sábado, 13 de setembro de 2014

A Borboleta e a Chama


Uma borboleta multicor estava voando na escuridão da noite quando viu, ao longe, uma luz. Imediatamente voou naquela direção e ao se aproximar da chama pôs-se a rodeá-la, olhando-a maravilhada.

Como era bonita!

Não satisfeita em admirá-la, a borboleta resolveu fazer o mesmo que fazia com as flores perfumadas. Afastou-se e em seguida voou em direção à chama e passou rente a ela.

Viu-se subitamente caída, estonteada pela luz e muito surpresa por verificar que as pontas de suas asas estavam chamuscadas.

“Que aconteceu comigo?” – Pensou ela.

Mas não conseguiu entender. Era impossível crer que uma coisa tão bonita quanto a chama pudesse causar-lhe mal. E assim, depois de juntar um pouco de forças, sacudiu as asas e levantou voo novamente.

Rodou em círculos e mais uma vez dirigiu-se para a chama, pretendendo pousar sobre ela. E imediatamente caiu, queimada, no óleo que alimentava a brilhante e pequenina chama.

- Maldita luz! – murmurou a borboleta agonizante – Pensei que ia encontrar em você a felicidade e em vez disso encontrei a morte. Arrependo-me desse tolo desejo, pois compreendi, tarde demais, para minha infelicidade, o quanto você é perigosa.

- Pobre borboleta! – respondeu a chama – Eu não sou o sol, como você tolamente pensou. Sou apenas uma luz. E aqueles que não conseguem aproximar-se de mim com cautela, são queimados.

Esta fábula é dedicada àqueles que, como a borboleta, são atraídos pelos prazeres mundanos, ignorando a verdade. Então, quando percebem o que perderam, já é tarde demais

Leonardo da Vinci

Há certas horas, em que não precisamos de um Amor...


"Há certas horas, em que não precisamos de um Amor...
Não precisamos da paixão desmedida...
Não queremos beijo na boca...
E nem corpos a se encontrar na maciez de uma cama...

Há certas horas, que só queremos a mão no ombro, o abraço apertado ou mesmo o estar ali, quietinho, ao lado...
Sem nada dizer...

Há certas horas, quando sentimos que estamos pra chorar, que desejamos uma presença amiga, a nos ouvir paciente, a brincar com a gente, a nos fazer sorrir...

Alguém que ria de nossas piadas sem graça...
Que ache nossas tristezas as maiores do mundo...
Que nos teça elogios sem fim...
E que apesar de todas essas mentiras úteis, nos seja de uma sinceridade
inquestionável...

Que nos mande calar a boca ou nos evite um gesto impensado...
Alguém que nos possa dizer:

Acho que você está errado, mas estou do seu lado...
Ou alguém que apenas diga:
Sou seu amor! E estou Aqui!"

William Shakespeare

Meu apelo...


 
"Meu apelo por uma revolução espiritual não é um apelo por uma revolução religiosa."
"As melhores coisas da vida, não podem ser vistas nem tocadas, mas sim sentidas pelo coração"

"Se conseguirmos deixar de lado as diferenças, creio que poderemos nos comunicar, trocar ideias e compartilhar experiências com facilidade"

"Se o seu coração é absoluto e sincero, você naturalmente se sente satisfeito e confiante, não tem nenhuma razão para sentir medo dos outros".

"Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior."

"Fale a verdade, seja ela qual for, clara e objetivamente, usando um toque de voz tranquilo e agradável, liberto de qualquer preconceito ou hostilidade".

"Se seus sonhos estiverem nas nuvens, não se preocupe, pois eles estão no lugar certo; agora construa os alicerces"


Dalai Lama

Esteja atento



Hoje quero propor algo muito simples, porém fundamental: Esteja atento.
Só isso. Perceba como seus pensamentos não param, como anda distraído, como quase não vê.
Permita-se, nem que seja apenas hoje. Repare no rosto das pessoas que cruzarão seu caminho, tente ler o que os olhos dizem, sinta a energia. Há um universo de comunicação entre humanos que vai muito além da fala, estamos nos expressando o tempo inteiro, mas quem percebe? Atente para isso. Sinta.
Olhe para os cenários do ambiente aonde está, para os detalhes, os movimentos, o posicionamento da luz. Veja como a luz passeia entre objetos e pessoas, como produz sombras, como elas se mexem.
Perceba os sons. Pare alguns segundos e tente discernir pelo menos cinco sons: um carro que passa, uma máquina ao fundo, gente conversando, pássaros, passos, uma tosse, gotas de chuva, a sinfonia do universo, consegue ouvir?
Note como você não presta atenção no que as pessoas dizem. Enquanto falam está pensando no que dirá a seguir. Ouça de verdade, veja de verdade, esteja presente.
Um dos condicionamentos mais poderosos do nosso tempo é a distração. Nos dão brinquedos, nos criam dificuldades para que as facilidades sejam vendidas em suaves prestações, vamos sem a menor curiosidade de saber para onde, estamos, mas quem se importa em questionar se esse é o lugar?
Caminhamos suficientemente distraídos para questionar, para percebermos o efeito manada, para contabilizarmos o tamanho do rombo, do roubo, do quanto estamos perdendo enquanto aceitamos não ver.
Descondicionar-se começa por prestar atenção, portanto, hoje não quero ir além do fundamental: Esteja atento. Enxergue-se.
Há mensagens que chegam no canto dos pássaros, nos passos de alguém, no movimento da brisa, na risada lá no fundo, no trecho de uma música, na nuvem que cobre o sol e depois se vai, na respiração cansada de alguém, na mão da criança que segura a da mãe, no inseto que caiu tentando desvirar, na textura do chão que você pisa, na variação da luz, na chegada do dia, no fim da madrugada… Há mensagens o tempo todo, há respostas, há vida em você.
Esteja atento, só isso, esteja atento…

Flavio Siqueira

SAUDAÇÃO À ALVORADA


Cuida deste dia!
Ele é a vida, a própria essência da vida.
Em seu breve curso
Estão todas as verdades e realidades da tua existência:
   A bênção do crescimento,
   A glória da ação.
   O esplendor da realização.
Pois o dia de ontem não é senão um sonho
E o amanhã somente uma visão.
Mas o dia de hoje bem vivido transforma os dias de ontem num sonho de ventura.
E os dias de amanhã numa visão da esperança.
Cuida bem, pois, do dia de hoje!
Eis a saudação à alvorada!

Rosa, 'Cada dia constitui uma vida nova para o homem que sabe viver'.
Mensagem enviada por uma grande amiga.