quarta-feira, 25 de março de 2015

O Senhor abençoou a última parte da vida de Jó mais do que a primeira


Última resposta de Jó a Deus
1 Então, em resposta ao Senhor, Jó disse:
2 “Eu reconheço que para ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido.
3 Tu me perguntaste como me atrevi a pôr em dúvida a tua sabedoria, visto que sou tão ignorante. É que falei de coisas que eu não compreendia, coisas que eram maravilhosas demais para mim e que eu não podia entender.
4 Tu me mandaste escutar o que estavas dizendo e responder às tuas perguntas.
5 Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos.
6 Por isso, estou envergonhado de tudo o que disse e me arrependo, sentado aqui no chão, num monte de cinzas.”
Os três amigos de Jó
7 Depois que acabou de falar com Jó, o Senhor disse a Elifaz, da região de Temã:— Estou muito irado com você e com os seus dois amigos, pois vocês não falaram a verdade a meu respeito, como o meu servo Jó falou. 8 Agora peguem sete touros e sete carneiros, levem a Jó e ofereçam como sacrifício em favor de vocês. O meu servo Jó orará por vocês, e eu aceitarei a sua oração e não os castigarei como merecem, embora vocês não tenham falado a verdade a meu respeito, como Jó falou. 9 Então Elifaz, que era da região de Temã, Bildade, que era da região de Sua, e Zofar, que era da região de Naamá, foram e fizeram o que o Senhor havia mandado, e ele aceitou a oração de Jó.
A nova família de Jó
10 Depois que Jó acabou de orar pelos seus três amigos, o Senhor fez com que ele ficasse rico de novo e lhe deu em dobro tudo o que tinha tido antes. 11 Todos os seus irmãos e irmãs e todos os seus amigos foram visitá-lo e tomaram parte num banquete na casa dele. Falaram de como estavam tristes pelo que lhe havia acontecido e o consolaram por todas as desgraças que o Senhor havia feito cair sobre ele. E cada um lhe deu dinheiro e um anel de ouro. 12 O Senhor abençoou a última parte da vida de Jó mais do que a primeira. Ele chegou a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, dois mil bois e mil jumentas. 13 Também foi pai de sete filhos e três filhas. 14 À primeira deu o nome de Jemima; à segunda chamou de Cássia; e à terceira, de Querém-Hapuque. 15 No mundo inteiro não havia mulheres tão lindas como as filhas de Jó. E o pai as fez herdeiras dos seus bens, junto com os seus irmãos. 16 Depois disso, Jó ainda viveu cento e quarenta anos, o bastante para ver netos e bisnetos. 17 E morreu bem velho.

Comentário:

Após conduzir Jó a uma situação de completa humildade, confiança em Deus, e paz com a Sua providência, Deus agora começa a tratar com seus 3 amigos. Ele fala com eles por intermédio de Elifaz, que provavelmente era o líder, o mais velho dentre eles, e também o primeiro que falou com Jó.
Eles, evidentemente, não foram afetados pelo segundo discurso de Deus a Jó. OBS:Aquilo que convence a alguns, pode passar despercebido por outros.
Note que o verso 7a não faz referência alguma às palavras de Jó. OBS:Deus sempre tem a palavra final em todas as coisas!
1. A tratativa de Deus para ambas as partes, v. 7.

Henry: “Jó é exaltado, enquanto seus três amigos, mortificados.” Jó passou por uma sabatina de ciências, a despeito da sua justiça, mas eles foram ordenados a oferecer um sacrifício pela tolice que cometeram.

I. Os Três amigos.
Imagine a surpresa da parte dos três. Eles esperavam um cumprimento, um “parabéns”. Mas ao invés disso, se depararam com a ira de Deus! OBS:Imagine quantas surpresas teremos no dia do julgamento final (embora eu veja estes três como homens tementes a Deus). Eles estavam confiantes quanto a terem falado apenas a verdade. Mas Deus viu tudo isso de maneira completamente diferente. Eles cometeram o pecado de omissão, ou seja, falharam em falar retamente acerca de Deus (repetido no vs. 7 e 8). OBS:É nosso dever falar a verdade, toda a verdade, e nada além da verdade!
OBS:Deus pode ficar irado com seus filhos. Ele vê todos os nossos pecados.

2. Jó
Nenhuma palavra de ira contra Jó. A expressão “meu servo” aparece quatro vezes entre os versos 7 a 8, assim como apareceu nos capítulos 1: 8 e 2: 3. Jó havia chamado Deus de “o Seu Redentor” (19: 25). Intimidade que só é possível por causa da aliança da graça! Deus, a exemplo de Jó, pode também chamar você de “meu servo”? Você o conhece como Redentor e Senhor?
Jó tinha falado a verdade, aquilo que era reto. Talvez esta seja uma declaração que surpreenda até mesmo a nós! Deus não terminou simplesmente corrigindo seu servo Jó pelos erros cometidos em seus discursos? Sim, mas vamos nos lembrar da observação aguçada de Calvino ao comentar: Jó tinha bons motivos, mas argumentou mal, enquanto seus amigos tinham motivos fracos e pobres, mas argumentaram bem. A despeito de seus erros, impaciência, e confusão, Jó era, acima de tudo, um homem reto. Os seus discursos seguiram na direção correta, enquanto os de seus amigos não, ainda que tivessem utilizado alguns princípios verdadeiros. Eles interpretaram mal a disciplina paterna, tratando-a como uma punição judicial. A posição assumida por eles, quanto ao caso de Jó, era completamente equivocada.

OBS:Devemos olhar de forma abrangente para a vida daqueles que professam a Cristo, e não somente para uma determinada declaração ou evento. (Pense a respeito de Pedro negando ao Senhor, mas ele foi, acima de tudo, um grande pregador e líder).
As aparências enganam. Os amigos de Jó estavam saudáveis e prósperos, mas Deus estava irado com eles. Enquanto isso, Jó estava extremamente doente e falido, mas Deus se agradava dele. Deus muitas vezes mostra a sua ira quanto às aparências. Assim como se deleita na sinceridade dos seus filhos, mesmo que estes se encontrem sob grande angústia e sofrimento.
Deus estava mais satisfeito com Jó do que Jó estava consigo mesmo.

OBS:Isso deveria sempre seguir esta ordem! E aí de nós se isso for ao contrário!

No final, todos foram humilhados, tanto Jó como seus três amigos. OBS:Vamos todos buscar o lugar mais humilde diante do Deus Todo-Poderoso! Não há lugar para orgulho na Sua presença. (Mas, e quanto Eliú? Não vemos nenhuma repreensão porque ele simplesmente falou aquilo que era reto, a verdade. Ele apenas tratou dos pecados de Jó no presente, e não de coisas imaginárias do passado, como fizeram os três amigos. Pecados do presente são aqueles que Deus está interessado.)

II. A PROVISÃO DE DEUS PARA OS SEUS AMIGOS, VS. 8-9.
Eles deveriam oferecer sacrifícios e esperar pelas orações de Jó a favor deles, a fim de que pudessem ser perdoados de seus pecados e estar em paz com Deus.
Contemple a misericórdia e a graça de Deus aqui demonstrada. A ira de Deus não tinha o objetivo de destruí-los, mas de corrigi-los. Ele prescreve o remédio. Ele nunca abandona os seus filhos! Ele não desiste deles! Graças a Deus pelo seu perdão e por lavar os pecados dos seus amados filhos quando pecam!
Deus aqui nos dá um maravilhoso quadro da redenção:
1. Sacrifício de sangue. Uma vida substituindo outra, a fim de poupar a vida daquele que será redimido. Sem derramamento de sangue não há remissão de pecado! (Hebreus 9: 22)
2. ...oferecida pelas mãos do sacerdote apontado por Deus. Jó era uma figura de Cristo aqui. Deus não aceitaria seus amigos exceto através de Jó. Da mesma maneira, Deus só aceita pecadores pelas mãos de Cristo, como nosso Mediador. Ele é o único Mediador apontado por Deus para efetuar a nossa redenção! (Hebreus 3: 1-2). Ele também é o próprio sacrifício... A sua encarnação tornou isso possível.
3. Deus aceitou a Jó, vs. 8-9. Deus aceitou a Cristo! Aqui reside toda a nossa confiança! Com Cristo como o nosso Mediador, nós estamos plenamente seguros. Nele nós somos aceitos (Efésios 1: 6). Tanto os três amigos, quanto Jó, foram todos aceitos.
Jó orou por eles. Pense em Cristo orando por nós, mesmo quando estava sendo sacrificado. “Pai, perdoa-lhes!” [Jó é apenas uma figura, e não um mediador de verdade. Compare Ezequiel 14: 14, 20. ]

Resumo: (Robinson- pg 276) “Não pode haver reconciliação entre Deus e o homem sem sacrifício. Não há reconciliação sem perdão dos pecados, e não há perdão sem que a justiça seja satisfeita, e não há satisfação da justiça sem haver um sacrifício. OBS:Este é a maneira pela qual Deus efetua a redenção! Da sua maneira, pois não há outra maneira! Deus tratará com o nosso pecado através de um substituto ou segundo a nossa tolice! Mas Ele certamente tratará com o nosso pecado de uma forma ou de outra!

OBSERVAÇÕES ADICIONAIS
1. Devemos nos apropriar do sacrifício, apresentando como se fosse o nosso. V.9 Eles obedeceram. A obediência ao evangelho do arrependimento e fé. Olhe além de você mesmo, olhe para Cristo.
2. O exemplo do arrependimento de Jó. “Se ele precisava de arrependimento, quanto mais nós!”
3. Jó perdoando e sendo perdoado. O seu perdão prova que ele foi perdoado (Mateus 6: 15).
4. Precisamos nos reconciliar com outros antes que a nossa adoração seja aceita. Os amigos de Jó tiveram que se reconciliar primeiramente com ele, indo até a ele humildemente. (Mateus 5: 23-24).
Aqui temos a solução da história. Vimos como Deus restaurou a Jó na ordem inversa das suas calamidades: espiritualmente (via Eliú e Deus no redemoinho) e agora materialmente.

I. Emancipação
1. Quem libertou Jó? Deus. Somente Ele é capaz. Ele controla tais coisas. Ele permitiu que Satanás tivesse acesso a Jó, sustentou a Jó através disso tudo, e agora o livra.
2. Libertação do cativeiro. Jó havia sido libertado do temor, dúvidas e incertezas. A presença sensível e o favor de Deus retornaram, mas agora ele é liberto do cativeiro das suas aflições externas. OBS:Com a licença de Deus, Satanás age como alguém que toma um prisioneiro. Talvez houvesse mais aflições temporais do que imaginamos. Compare com Lucas 13: 16 - E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa. Jó aprisionado por Satanás e Satanás aprisionado por Deus!
3. Note o tempo da libertação: quando orava pelos seus amigos. Nenhuma cena no livro todo é mais majestosa do que esta: ver Jó, no fundo do poço, intercedendo como sacerdote, por cada um daqueles que haviam lhe causado as mais profundas aflições terrenas. Compare com Cristo sendo exaltado após interceder e sofrer por nós.
- Que marca de graça! Ore por aqueles que erraram contra você. Ele não diz: “Nunca orarei nem adorarei mais com vocês, etc.”. Se você conhece o perdão, então deve perdoar! Nenhum rancor, nem amargura.
- Nós iremos sempre promover o nosso melhor interesse, quando orarmos pelo melhor interesse dos outros! O bom e prazeroso retorno das orações. Mas, quanto a mim, quando estavam enfermos, as minhas vestes eram o saco; humilhava a minha alma com o jejum, e a minha oração voltava para o meu seio. (Salmo 35: 13). Enquanto Jó ora por eles, sua própria situação melhora! A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido. (Provérbios 11: 25).
- Enquanto trabalhamos para salvação de outros, fazemos bem a nossa própria alma. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. I Timóteo 4: 6 (não no sentido absoluto, mas como um instrumento da nossa própria perseverança). Sendo consciente a respeito da alma dos outros, nos tornamos mais conscientes da nossa.

4. Descrições gerais da libertação, tudo em dobro.

II. Consolação, v. 11.
Talvez duas vezes mais amigos do que antes.
Todos os que permaneceram distantes, sem oferecer ajuda, agora ouviram o discurso de Deus, e viram os três amigos humilhados e arrependidos. Sem dúvida, eles prestaram atenção à repreensão feita aos outros. OBS:Você faz o mesmo? Ao vermos outros sendo castigados, vamos ouvir e temer!... para que Deus não faça um exemplo de nós.
- Eles comeram com ele, sinal de aceitação e amor.
- Eles o consolaram e confortaram. OBS:Isso não é uma pequena benção.
- Eles trouxeram presentes. A riqueza de Jó dobrou.

III. Compensação, v. 12.
Conforme o relato, calculamos que Jó recebeu exatamente o dobro daquilo que encontramos no capítulo 1: 3. OBS:Deus é preciso!
Note que somente o primeiro caso é mencionado. E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro (Ecles. 7: 8).
- O que aparentemente parece ser uma perda, prova que é ganho para nós. Deus só toma aquilo que Ele pode dar mais (embora nem sempre do mesmo gênero, como Jó aqui). Compare com Mateus 19: 29, cem vezes mais!
- Certamente que isto aponta para a felicidade que encontraremos no céu para aqueles que sofrem por causa de Cristo na terra. II Coríntios 4: 17; Romanos 8: 18; Tiago 1: 12. Nossas expectativas superadas, como a rainha de Sabá, nem metade do que foi dito!
- N.T. Perspectiva: Piedade é ganho. Aqueles que ensinam outra coisa (ganho é piedade) são orgulhosos, sem conhecimento, corruptos de entendimento e destituídos da verdade (I Timóteo 6).

IV. Família, v. 13-16.
Por que o número de filhos foi o mesmo, e não o dobro? Porque, na realidade, ele não perdeu seus dez filhos...somente estava separado por um fino véu.
Evidentemente, esta nova geração foi tão consagrada quanto à primeira. Filhos tementes a são um presente de Deus! Mas isso não é uma coisa automática. OBS:Ore por eles!
As filhas normalmente não são mencionadas na genealogia, mas aqui recebem uma menção especial, v. 14-15. Conhecidas por sua beleza e prosperidade. Um testemunho do elevado padrão de respeito que Jó demonstrava às mulheres. (OBS:Nem a beleza, e nem a prosperidade são desprezadas em si mesmo). Somente reconheça o caráter passageiro delas. A beleza é vã, assim como as riquezas, se isoladas, e vãs em comparação com a graça. Mas, as mulheres que temem a Deus, não precisam ignorar sua própria natureza e parecerem feias. Cultive a beleza interior acima de tudo, mas não se esqueça que a exterior é um dom de Deus, devendo ser devidamente tratada em seu próprio contexto. Não é pecado ter espelho! Glorifique a Deus em seu corpo, dentro dos princípios bíblicos. (Algo que faça com que a glória de Deus possa ser manifesta, até mesmo através da nossa aparência e expressão). O significado do nome delas: a beleza delas e a alegria de Jó
Jemima – “dia” (como a beleza da luz após as trevas), ou “rolinha” (beleza, paz e inocência).
Quezia – “Cássia” Planta aromática, um tipo de Canela de grande valor, doce perfume.
Quéren-Hapuque - era uma pintura de olhos, normalmente preta e de forma curva , usada para chamar a atenção para os olhos de uma mulher.
- Considere o nome que você dá ou dará a uma criança. O mais apropriado, é que honre a Deus. Não como Bathsheba (filha de um juramento) ou Osama.
v. 16 Quatro gerações. Frutífero.
Mais 140 anos. Talvez o dobro da sua idade que tinha quando o seu mundo desmoronou (70).
V. Glorificação, v. 17.
...quanto a sua alma e morte. Ele morreu farto de dias, satisfeito, feliz e santo. Nunca foi colocado novamente em testes tão extremos. Somente uma coisa melhor ocorreu a Jó: se encontrar com Deus!
Então, Satanás foi totalmente derrotado. Jó serviu a Deus tanto na prosperidade quanto na mais extrema das dificuldades. Nunca amaldiçoou a Deus. Ao invés disso, Jó apreciou a bondade de Deus muito mais do que se Satanás nunca o tivesse afligido! Que Deus!

Observe:
- Este é o método norma de Deus: Ele faz com que as artimanhas de Satanás se voltem contra ele mesmo.! Ele permite que Seus filhos sofram por um pouco, e então lhes dá uma alegria muito maior do que aquela que teriam se não tivessem sofrido! (Isto permanece sendo uma verdade tanto agora quanto na eternidade.)
Veja o espírito alegre de Jó para com Deus; muito mais feliz do que se não houvera sido tão seriamente provado. Nenhum pesar. Que Deus!
- Os Cristãos são freqüentemente preparados para maiores bênçãos através do sofrimento e humilhação. Cruz, seja bem-vinda!
- Novamente, encontre conforto em saber que as aflições do presente são apenas uma preparação para um futuro triunfante.
- Deus recompensa a fidelidade, perseverança e obediência. A graça da recompensa adicionada a graça da obediência, portanto, tudo graça! Que Deus! Vamos admirar todos os Seus caminhos, mesmo aqueles que nos são penosos no presente.

Fim da jornada! O adeus a Jó. O que deveríamos levar “para casa” destes estudos, acima de tudo? Tiago nos diz! Único lugar do N.T. que menciona o nome de Jó.

Exposição:

Tiago nos exorta a suportar com paciência e firme perseverança. 1: 3-4; 5: 8-10. O poder do exemplo: paciência em ação. Nisto Jó se destaca, pois seus sofrimentos são inigualáveis.
“Considere o quanto nós contamos por felizes aqueles que suportam grandes dificuldades.” Uma verdade no reino puramente terreno. Ilustração: Uma família que viveu 20 anos exilada numa prisão no deserto de Marrocos, e finalmente escapou no ano de 1990!
Porém, especialmente os Cristãos, são considerados como felizes por suportar as provações, mas a felicidade não como resultado subjetivo de um estado de ânimo, mas como um estado de mente aprovado por Deus.
Ouvistes...O nome de Jó nunca será bem conhecido se não consideramos o seu grande sofrimento.
Paciência... Duas palavras traduzidas como paciência no N.T., e Tiago utiliza as duas No capítulo 1, paciência significa: temperamento que não sucumbe facilmente diante dos sofrimentos”, o oposto de covardia e desencorajamento, no verso 3-4 (??p?µ???´) ; e verbo (suporta -??p?µe´??) no v. 12. A mesma coisa aqui no texto, duas vezes suporta....paciência (ex: tolerância, perseverança).
Mas, a paciência do cap. 5 verso 10, é aquela que “exerce autocontrole”, não retaliando ou se opondo com ira ou vingança. Normalmente traduzida como (µa?????µ?´a) “Longanimidade”.
Jó parece não ter demonstrado longanimidade em algumas ocasiões, mas sempre demonstrou que suportou! OBS: Deus não recorda a impaciência de Jó, mas somente o fato de que ele suportou! Manton: Onde a inclinação do coração está certa, as enfermidades do povo de Deus não são mencionadas.” Que graça!
Vistes...mais ainda do que ouvir!
O fim que o Senhor...objetivo, término, propósito, resultado. Como Jó terminou? Cheio do melhor de Deus, tanto aqui quanto na eternidade. A causa e a maneira: muito misericordioso, lit. extremamente misericordioso, ex: um grande coração. Amoroso, cuidadoso e generoso. Piedoso, cheio de misericórdia.

Aprenda:
1. Devemos levar para casa o fato de Deus ser bom para Seus filhos, mesmo que Ele permita que soframos por um tempo. Mantenha Deus em foco. Aprenda alguma coisa sobre Deus no livro de Jó. Em todas as provações da sua vida como Cristão, veja sempre a mão de Deus. Olhe para Sua bondade (como diversas vezes apontado na “análise científica”)
Este é o grande final. Não se desvie deste rumo! Manton: “Espere pelo final, o começo geralmente é de Satanás, mas o final, pertence a Deus.”
2. Nós apreciaremos mais a Sua bondade quando tivermos passado pelo vale da humilhação. Jó aprendeu mais da bondade de Deus através das suas provações, do que poderia aprender de outra maneira.
Nota: “Nós vemos a bondade de Deus a despeito das nossas aflições”, mas “Nós vemos a bondade de Deus “especialmente” através das nossas aflições.” (Quão imaturo, fraco e corrompido seríamos, se pensássemos de outra maneira!)

3. Não importa quão carrancuda seja a providência de Deus, lembre-se que o sorriso de Deus está por detrás dela. Jó questionou isso algumas vezes (e se arrependeu profundamente). Ele pensava que Deus estava contra ele. Mas, através de Eliú, e mais tarde através de Deus mesmo, Jó acabou enxergando que “o que ele pensava ser um terrível ataque de um inimigo mortal, era o poderoso abraço de um amigo. O que ele pensava ser ataque um mortal de armas inimigas, era uma incisão habilidosa do grande médico que fere, mas cura. Nas próprias provações que ameaçavam varrer sua confiança em Deus, agora ele encontra um firme e novo apoio, pois ele discerne nelas uma prova clara do amor celestial.” (Green).
- Deus está exercitando Seu amor para conosco, mesmo quando permite as providências obscuras. Green: “Não é o suficiente dizer que as aflições são capazes de serem conciliadas com o amor divino. Elas são em si mesmas um fruto deste amor. Deus é igualmente gracioso quando permite a aflição, e também quando nos permite prosperar.” “É muito bom quando Deus faz isso, é a melhor coisa que pode ocorrer.” AMEM!
- Pensamentos modernos errados: “Deus concede muitos benefícios, mais benefícios do que provações, portanto, Ele é bom e me ama.” Verdade: “Deus é bom em tudo o que me concede, e tudo, no final, é para o meu bem.
- Não colocar as bênçãos de um lado da balança, e as aflições do outro, e as bênçãos serem mais pesadas do que as aflições!” Não! Jó era capaz de pegar todas as aflições e mudar de lado na balança! Nada era realmente contra ele! Romanos 8: 31. (Este foi o motivo pelo qual Jó pode perdoar seus três amigos tão rapidamente!) Green: “A adversidade é boa quando vem de Deus.” Nunca pense que Deus está contra você! Solzhenitsyn, falando a respeito do Arquipélago de Gulag disse: “Portanto, prisão, bendigo o teres feito parte da minha vida....pois foi através de você que eu descobri onde reside o significado existência terrena, não como costumávamos pensar, na prosperidade, mas no desenvolvimento da nossa alma.”
- Como Jó, devemos ver a harmonia que existe entre o poder e a bondade de Deus em tudo na nossa vida. Submetendo-nos doce e humildemente. E nos arrependermos por toda a nossa impaciente murmuração. (Como somos tolos!...Como Agur: Na verdade eu sou o mais bruto dos homens, nem mesmo tenho o conhecimento de homem (Provérbios 30: 2). Nada é mais precioso no Cristão do que uma submissão inquestionável e uma adoração verdadeira para com Seu Pai Celestial.
- Mantenha a perspectiva! Aqueles que suportam a provação, verão a misericórdia do Senhor para sempre. Com esta certeza, você pode receber qualquer coisa que Satanás lançar sobre você. Salmo 143 é um paralelo disso.

Daniel A. Chamberlin

Nenhum comentário:

Postar um comentário