terça-feira, 9 de setembro de 2014

Quem disse que seria fácil ?

É mais fácil acomodar-se. Mais fácil dizer que não dá, que é assim mesmo, que a maioria faz, que mudar a mente, evoluir, enxergar com mais abrangência, é para poucos. É mais fácil permanecer na contrariedade, insistir na amargura, abraçar-se na rigidez de alma, de olhar, de pre conceitos, proteger-se na opinião dos outros, mascarar-se com desculpas esfarrapadas. É mais fácil permanecer no sono a despeito da insistência do despertador, enrolar-se no cobertor, virar para o lado e prolongar-se enquanto já deveria ter levantado, sim, é mais fácil. Apesar de reconhecer que assim é, nesse vídeo faço um convite que vai em desencontro ao que parece mais fácil. Afinal, quem disse que seria fácil?




Apenas humanos.


O planeta terra tem aproximadamente quatro bilhões e meio de anos. A raça humana existe há milhares de anos e já experimentou altos e baixos, guerras, revoluções industriais, científicas, tecnológicas, já produziu filosofias, poesias, música, arte, criou religiões, sistemas econômicos, políticos, educacionais e continuará criando.
Podemos concordar, discordar, criticar, propor, mas o fato é que assim caminha humanidade, tropeçando em sua própria pressa, aprendendo com os tombos, levantando e caminhando, e o detalhe mais curioso: Tudo aconteceu e continuará acontecendo sem a sua interferência.
Já havia vida antes que você nascesse e existe uma grande probabilidade que, depois de sua partida, novas vidas continuarão a surgir. É bem provável que a terra continue a girar, as culturas seguirão seus processos e a humanidade permanecerá.
Se você se calar para sempre, continuará havendo beleza, bebês não pararão de nascer, novas composições serão criadas, haverá dia, noite, chuva e as estações do tempo permanecerão promovendo seus ciclos, assim como a vida humana em seus altos e baixos, como sempre foi, como sempre será.
Você não pode salvar o mundo. Não cabe a você ser messias de nada, de ninguém e nenhum processo de iluminação depende de você.
Então, tire esse peso das costas. Livre-se da capa de super homem ou mulher maravilha. Desobrigue-se corresponder as expectativas
da humanidade e simplesmente seja você. Sua existência é única e sua importância como humano está diretamente vinculada à sua capacidade de viver sua vida, aprender, projetar significados no seu caminho. Não desperdice isso.
Cuide de si mesmo. Pacifique-se. Preocupe-se contigo, com seus processos, com sua interioridade, com aquilo que está se tornando.
Se amanhã vai ser útil para alguém, acredite, será reflexo do que tem construído dentro de você hoje. Jamais perca a noção da importância de ser quem é, de observar seus processos mais íntimos, de não acreditar que a vida de quem quer que seja depende de você.
Antes de querer salvar a humanidade salve a si mesmo, para que sua luz brilhe o suficiente, para que você se pacifique, para que todo o resto seja apenas consequência. Um privilégio para quem sabe que chegou há pouco tempo e logo irá embora, que jamais esqueceu que sua maior missão se limita em ser apenas humano. Acredite, esse é nosso maior privilégio.

Flavio Siqueira

E o que consegui construir dentro de mim, seja reflexo para alguém... por amor...pois ele transforma, eu acredito!

Rosa Soares