domingo, 11 de janeiro de 2015

Livre-se do que está encalhado há anos e faça uma faxina nas emoções



Aproveite este início de ano para desapegar daquilo que você não usa mais. Vale objetos, roupas e até sentimentos. Só assim você consegue seguir em frente com o coração livre para novas experiências.

Todo começo de ano, paramos para refletir sobre nossa vida, sempre com a esperança de que dias melhores virão. Mas, no final, nos enfiamos no corre-corre habitual e tudo continua na mesma toada. Pois, desta vez, que tal olhar para nossos padrões de comportamento com outros olhos? Quero dizer, com olhos que escrutinam, analisam e percebem verdadeiramente o que está acontecendo. Sem julgar! Só assim poderemos mudar características que não nos cabem mais e modos de agir arraigados, mas equivocados. Sim, como você já sabe, temos dentro de nós o poder de criar a própria realidade. Para o nosso bem ou para o nosso mal.

Vamos, então, utilizar esse poder em nosso benefício, em particular para nos livrar de autoboicotes. É o único meio de nos tornarmos seres humanos mais plenos. Afinal, o que desejamos a nós mesmas e a todos a cada ano não é mais prosperidade e felicidade? Falta agir. Para contribuir, proponho um exercício. Com papel e caneta, sente-se confortavelmente diante de uma mesa. Feche os olhos e faça ciclos de respiração profunda para se acalmar. Quem controla sua respiração controla a mente e pensa melhor. Concentre-se só no aqui e agora, como se o mundo lá fora não existisse. Esqueça preocupações e compromissos. Foque.

Comece a listar objetos e utensílios que você não usa há um tempão e só guarda porque acha que um dia poderá precisar para uma finalidade qualquer. Relacione, em seguida, roupas, sapatos, bijuterias, bolsas e outros acessórios que andam encostados faz tempo e você mantém no armário achando que, um dia, poderá surgir uma ocasião apropriada para usá-los mais uma vez. Agora, vasculhe o que está atravancando o seu coração: raiva, ressentimentos, tristeza, medos e tantos sentimentos negativos que parecem um iceberg dentro de você.

Aqui é hora de fazer uma pausa. Respire e pense: tudo que você anda guardando – no mundo exterior e também no interior – atua contra a sua desejada prosperidade. Já ouviu isso? A milenar sabedoria oriental ensina que é preciso deixar espaço vazio para criar o novo. Ninguém consegue colocar um móvel no lugar onde outro já se encontra. É simples assim. Somente se desfazendo do que se tornou inútil podemos prosperar. É a força imensurável do vazio. Saiba: o vácuo tem a incrível capacidade de atrair coisas boas inéditas e trazer abundância. Mas, se acumulamos objetos inúteis em casa e sentimentos fúteis no coração, não sobra cantos desocupados. E nada acontece... Pior: quando guardamos por guardar, mandamos a mensagem para o cérebro e todas as nossas células de que não acreditamos tanto no amanhã. É como se achássemos que coisas podem nos faltar e não teremos como suprir as necessidades. Largue essa ideia!

Além do mais, existe a implacável lei de que é preciso dar para receber. Por isso, quem doa sempre ganha. Então, mãos à obra: 2015 já começou! Limpe gavetas, armários, prateleiras, quartinhos, depósitos... Livre-se daquilo que está encalhado há anos. Aproveite a oportunidade para passar adiante os pertences que nem deveriam mais ser seus. Entregue a quem precisa e achará grande utilidade.

Faça igual faxina nas emoções. Para que guardar raiva e gastar energia com o que nem faz mais sentido? Isso acorrenta a vida. Abra vagas para o novo entrar em sua casa e no seu coração. Depois, compartilhe o conceito do vazio com amigos e familiares. Transmita essa ideia! Fique certa de que mais abundância virá para você – e para todos ao seu redor. 

Marcia de Luca

The Winner Takes It All

E SE EU ESTIVER PRECISANDO DE UM MILAGRE URGENTE, O QUE DEVO FAZER?


E se eu estiver precisando de um milagre urgente, o que devo fazer?
Saindo daquele lugar, Jesus retirou-se para a região de Tiro e de Sidom. Uma mulher cananéia, natural dali, veio a ele, gritando (I): “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito” (1). Mas Jesus não lhe respondeu palavra (2). Então seus discípulos se aproximaram dele e pediram: “Manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós” (3). Ele respondeu: “Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel” (4). A mulher veio, adorou-o (5) de joelhos e disse: “Senhor, ajuda-me!” Ele respondeu: “Não (6) é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos”. Disse ela, porém: “Sim (7), Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos”. Jesus respondeu: “Mulher, grande (8) é a sua fé! Seja conforme você deseja”. E naquele mesmo instante (9) a sua filha foi curada.

Mateus 15:21-28 (grifos acrescidos)

Introdução

É bem possível que você esteja, nesse exato momento, precisando urgentemente de um milagre. Acertei? Se a pergunta fosse apenas “precisando de um milagre”, eu arriscaria dizer que quase todos diriam que sim, que precisariam de um. Agora, dos que precisam de um milagre, nem todos precisam dele agora, pra já. Mas, digamos que você seja dos que precisam de um milagre agora, o que fazer então? Antes de tudo, acho que você fez a coisa certa: buscou ajuda no Senhor. E quero que saiba que Ele está aqui para lhe ajudar.

Aquela mulher de quem não sei sequer seu nome (assim como também não sei o seu) foi buscar em Jesus seu último recurso. Talvez esse seja o seu caso: já buscou em vários lugares, em vária fontes, mas não obteve resultado, não encontrou a solução, e veio parar bem aqui, perguntando-se o que fazer. Sinceramente, eu não sei se tenho a resposta certa para você, mas tenho algumas palavras que podem ajudar-lhe a descobrir como alcançar o milagre que você precisa.

Vamos lá?

1. Você tem uma necessidade! E quem não tem?
Hoje em dia é mais fácil encontrar quem esteja precisando de alguma coisa do que alguma coisa que esteja precisando de alguém! E olhe que tem muita coisa sobrando no mundo, mas tem muita gente sobrando sem coisas, passando necessidades. Talvez seja o seu caso. Se isso está acontecendo com você, veja o que aquela mulher siro-fenícia fez: foi atrás de Jesus, em busca de solução. Quando você enfrenta problemas, quem você busca para resolvê-los? Será que você procura as pessoas certas?
Quem sabe aquela mulher tentou resolver o problema da filha dela de outras maneiras, de outras formas, sem sucesso. Quantas vezes você já tentou resolver esse problema, sem resultado? Pode ser que tenha chegado o momento de correr para os pés de Jesus e ouvir o que Ele tem para lhe dizer. Se você já correu atrás de tanta gente e não deu em nada – ainda – o que custa tentar com Jesus, não é verdade? Certamente Ele tem uma palavra para você hoje.

2. O silêncio de Deus. E quem suporta isso?
Eu costumo dizer que existem pouca coisas que são difíceis de suportar, vindas da parte de Deus. Paradoxalmente, o silêncio de Deus é uma dessas coisas que são praticamente insuportáveis. O silêncio de Deus não é a simples ausência de resposta. Não, não é disso que estou falando. Muitas vezes, ao conversar com alguém, já exprimi minha situação e o outro ficou ouvindo calado, sem nada dizer. Mas, eu sabia que ele estava ouvindo e, claro, me entendendo. E me senti aceito, e isso foi suficiente para mim.
Mas, o silêncio de Deus não é isso, de Ele simplesmente não responder. É diferente. Eu já orei muitas vezes ao Senhor e não obtive resposta imediata. Mas, isso não era o silêncio de Deus, porque eu sabia que Ele estava me ouvindo e que, mais cedo ou mais tarde, a resposta viria. O que é, então, o silêncio de Deus? É quando você ora mas não sente que o Senhor esteja lhe ouvindo, como se a presença dEle tivesse se afastado de você e você não soubesse o porquê. É aterrador. É difícil até de exprimir em palavras.
Mas, aquela mulher não se conformou com o silêncio de Deus e não desistiu de ouvir uma palavra dos lábios do Senhor. Quantos de nós teriam essa coragem, de insistir em ouvir a resposta de Deus, apesar do silêncio ensurdecedor vindo do céu? É algo a se pensar e um grande exemplo a seguir: não parar de clamar e insistir até ouvir a voz do Senhor.

3. Nem todos entendem nossa situação… Você já passou por isso?
Todavia, antes de conseguir chegar até Jesus, havia um pequeno empecilho. Ou vários: além da multidão, havia os discípulos. Sabe uma coisa que é muito chata? Às vezes, quem deveria nos ajudar a chegar ao Salvador é quem mais nos atrapalha, nem faz a obra (trocadilho intencional… risos) e nem desocupa a moita. Não sei se já aconteceu com você, mas já passei por isso de contar meu problema para alguém, esperando que ele me ajudasse em oração, que me levasse ao Senhor e torcesse por minha vitória. Mas… enfim.
Infelizmente, além dos problemas que já temos, às vezes precisamos enfrentar outros: pessoas que não querem que cheguemos até Jesus para conseguir uma resposta, para ouvir uma palavra que pode mudar nossa história. Se você já foi procurar alguém pensando que ele iria lhe ajudar nesse problema e se decepcionou, não desista… são coisas que acontecem a qualquer um Eu também já passei por isso, sei como é ruim e desagradável, mas é a vida.
Os discípulos não queriam que Jesus atendesse a mulher desesperada, dá pra entender uma coisa dessa? Mas o Senhor – graças a Deus né, risos – não atendeu aos pedidos deles. Por que será? Isso talvez seja a dica para deixar essas pessoas que não estão preocupadas conosco, com nossos problemas, simplesmente deixá-las de lado e ir direto na fonte: Jesus.

4. Às vezes, parece que Deus não se interessa por nossos problemas… Mas, como assim?
A resposta que Jesus deu foi de desmontar qualquer um ou, como diz um ditado do interior “foi de arrancar pica-pau do oco e tatu da toca”. Como assim, Jesus, o Senhor não tem nada a ver com o meu problema? Talvez tenha sido o que aquela mulher pensou: “peraí, eu não sou sua ovelha, o Senhor não tem compromisso comigo, meu problema não lhe diz respeito? Como assim, Jesus?”
Qualquer pessoa com uma fé um pouco menor já sairia dali arrasada, desorientada e capaz de fazer uma loucura, um desatino. Não sei se já aconteceu isso com você, de estar orando e parece que Jesus não está nem aí pra você, nem tchum. Eu não sei explicar porque isso acontece mas, às vezes, Deus nos prova de muitas maneiras, e uma delas é – aparentemente – demonstrar desinteresse em nossas causas.
É como nossos pais que, em certas ocasiões, fingiam ignorar nossos pedidos para depois nos surpreender. E Deus, como nosso Pai celestial, também gosta de fazer umas brincadeiras com a gente de vez em quando. Se seu pai já agiu assim, você entende o que eu estou falando. E quem sabe se seu Pai também não está querendo lhe fazer uma surpresa, fingindo que não está prestando atenção? Captou a dica?

5. Adorar antes de pedir, isso vai garantir minha vitória? Nem sempre…
Depois de vencer várias barreiras (a multidão, os discípulos, o silêncio e aparente descaso de Jesus), a mulher chegou finalmente aos pés de Jesus e o adorou. Observe o que ela fez: correu pros pés de Jesus, ajoelhou-se, adorou e só depois de tudo isso é que ela fez seu pedido. Tinha feito tudo certinho, não é verdade? Tava na bica de receber a bênção e a vitória. Mas… nem sempre as coisas saem do jeito que planejamos.
A vida espiritual tem dessas coisas: às vezes, esperamos que aconteça algo do jeito que queremos, e acontece justamente o contrário. Em outras situações, quando pensamos que está tudo perdido e as coisas estão indo de mal a pior, acontece o inesperado e a maré muda de direção e você se vê com o milagre nas mãos.
Definitivamente, a vida cristã é uma caixinha de surpresas e nunca é monótona ou desinteressante, afinal carregar uma cruz todo dia e acordar sabendo que você está na alça de mira do capeta não é pra qualquer um, não é verdade? Quem diz que a vida cristã é chata ou não sabe o que é ser cristão de verdade ou diz que é mas ainda não conheceu o Salvador realmente. A sua vida é cheia de surpresas, de altos e baixos? Agradeça por isso, pois poderia ser bem pior: rotineira e maçante.

6. E quando a primeira coisa que Deus diz é não, o que fazer? #xingar muito no twitter?
Continuando o raciocínio do tópico anterior, existem pessoas que acham que orar é uma receita de bolo de caixa de supermercado. Você mistura os ingredientes, naquelas quantidades prescritas, deixa a massa descansar ou inchar, sei lá, bate no liquidificador ou batedeira, unta a forma com manteiga e leva ao forno por tantos minutos e, voi lá, está pronto. Não, oração não é assim.
Primeiro, porque oração não é receita pronta. Segundo, porque Deus quer que as pessoas se relacionem com ele, e não que sejam clientes ou usuários, que venham no balcão, apresentem um pedido qualquer, recebam o que pediram, tenham a nota carimbada e vão embora. Não, Deus quer algo mais. E o que Ele quer, então? Ele quer sua atenção e sua amizade.
E, para conseguir isso de você, às vezes Ele diz… não. Pense nos seus amigos, nos melhores amigos. Esses são aqueles que só lhe dizem SIM? Não! Claro que não. Amigos de verdade são aqueles que me dizem não quando eu quero ouvir um sim, mas o que eu mais preciso naquele momento é ouvir um NÃO! Amigo de verdade é aquele que me conhece por inteiro e, ainda assim, quer continuar sendo meu amigo.
E Jesus é desse tipo de amigo, que me conhece por dentro e por fora, e que me diz coisas que não quero ouvir, mas que Ele sabe que preciso ouvir. E, mesmo me conhecendo tão bem, ainda sim continua me amando e querendo minha amizade. Dá pra ignorar uma Pessoa assim?

7. Respondendo o NÃO de Deus com SIM, SENHOR. #eita que desafio grande!
Ok, você foi pros pés de Jesus, chorou, adorou e suplicou. Ele ouviu você, ouviu o que você tinha pra dizer e ouviu o seu pedido, daí quando você achava que o problema ia ser resolvido, Ele simplesmente diz “não…” Parapapapapapapapapapá! Para tudo, para o mundo que eu quero descer! Isso contraria minha lógica. Mas, e quem disse que Deus tem que obedecer minha lógica?
Aqui é o ponto de inflexão onde muitos sucumbem, onde se separam as ovelhas dos lobos e os meninos mimados dos gigantes na fé. Quando Deus diz NÃO pra você, o que fazer? Responda com um sonoro e alto “Sim, Senhor!” E isso, meu caro, é pra quem tem fé. Talvez Deus esteja provando sua fé, testando seus limites. Eu não sei, mas pode ser que Ele esteja testando para ver até onde vai sua obediência e confiança nEle. Se Ele diz não, é não, pronto e acabou.
Então, meu amigo, se você pediu algo a Jesus e Ele disse NÃO a você, diga você a Ele “SIM, SENHOR”. É fácil? Não. E quem disse que ser crente, ter fé, era fácil? Você não leu as letrinhas miúdas do contrato de salvação, quando aceitou a Jesus? Ele deixou bem claro, lá nas letrinhas miúdas (da Bíblia… risos) que “no mundo tereis aflição”, você nunca leu? Pois é, está lá. Sabe por que você deve responder o não de Deus com um sim seu? É o que veremos a seguir.

8. Grandes milagres requerem grandes doses de fé. E quem não sabe disso?
Depois que a mulher disse sim para o não de Jesus, sabe o que Ele fez? Nada. Como assim? É porque Ele estava tão admirado com a fé da mulher que não fez nada antes de elogiar a atitude dela. É como se Ele estivesse dizendo algo mais ou menos parecido com isso: “mulher, eu vou fazer o milagre não porque eu posso, mas porque agora eu quero fazer um milagre na sua vida. Mas, antes de fazer esse milagre, eu quero dizer o quanto você me deixou admirado e contente com essa demonstração de fé”. Afinal, existe coisa que agrada mais a Deus do que a fé (Hb 11.6)?
E, depois, Jesus fez o milagre. Simples assim.
Sabe qual foi o segredo? Foi a obediência. E, já que estamos falando da vontade de Deus, preciso confessar que, muitas vezes, deixei de receber bênçãos do Senhor por não querer me enquadrar na vontade do Senhor. Entender a vontade do Senhor é muito fácil, até criança entende. Na escola, desde cedo aprendemos o famoso ABECEDÊ, não é verdade? Na vida cristã é bem parecido: é só OBEDECÊ. A teoria é fácil… o problema é quando vem a prova (risos)!
A grande lição que fica daquela mulher sem nome é que a prova de uma grande fé se vê na obediência irrestrita à vontade divina. A fé quando é verdadeira, mesmo quando as circunstâncias dizem NÃO ela diz SIM. Agora quando a fé é grande, mesmo quando Deus diz NÃO, ela diz SIM! Qual é o tamanho da sua fé? Ela é grande o suficiente para dizer SIM mesmo se Deus disser NÃO?

9. Experimentando o “agora” de Deus. Isso é pra mim também?
Que Deus tem o melhor para você, isso você já sabe. Agora, que o melhor de Deus pode chegar para sua vida agora, isso talvez você ainda não saiba. E, deixe-me esclarecer algo: o melhor de Deus já veio, que foi Jesus para morrer por mim e por você, pagando os meus e os seus pecados. Então, para quem ainda não conhece Jesus, o melhor de Deus está disponível agora, para ser recebido e aceito imediatamente.
Todavia, para quem já conhece Jesus, e já experimentou o melhor de Deus, mas está passando por problemas, e precisa de um milagre urgente, Deus tem o melhor para você, nessa situação que você está passando. E Ele tem isso disponível para você agora. Sim, pra você mesmo. E o que fazer para obter? Você já sabe: crer e obedecer. Se você crer – e obedecer –  vai receber.
O seu futuro, meu irmão, minha irmã, depende de sua fé. Depende de você crer. E, depois de crer, de obedecer à voz dEle. Então, se você crê, falta só obedecer que a vitória logo virá. Aquela mulher creu, mas a vitória só chegou depois que ela obedeceu. Ela disse SIM à voz do Senhor. Talvez seja isso que esteja faltando a você: dizer sim, obedecer à voz de Deus.
Experimente, e depois venha me contar a bênção! risos

Wallace
Fonte: Desafiando Limites


O meu povo não ficará desiludido


1 Ai de Jerusalém, o altar de Deus, a cidade onde o rei Davi armou o seu acampamento! Deixem passar alguns anos com as suas festas religiosas, 2 e então Deus castigará a cidade que se chama “O Altar de Deus”. Os seus moradores chorarão e se lamentarão; a cidade ficará parecendo um altar coberto de sangue. 3 Deus enviará um exército para atacar a cidade; os soldados inimigos a cercarão e levantarão rampas de ataque contra as muralhas.
4 A cidade será arrasada, e os seus moradores ficarão caídos no chãofalarão como se fossem espíritos, cochichando e murmurando como fantasmas.
5-6 Mas, de repente, num instante, o Senhor Todo-Poderoso atacará os inimigosaquela multidão de estrangeiros. Com trovões, terremotos e estrondos, com ventanias, tempestades e fogo devorador, ele fará os inimigos virarem um pó fino; eles serão como a palha que o vento carrega. 7 Aí todos os inimigos que estiverem atacando “O Altar de Deus”todos os exércitos que estiverem cercando a cidade com rampas de ataque desaparecerão como se fossem um sonho ou uma visão.
8 Todas as nações que atacarem o monte Sião serão como um homem faminto que sonha que está comendo e acorda ainda com fome; serão como uma pessoa sedenta que sonha que está bebendo água e acorda ainda com sede. Aviso para os moradores de Jerusalém 9 Continuem sendo tolos, se quiserem! Continuem cegos, se preferirem! E, sem terem tomado vinho ou cerveja, fiquem bêbados e andem por aí tontos.
10 Pois o Senhor Deus fez com que vocês caíssem num sono profundo; ele cobriu as cabeças de vocês e fechou os seus olhos. As cabeças e os olhos são os profetas, que não veem as visões que Deus envia. 11 Agora, para vocês, todas as visões são como se fossem uma mensagem escrita num livro fechado e lacrado. Se levarem o livro para alguém que sabe ler e pedirem que leia a mensagem, a pessoa dirá: “Não posso; o livro está lacrado.” 12 E, se pedirem a alguém que não sabe ler, a pessoa dirá: “Não sei ler.”
13 O Senhor diz:  “Esse povo ora a mim com a boca e me louva com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A religião que eles praticam não passa de doutrinas e ensinamentos humanos que eles só sabem repetir de cor.
14 Por isso, mais uma vez vou deixar esse povo espantado com as coisas estranhas e terríveis que farei no meio dele. Com toda a sua sabedoria, os seus sábios não poderão explicá-las, e o conhecimento dos que são instruídos não adiantará nada.” 15 Ai dos que escondem os seus planos do Senhor, que fazem as suas maldades na escuridão e dizem: “Ninguém nos pode ver! Ninguém sabe o que estamos fazendo!” 16 Vocês invertem as coisas, como se o barro valesse mais do que o oleiro! O pote não vai dizer ao homem que o fez: “Você não me fez.” Uma vasilha não dirá ao oleiro: “Você não sabe o que está fazendo.” 
Promessa de salvação
17 Daqui a pouco, as matas virgens vão virar jardins, e os jardins voltarão a ser mato.
18 Naquele dia, os surdos ouvirão a mensagem que será lida no livro fechado e lacrado, e os cegos ficarão livres da escuridão e poderão ver.
19 O Senhor dará alegria aos necessitados, o Santo Deus de Israel fará com que os pobres fiquem alegres. 20 Pois Deus acabará com os que exploram o seu povo; os que zombam de Deus serão destruídos, e os que fazem planos para prejudicar os outros desaparecerão21 Deus acabará com os que acusam os outros falsamente; acabará com os que procuram enganar os juízes e com os que, por meio de mentiras, conseguem que os inocentes sejam condenados. 
22 Portanto, o Senhor, que livrou Abraão de perigos, diz o seguinte a respeito do povo de Israel: “O meu povo não ficará desiludido outra vez, eles nunca mais sentirão vergonha. 23 Pois, quando virem o que vou fazer no meio deles, confessarão que o meu nome é santo, reconhecerão que eu sou o Santo Deus de Israel e me temerão.
24 Então os que perderam o juízo se tornarão sábios, e os que se revoltaram contra mim aceitarão os meus ensinamentos.”



Comentário:

Lembrem-se: O POVO DE ISRAEL HOJE SOMOS NÓS...
Ao abrirem a Bíblia, elevem uma oração a Deus, peçam que Ele envie o Espírito Santo para que tenham entendimento da leitura em nome do seu filho JESUS CRISTO.
Leiam quantas vezes for necessário, lá estará escrito o que Deus quer falar ou o que precisam ouvir.... abram os seus corações e se entreguem....
Vocês conhecerão o AMOR DE DEUS!

Rosa Soares