sábado, 28 de março de 2015

Assim, ela o tentou com os seus encantos, e ele caiu na sua conversa.

1 Filho, lembre do que eu digo e nunca esqueça os meus conselhos. 2 Faça o que eu digo e você viverá. Siga as minhas instruções com o mesmo cuidado com que você protege os olhos. 3 Guarde sempre os meus ensinamentos bem gravados no coração. 4 Trate a Sabedoria como sua irmã e o Entendimento, como o seu melhor amigo. 5 Eles conservarão você longe das mulheres imorais, das mulheres de palavras sedutoras.
A mulher imoral
6 Uma vez eu estava olhando pela janela da minha casa 7 e vi vários rapazes sem experiência; mas notei que um deles era mesmo sem juízo. 8 Esse rapaz estava andando pela rua, perto da esquina onde morava uma certa mulher. Ele passava por perto da casa dela, 9 ao anoitecer, quando já estava escuro. 10 E aconteceu que essa mulher foi encontrar-se com ele, vestida como uma prostituta e cheia de malícia. 11 Ela era espalhafatosa e sem-vergonha e estava sempre andando pelas ruas. 12 Ficava esperando em alguma esquina, às vezes numa rua, outras vezes na praça. 13 Ela chegou perto do rapaz, e o abraçou, e beijou. Então, com um olhar atrevido, disse: 14 — Paguei hoje os meus votos, e a carne da oferta de paz está comigo. 15 Por isso saí procurando você. Eu queria encontrá-lo, e você está aqui! 16 Já forrei a minha cama com lençóis de linho colorido do Egito. 17 Eu a perfumei com mirra, aloés e flor de canela. 18Venha, vamos amar a noite toda. Passaremos momentos felizes nos braços um do outro. 19 O meu marido não está em casa; ele foi fazer uma longa viagem. 20 Levou bastante dinheiro e só voltará daqui a alguns dias. 21 Assim, ela o tentou com os seus encantos, e ele caiu na sua conversa. 22 E, num instante, lá foi ele com ela, como um boi que vai para o matadouro, como um animal que corre para a armadilha, 23 onde uma flecha atravessará o seu coração. Era como um pássaro que entra num alçapão, sem saber que a sua vida está em perigo. 24 Agora, meu filho, escute! Preste atenção no que vou dizer. 25 Não deixe que uma mulher como essa ganhe o seu coração; não ande atrás dela. 26 Pois ela tem sido a desgraça de muitos homens e tem causado a morte de tantos, que nem dá para contar. 27 Se você for à casa dessa mulher, estará caminhando para o mundo dos mortos, pelo caminho mais curto.

O castigo por causa do pecado


9 O Senhor Todo-Poderoso me disse:— Na terra de Israel, não sobrará ninguém: ela ficará limpa como uma parreira que foi colhida duas vezes. Como um lavrador colhe as suas uvas, assim você deve salvar todos os que puder. 10 Eu respondi:— Com quem devo falar? E, mesmo que eu fale, quem vai me ouvir? Eles taparam os ouvidos, pois não querem prestar atenção. Eles não querem ouvir a tua mensagem e zombam do que dizes. 11 Ó Senhor Deus, o teu furor me dominou; estou cansado de guardar a tua ira dentro de mim. Então Deus me disse: — Faça cair a minha ira sobre as crianças nas ruas e sobre os moços nas suas reuniões. Maridos e esposas serão levados como prisioneiros, e também os velhinhos. 12 As casas deles ficarão para outros, e também as suas terras e as suas esposas. Vou castigar o povo desta terra. Sou eu, o Senhor, quem está falando. 13 Todos, ricos e pobres, procuram ganhar dinheiro desonestamente. Até os profetas e os sacerdotes enganam as pessoas. 14 Eles tratam dos ferimentos do meu povo como se fossem uma coisa sem importância. E dizem: “Vai tudo bem”, quando na verdade tudo vai mal. 15 Será que ficaram envergonhados por terem feito essas coisas que eu detesto? Não! Não ficaram envergonhados de jeito nenhum. Eles nem sabem o que é sentir vergonha e por isso vão cair como outros têm caído. Quando eu os castigar, eles vão ficar arrasados. Eu, o Senhor, falei.