quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Gotas de Lágrimas




A lágrima é uma pequena gota de água que cai dos olhos dependendo da emoção da pessoa. Segundo estudiosos a lágrima é uma mistura de água com sal, mas na verdade já se tentaram descobrir o gosto da lágrima, mas sem sucesso. No entanto para o ser humano chorar e  deixar a lágrima rolar no rosto faz parte da vida.
Desde muito cedo, o bebe já deixa rolar suas  lágrimas, mesmo sem ter noção de sua existência. Há aqueles que derramam suas lágrimas por alguém que já partiu desta vida. Há aqueles que deixam cair as lágrimas quando seus sentimentos de ódio  e revolta estão estampadas no rosto frio e no olhar sem brilho. Há aqueles que diante uma tragédia fatal, deixam suas lágrimas rolar no rosto como se o mundo em sua volta lhes abandonasse. Há muitos tipos de prantos, cujas lágrimas sempre são sentidas quando caem pelo rosto. Quando a mulher que está grávida chora no momento de dar a luz, lágrimas de dor caem pelo rosto, mas momentos depois, estas mesmas lágrimas tornam-se de alegria, por ver o rostinho do lindo  bebe e ao pegá-lo em seus braços.
Há momentos na vida do homem e da mulher que não se consegue segurar as suas lágrimas, em cada emoção, as vezes forte, as vezes fraca, as vezes tristes, as vezes alegre, em cada uma delas por certo caem dos olhos, as lágrimas com suas expressões do mais íntimo que uma pessoa sente no coração.
Existem lágrimas de amor; é quando a pessoa ama e sente falta do seu amor;chora lágrimas sentidas, do fundo de sua alma. Esse sentimento as vezes sofre calado, as vezes caem lágrimas pelo rosto, são lágrimas quentes de amor, de saudades, e as mesmas lágrimas de alegria e felicidade ao lado do seu grande amor.
Existem lágrimas reprimidas, dos sentimentos de raiva, da inveja, do ciúme, da mágoa; são lágrimas que cai  pela face com gosto amargo como o fel.
Todos têm nossas lágrimas, dos mais inocentes dos bebes, aos grandes homens no poder. Há lágrimas de derrotas, que fere no fundo da alma, junto o sentimento de perda, de fracasso, de vazio. Mas também há lágrimas de vitória junto o choro de alegria e extanse. Chorar faz parte da vida,deixar a lágrima cair pela face, para alguns é sinônimo de covardia, mas para outros enobrece o homem. Muitos dizem que o homem  não chora, mas o maior de todos os homem de todos os tempos também chorou. A Bíblia Sagrada declara que Jesus Cristo chorou também. Se ele chorou eu posso chorar também, e chorar nos  acalma e traz alivio para a alma.
O gostoso do choro, das lágrimas que rolam pelo rosto, e a lágrima do perdão, mas a mais difícil de suportar é a lágrima que rola pelo rosto do grande amor que parte para nunca mais voltar. Neste tipo de lágrima tem-se uma mistura do sentimento que envolve toda adrenalina que corre nas veias, os sentimentos de saudades, de vazio, de solidão, de perda, de raiva. De mágoa, de dor, de revolta, de angustia, mas também se mistura com as lágrimas, de esperança do amanhã ser melhor que hoje; da ternura, da compreensão.
De todas as lágrimas mais sofridas, é a do amor ferido, humilhado e vingativo. Nela encontra-se todo tipo de sentimento negativo, tristeza, mágoa, ódio etc. Todas as lágrimas custam o seu preço, mas de todas, as lágrimas a  da conquista é a que mais é cara, pois empenha-se em lutar e pagar o seu preço e consegue vencer, porque nelas existem fé,esperança, força para vencer, nelas existem a fé contagiante e esta fé é inigualável  e sem fé ninguém consegui sorrir, e mesmo chorando consegui vencer, porque  a fé traz alegria, traz a vitória.
Chorar faz bem para a alma, o choro quando sincero de dentro da alma, enobrece a alma e o Senhor tem prazer na alma quebrantada, que derrama suas lágrimas perante Sua Face.
Em todas as situações da vida, existem diferentes tipos de lágrimas, mas pra cada lágrima, por certo há de ter um lenço para enxugá-las, ou quem sabe uma mão amiga, para tocar nas lágrimas e tira-las com amor e carinho.
O filho quando chora a mãe esta por perto para tirar suas lágrimas. Alguém quando ama consola o coração triste e traz alegria, mas para cada lágrima que rola no rosto, quentes ou frias,sentidas ou alegres, são lágrimas que rolam, e por certo, nunca mais veremos novamente estas mesmas lágrimas. Há quem diz que existem lágrimas de crocodilo, ou seja lágrimas da falsidade, mas as lágrimas sinceras,verdadeiras, são lágrimas lindas que ao olhos humanos, podem até passar despercebidas, mas Deus com suas mãos maravilhosas colherá cada lágrima que porventura deixarmos rolar em nosso rostos.
“O choro pode durar uma noite mas a alegria vira pela manhã” (Salmo 30:5)


Agenivaldo Almeida Silva

Por que as portas se fecham?


Uma das frases mais usadas para busca no meu blog ontem foi: “por que as portas se fecham”.
Fiquei pensando quem digitou a esmo na internet e acabou chegando aqui.
Imaginei um monte de possibilidades: – Alguém que de repente ficou sabendo que aquele plano deu errado e, sem saber aonde procurar respostas, resolveu digitá-la no “são google”.
- Talvez a vontade de encontrar uma explicação para encaminhar à outro que está precisando.
- Quem sabe uma pessoa navegando durante a madrugada, pensando em tudo o que deu errado, teve a ideia de seguir as pistas aleatórias que a internet iria dar?
Provavelmente nunca vou saber quem chegou aqui procurando saber “por que as portas se fecham” e, muito menos, se encontrou alguma resposta.
Primeiro porque não tenho explicações conclusivas para os imprevistos da vida.
O que dizer para o sujeito que perde emprego, família e oportunidades de uma vez só ?
Dizer “seja forte” à mãe que acaba de descobrir que seu filho tem uma grave doença, é quase desconsiderar a dor humana, especialmente potencializada nos corações das mães.
Convencer quem seguia feliz pela estrada da vida e teve que interromper a viagem por que o carro quebrou, que logo o mecânico virá, é alimentar uma esperança que talvez se frustre.
Para quem chegou aqui procurando saber “por que as portas se fecham?” vou logo adiantando: não tenho respostas finais.
Carma, provação, castigo, lição, plano, aleatoriedade…não me convencem. Não acredito em cartilhas, manuais que funcionem igualmente para todos, afinal, cada dor é cada dor, mas, isso não me impede de notar algumas coisas bastante interessantes :
- Nunca vi uma porta se fechar sem que outra se abra. Quando percebo que cheguei ao fim de determinada estrada, mudo a perspectiva do olhar e percebo outros caminhos. Sempre. Aí entendo que só os encontrei porque cheguei naquele ponto.
- Por mais doloridas que sejam, nunca vi nenhuma dor maior do que aquela que podemos suportar. Ao me imaginar nela antes que acontecesse sentia que não iria dar, mas, então, sem saber direito a razão, no meio do fogo me senti estranhamente forte. Claro que dói, uns dias parecem piores que outros, mas como explicar essa estranha condição que, apesar do choro, suporta ? Consolo na tormenta, quando achava que não daria mais, simplesmente deu.
- Sempre que portas se fecham, sinto que fiquei mais forte. Aprendi que se souber extrair força da fraqueza, começo a lidar com certo tipo de poder que só existe quando me esvazio de qualquer complexo de “Sansão”. Há um incrível poder na fragilidade que só experimenta quem não teme encará-la.
- Apesar de perder amigos, quando as portas se fecham, tenho chance de reconhecer quem realmente está comigo. São eles que quero por perto quando novas portas se abrirem.
- É nessa hora que estruturas interiores aparentemente imutáveis se quebram e começo a repensar quem sou. Que grande chance de melhorar !
- Quando estou quebrado sinto que se não dá mais para perder, o próximo passo só pode ser na direção da reconstrução: me desacomodo.
- Se antes eu tendia a ser presunçoso, é nessa hora que sou confrontado com minha humanidade e nela refaço meu caminho. Que grande chance para eu me enxergar e dar novo significado aos meus valores !
- Aprendo a deixar de confiar nas aparências e naquilo que me dá sensação de força, afinal de contas, de fraqueza em fraqueza sou forçado a reconhecer o que de fato sou, e me torno humilde.
- Relativizo os estereótipos de poder. Desloco meu olhar para o que realmente importa.
- Quando as portas se fecham, fico triste, perco o humor, desesperançoso, mas, é difícil explicar a razão de no dia seguinte, ou talvez dois ou três dias depois, sempre acordar renovado, cheio de inexplicáveis esperanças e de boas ideias.
Na fraqueza aprendo a confiar na vida e tenho a chance de entender que não sou fonte de poder, mas me conecto ao fluxo natural da existência, ao poder que é. Sem minhas armas olho no espelho e reconheço que minha maior virtude é ser-humano que é.
Para quem veio em buscas de respostas definitivas, sinto dizer, não tenho.
No entanto, o que estranhamente aprendi é que quando as portas se fecham, basta atenção para ver que outras se abrem, cheias de novas oportunidades e avisos que parecem vir de todos os lugares para deixar bem claro que, se eu acreditar, amanhã tudo vai ser diferente, que apesar dos pesares, entre vida e morte, os ciclos naturais da existência me moldam, me tocam, me talham e me tornam um cara melhor.

Flavio Siqueira


Os Desentulhados


Todo espaço é preenchido pelo universo. Não há vácuo, apesar da ciência ainda buscar respostas definitivas para a tal matéria escura. Olhe para o céu, veja a natureza e perceba que a vida ocupa todos os espaços, sem esforço, naturalmente, estabelecendo conexão entre todas as coisas.
Diminua em si mesmo os espaços ocupados pelo ego e verá o mesmo fenômeno. Aquiete-se e os espaços interiores serão preenchidos pela vida. Tudo ficará mais claro, sua perspectiva de olhar mudará sem nenhum tipo de esforço, não haverá mais necessidade de pautar-se pela média. Tudo será novo.
Mas há um preço a pagar. Quando sai da caverna a sociedade deixa de ter parâmetros para entender que tipo de fenômeno ocorreu. É preciso criar uma caixa: “qual sua religião?” , “qual sua filosofia?”, “quem é seu mestre?”, “qual suas intenções?” e na tentativa de entender pode se projetar inclusive hostilidade.
É preciso desqualificar quem não coube em nenhuma forma, este virou ameaça e sua antecipação de olhar pode desqualificar o pensamento vigente. Sua paz é ameaça, sua independência uma afronta, sua liberdade coloca em dúvidas o discurso vigente, os caminhos oferecidos, as propostas difundidas com tanta enfase. Você enxergou e agora virou uma ameaça.
A sociedade jamais terá nenhuma referência para lidar com os “desentulhados”, os que anteciparam-se em abrir mão dos labirintos interiores, do alimento ao próprio ego, e, esvaziando-se, foram preenchidos pelos mares, pelo céu, pelo vento, pela vida.
Cabe a esses, conscientes do fenômeno, pacificarem-se. Não houve caso na história humana de alguém que viu antes, um único ser que não tenha se antecipado no tempo, especialmente sobre os preconceitos e limites autoimpostos de olhar, sem pagar algum preço por isso.
É uma escolha. Aos que se sentem ameaçados, o dedo em riste, o deboche, as acusações. Aos pacificados, a certeza de que seu diálogo interior com o universo criará conexões, desentulhará espaços, promoverá vida.
No fim das coisas, isso é tudo o que importa.

Flavio Siqueira

Eu te amo...




Busquei palavras  para expressar meu amor por você.
Busquei nas flores, nos pássaros, em cada parte da  natureza uma maneira de dizer-lhe o quanto eu te amo.
Busquei nas estrelas, na imensidão do céu, nos astros, sol e lua, para dizer-lhe o quanto eu te amo. 
Busquei em todo lugar que olho, eu vejo teus olhos, tua boca,teu corpo, teus cabelos, teu jeito de ser e procurei de alguma maneira  dizer-lhe o quanto eu te amo.
Busquei de alguma forma, não querendo dizer-lhe, mas quanto mais não querendo,acabei querendo  dizer-lhe , o quanto eu te amo.
Eu sonhei, não querendo sonhar, e quando sonhei, o sonho de um sonhador  maluco que sou, eu sonhei não querendo te amar, mas acabei te amando.
Eu busquei um jeito de te amar e te amando, desejei não te amar, mas acabei cada vez  mais te amando.
E quanto mais amo, mais  desejo te amar e te amando, mais quero te amar.
Porque te amar, me faz te amar, te amar me faz  te desejar, me faz te querer, me faz querer em teus abraços estar.
Te amando desejo teu lábios beijar, te amar me faz querer com você ficar, viver, te amar.
Eu busquei palavras para dizer-lhe o quanto eu te amo e quanto mais eu te amo, mais eu quero te falar que eu te amo.

Agenivaldo Almeida Silva