, entranhas de misericórdia, compaixão. (“As entranhas eram consideradas como um lugar onde se manifestavam os sentimentos mais profundos e violentos, como o amor e a ira, mas para os Hebreus, como o lugar de afeições, como a bondade, benevolência, compaixão e daí, o nosso coração (afeições, misericórdia, etc.)” Se importe com a dor dos outros. Participe da dor alheia!
Levai a carga uns dos outros (Gálatas 6: 2).
Henry: “Devemos ter grande ternura por aqueles que estão aflitos, especialmente por aqueles que estão perturbados emocionalmente.”
Contradição: um Cristão desinteressado, abrasivo e sem afeto. *Veja quanta misericórdia Deus tem demonstrado por você!
Um livro secular que trata com a dor e a morte diz:
Uma pessoa que está sofrendo dor passa a ser ajudada no momento em que ela sente que começou a ser entendida. Foi perguntado a uma pessoa que estava morrendo, o que ela esperava, acima de tudo, das pessoas que estavam cuidando dela, e a resposta foi: Alguém que procure me entender, e acrescentou: Não espero que tenha sucesso, mas que se preocupe em tentar. (de Derek Thomas, entregue a mim por um amigo em sofrimento, Weldom Frazier)
Não deixe ninguém que você conheça dizer como Davi: ninguém cuidou da minha alma. (Salmo 142: 4)

2. Aguarde por situações que exijam piedade. Este é o curso desta vida, especialmente da vida Cristã.

3. Não fique surpreso se não receber demonstrações de piedade daqueles que deveriam demonstrá-la. Se eles não fizerem, não faça isso com você mesmo. Que situação triste é ver alguém demonstrando autocomiseração, tendo pena de si mesmo! Seja forte no Senhor!
Leve a sua própria carga (Gálatas 6: 5).

4. Deus é piedoso! Tiago 5: 11, literalmente “muitas ou largas entranhas”.

Nunca esqueça: Deus sabe, Deus entende, Deus se importa (I Pedro 5: 7. Ele não é um pastor assalariado que não se importa com as ovelhas, João 10: 13. Ele permanece conosco, até mesmo quando andamos pelo vale da sombra da morte...Salmo 23. Seu ministério de presença.

Esta é a passagem mais familiar do livro de Jó. Um dos pontos mais altos do Velho Testamento. Temos visto Jó em vários estágios de sofrimento e queixas. Aqui a fé de Jó “atinge as alturas, como uma águia que voa nos céus em meio a nuvens e tempestades, contemplando por alguns momentos a luz do sol.” (Robinson)

I. A confiança de Jó, v. 23-24.
“As futuras gerações serão mais benevolentes comigo do que esta! Portanto, eu anseio para que minhas palavras sejam permanentemente escritas.” Que palavras? Provavelmente as que ele está prestes a declarar.
Ele descreve aqui o método de escrita utilizado naquele tempo, ou seja; gravado em pedras e preenchidas com chumbo, ficando registradas permanentemente. “Deus me justificará! Que estas palavras sejam como um epitáfio ou memorial.”
- O desejo de Jó foi atendido muito além do que ele imaginava! Hoje estamos lendo suas palavras!
- Deus registra nossas palavras, ainda que os homens não o façam. Vamos ser cuidadosos nas escolhas das nossas palavras. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um (Colos. 4: 6). Deus também lê os nossos pensamentos!

II. A esperança de Jó, v. 25-27.

Dificuldades:
1. Palavras. Há dificuldades em se definir o sentido de cada palavra, frase. Mas eu sigo a nossa versão Inglesa.
2. Uma aparente contradição com aquilo que Jó disse anteriormente. Exemplos: 7: 9, 14: 10-12. Temos falado que a perspectiva de Jó era limitada a terra. Ele parecia estar distante de qualquer conceito de que sua alma seria glorificada com Deus depois da sua morte, assim como a ressurreição e glorificação final do seu corpo. Porém, aqui Deus revela a Jó (ou relembra) mais claramente do que nunca, que uma vida gloriosa seria o final de tudo para ele.
3. Quantas coisas foram reveladas a respeito da Redenção e Ressurreição neste tempo? Lemos estas palavras com os olhos e entendimento no Novo Testamento, o qual Jó não possuía. Quanto Jó compreendia daquilo que escreveu? “Henry: Temos razões para acreditar que Jó estava sendo impulsionado aqui pelo abençoado Espírito Santo, que o ergueu acima de si mesmo, iluminando-o e dando-lhe palavras, para a sua própria surpresa.” Compare com I Pedro 1: 10-12, as palavras dos profetas às vezes não eram totalmente compreendidas por eles.
- Vamos ser cuidadosos em não entrar muito na mente de Jó, nem ter por pouco suas palavras!

Algumas coisas que Jó sabia:

1. Ele tinha um redentor, v.25a.
O conceito do redentor no Velho Testamento: um parente próximo (parente remidor) que pagaria o preço para livrá-los de dificuldades na família (ao invés da escravidão) ou resgatar suas propriedades, etc. (Levítico, Números, Deuteronômio, Comp. Salmos 49: 6-9)
Jó abraçou as promessas de Deus (ex: Gênesis 3: 15, o sacrifício de Abel e outros, A arca de Noé, etc.) “O redentor virá. Aquele que me libertará” e o contexto nos mostra que ele pensava não em um livramento temporário, mas futuro!
2. Este redentor se levantará sobre a terra no final, v. 25b.
Vitória final sobre o pó! Postura de conquista. Todos inimigos vencidos no final. (Como Satanás deve ter entrado em choque ao ouvir isso!...de alguém que ele esperava amaldiçoar a Deus a qualquer momento!) “Deus está controlando tudo isso.”
3. Na carne, Jó veria a Deus, v. 26-27
Jó esperava a morte e ver seu corpo corrompido. Mas, ele também esperava ver a Deus com os seus próprios olhos, na sua carne. Como? Ele estava se referindo a ressurreição! (Como se Deus lhe dissesse: “Filho, você já andou o suficiente no escuro. Deixe-me lançar um pouco de luz naquilo que você deve esperar!”)
Que visão abençoada! Ver Deus, e vê-Lo por mim mesmo (a meu favor). Ele não será um estranho para mim, mas meu parente remidor!...que ama, relembra, resgata e me exalta juntamente com ele.
(Jó anelava isso tudo! V. 27b. Palavras de profundo desejo e anseio: Meu coração se consome em meu peito!”)
Como Jó sabia destas coisas? Deus lhe revelou! Jó as abraçou pela fé, Green: “É a fé firmando-se a si mesma nas coisas invisíveis, quando não há nada exteriormente para se apoiar.” A mesma fé de Abraão: “Deus é poderoso para ressuscitar da morte, o corpo e a alma!”
Piedade convicta. Jó creu, portanto falou. Como se dissesse: “Deus parece estar contra mim agora (v. 11-12), mas no final, Ele será por mim, como tem sido até esse momento.”
- Amigo, você sabe estas coisas? Você tem este Redentor vivo a seu favor? Você poderia se juntar a Jó e dizer: “Eu sei que o meu Redentor vive!” Oh, a alegria do pronome possessivo meu! Você tem esta esperança? Olhe para Cristo como Redentor.
Cristãos, se um homem podia ser tão confiante há 2.000 anos atrás, antes da vinda de Cristo, muito mais nós deveríamos ser 2.000 anos depois! Com este Redentor vivo, você pode conquistar qualquer inimigo!

III. A coragem de Jó, v. 28-29.

“Vocês três deveriam se questionar a respeito das suas próprias ações desta maneira: “Por que estamos perseguindo este homem quando é óbvio que não há nenhuma raiz da verdade, fé e piedade nele?”Seria melhor que vocês se preocupassem com vocês mesmos! Eu advirto vocês, há um dia de julgamento que está por vir, e vocês podem não estar tão preparados como imaginam!”
Imagine a cena! O pobre, doente, frágil e solitário Jó pronunciando juízo sobre os seus mais nobres e secos amigos. Isso os encheu de fúria! “Que insulto inadequado!” * O mesmo ocorre hoje!

Aprenda:

1. Quando não houver ninguém para recorrer, recorra a Deus!
2. Tenha em vista o dia do julgamento. Esta verdade mantém tudo na sua perspectiva correta. Isto ajuda a pesar as aflições do tempo presente. Espere pacientemente por isso. Esta verdade faz com que o julgamento dos homens não tenha valor, I Coríntios 4: 3-5. “Deus me justificará!” II Timóteo 1: 12. Uma visão a longo prazo faz com que as provações sejam suportáveis. Tenha esperança!
3. As provações de Jó iriam continuar, mas de agora em diante ele não seria mais arrastado para o fundo novamente! Aqui começa o progresso...um momento definitivo...a virada de mesa...o passo decisivo. Vamos progredir da mesma maneira, aprendendo a suportar e a vencer passo a passo. Vamos orar e aguardar pelo momento decisivo quando a fé vencerá os inimigos de dentro e de fora.


Daniel A. Chamberlin