domingo, 4 de janeiro de 2015

Nada me separa desse amor!





Mais feliz hoje que ontem... obrigada meu Pai... a tua casa está limpa... pode entrar...

Dessa Paz que hoje sinto, eu não quero abrir mão..... isso é tudo que preciso pra afirmar...

Eu Sou FELIZ!!!!!!



Rosa Soares

Amor

Amor é uma coisa, apego é outra. No primeiro caso, a base é a liberdade. No segundo, o sufocamento, o auto engano.
Quem ama enxerga. Discerne a hora de ir, voltar, dizer, calar. Amar implica em ser sábio, paciente para maturação dos processos. É preciso ter calma para entender o tempo de cada coisa. É preciso ter calma e enxergar-se.

Há situações difíceis envolvendo pessoas que se amam. Pais que sobrecarregam os filhos, cônjuges que não se respeitam mais, amigos que não se perdoaram, gente vinculada por alguma magoa, pesada como uma corrente presa aos pés, tropeçando, caindo, tentando levantar.

Desapego é livrar-se da corrente, jamais das pessoas.

Pode ser preciso afastar-se por um tempo para se recuperar, ter seu próprio espaço, mudar de ambiente. Talvez seja o contrário, hora de aproximar-se, diminuindo a distância que gerou o mal entendido, quem sabe uma conversa franca e aberta seja suficiente? Não há fórmulas prontas. Apenas livre-se das correntes e saberá o que fazer. Isso é desapego.

Você pode pensar que “se apegou” a alguém. Isso é impossível. O apego está ligado à sua insegurança, aos seus medos, vazios, que se projetam em alguém.

Você não está preso à pessoa, mas em si mesmo. Podem ser pais, amigos, marido, esposa, filhos, até o cachorro. Conheço uma mulher com quase 40 anos que trata seu bicho de pelúcia como filho. O apego não está no bicho, mas nos vazios dela. O bicho só recebe essa carga. Ela não precisa se livrar do bichinho, mas encarar seus vazios.

Desapego é abrir mão do excesso. É a coragem de enxergar-se nos maus entendidos, assumir sua responsabilidade nos desgastes, repensar até que ponto tem contribuído para que as coisas estejam fora de controle. É livrar-se da corrente e prosseguir com leveza, em amor.

Amor gera auto crítica porque amor é consciência. É a gênese das desconstruções, do livrar-se da sobrecarga, do silêncio necessário para entender as causas, enxergar aonde tem errado, ter coragem para abrir mão do que precisa ficar para trás.

Jamais abandone as pessoas, ainda que em alguns casos a distância seja necessária. Jamais se omita diante da necessidade de alguém, mesmo que existam situações aonde o silêncio é mais eloquente. Nunca mate outro ser humano dentro de você, mesmo que seja importante afastar-se.

Desapego é enxergar-se no que te aflige, seja o que for, abrir mão do sentimento de vítima, entender aonde alimenta os processos e assumir que não precisa ser assim. É pacificar-se e prosseguir, amando as pessoas em liberdade, deixando as correntes pelo caminho.

Flavio Siqueira

Ele permite que as pessoas colham as consequências de seus próprios erros...


A revolta das tribos do Norte
1 Roboão foi até Siquém, onde todo o povo de Israel se havia reunido para fazê-lo rei. 2 Jeroboão, filho de Nebate, que havia fugido do rei Salomão e ido para o Egito, soube disso e voltou de lá. 3 O povo das tribos do Norte mandou buscá-lo, e foram todos juntos falar com Roboão. Eles disseram: 4 — Salomão, o seu pai, nos tratou com dureza e nos fez carregar cargas pesadas. Se o senhor tornar essas cargas mais leves e a nossa vida mais fácil, nós seremos seus servidores. 5 Roboão respondeu:— Voltem daqui a três dias, e aí eu darei a minha resposta.Então eles foram embora. 6 O rei Roboão foi falar com os homens mais velhos, que haviam sido os conselheiros do seu pai, e perguntou:— Que resposta vocês me aconselham a dar a este povo? 7 Eles disseram:— Se o senhor quiser servir bem a este povo, dê uma resposta favorável ao pedido deles, que eles serão seus servidores para sempre. 8 Mas Roboão não seguiu o conselho dos homens mais velhos e foi falar com os jovens que haviam crescido junto com ele e que agora eram os seus conselheiros. 9 — Que conselho vocês me dão? — perguntou ele. — O que é que eu digo a este povo que está pedindo que eu torne as suas cargas mais leves? 10 Eles responderam:— Você deve dizer o seguinte: “O meu dedinho é mais grosso do que a cintura do meu pai! 11 Ele fez vocês carregarem cargas pesadas; eu vou aumentar o peso ainda mais. Ele castigou vocês com chicotes; eu vou surrá-los com correias.” 12 Três dias depois, Jeroboão e todo o povo foram falar de novo com o rei Roboão, como ele havia mandado. 13 O rei desprezou o conselho dos homens mais velhos e falou duramente com o povo, 14 como os jovens haviam aconselhado. Ele disse:— O meu pai fez vocês carregarem cargas pesadas; eu vou aumentar o peso ainda mais. Ele castigou vocês com chicotes; eu vou surrá-los com correias. 15 Assim o rei Roboão não atendeu o povo. O Senhor Deus fez com que isso acontecesse para confirmar aquilo que ele, por meio do profeta Aías, de Siló, tinha dito a Jeroboão, filho de Nebate. 16 Quando os israelitas viram que o rei não ia atender o seu pedido, começaram a gritar:— Abaixo Davi e a sua família! O que foi que eles já fizeram por nós? Homens de Israel, vamos para casa! Que Roboão cuide de si mesmo!E assim os israelitas foram para as suas casas, 17 deixando Roboão como rei somente do povo que morava no território da tribo de Judá. 18 Então o rei Roboão mandou que Adonirão, o encarregado dos trabalhadores forçados, fosse falar com os israelitas, mas eles o mataram a pedradas. Porém Roboão saltou depressa para o seu carro de guerra e fugiu para Jerusalém. 19 Desde aquela época até hoje, o povo de Israel, o Reino do Norte, está revoltado contra os reis descendentes de Davi. 20 O povo de Israel soube que Jeroboão havia voltado do Egito. Então eles o convidaram para uma reunião com todo o povo e o fizeram rei de Israel. Somente a tribo de Judá ficou fiel aos descendentes de Davi.
A profecia de Semaías
21 Quando Roboão chegou a Jerusalém, reuniu cento e oitenta mil dos melhores soldados das tribos de Judá e de Benjamim, pois tinha a intenção de sair para lutar contra as tribos do Norte de Israel e ser o rei delas de novo. 22 Mas o Senhor falou ao profeta Semaías e mandou 23 que desse a Roboão e a todo o povo das tribos de Judá e de Benjamim o seguinte recado: 24 “Não ataquem os seus próprios irmãos, o povo de Israel. Voltem todos para casa! Se tudo aconteceu assim, foi porque eu quis.”Então eles obedeceram à ordem de Deus, o Senhor, e voltaram para casa.
Jeroboão afasta-se de Deus
25 O rei Jeroboão, de Israel, cercou de muralhas a cidade de Siquém, na região montanhosa de Efraim, e morou um pouco de tempo ali. Depois saiu e cercou de muralhas a cidade de Penuel. 26-27 Então pensou: “Do jeito que as coisas estão, se o meu povo for a Jerusalém oferecer no Templo sacrifícios ao Senhor Deus, os corações deles vão cair para o lado de Roboão, rei de Judá, e eles me matarão.” 28 Por isso, ele fez dois touros de ouro e disse ao seu povo:— Já chega de ir a Jerusalém para adorar a Deus. Povo de Israel, aqui estão os seus deuses, que tiraram vocês do Egito! 29 Ele colocou um dos touros de ouro em Betel e o outro em Dã. 30 E assim o povo pecou, indo adorar em Betel e em Dã. 31 Jeroboão também construiu lugares de adoração no alto dos morros e escolheu para sacerdotes homens que não eram da tribo de Levi.
A adoração em Betel é condenada
32 Jeroboão também deu ordem para que houvesse uma festa religiosa no dia quinze do oitavo mês, como a festa que se realizava no Reino de Judá. No altar de Betel ele ofereceu sacrifícios aos touros de ouro que havia feito e pôs ali em Betel os sacerdotes que serviam nos lugares de adoração que ele havia construído nos morros. 33 No dia quinze do oitavo mês, dia que ele mesmo havia escolhido, foi a Betel e ofereceu um sacrifício no altar, celebrando a festa que havia criado para o povo de Israel.


Comentário Devocional:


Um novo rei surge na terra! Roboão escolheu Siquém como o lugar da sua coroação. Esta cidade se localizava na parte central de Israel e ele queria ter certeza do apoio das tribos do norte. Aparentemente, as pessoas estavam cansadas de pagar tantos impostos, por conta de tantas construções em andamento. Eles, então, vieram a Roboão, pedindo alívio e por contrapartida, iriam apoiá-lo. Seus experientes conselheiros lhe recomendaram que aceitasse o pedido. No entanto, Roboão rejeitou seu conselho e resolveu seguir a sugestão dos jovens que haviam crescido com ele. Os jovens também podem dar bons conselhos, mas esses jovens eram muito severos em seu julgamento e conselho. 

Este modo de agir não era a vontade de Deus. Depois de três dias de Roboão deu seu veredicto! Ele aumentaria os impostos e tornar as coisas ainda mais difíceis. E então veio rebelião e revolta! Efraim se voltou contra Judá e estavam tão indignados contra a incidência dos tributos mais pesados ​​que eles mataram o homem que estava no comando, Adorão!


Jeroboão havia fugido de Salomão para o Egito. Quando Israel ouviu dizer que ele havia voltado para casa, eles decidiram fazer dele o Rei de Israel, o que englobaria as 10 tribos do norte! 

Uma batalha foi marcada para que Judá pelejasse contra Israel. No entanto, a Palavra de Deus foi bem clara: “vocês não devem lutar contra seus irmãos!” E foram orientados a voltar para suas casas. Vimos o que aconteceu nos Estados Unidos e em muitos outros países do mundo, quando uma guerra civil eclode. Ela deixa cicatrizes que serão lembradas para sempre! Os filhos de Israel não foram trazidos do Egito a Canaã para se matarem uns aos outros! 

Outro acontecimento triste dessa divisão foi que Jeroboão não queria que as pessoas fossem adorar em Jerusalém. E para neutralizar esta situação, ele fez bezerros de ouro! Assim, o povo voltou aos seus problemas no deserto e se esqueceram de adorar o Senhor. 
Era de se esperar que eles tivessem aprendido as lições do passado! Deus estava se comunicando com eles face a face e ainda O rejeitaram! As conseqüências dessa atitude foram desastrosas para o povo de Deus. Aqui está um exemplo claro da obra de Satanás em dividir, separar, fragmentar aqueles que querem seguir o Senhor.

Tanto Salomão e Roboão colheram de seus próprios erros. Deus está no controle, mas muitas vezes Ele permite que as pessoas colham as consequências de seus próprios erros e dos erros de seus governantes.

Leo Ranzolin
Vice-Presidente aposentado da Associação Geral