quarta-feira, 25 de março de 2015

O Senhor abençoou a última parte da vida de Jó mais do que a primeira


Última resposta de Jó a Deus
1 Então, em resposta ao Senhor, Jó disse:
2 “Eu reconheço que para ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido.
3 Tu me perguntaste como me atrevi a pôr em dúvida a tua sabedoria, visto que sou tão ignorante. É que falei de coisas que eu não compreendia, coisas que eram maravilhosas demais para mim e que eu não podia entender.
4 Tu me mandaste escutar o que estavas dizendo e responder às tuas perguntas.
5 Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos.
6 Por isso, estou envergonhado de tudo o que disse e me arrependo, sentado aqui no chão, num monte de cinzas.”
Os três amigos de Jó
7 Depois que acabou de falar com Jó, o Senhor disse a Elifaz, da região de Temã:— Estou muito irado com você e com os seus dois amigos, pois vocês não falaram a verdade a meu respeito, como o meu servo Jó falou. 8 Agora peguem sete touros e sete carneiros, levem a Jó e ofereçam como sacrifício em favor de vocês. O meu servo Jó orará por vocês, e eu aceitarei a sua oração e não os castigarei como merecem, embora vocês não tenham falado a verdade a meu respeito, como Jó falou. 9 Então Elifaz, que era da região de Temã, Bildade, que era da região de Sua, e Zofar, que era da região de Naamá, foram e fizeram o que o Senhor havia mandado, e ele aceitou a oração de Jó.
A nova família de Jó
10 Depois que Jó acabou de orar pelos seus três amigos, o Senhor fez com que ele ficasse rico de novo e lhe deu em dobro tudo o que tinha tido antes. 11 Todos os seus irmãos e irmãs e todos os seus amigos foram visitá-lo e tomaram parte num banquete na casa dele. Falaram de como estavam tristes pelo que lhe havia acontecido e o consolaram por todas as desgraças que o Senhor havia feito cair sobre ele. E cada um lhe deu dinheiro e um anel de ouro. 12 O Senhor abençoou a última parte da vida de Jó mais do que a primeira. Ele chegou a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, dois mil bois e mil jumentas. 13 Também foi pai de sete filhos e três filhas. 14 À primeira deu o nome de Jemima; à segunda chamou de Cássia; e à terceira, de Querém-Hapuque. 15 No mundo inteiro não havia mulheres tão lindas como as filhas de Jó. E o pai as fez herdeiras dos seus bens, junto com os seus irmãos. 16 Depois disso, Jó ainda viveu cento e quarenta anos, o bastante para ver netos e bisnetos. 17 E morreu bem velho.

Comentário:

Após conduzir Jó a uma situação de completa humildade, confiança em Deus, e paz com a Sua providência, Deus agora começa a tratar com seus 3 amigos. Ele fala com eles por intermédio de Elifaz, que provavelmente era o líder, o mais velho dentre eles, e também o primeiro que falou com Jó.
Eles, evidentemente, não foram afetados pelo segundo discurso de Deus a Jó. OBS:Aquilo que convence a alguns, pode passar despercebido por outros.
Note que o verso 7a não faz referência alguma às palavras de Jó. OBS:Deus sempre tem a palavra final em todas as coisas!
1. A tratativa de Deus para ambas as partes, v. 7.

Henry: “Jó é exaltado, enquanto seus três amigos, mortificados.” Jó passou por uma sabatina de ciências, a despeito da sua justiça, mas eles foram ordenados a oferecer um sacrifício pela tolice que cometeram.

I. Os Três amigos.
Imagine a surpresa da parte dos três. Eles esperavam um cumprimento, um “parabéns”. Mas ao invés disso, se depararam com a ira de Deus! OBS:Imagine quantas surpresas teremos no dia do julgamento final (embora eu veja estes três como homens tementes a Deus). Eles estavam confiantes quanto a terem falado apenas a verdade. Mas Deus viu tudo isso de maneira completamente diferente. Eles cometeram o pecado de omissão, ou seja, falharam em falar retamente acerca de Deus (repetido no vs. 7 e 8). OBS:É nosso dever falar a verdade, toda a verdade, e nada além da verdade!
OBS:Deus pode ficar irado com seus filhos. Ele vê todos os nossos pecados.

2. Jó
Nenhuma palavra de ira contra Jó. A expressão “meu servo” aparece quatro vezes entre os versos 7 a 8, assim como apareceu nos capítulos 1: 8 e 2: 3. Jó havia chamado Deus de “o Seu Redentor” (19: 25). Intimidade que só é possível por causa da aliança da graça! Deus, a exemplo de Jó, pode também chamar você de “meu servo”? Você o conhece como Redentor e Senhor?
Jó tinha falado a verdade, aquilo que era reto. Talvez esta seja uma declaração que surpreenda até mesmo a nós! Deus não terminou simplesmente corrigindo seu servo Jó pelos erros cometidos em seus discursos? Sim, mas vamos nos lembrar da observação aguçada de Calvino ao comentar: Jó tinha bons motivos, mas argumentou mal, enquanto seus amigos tinham motivos fracos e pobres, mas argumentaram bem. A despeito de seus erros, impaciência, e confusão, Jó era, acima de tudo, um homem reto. Os seus discursos seguiram na direção correta, enquanto os de seus amigos não, ainda que tivessem utilizado alguns princípios verdadeiros. Eles interpretaram mal a disciplina paterna, tratando-a como uma punição judicial. A posição assumida por eles, quanto ao caso de Jó, era completamente equivocada.

OBS:Devemos olhar de forma abrangente para a vida daqueles que professam a Cristo, e não somente para uma determinada declaração ou evento. (Pense a respeito de Pedro negando ao Senhor, mas ele foi, acima de tudo, um grande pregador e líder).
As aparências enganam. Os amigos de Jó estavam saudáveis e prósperos, mas Deus estava irado com eles. Enquanto isso, Jó estava extremamente doente e falido, mas Deus se agradava dele. Deus muitas vezes mostra a sua ira quanto às aparências. Assim como se deleita na sinceridade dos seus filhos, mesmo que estes se encontrem sob grande angústia e sofrimento.
Deus estava mais satisfeito com Jó do que Jó estava consigo mesmo.

OBS:Isso deveria sempre seguir esta ordem! E aí de nós se isso for ao contrário!

No final, todos foram humilhados, tanto Jó como seus três amigos. OBS:Vamos todos buscar o lugar mais humilde diante do Deus Todo-Poderoso! Não há lugar para orgulho na Sua presença. (Mas, e quanto Eliú? Não vemos nenhuma repreensão porque ele simplesmente falou aquilo que era reto, a verdade. Ele apenas tratou dos pecados de Jó no presente, e não de coisas imaginárias do passado, como fizeram os três amigos. Pecados do presente são aqueles que Deus está interessado.)

II. A PROVISÃO DE DEUS PARA OS SEUS AMIGOS, VS. 8-9.
Eles deveriam oferecer sacrifícios e esperar pelas orações de Jó a favor deles, a fim de que pudessem ser perdoados de seus pecados e estar em paz com Deus.
Contemple a misericórdia e a graça de Deus aqui demonstrada. A ira de Deus não tinha o objetivo de destruí-los, mas de corrigi-los. Ele prescreve o remédio. Ele nunca abandona os seus filhos! Ele não desiste deles! Graças a Deus pelo seu perdão e por lavar os pecados dos seus amados filhos quando pecam!
Deus aqui nos dá um maravilhoso quadro da redenção:
1. Sacrifício de sangue. Uma vida substituindo outra, a fim de poupar a vida daquele que será redimido. Sem derramamento de sangue não há remissão de pecado! (Hebreus 9: 22)
2. ...oferecida pelas mãos do sacerdote apontado por Deus. Jó era uma figura de Cristo aqui. Deus não aceitaria seus amigos exceto através de Jó. Da mesma maneira, Deus só aceita pecadores pelas mãos de Cristo, como nosso Mediador. Ele é o único Mediador apontado por Deus para efetuar a nossa redenção! (Hebreus 3: 1-2). Ele também é o próprio sacrifício... A sua encarnação tornou isso possível.
3. Deus aceitou a Jó, vs. 8-9. Deus aceitou a Cristo! Aqui reside toda a nossa confiança! Com Cristo como o nosso Mediador, nós estamos plenamente seguros. Nele nós somos aceitos (Efésios 1: 6). Tanto os três amigos, quanto Jó, foram todos aceitos.
Jó orou por eles. Pense em Cristo orando por nós, mesmo quando estava sendo sacrificado. “Pai, perdoa-lhes!” [Jó é apenas uma figura, e não um mediador de verdade. Compare Ezequiel 14: 14, 20. ]

Resumo: (Robinson- pg 276) “Não pode haver reconciliação entre Deus e o homem sem sacrifício. Não há reconciliação sem perdão dos pecados, e não há perdão sem que a justiça seja satisfeita, e não há satisfação da justiça sem haver um sacrifício. OBS:Este é a maneira pela qual Deus efetua a redenção! Da sua maneira, pois não há outra maneira! Deus tratará com o nosso pecado através de um substituto ou segundo a nossa tolice! Mas Ele certamente tratará com o nosso pecado de uma forma ou de outra!

OBSERVAÇÕES ADICIONAIS
1. Devemos nos apropriar do sacrifício, apresentando como se fosse o nosso. V.9 Eles obedeceram. A obediência ao evangelho do arrependimento e fé. Olhe além de você mesmo, olhe para Cristo.
2. O exemplo do arrependimento de Jó. “Se ele precisava de arrependimento, quanto mais nós!”
3. Jó perdoando e sendo perdoado. O seu perdão prova que ele foi perdoado (Mateus 6: 15).
4. Precisamos nos reconciliar com outros antes que a nossa adoração seja aceita. Os amigos de Jó tiveram que se reconciliar primeiramente com ele, indo até a ele humildemente. (Mateus 5: 23-24).
Aqui temos a solução da história. Vimos como Deus restaurou a Jó na ordem inversa das suas calamidades: espiritualmente (via Eliú e Deus no redemoinho) e agora materialmente.

I. Emancipação
1. Quem libertou Jó? Deus. Somente Ele é capaz. Ele controla tais coisas. Ele permitiu que Satanás tivesse acesso a Jó, sustentou a Jó através disso tudo, e agora o livra.
2. Libertação do cativeiro. Jó havia sido libertado do temor, dúvidas e incertezas. A presença sensível e o favor de Deus retornaram, mas agora ele é liberto do cativeiro das suas aflições externas. OBS:Com a licença de Deus, Satanás age como alguém que toma um prisioneiro. Talvez houvesse mais aflições temporais do que imaginamos. Compare com Lucas 13: 16 - E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa. Jó aprisionado por Satanás e Satanás aprisionado por Deus!
3. Note o tempo da libertação: quando orava pelos seus amigos. Nenhuma cena no livro todo é mais majestosa do que esta: ver Jó, no fundo do poço, intercedendo como sacerdote, por cada um daqueles que haviam lhe causado as mais profundas aflições terrenas. Compare com Cristo sendo exaltado após interceder e sofrer por nós.
- Que marca de graça! Ore por aqueles que erraram contra você. Ele não diz: “Nunca orarei nem adorarei mais com vocês, etc.”. Se você conhece o perdão, então deve perdoar! Nenhum rancor, nem amargura.
- Nós iremos sempre promover o nosso melhor interesse, quando orarmos pelo melhor interesse dos outros! O bom e prazeroso retorno das orações. Mas, quanto a mim, quando estavam enfermos, as minhas vestes eram o saco; humilhava a minha alma com o jejum, e a minha oração voltava para o meu seio. (Salmo 35: 13). Enquanto Jó ora por eles, sua própria situação melhora! A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido. (Provérbios 11: 25).
- Enquanto trabalhamos para salvação de outros, fazemos bem a nossa própria alma. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. I Timóteo 4: 6 (não no sentido absoluto, mas como um instrumento da nossa própria perseverança). Sendo consciente a respeito da alma dos outros, nos tornamos mais conscientes da nossa.

4. Descrições gerais da libertação, tudo em dobro.

II. Consolação, v. 11.
Talvez duas vezes mais amigos do que antes.
Todos os que permaneceram distantes, sem oferecer ajuda, agora ouviram o discurso de Deus, e viram os três amigos humilhados e arrependidos. Sem dúvida, eles prestaram atenção à repreensão feita aos outros. OBS:Você faz o mesmo? Ao vermos outros sendo castigados, vamos ouvir e temer!... para que Deus não faça um exemplo de nós.
- Eles comeram com ele, sinal de aceitação e amor.
- Eles o consolaram e confortaram. OBS:Isso não é uma pequena benção.
- Eles trouxeram presentes. A riqueza de Jó dobrou.

III. Compensação, v. 12.
Conforme o relato, calculamos que Jó recebeu exatamente o dobro daquilo que encontramos no capítulo 1: 3. OBS:Deus é preciso!
Note que somente o primeiro caso é mencionado. E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro (Ecles. 7: 8).
- O que aparentemente parece ser uma perda, prova que é ganho para nós. Deus só toma aquilo que Ele pode dar mais (embora nem sempre do mesmo gênero, como Jó aqui). Compare com Mateus 19: 29, cem vezes mais!
- Certamente que isto aponta para a felicidade que encontraremos no céu para aqueles que sofrem por causa de Cristo na terra. II Coríntios 4: 17; Romanos 8: 18; Tiago 1: 12. Nossas expectativas superadas, como a rainha de Sabá, nem metade do que foi dito!
- N.T. Perspectiva: Piedade é ganho. Aqueles que ensinam outra coisa (ganho é piedade) são orgulhosos, sem conhecimento, corruptos de entendimento e destituídos da verdade (I Timóteo 6).

IV. Família, v. 13-16.
Por que o número de filhos foi o mesmo, e não o dobro? Porque, na realidade, ele não perdeu seus dez filhos...somente estava separado por um fino véu.
Evidentemente, esta nova geração foi tão consagrada quanto à primeira. Filhos tementes a são um presente de Deus! Mas isso não é uma coisa automática. OBS:Ore por eles!
As filhas normalmente não são mencionadas na genealogia, mas aqui recebem uma menção especial, v. 14-15. Conhecidas por sua beleza e prosperidade. Um testemunho do elevado padrão de respeito que Jó demonstrava às mulheres. (OBS:Nem a beleza, e nem a prosperidade são desprezadas em si mesmo). Somente reconheça o caráter passageiro delas. A beleza é vã, assim como as riquezas, se isoladas, e vãs em comparação com a graça. Mas, as mulheres que temem a Deus, não precisam ignorar sua própria natureza e parecerem feias. Cultive a beleza interior acima de tudo, mas não se esqueça que a exterior é um dom de Deus, devendo ser devidamente tratada em seu próprio contexto. Não é pecado ter espelho! Glorifique a Deus em seu corpo, dentro dos princípios bíblicos. (Algo que faça com que a glória de Deus possa ser manifesta, até mesmo através da nossa aparência e expressão). O significado do nome delas: a beleza delas e a alegria de Jó
Jemima – “dia” (como a beleza da luz após as trevas), ou “rolinha” (beleza, paz e inocência).
Quezia – “Cássia” Planta aromática, um tipo de Canela de grande valor, doce perfume.
Quéren-Hapuque - era uma pintura de olhos, normalmente preta e de forma curva , usada para chamar a atenção para os olhos de uma mulher.
- Considere o nome que você dá ou dará a uma criança. O mais apropriado, é que honre a Deus. Não como Bathsheba (filha de um juramento) ou Osama.
v. 16 Quatro gerações. Frutífero.
Mais 140 anos. Talvez o dobro da sua idade que tinha quando o seu mundo desmoronou (70).
V. Glorificação, v. 17.
...quanto a sua alma e morte. Ele morreu farto de dias, satisfeito, feliz e santo. Nunca foi colocado novamente em testes tão extremos. Somente uma coisa melhor ocorreu a Jó: se encontrar com Deus!
Então, Satanás foi totalmente derrotado. Jó serviu a Deus tanto na prosperidade quanto na mais extrema das dificuldades. Nunca amaldiçoou a Deus. Ao invés disso, Jó apreciou a bondade de Deus muito mais do que se Satanás nunca o tivesse afligido! Que Deus!

Observe:
- Este é o método norma de Deus: Ele faz com que as artimanhas de Satanás se voltem contra ele mesmo.! Ele permite que Seus filhos sofram por um pouco, e então lhes dá uma alegria muito maior do que aquela que teriam se não tivessem sofrido! (Isto permanece sendo uma verdade tanto agora quanto na eternidade.)
Veja o espírito alegre de Jó para com Deus; muito mais feliz do que se não houvera sido tão seriamente provado. Nenhum pesar. Que Deus!
- Os Cristãos são freqüentemente preparados para maiores bênçãos através do sofrimento e humilhação. Cruz, seja bem-vinda!
- Novamente, encontre conforto em saber que as aflições do presente são apenas uma preparação para um futuro triunfante.
- Deus recompensa a fidelidade, perseverança e obediência. A graça da recompensa adicionada a graça da obediência, portanto, tudo graça! Que Deus! Vamos admirar todos os Seus caminhos, mesmo aqueles que nos são penosos no presente.

Fim da jornada! O adeus a Jó. O que deveríamos levar “para casa” destes estudos, acima de tudo? Tiago nos diz! Único lugar do N.T. que menciona o nome de Jó.

Exposição:

Tiago nos exorta a suportar com paciência e firme perseverança. 1: 3-4; 5: 8-10. O poder do exemplo: paciência em ação. Nisto Jó se destaca, pois seus sofrimentos são inigualáveis.
“Considere o quanto nós contamos por felizes aqueles que suportam grandes dificuldades.” Uma verdade no reino puramente terreno. Ilustração: Uma família que viveu 20 anos exilada numa prisão no deserto de Marrocos, e finalmente escapou no ano de 1990!
Porém, especialmente os Cristãos, são considerados como felizes por suportar as provações, mas a felicidade não como resultado subjetivo de um estado de ânimo, mas como um estado de mente aprovado por Deus.
Ouvistes...O nome de Jó nunca será bem conhecido se não consideramos o seu grande sofrimento.
Paciência... Duas palavras traduzidas como paciência no N.T., e Tiago utiliza as duas No capítulo 1, paciência significa: temperamento que não sucumbe facilmente diante dos sofrimentos”, o oposto de covardia e desencorajamento, no verso 3-4 (??p?µ???´) ; e verbo (suporta -??p?µe´??) no v. 12. A mesma coisa aqui no texto, duas vezes suporta....paciência (ex: tolerância, perseverança).
Mas, a paciência do cap. 5 verso 10, é aquela que “exerce autocontrole”, não retaliando ou se opondo com ira ou vingança. Normalmente traduzida como (µa?????µ?´a) “Longanimidade”.
Jó parece não ter demonstrado longanimidade em algumas ocasiões, mas sempre demonstrou que suportou! OBS: Deus não recorda a impaciência de Jó, mas somente o fato de que ele suportou! Manton: Onde a inclinação do coração está certa, as enfermidades do povo de Deus não são mencionadas.” Que graça!
Vistes...mais ainda do que ouvir!
O fim que o Senhor...objetivo, término, propósito, resultado. Como Jó terminou? Cheio do melhor de Deus, tanto aqui quanto na eternidade. A causa e a maneira: muito misericordioso, lit. extremamente misericordioso, ex: um grande coração. Amoroso, cuidadoso e generoso. Piedoso, cheio de misericórdia.

Aprenda:
1. Devemos levar para casa o fato de Deus ser bom para Seus filhos, mesmo que Ele permita que soframos por um tempo. Mantenha Deus em foco. Aprenda alguma coisa sobre Deus no livro de Jó. Em todas as provações da sua vida como Cristão, veja sempre a mão de Deus. Olhe para Sua bondade (como diversas vezes apontado na “análise científica”)
Este é o grande final. Não se desvie deste rumo! Manton: “Espere pelo final, o começo geralmente é de Satanás, mas o final, pertence a Deus.”
2. Nós apreciaremos mais a Sua bondade quando tivermos passado pelo vale da humilhação. Jó aprendeu mais da bondade de Deus através das suas provações, do que poderia aprender de outra maneira.
Nota: “Nós vemos a bondade de Deus a despeito das nossas aflições”, mas “Nós vemos a bondade de Deus “especialmente” através das nossas aflições.” (Quão imaturo, fraco e corrompido seríamos, se pensássemos de outra maneira!)

3. Não importa quão carrancuda seja a providência de Deus, lembre-se que o sorriso de Deus está por detrás dela. Jó questionou isso algumas vezes (e se arrependeu profundamente). Ele pensava que Deus estava contra ele. Mas, através de Eliú, e mais tarde através de Deus mesmo, Jó acabou enxergando que “o que ele pensava ser um terrível ataque de um inimigo mortal, era o poderoso abraço de um amigo. O que ele pensava ser ataque um mortal de armas inimigas, era uma incisão habilidosa do grande médico que fere, mas cura. Nas próprias provações que ameaçavam varrer sua confiança em Deus, agora ele encontra um firme e novo apoio, pois ele discerne nelas uma prova clara do amor celestial.” (Green).
- Deus está exercitando Seu amor para conosco, mesmo quando permite as providências obscuras. Green: “Não é o suficiente dizer que as aflições são capazes de serem conciliadas com o amor divino. Elas são em si mesmas um fruto deste amor. Deus é igualmente gracioso quando permite a aflição, e também quando nos permite prosperar.” “É muito bom quando Deus faz isso, é a melhor coisa que pode ocorrer.” AMEM!
- Pensamentos modernos errados: “Deus concede muitos benefícios, mais benefícios do que provações, portanto, Ele é bom e me ama.” Verdade: “Deus é bom em tudo o que me concede, e tudo, no final, é para o meu bem.
- Não colocar as bênçãos de um lado da balança, e as aflições do outro, e as bênçãos serem mais pesadas do que as aflições!” Não! Jó era capaz de pegar todas as aflições e mudar de lado na balança! Nada era realmente contra ele! Romanos 8: 31. (Este foi o motivo pelo qual Jó pode perdoar seus três amigos tão rapidamente!) Green: “A adversidade é boa quando vem de Deus.” Nunca pense que Deus está contra você! Solzhenitsyn, falando a respeito do Arquipélago de Gulag disse: “Portanto, prisão, bendigo o teres feito parte da minha vida....pois foi através de você que eu descobri onde reside o significado existência terrena, não como costumávamos pensar, na prosperidade, mas no desenvolvimento da nossa alma.”
- Como Jó, devemos ver a harmonia que existe entre o poder e a bondade de Deus em tudo na nossa vida. Submetendo-nos doce e humildemente. E nos arrependermos por toda a nossa impaciente murmuração. (Como somos tolos!...Como Agur: Na verdade eu sou o mais bruto dos homens, nem mesmo tenho o conhecimento de homem (Provérbios 30: 2). Nada é mais precioso no Cristão do que uma submissão inquestionável e uma adoração verdadeira para com Seu Pai Celestial.
- Mantenha a perspectiva! Aqueles que suportam a provação, verão a misericórdia do Senhor para sempre. Com esta certeza, você pode receber qualquer coisa que Satanás lançar sobre você. Salmo 143 é um paralelo disso.

Daniel A. Chamberlin

Se você parou de se arrepender..., Cuidado!


Quem pode enfrentar o monstro Leviatã?
1 “E, quanto ao monstro Leviatã, será que você pode pescá-lo com um anzol ou amarrar a sua língua com uma corda?
2 Você é capaz de passar uma corda pelo nariz dele ou furar o seu queixo com um gancho?
3 Será que ele vai pedir que você o solte ou implorar que tenha dó dele?
4 Será que ele vai fazer um trato com você, prometendo trabalhar para você o resto da vida?
5 Será que você vai brincar com ele, como se fosse um passarinho? Você vai amarrá-lo, a fim de servir como um brinquedo para as suas empregadas?
6 Será ele vendido por um grupo de pescadores? Será que para isso o cortarão em pedaços?
7 Será que você pode enterrar lanças no seu couro ou fincar arpões de pesca na sua cabeça?
8 Tente encostar a mão nele, e será uma vez só, pois você nunca mais esquecerá a luta.
9 Só de olhar para o monstro Leviatã as pessoas perdem toda a coragem e desmaiam de medo.
10 Se alguém o provoca, ele fica furioso. Quem se arriscaria a desafiá-lo?
11 Quem pode enfrentá-lo sem sair ferido? Ninguém, no mundo inteiro.
12“Agora vou falar das pernas do Leviatã,
do seu tamanho e da sua força sem igual.
13 Quem pode arrancar o couro que o cobre ou furar a sua dupla couraça?
14 Quem é capaz de fazê-lo abrir a sua queixada rodeada de dentes terríveis?
15 As suas costas são cobertas de fileiras de escamas ligadas umas com as outras e duras como pedras.
16 Estão coladas tão bem umas nas outras, que nem o ar passa entre elas.
17 Estão ligadas entre si e bem coladas, de modo que ninguém pode separá-las.
18 Quando o Leviatã espirra, saem faíscas; os seus olhos brilham como o sol ao amanhecer.
19 A sua boca lança chamas, e dela saltam faíscas de fogo.
20 O seu nariz solta fumaça, como a de galhos que queimam debaixo de uma panela.
21 O seu sopro acende o fogo, e da sua boca saem chamas.
22 A sua força está no pescoço, e a cara dele mete medo em todo mundo.
23 No seu couro não existe ponto fraco; ele é firme e duro como ferro.
24 O seu coração cruel não tem medo; é duro como uma pedra de moinho.
25 Quando ele se levanta, até os mais fortes ficam apavorados; o medo os impede de agir.
26 Não há espada que consiga feri-lo, nem lança, nem flecha, nem arpão.
27 Para ele, o ferro é como palha, e o bronze, como pau podre.
28 As flechas não o fazem fugir. Jogar pedras nele é como jogar capim.
29 Bater nele com um porrete é o mesmo que bater com uma torcida de palha; ele zomba dos homens que lhe atiram lanças.
30 A sua barriga é coberta de cacos pontudos, que reviram a lama como se fossem uma grade de ferro.
31 Ele agita o mar e o faz ficar como água que ferve na panela, como o óleo fervendo no caldeirão.
32 Ele vai deixando na água um rastro luminoso, como se o mar tivesse uma cabeleira branca.
33 Não há nada neste mundo que se compare com ele, pois foi feito para não ter medo.
34 O Leviatã olha para tudo com desprezo e entre todas as feras orgulhosas ele é rei.”


Comentário

Outro animal muito discutido, que Deus utiliza em Sua análise científica. Uma exposição final do tesouro de Deus de evidências que tornariam Jó mais humilde. A julgar pelo espaço dedicado a ele, trata-se de um animal importante para o argumento de Deus.

I. O que é/era o Leviatã?

Os escritores antigos debatiam muito se de fato se tratava de uma baleia ou de um crocodilo. Entretanto, assim como o Beemote, a descrição não se encaixa em nenhum dos dois (ex: escamas, impossível de ser capturado).
Novamente, é possível Morris esteja correto ao dizer que se tratava de um dinossauro aquático, agora (ou recentemente) extinto! Associado com o mar aqui e também no Salmo 104: 25-26. Evidentemente se trata do maior animal marinho já criado por Deus. (A propósito, o tamanho do Brachiossaurus, que sugerimos como sendo o Beemote, era de 23mts de cumprimento por 12mts de altura.)
Termos: Leviatã, aparece 5 vezes; ver Isaías 27: 1 serpente veloz, e o leviatã, a serpente tortuosa, nos fazendo lembrar a criatura possuída por Satanás quando tentou Eva. Dragão, outro grande animal marinho.
Este Dragão, também traduzido como baleia em Gênesis 1: 21; serpente, em Êxodo 7: 9-12; chacais em Lamentações 4: 3. Jó já tinha se referido a esta criatura como baleia, traduzido como chacal em 30: 29. (??? tan) De uma raiz não muito utilizada, provavelmente o significado para alongar; um monstro, isto é, uma serpente do mar (ou um outro enorme animal marinho); também um chacal (ou outro animal terrestre): dragão, baleia.
Aquilo que chamavam de dragão, nos tempos bíblicos, nós agora chamamos de dinossauro (do grego "deinos", terrível, e "saurus", réptil). Transmite a idéia de uma serpente gigante.
Morris sugere que seja um plesiossauro (ver ilustração). Note o pescoço longo, assemelhando-se a uma serpente.
Historicamente falando, devemos notar que as antigas civilizações já contavam histórias de dragões que cuspiam fogo (cap. 40: 19-21). Marinheiros com longas histórias de monstros e serpentes marinhos. Do site Answers in Genesis:
O relato de pessoas que disseram ter visto uma “serpente marinha”, a descrevem como um animal muito grande, assemelhando-se ao crocodilo, porém muito maior, cerca de 15 a 18mts de cumprimento, e encontrados em alto mar. Por exemplo: um animal semelhante foi visto, ao norte do Atlântico, durante a primeira guerra mundial, quando o navio Inglês movido a vapor (Iberian) naufragou, abatido pelo submarino alemão U28. Alguns segundos após o Iberian ter sido torpedeado e afundado, houve uma explosão subaquática. O comandante do submarino e alguns dos tripulantes relataram o seguinte: “Um pouco depois vimos pedaços de destroços, e entre eles um gigantesco animal marinho, que se contorcia e lutava ferozmente, lançando estes destroços a uma altura de 18 à 30mts...Não tivemos tempo de fotografar, pois o animal submergiu após cerca de 10 a 15 segundos....Ele tinha cerca de 18mts de cumprimento e era semelhante a um crocodilo, possuindo quatro nadadeiras poderosas e uma longa cauda, afilada no final.”
“O Monstro de Aramberri” é o apelido dado a um fóssil de plesiossauro gigante encontrado no México em 2002 por pesquisadores Mexicanos e Alemães. Imagina-se que se trata de um tipo de pliossauro conhecido como Liopleurodon ferox. O programa da BBC, Caminhando com os Dinossauros, descreve a criatura como tendo cerca de 20mts de cumprimento e 150 toneladas. Entretanto, existe uma considerável disputa sobre o tamanho e espécies dos ossos fossilizados.
De qualquer modo, o Leviatã era imenso, feroz e um terrível animal marinho.

II. Esboço do capítulo.

1. De um modo geral, a força do Leviatã e sua natureza indomável são destacados (impossível de amedrontá-lo ou derrotá-lo), v. 1-10a.
2. A grande que Jó (e nós todos) deveria aprender, v. 10b-11. A grande sabedoria e poder de Deus.
3. Mais detalhes específicos sobre as características do Leviatã. A menos que Jó tivesse a experiência de um marinheiro, ele teria apenas ouvido falar desse animal. Ainda que Jó tivesse visto algum, teria sido muito breve. Mas, Deus revela este animal, e suas características, com precisão de detalhes.

III. A grande força do Leviatã. (Note as perguntas:)

v. 1 . Não podia ser capturado como os demais animais que viviam nas águas, através de uma linha com anzol. Que linha e que tipo de anzol não seria necessário para caçar um animal tão extra-ordinário como esse!
v. 2 “Você poderia caçá-lo, colocá-lo numa jaula e levá-lo para casa?!”
v. 3 Ele não pode ser subjugado como um prisioneiro, vindo a clamar por misericórdia.
v. 4 Ele não se submete como a um servo.
v. 5 Não é um brinquedo que pode ser considerado como esporte ou entretenimento (ex: ser carregado pelo polegar).
v. 6 Não há celebração de vitória por sua captura, onde sua carne seria comida. Ou, tirar proveito com a sua venda.
v. 7 “Suas armas e táticas não servem de nada contra ele! São ineficazes!”
v. 8 “Eu desfio você a colocar a mão nele, Jó! Chame-o para uma luta. E desista enquanto estiver com vida!”
v. 9 Todas as esperanças de pegá-lo foram em vão. Pois, quando frente a frente com ele, o homem fica aterrorizado e teme por sua vida.
v. 10 a Ninguém se iguala a ele! Melhor política: fique bem longe dele.

IV. O ponto de Deus

Deus mesmo faz a aplicação:
1. “Se você não ousa se aproximar do Leviatã, como ousa se aproximar de mim, Seu Criador!...discordando das minhas providências! Não mereço mais temor do que ele? v. 10b. O menor questionando o maior.

OBS:Compare Salmo 76: 7. Pense num animal ou evento mais assustador que você possa imaginar...e tema a Deus muito mais!
2. “Quem veio antes de mim, que eu seja obrigado a retribuir-lhe?” Citado em Romanos 11: 35. “Se você pensa que Deus deve alguma coisa à você, então envie a Ele a conta!”
O pensamento em si mesmo absurdo e blasfemo! Ele é independente.
- Deus não está em obrigação com ninguém. Tudo que recebemos da parte dEle, com excessão do julgamento, é fruto da Sua bondade. Obrigação e graça são mutuamente exclusivas.
- Pensamento mais humilhante para as nossas mentes: Não não me deve nada! “Jó, Deus não tem que te dar nada de bom!” Agradeça a ele pelo mínimo dos favores, sem mencionar o maior e inimaginável favor da redenção.
3. “Sou dono de tudo. Tenho direitos sobre tudo. Como sou proprietário de tudo, sou também livre para fazer o que quiser com Minhas criaturas, até mesmo com você, Jó!”
Pense no senhor na parábola dos trabalhadores na vinha. Acusado de injustiça, ele responde: Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom? (Mateus 20: 15). Direitos absolutos como Proprietário, Criador, Sustentador e até mesmo como Redentor!
- Deus não nos deve nada. Dependemos da Sua misericórdia. E, portanto, clamar por Sua misericórdia é o lugar mais seguro que podemos estar! Ele é rico em misericórdia com todos os que o invocam. Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. (Romanos 10: 12)
Aqui podemos descansar em paz: Deus controla soberanamente a mim e aos meus leviatãs.

Pergunta: “Onde está a bondade de Deus nisso tudo? O mero controle soberano não traz conforto real.”
Resposta: A bondade está no fato do leviatã estar confinado ao oceano! E Satanás, aquela antiga serpente, está confinada a uma esfera delimitada por Deus, não podendo tocar em Jó sem a permissão de Deus. Se Deus deixa o Leviatã enrolar-se com você, é para o seu bem! (Veremos um pouco mais disso mais tarde!)

Não devemos esquecer que o propósito de Deus em estender a análise científica, incluindo estas duas criaturas, era de humilhar a Jó, mostrando que ele não poderia subjugar estas maravilhosas e criaturas. Ver cap. 40: 11-14. A necessidade de Deus.
Vimos um pouco como era essa grande criatura (uma espécie de dragão ou dinossauro), sua característica geral (v. 1-10a), e a autoridade, supremacia e Senhorio de Deus (v. 10b-11). Agora chegamos a:

Uma descrição mais detalhada das suas características:
Deus diz: “Vou fazer uma descrição mais detalhada deste animal.” Note que para o Criador, é um animal belo, maravilhoso e gracioso!
1. Indomável, v. 13-14. Ninguém pode se aproximar dele. Nenhum tipo de freio pode domá-lo. Pois quem ousaria abrir sua boca para colocar lá o freio?! (Note que esta é a última pergunta do capítulo.)
2. Uma camada externa impenetrável, v. 15-17. Réptil.
3. Luz e fogo, v. 18-21. Quando ele “espirra”, expele ou libera ar, há claridade. Até os seus olhos brilham! Ele lança fumaça e fogo. Talvez um mecanismo químico para ajudá-lo a caçar.
4. Grande força, v. 22-24. O que causa tristeza aos marinheiros é uma alegria para ele. Ele é intocável. Ousado e corajoso de coração.
5. Para ser temido, v. 25. Um encontro com ele faz com que a pessoa se prepare para morrer. “É melhor tentar me livrar dos meus pecados e me preparar para encontrar com o meu Criador!”
6. Ainda assim ele é destemido, v. 26-30. Nenhum tipo de armamento é eficiente contra ele. O fundo mais rústico do mar não é desconfortável para ele.
7. Novamente, esta característica notável de exalar fogo, v. 31-32. Borbulhando, com odor. Ele poderia ser seguido pelo rastro de bolhas que deixava. Ele fazia com que o mar parecesse mais velho, através de uma espuma branca de vapor.
8. Não havia animal semelhante a ele em terra, v. 33. Aqui vemos a sabedoria de Deus demonstrada, ao limitar este imenso e poderoso animal a água. Em terra, ele provocaria uma grande destruição. (Entretanto, lembre-se que o maior animal terrestre, o Beemote, era herbívoro, graças à bondade de Deus! 40: 15.)
9. Ele por cima de todas as outras criaturas, como sendo inferiores, v. 34. Um verdadeiro rei do reino animal.

Aprenda:

1. Qualquer tipo de excelência encontrada nas criaturas deveria nos apontar para Deus. Deus está mais interessado do que uma simples análise científica. Ele quer que Jó entenda algo sobre Deus através disso tudo.
“Jó, você não pode controlar este extraordinário animal. Você pensa que pode me controlar? Você não pode subjugar este animal, portanto, o seu próprio braço não pode salvá-lo (40: 14). Jó, Eu controlo este animal, assim como controlo você e suas provações.”
2. Devemos temer a Deus mais do que tememos qualquer coisa criada (ex: animal, pessoa, anjo e demônio). É mais fácil ficar diante do Leviatã do que diante de Deus!
3. É difícil resistir em não fazer uma comparação entre o Leviatã e Satanás. O inimigo e instrumento das aflições de Jó. Considere algumas descrições aqui: poderoso, nenhum homem pode domá-lo, não teme ninguém na terra (v. 33), é orgulhoso (v. 15, 34), coração endurecido (v. 24). Não há dúvida de que Jó conhecia o relato da tentação de Eva feito pela serpente. Talvez esse fosse o motivo de Deus manter em segredo o que estava ocorrendo com Jó no capítulo 1 e 2.
Bunyan fez o mesmo paralelo: Apoliom. “Era horrível o aspecto do
“monstro; estava coberto de escamas, semelhante às dos peixes; tinha asas como de dragão, e patas de urso; do ventre saía-lhe fumo e fogo, e a sua boca era semelhante à boca do leão.”
Descrição de Apocalipse 12: 7-9 e 20: 2.
Embora não sejamos páreo para Satanás, devemos lembrar que ele não é páreo para Deus. O Deus-Homem esmaga a cabeça da serpente na obra da redenção. Ver Salmo 74: 12; Isaías 27: 1; Hebreus 2: 14-15. E, em Cristo, nós também esmigalhamos Satanás. Ver Salmos 91: 13; Romanos 16: 20.
Que alegria!...ver o orgulhoso Satanás totalmente humilhado perante Deus!
4. Além disso, também vemos o orgulho do homem retratado no Leviatã. Ele se considera invencível. Mas os ímpios são como o mar bravo, porque não se pode aquietar, e as suas águas lançam de si lama e lodo. Não há paz para os ímpios, diz o meu Deus. (Isaías 57: 20-21). Pense a respeito do poema de invictus (“invencível”) de William Ernest Henley.
Do fundo desta noite que persiste A me envolver em breu - eterno e espesso, A qualquer deus - se algum acaso existe, Por mi’alma insubjugável agradeço.
Nas garras do destino e seus estragos, Sob os golpes que o acaso atira e acerta, Nunca me lamentei - e ainda trago Minha cabeça - embora em sangue - ereta.
Além deste oceano de lamúria, Somente o Horror das trevas se divisa; Porém o tempo, a consumir-se em fúria, Não me amedronta, nem me martiriza.
Por ser estreita a senda - eu não declino, Nem por pesada a mão que o mundo espalma; Eu sou dono e senhor de meu destino; Eu sou o comandante de minha alma.
O julgamento certamente virá contra tais pessoas. Os olhos altivos dos homens serão abatidos, e a sua altivez será humilhada; e só o SENHOR será exaltado naquele dia.(Isaías 2: 11). Ver Judas 13-21.
5. Pensamentos a respeito da morte e do julgamento deveria nos levar a purificar nossos corações, e buscar a purificação que somente Deus pode dar, v. 25.
Seria presunção comentar sobre o livro de Jó. Pois ele está repleto de realidades impressionantes do Deus vivo. “Como Jó, só podemos levar nossa mão à boca.” (Francis Andersen).
Já tínhamos visto Jó se arrepender, 40:3-5. Convencido, confessando o pecado, nada a dizer, exceto: “culpado!” Porém, isso somente ocorreu depois que Deus exigiu uma resposta. Deus então vai para outro assalto (segundo discurso, é evidente que Deus poderia continuar e continuar sucessivas vezes!). Esta era a vez de Jó falar, mas sem nenhum aviso, v. 1.

Observações gerais:
Aqui o arrependimento de Jó é mais completo. Ele inclui palavras de louvor a Deus. Ele até mesmo cita a Palavra de Deus como um testemunho contra si mesmo.
- O arrependimento é uma obra incompleta. Sempre há lugar para mais. Se você parou de se arrepender..., Cuidado!
- Deus está mais interessado a respeito da condição do nosso coração do que da quantidade das nossas palavras. (compare a oração do Fariseu com a do Publicano, longa vs. curta, Lucas 18.)
I. O entendimento de Jó quanto ao poder de Deus, v.2.
Palavras de louvor. Ao invés de amaldiçoar a Deus, Jó está entoando os louvores do Altíssimo! Ao invés de ficar amargurado contra Deus, Jó se aproxima dEle ainda mais.
É evidente, e vemos no capítulo 1, que Jó tinha algum conhecimento a respeito do poder de Deus. Mas agora o seu conhecimento cresceu, aumentou. Agora, graças aos discursos, Jó tem uma visão mais ampla sobre Deus, Seu poder e Majestade.
Jó consegue conciliar o poder e direitos que Deus tem de fazer tudo o que bem entender. Bem sei eu que tudo podes.

OBS:Este é um ponto de total submissão que todo Cristão deveria chegar. Nisto se encontra a verdadeira adoração: reconhecer a autoridade de Deus sobre tudo. A maior parte da Palavra de Deus, e de Suas Obras, foi concedida para nos ensinar sobre a Sua soberania absoluta. Mas, nós temos que entoar louvores, demonstrando nossa aprovação com regozijo, nos submetendo doce e alegremente.

OBS:Você está em paz com as providências de Deus? nenhum dos teus propósitos pode ser impedido... (1) Nenhum pensamento dos homens pode ficar em oculto para Deus. (2) Nenhum dos propósitos de Deus pode ser impedido de ser executado, pois Ele cumpre toda a Sua vontade. Seu propósito sempre prevalece. “Deus, o Senhor sabe o que eu preciso ouvir!”

II. O entendimento de Jó sobre a sua própria ignorância, v. 3.
v. 3 a é uma citação do que Deus falara em 38: 2. Escurecer o conselho de Deus com palavras sem conhecimento. Jó aceita a reprovação de Deus: “Eu precisava ouvir isso!”
v. 3 b a resposta de Jó. “Eu fui pela minha cabeça! Além da minha capacidade. Eu falei brutamente acerca de coisas das quais não era qualificado para dar opinião.” “Eu tomei a responsabilidade de ser mestre antes mesmo de ter ido para a escola.” Calvino “Somos muito fracos para tentar atingir tamanha altura!”
Henry: “A razão pela qual nós brigamos com a Providência é porque não a entendemos, e deveríamos ficar contentes em estar no escuro quanto a elas, até que o mistério de Deus se revele.”
“Eu questionei coisas que não era qualificado para fazer.” Alguém perguntou a Agostinho o que Deus estava fazendo antes de criar a terra, e a resposta foi: “criando o inferno para pessoas que questionam tais coisas!”
- Quantas vezes nós falamos ou questionamos em nossa ignorância! Quando em ignorância sobre algo, seja especialmente cuidadoso com as palavras. Certifique-se de que está falando algo que você sabe! Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio (Provérbios 10: 19). Somos mais culpados do que imaginamos. (lembre-se de Isaías ficou mais convicto dos pecados que cometera em suas palavras após ter visto a Deus.)
- “Não devemos falar ou pensar a respeito das coisas secretas de Deus, a não ser com reverência e humildade.” (Calvino) Não seja bisbilhoteiro!
- Em quebrantamento, humilhação e confissão a Deus é que encontramos liberdade e libertação!

III. Jó entende mais sobre si mesmo e Deus, v. 4-6.
v. 4 Jó obedece e responde a Deus. Jó cita duas vezes aquilo que Deus lhe perguntara anteriormente. (38: 3; 40: 7). “Deus, eu não ousaria dizer mais nada, exceto responder aquilo que o Senhor me perguntou.” Note como Jó fala humildemente: Escuta-me [eu oro]. Não mandando que Deus o ouça, como antes, mas clamando que Ele ouça o Seu humilde servo, a quem foi solicitado uma resposta. “Deus, aqui segue a minha resposta:...v. 5-6.”
...Algumas coisas a respeito de Deus e de Jó. OBS:O que mais necessitamos?! “Nossa sabedoria, na medida em que ela deva ser considerada sólida e verdadeira, consiste basicamente de duas partes: o conhecimento de Deus e o de nós mesmos.” (Calvino, primeira sentença do Livro 1, capítulo 1 das Institutas)
v. 5 “Meu conhecimento a Seu respeito cresceu profundamente!” Não que Jó desconhecesse a Deus anteriormente. Mas, um conhecimento vivificante, crescente, com uma experiência e apreciação mais profunda de Deus. Sentindo Seu poder! – Talvez na tempestade ou na consciência.
- Precisamos aclarar cada vez mais o modo como vemos a Deus! Sermos constantes estudantes e adoradores. Quanto mais claramente enxergamos a Deus, maior será a nossa confiança, e o nosso arrependimento para com Ele. (OBS:Arrependimento para com Deus!)
- Tudo centrado em Deus. “Não importa quais sejam as minhas provações, mas a glória de Deus é o que importa!
As provações de Jó continuavam as mesmas, mas sua atitude para com elas, e para com Deus é que mudou. Isso levou Jó a um arrependimento maior!...Portanto...OBS:Cuidado com o conhecimento apenas especulativo e intelectual, pois somente fará crescer o seu orgulho.
v. 6 me abomino = desprezo, rejeito. Autoestima tão baixa quanto poderia chegar, enquanto a sua estima de Deus atinge pontos mais altos! “O cristão fica mais belo aos olhos de Deus quando se torna mais sujo diante dos próprios olhos.” (Robinson) O mais santo dos santos é o último a saber disso.
- Prova da graça: Você fica maravilhado pelo fato de Deus ainda falar com você?! Me arrependo no pó e nas cinzas, na qual esteve sentado por semanas - sinal de humildade. Compare com Gênesis 18: 27, as palavras humildes de Abraão.
- Se arrependa dos pensamentos indignos contra Deus, e dos elevados sobre si mesmo.
- Seu arrependimento é constante, vivo? Cresce? É mais abrangente? Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. (Provérbios 4: 18)


Daniel A. Chamberlin

A água roubada é mais gostosa; o pão furtado é mais saboroso.


A Sabedoria e a falta de juízo
1 A Sabedoria construiu a sua casa sobre sete colunas. 2 Mandou matar animais para uma festa, preparou vinho e pôs a mesa. 3 Aí mandou as suas empregadas gritarem do lugar mais alto da cidade: 4“Entre, gente tola!” E disse às pessoas sem juízo: 5 “Venham, comam a minha comida e bebam o vinho que eu preparei. 6 Deixem a companhia dos tolos e vivam. Sigam o caminho do conhecimento.” 7 Se você repreender uma pessoa vaidosa, a única coisa que vai conseguir é ser insultado. Se tentar corrigir um homem mau, o que vai conseguir é ser humilhado. 8 Nunca repreenda uma pessoa vaidosa; ela o odiará por isso. Mas, se você corrigir uma pessoa sábia, ela o respeitará. 9 Qualquer coisa que você ensina a uma pessoa sábia torna-a mais sábia ainda. E tudo o que você diz a uma pessoa direita aumenta a sabedoria dela. 10 Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas. 11 A sabedoria fará com que você viva uma vida mais longa. 12 Se você for sábio, o lucro será seu; se zombar de tudo, você mesmo sofrerá as consequências. 13 A falta de juízo é como uma mulher espalhafatosa, tola e sem-vergonha. 14 Ela senta-se à porta da sua casa ou num banco no lugar mais alto da cidade 15 e grita aos que passam preocupados com os seus negócios: 16“Entre, gente tola!” E diz às pessoas que não têm juízo: 17 “A água roubada é mais gostosa; o pão furtado é mais saboroso.” 18 Mas os convidados dela não sabem que aqueles que vão à sua casa morrem e que os que entraram já estão nas profundezas do mundo dos mortos.

Será que a sua força pode ser comparada à minha?


1 Então o Senhor disse:
2 “Jó, você desafiou a mim, o Deus Todo-Poderoso. Vai desistir ou vai me dar uma resposta?”
Primeira resposta de Jó a Deus
3 Então, em resposta ao Senhor, Jó disse:
4“Eu não valho nada; que posso responder? Prefiro ficar calado.
5 Já falei mais do que devia e agora não tenho nada para dizer.”
Segunda e última resposta de Deus a Jó
Será que a sua força pode ser comparada à minha?
6 Então, do meio da tempestade, Deus respondeu a Jó assim:
7 “Mostre agora que é valente e responda às perguntas que lhe vou fazer.
8 Será que você está querendo provar que sou injusto, que eu sou culpado, e você é inocente?
9 Será que a sua força pode ser comparada com a minha? Será que você pode trovejar com voz tão forte como eu?
10 Se você pode, então vista-se de glória e grandeza e enfeite-se com majestade e esplendor.
11 Olhe para todos os orgulhosos; faça explodir a sua raiva contra eles e humilhe-os.
12 Sim, olhe para eles e humilhe-os; esmague os perversos no lugar onde estão.
13 Sepulte-os todos na terra; amarre-os na prisão dos mortos.
14 Se você fizer isso, eu serei o primeiro a louvá-lo e a reconhecer que você venceu pelas suas próprias forças.
Quem é capaz de agarrar o monstro Beemote?
15 “Olhe para o monstro Beemote, que eu criei, como também criei você. Ele come capim como o boi, 16 mas veja quanta força tem e como são poderosos os seus músculos!
17 O seu rabo levantado é duro como um galho de cedro, e nos músculos das suas pernas ele tem muita força.
18 Os seus ossos são fortes como canos de bronze, e as suas pernas são como barras de ferro.
19 Ele é a mais espantosa das minhas criaturas. Só eu, o seu Criador, sou capaz de vencê-lo.
20 O capim que o alimenta cresce nas montanhas, onde as feras se divertem.
21 Ele se deita debaixo dos espinheiros e se esconde no brejo, entre as taboas.
22 Os espinheiros lhe dão sombra; os salgueiros do ribeirão o rodeiam.
23 Se há uma enchente, ele não se assusta; e fica tranquilo mesmo que a água do rio Jordão suba até o seu focinho.
24 Quem é capaz de cegá-lo e agarrá-lo ou de prender o seu focinho numa armadilha?

Comentário

Modus operandi: Este parece seguir o mesmo do primeiro discurso de Deus. Note como o versículo 6 inicia o segundo discurso da mesma forma que o primeiro, no capítulo 38: 1. Talvez Deus tenha feito uma pausa em Seu discurso, a fim de permitir que Jó respondesse. Porém, Jó não queria falar nada! Deus insiste que ele responda, v. 2, mas Jó não o faz, v. 4-5.

I. O questionamento de Deus
Possivelmente, no versículo 2, Deus falou com uma voz suave e menos intimidadora, antes de voltar a se comunicar através do redemoinho. Note a gentileza de Deus: (1) Ele fala, ao invés de acusar diretamente. (2) Ele fala na terceira pessoa, ao invés de se dirigir diretamente a Jó, utilizando-se da segunda pessoa.
Entretanto, isto é um questionamento, e Jó entendeu isso perfeitamente. OBS: Devemos estar atentos às reprovações gerais, fazendo de cada uma delas uma aplicação pessoal.
Seria como dizer: “Jó, estou aguardando. O planejado era que você me respondesse, 38: 3. Você estava aguardando por esta oportunidade...aqui está ela! Você esteve contendendo Comigo no excesso dos seus discursos, agora pode Me instruir! Portanto, diga-Me o que devo fazer agora! Você não tem sido feliz comigo...tudo bem, agora você pode responder.”
- Isso prova que nossa abordagem foi correta, isto é, que Jó foi muito longe, como Eliú havia falado. Deus considerou as palavras de Jó como uma “tentativa de se ensinar a Deus”.
- Isso prova o ponto do discurso anterior: “Jó, você pode Me dar instruções? Se você nem sequer pode instruir os animais...como poderia Me instruir?”
- Vamos tomar muito cuidado em não nos apressarmos em nossa defesa, acusações apressadas contra Deus é uma demonstração de orgulho, como se merecêssemos mais do que Ele nos dá. Como ofendemos e erramos freqüentemente nisso!
Deus considera tal atitude como um pecado de presunção. Guarde o seu coração e os seus lábios.
Deus parece estar pressionando Jó a fazer uma confissão pública. Seus três amigos precisavam ouvir isso. OBS:Confissão pública deve ser honesta e sincera, não forçada, hesitante ou duvidosa. (Alguns casos de disciplina realizados pela igreja vêm a minha mente, quando uma confissão forçada acabou por deixar que o coração se tornasse mais amargo e ofendido). Confesse de boa vontade, livremente e com arrependimento sincero.
Jó sabia muito bem a ousadia que era tentar instruir a Deus, ver cap. 21: 22. Entretanto, era exatamente isso o que ele estava tentando fazer! 23: 3-4; 31: 37. OBS:O que sabemos versus o que fazemos! A sua obediência caminha junto com o seu conhecimento?
Pergunta: Por que Deus é tão severo com Jó, cujo pecado era menor do que o de seus amigos que o provocaram?
Resposta: Deus iria tratar com eles mais tarde. E é bem provável que Deus queria que eles tivessem um exemplo vivo de arrependimento a ser seguido! Jó era uma lição.
- Ser totalmente humilde diante de Deus, não reivindicando nenhum “direito”, é a melhor forma de exemplo que outras pessoas precisam observar em nós. Se você deseja que os outros se arrependam dos seus pecados, esteja certo de que você se arrepende dos seus.

II. A resposta de Jó
Finalmente, Jó se dirige a Deus. Mas, não com aquela coragem que ele anteriormente imaginava que teria! Pelo contrário, pois estava totalmente humilhado, quebrantado e sem argumentos. Portanto, não seria inadequado chamar isso de: “O arrependimento de Jó”.
1. Ele faz uma confissão completa e sincera diante de Deus: Sou vil, ex: pequeno, frágil, sem valor, indigno, desprezível. Totalmente corrompido.
- Uma marca de verdadeira convicção: ficar do lado de Deus e contra você mesmo. “Deus, Tu não erraste comigo, Eu é que errei contigo! O Senhor não cometeu nenhum erro contra mim, mas eu é que não fiz outra coisa senão errar contra Ti!”
Jó estava totalmente humilhado! Veja o contraste que há em suas palavras quando o orgulho crescera nele. A palavra humilde vem do Latim, humilis, e significa: humus = sujo, terra, baixeza, vileza.
“Humilhado no pó” é uma redundância!
2. Sem defesa, v. 4b. Nada á argumentar, declarar, exceto “culpa”!
- Compare com Romanos 3: 19, calado versus defesa, negar, dar desculpas, transferir a culpa, etc. Não é um silêncio de ignorância, confusão, teimosia, ou ira, mas de remorso, vergonha, culpa, e de uma total e incondicional entrega. Este é o verdadeiro arrependimento.
3. Abandono do pecado, v. 5. “Já falei mais do que deveria! Na minha pressa, falei mais de uma vez em minha própria defesa, mas agora não ousaria dizer mais nada”. Uma retratação, buscando desfazer (se possível) todo o mal causado. Uma mudança de direção. Não persistindo na autojustificação. (OBS:Quantos são teimosos em admitir um pecado, persistindo no erro, esperando eventualmente vencer!)
Há também uma saudável desconfiança de si mesmo...para então confiar total e completamente em Deus. Todos os que se prostram diante da Sua misericórdia, vão encontrar um Deus mais misericordioso e gracioso em perdoar! Um nobre perdão, realizado pelo pagamento do débito do pecado, através de um grande Substituto provido por Deus.

Aplicação:
Esta é a forma como devemos viver todos os dias! Arrependendo-nos, confessando, abandonando o pecado e reivindicando somente os méritos de Cristo. Philip Henry, acusado de dar muita ênfase ao arrependimento, disse esperava levar consigo o seu arrependimento até a porta do céu! Você vive desta maneira.
Compare o arrependimento do publicano: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Ou Paulo... dos quais eu sou o principal. Ou Pedro, Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador! Ou Isaías, Ai de mim... , Amigo, você sabe do que Jó está falando? Você fica do lado de Deus e contra você mesmo? Você se arrepende no pó diante Dele?
“Calado”, Eu confio na sua misericórdia. Você abandona o pecado e confia somente em Cristo? Vamos fazer como Jó, renovando o nosso arrependimento e fé.
v. 6 Inicia um novo discurso, que é o segundo e último de Deus para Jó. Deus novamente fala através de uma tempestade violenta, mostrando Seu poder e glória. No final do primeiro discurso Jó se encontrava totalmente humilhado e arrependido, um réu confesso, preferindo estar em silêncio e sem falar mais nada. Todavia, Deus o questiona novamente.
v. 7 Repete 38: 3. “Jó, você admitiu a derrota, mas vamos voltar ao ring para mais um assalto!”

I. Por que mais um discurso?
Não tinha sido o suficiente? Seu arrependimento não fora sincero? Deus estava sendo cruel ao espremer o assunto? As razões para este segundo discurso são as seguintes:
1. Não importa o quanto nos arrependamos, pois sempre haverá lugar para mais! Nunca nos tornaremos humildes demais. Somente Deus conhece todos os nossos pecados, orgulho, etc., os quais, nós mesmos, muitas vezes nem estamos cientes. Calvino: “Embora não percebamos certas falhas em nós, nunca deveríamos deixar de nos autocondenar. Ainda que não haja absolutamente nada em nós neste presente momento, Deus sabe que poderíamos cair em pecado hoje ou amanhã, até mesmo neste exato minuto e, portanto, Deus está nos disciplinando, fazendo uso da medicina preventiva. Sendo assim, vamos suportar com paciência as aflições que Deus nos envia, tendo em nós a certeza, de que por estes meios, Ele busca melhorar o nosso bem-estar.” O homem humilde precisa se tornar ainda um pouco mais humilde.
- Por que às vezes nos advém outra aflição, antes mesmo que tenhamos nos recuperado da anterior? Podemos estar tomados de um câncer maior do que imaginamos, e Deus, como um cirurgião competente, tem que extirpar, eliminando assim todo o foco da doença, para o nosso próprio benefício! Ou, trata-se apenas de prevenção.
- Se Deus humilha você, é somente para que Ele possa exaltá-lo no tempo apropriado (I Pedro 5: 6), como fez com Jó. Portanto, seja paciente!
2. Jó recebeu muito bem o primeiro discurso, sendo assim, ele estava preparado para mais. 

OBS: Uma vez que andamos na luz que enxergamos, Deus pode nos conceder mais luz ainda. Ao invés de ver o discurso de forma negativa, ele o enxergou positivamente, até aqui tudo bem!” OBS: Deus malha o ferro enquanto está quente. Note que não há uma repetição do que foi declarado no cap. 38: 2- Jó não pecou com seus lábios ao responder nos versículo 4 e 5 do cap. 42.
3. Como dissemos anteriormente, talvez Deus pretendesse que Jó fizesse uma confissão “não forçada”, como nos versículos 1 e 2, mas espontânea, voluntária.
4. A resposta do cap. 42 foi mais completa, pois Jó não somente se autocondena, mas glorifica a Deus e a Sua justiça. Jó parece crescer mais ainda neste segundo assalto. Há uma experiência mais profunda em cada evento, e Deus está fazendo um favor a Jó aqui. Tudo para o seu bem.

II. O método de Deus nesta parte da análise

Alguns questionam o formato, mas não a análise científica. Deus aqui trata o assunto de forma direta com Jó, mostrando o propósito e o objetivo desta análise científica.

III. Os desafios de Deus para Jó, v. 8-14.

1. Quanto à justiça de Deus, v. 8.
Este foi um grande tema. Jó praticamente havia acusado a Deus de injustiça. (Lembre-se, os três amigos deram a Jó apenas duas alternativas: diga que você é culpado de pecado, ou diga que Deus não é justo. A consciência de Jó testificava quanto a sua integridade, sendo assim, ele não poderia aceitar a primeira opção. Mas, ele sabia que Deus era justo e, portanto, não poderia amaldiçoá-Lo em Sua face! Entretanto, ele fez alguns questionamentos sobre a justiça de Deus no trato com ele, como em 19: 7.)
- Nunca defenda a si mesmo em detrimento de Deus! Autodefesa é um negócio perigoso. Quanto mais defensivos somos, mais tendemos a acusar a Deus. Descontentamento é contender com Deus, condená-Lo, acusá-Lo de injustiça...reivindicando assim um melhor tratamento. Cuidado!
- Defenda o caráter de Deus a qualquer custo, mesmo que a sua reputação tenha que sofrer. O nome de Deus é melhor do que o nosso! Deus deve ser exaltado em qualquer que seja a situação, Romanos 3: 4 (Salmo 51: 4); Neemias 9: 33; Daniel 9: 7.
Que pergunta dilacerante! Quão perto Jó esteve de amaldiçoar a Deus, apesar de tudo que sofreu?! Somente a graça sustentadora de Deus é que o guardou e preservou.
- Nós já teríamos apostatado há muito tempo, se Deus não nos suprisse com a Sua constante e renovada graça!

2. Quanto ao poder de Deus, v. 9.
Braço = poder. “Você pode falar em uma tempestade como Eu?! Se esqueça de comparar-se às criaturas, e compara-se a mim!”
- Quão fracos nós somos! Quão impotentes quando comparados ao Criador!

3. Quanto à majestade de Deus, v. 10.
Jó tinha simplesmente confessado o quanto era vil, pequeno, frágil, sem valor, indigno e desprezível.). Deus aqui simplesmente reforça a vasta diferença existente entre Ele e os homens.
- Estejamos certos de que a nossa confissão não seja apenas passageira, mas uma realidade permanente. Obtenha e preserve o sentido da glória de Deus!

4. Quanto ao domínio de Deus sobre as pessoas soberbas, v. 11-14.
“Jó, rebaixe seus inimigos soberbos, se você pode!” Porém, Jó não podia.
“Jó, se você puder rebaixá-los, então você poderá competir comigo.” Porém, Jó não podia dar ordens aos seus inimigos e nem dizer a Deus o que fazer.
- Deus odeia o orgulho! O Orgulho é maligno e leva a destruição! Ele será humilhado, v. 11; abatido ou subjugado, v. 12; Deus o atropelará, v. 12; o enviará para a cova, v. 13. Pense como o orgulhoso Faraó foi humilhado...e como isso fez com que outros temessem. (Ver Apoc. 19: 1-2, O julgamento de Deus exalta Sua glória).
- Pense como você governaria. Que bagunça faríamos! Mas os caminhos de Deus são perfeitos.
v. 14 “Jó, se você pode fazer todas essas coisas, você não precisa de mim! Você pode salvar a si mesmo. Você não precisa da minha ajuda para se recuperar das suas calamidades, e de se justificar diante dos seus amigos. Na verdade, você é quem me dará conselhos em como governar o mundo!”
- Não podemos vencer o orgulho de ninguém...nem mesmo o nosso! Precisamos que Deus nos salve, liberte e conquiste.
- Salvar a si mesmo. Impossível! Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado? (Prov. 20: 9)
- Henry: “Se Deus, e somente Ele, tem poder suficiente para humilhar e abater o soberbo, sem dúvida que Ele tem sabedoria suficiente para saber quando e como fazê-lo, e não é atribuição nossa prescrever ou ensiná-Lo como governar o mundo. A não ser que tenhamos um braço como o de Deus, não deveríamos pensar em pegar o trabalho das suas mãos.”
- “Jó, examine o seu próprio coração quanto ao orgulho!” Vamos fazer o mesmo!
Não existe aqui uma referência oculta do que Deus está realizando através desta experiência toda – humilhando um orgulhoso Satanás? OBS:Que Ele possa humilhar Satanás através de nós todos! Não vamos dar a Satanás qualquer base para se gabar contra Deus! Vamos guardar as nossas línguas, os nossos corações e as nossas mais profundas atitudes. Que Deus possa se orgulhar de nós perante Satanás!

Após falar plenamente da lição a ser aprendida através de uma “análise científica” (especialmente quanto à humildade e dependência), retornamos à análise. Deus fala a respeito de dois animais, ambos largos, fortes e de alguma maneira misteriosos. Como se Deus deixasse o maior por último. O primeiro é um animal terrestre, já o segundo; um animal marinho.

I. O que é o Beemote?

Plural de bestas, um termo geral (geralmente domesticável, ex: gado, mas selvagem). Obviamente tinha em vista um animal em particular. (Plural majestoso, com verbos no singular, enfatizando seu enorme tamanho.) Mas qual? Os escritores antigos sugerem que seja um elefante ou um hipopótamo. Mas, a cauda do v. 17 não coopera! Eles pensaram em animais com os quais estavam familiarizados.
Provavelmente, se trate de um dinossauro extinto. Talvez um Brachiossaurus? Morris: “Os modernos eruditos da Bíblia, em sua maioria, tem se tornado tão condicionados a pensar em termos de longos períodos de geologia evolucionista, que nunca lhes ocorreu que a humanidade tenha uma vez vivido no mesmo mundo com os grandes animais, que hoje são encontrados somente na forma de fósseis.” Alguns sobreviveram ao dilúvio na arca, porém mais tarde se tornaram extintos devido às mudanças climáticas e a escassez de recursos após o dilúvio. Morris sugere que alguns deles podem ter adentrado profundamente nas florestas de pântanos, em busca de comida, água e calor.” (Felizmente, não precisamos saber exatamente que animal seja esse, a fim entendermos aonde Deus quer chegar.)
Note que se trata de uma criatura (v. 15 criado no mesmo dia?), não uma invenção lendária ou imaginária.
Um termo utilizado hoje em dia para descrever algo imenso, de grandes proporções.

II. As características deste animal enfatizadas aqui:
1. Força intimidadora.
v. 16 – 18.
v. 19 Obra prima...Talvez se referindo ao tamanho, força. Um exemplo singular da criatividade de Deus.
v. 24
2. Independência. Não teme ninguém. Ninguém o desfia. Outros saem seu caminho
3. Dieta:
v. 15 b
v. 20 Herbívoro, vegetariano; nenhuma ameaça aos pequenos animais. Contemple a bondade de Deus! Se ele fosse carnívoro, o homem estaria ameaçado de extinção. Os homens eram anões perto dele, porém, não lhes causava dano algum.
v. 23 Grande capacidade para a água
4. Inofensivo, pacífico, v. 21-22. Não se escondia como os animais ferozes fazem hoje!

III. O ponto de Deus para Jó.
1. “Eu fiz este animal juntamente com você, Jó!” v. 15.
- Tema o Arquiteto e Criador de tamanho animal!
- O Deus que desenhou e fez o Beemote, foi quem nos desenhou e fez. Curve-se diante da grandeza do Criador.
2. “Eu controlo este animal, assim como controlo você, Jó!” v. 19b. Somente Deus podia se aproximar dele. Deus podia caçá-lo, e tira sua vida a qualquer momento. Porém, Deus fornecia sua comida e água (outra demonstração de bondade). OBS: Se Deus controla tamanho animal como este, Ele também nos controla – nossa vida, nossas provações, forças e fraquezas, comida e água, cada detalhe.
3. “Jó, se você não ousa se aproximar de um animal como o Beemote, por que se aproximaria de mim (com queixas)?”
Beemote e Leviatã ilustram o orgulho, a independência e as pessoas intocáveis do v. 11-13. Jó não podia abater o Beemote, assim como não pode fazê-lo com o homem soberbo e menos ainda com Deus (para fazê-Lo responder a Jó). Mas, Deus pode abater o poderoso e o orgulhoso! E Ele o faz! E fará!
Portanto, devemos manter uma postura humilde em nossos corações diante de Deus.