quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Como parar de remoer o passado?


“…tenho lido muito sobre o poder da mente sobre nós, porém ninguém fala COMO conseguir ter esse controle. Como aquietar a mente, como parar de remoer o passado…”
Em nosso mundo tecnológico sentimos falta de botões on/off na vida.
Eles não existem. Não dá simplesmente para mudar uma chavinha e, pronto, educar a mente, deixar de remoer o passado instantaneamente. Não dá porque o aquietamento é fruto de um processo.
A boa notícia é que não precisa ser um processo demorado.
O que significa a palavra “remoer” ? É moer, e moer de novo, várias vezes, partir de algo e voltar, sair e vir de novo: re-moer. Por que fazemos isso? Porque nossa mente se alimenta do que reforça nosso ego. Pense no “remoer” como o mastigar da mente. Ela come histórias do passado, faz ilações com um futuro imaginário, cria conexões inexistentes e mastiga, mastiga de novo, engole e come mais.
Enquanto isso você pensa que controla alguma coisa. Essa sensação é uma ilusão criada por sua mente. Você percebe o processo? Vê como cria fantasias, se apega a elas? Como precisa fixar-se em um passado morto para imaginar um futuro falso? Perceba-se e veja como faz esses caminhos o tempo todo.
Perceba-se.
Você me pergunta como ter esse controle. Insisto que não é um passe de mágica, um botão on/off, mas é possível e tudo começa quando você percebe esse processo. Tudo inicia no momento em que deixa de dar desculpas e assume o quanto tem se iludido.
Dói assumir-se. Dói confessar-se como agente, não vítima. É você que causa e alimenta esse fluxo. Uma vez que percebeu, entenda como um processo natural da mente alimentado por você. Interrompa a alimentação sem culpa. Descanse porque agora você viu.
O simples fato de projetar luz (consciência) sobre o que estava na sombra é capaz de modificar um padrão. É o olhar do observador quem cria a realidade. Não será instantâneo, sua mente tentará de várias maneiras, insistirá, mas mantenha-se atenta e desvinculada desse padrão mental.
Seja quem observa, não quem vive a remoer.
Logo ficará claro como esse tipo de pensamento é frágil e não se sustenta se você simplesmente não alimentá-lo. Você perceberá que os pensamentos perderão força na mesma proporção que deixar de alimentá-los. Não dê comida a eles, não “remoa” observando o movimento da mente, identifique as tentativas e resista. Sim, resista a elas e elas morrerão. É preciso resistir.
Não existe prazo estipulado para isso, mas, acredite, consciência é mais forte do que inconsciência, uma dá discernimento, outra loucura, uma mostra como as coisas são, outra as mascara. Opte pela primeira e descanse nela, sem culpa, sem prazos, sem inquietude. Quando menos perceber terá feito a viagem e sairá do outro lado uma pessoa melhor.

Flavio Siqueira

Seja Você Mesmo


Dê sempre o melhor...
E o melhor virá.
Às vezes as pessoas são egocêntricas,
Ilógicas e insensatas...
Perdoe-as assim mesmo.
Se você é gentil, as pessoas podem
Acusá-lo de egoísta e interesseiro...
Seja gentil assim mesmo.
Se você é um vencedor, terá alguns
Falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros...
Vença assim mesmo.
Se você é honesto e franco,
As pessoas podem enganá-lo...
Seja honesto e franco assim mesmo.
O que você levou anos para construir,
Alguém pode destruir de uma hora para outra...
Construa assim mesmo.
Se você tem paz e é feliz,
As pessoas podem sentir inveja...
Seja feliz assim mesmo.
O bem que você faz hoje
Pode ser esquecido amanhã...
Faça o bem assim mesmo.
Dê ao mundo o melhor de você,
Mas isso pode nunca ser o bastante...
Dê o melhor assim mesmo.
E veja você que, no final das contas,
É entre você e Deus...
NUNCA SERÁ ENTRE VOCÊ E ELES!

Madre Tereza de Calcutá