segunda-feira, 22 de setembro de 2014

GANÂNCIA - A MAIS TRISTE DAS CRÔNICAS



Eu não sou comunista.Eu não sou socialista.Eu não sou capitalista
Eu sou contra a ganância, contra a falta de humanidade, contra os assassinos que pisam na cabeça de outrem para subir na vida.
Eu sou contra hidrelétricas estourando em cima de população ribeirinha sem aviso prévio e sem prévia evacuação.
         Que termo usar para denominar quem provoca esse tipo de “imperícia”?
         Eu só conheço um: assassino! Maldito assassino! Porque mata inocentes, pessoas que estão em casa, vivendo suas humildes vidas sem nada querer a não ser paz e uma vida simples e digna, dedicada à natureza e ao amor.
         Que absurdo! Onde o homem chegou?
         E o homem chega a isso por ganância; por desejo de poder e de dinheiro.
Eu não tenho amigos na mídia. Eu não sou uma poderosa jornalista. Ainda bem! Porque senão faliria as empresas onde trabalhasse; diria a verdade sempre. Não pintaria a realidade de acordo com os interesses dos patrocinadores. Poria logo “fogo na fundanga”!
Por isso não exerço mais a profissão. Ela não existe mais ( salvo raras exceções). A ser cabo mandado, marionete, prefiro ser professora e formar novas cabeças em sala de aula: mais humanas, mais bondosas, menos consumistas e gananciosas.
Prefiro ensinar os limites; tentar mostrar até aonde podemos ir e aonde não devemos ir, em nome do “bem-estar”.
Tomara que eu tenha sucesso!Algumas das sementes que plantei germinarão, com certeza, porque  jamais fiz isso por dinheiro ou por poder.Fiz, porque sentia que era necessário; porque era a parte que me cabia fazer para tentar resgatar o ser humano decaído e expulso do paraíso.
         Prefiro ajudar a salvar esse paraíso que nos foi dado em substituição e que também é tão perfeito a nossos olhos, que nos parece o verdadeiro paraíso.
         Quando olhamos para um rio como o Corrente, no planalto Central Brasileiro, para sua mata ciliar, para suas cachoeiras, quando convivemos com toda essa realidade indescritível, sentimos Deus e nos apaixonamos para sempre, irremediavelmente! Somos parte de Deus! Somos quase que perfeitos se conseguimos sentir aquela beleza em nossas entranhas. Foi o que aconteceu com nossa família, por três gerações.
         Até 30 de Janeiro de 2008 quando destruíram a Cachoeira das Andorinhas.
         Essa cachoeira, no Rio Corrente, em Goiás, tinha mais de 100 metros de largura por 12 de altura: um espetáculo paradisíaco!
Lá, aos seus pés, ficava a sede da fazenda Curral de Pedras.
Dia 30 de Janeiro o homem fez papel de Deus usando seu livre arbítrio e destruiu tudo: quebrou toda a cachoeira, soterrou-a com pedras imensas, varreu do mapa a sede da fazenda e destruiu duas RPPNs existentes no local. Acabou com a mata ciliar do Rio Corrente por quilômetros e assoreou o rio todo. Matou fauna e flora sem piedade. Pôs em risco centenas de vidas humanas. Desabrigou famílias que não tem agora para onde ir.
E essa, é só mais uma história comum.
Todos os dias estamos vendo histórias parecidas nos jornais e nas TVs.
É a banalização do genocídio, da tragédia, da destruição da natureza.
Tudo em nome da ganância! Mas quem liga?
Gaia liga!
E fará justiça cedo ou tarde; podem crer!

Texto de Rita Velosa
Favor citar sempre a autoria
Protegido por direitos autorais

Fonte: Rita Velosa
 
A GANÂNCIA
“O perigo constante é abrir a porta para a ganância, um de nossos inimigos mais incansáveis. É aí que se deve pôr em prática o verdadeiro trabalho da mente.” (Dalai-Lama)
A ganância desequilibra o homem, o seduz a buscar algo incessantemente e ao mesmo tempo cria desejos desenfreados.
O homem ganancioso caminha para sua destruição, de forma abrupta e egoísta quer realizar seus desejos a qualquer custo, mesmo que para isso seja necessário prejudicar e até destruir a vida de outros.
A ganância é inimiga do homem e consegue dominá-lo, para isso é necessário anular seu poder, não deixando que ela entre no coração humano, é necessário ter prudência para que os sonhos não virem desejos gananciosos.

Silêncio



O silêncio incomoda, o barulho não. Já percebeu isso? Significado de silêncio, segundo o dicionário: "estado de quem se abstém de falar; taciturnidade (que isso?!); privação voluntária do falar; abstenção de publicar qualquer notícia ou fato; ausência de ruído; interrupção de correspondência; omissão de explicações; sossego; segredo; toque nos quartéis e conventos, depois do recolher; interj., caluda!". Dentre esses, gostei mais do : SOSSEGO.

As pessoas adoram ouvir a gente falar. Notei que gostam de ouvir mesmo as coisas mais burras e non-senses do mundo. Estranho, né? Se você opta por falar apenas quando está com vontade e apenas quando tem algo inteligente para dizer, as pessoas te olham torto. Tem um ditado (acho que é ditado) muito bom, diz assim: "É melhor ficar quieto e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota, do que abrir a boca e fazer com que elas tenham certeza". Tem gente achando o contrário, vai entender o por quê.

Somos bombardeados com informações falsas, burras e sem conteúdo todos os dias. Mas quer saber? As pessoas gostam disso. Preferem ouvir o pior, do que ouvir o melhor no tempo certo. "Dois ouvidos, uma boca" - já diziam os velhos conselhos das vovós. Não é a toa a quantidade de ouvidos.

Não dê tanto crédito para quem fala, fala e fala as 24hs do dia. As pessoas que falam 12hs por dia podem ser mais espertas. Afinal, será que 100% das palavras faladas realmente são úteis? Cuidado, tem gente falando muito por aí...

Pense o contrário. Acho um saco ter que ser igual aos outros. Sério, acho um saco mesmo. Eu sou da turma das 12hs por dia. A turma dos que falam muito acha estranho. Sabe o mais legal disso tudo? A surpresa! Adoro isso. É legal surpreender as pessoas quando ninguém está esperando ouvir você falar. E você fala, e dá certo. E sua opinião é super válida. Algo me diz (deve ser minha mente falando, porque minha boca emite poucas palavras) que falar menos, é acertar mais.
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Desculpem essa parada no texto. Esse silêncio todo. Esse sossego no meio do nada. Achou estranho? A gente não tá acostumado com o silêncio, por isso acha estranho. É bom pra meditar, refletir, colocar as coisas no lugar. É bom também pra imaginar, observar e criar.
Falemos quando queremos, fiquemos quietos quando queremos. Escute sempre, pois assim, você vai saber o que não falar da próxima vez. Vai saber selecionar as palavras. Ser iguais aos outros, falar só por falar, é chato. O legal é surpreender.
Falem bem ou falem mal, mas por favor, falem somente o necessário.

Amar é se doar é cuidar e proteger!!!


Estava eu pensando no sentido da palavra "AMAR"
Amar não é um sentimento!
Amar é um ato de doação, amar é ter cuidado,é se preocupar, é dar carinho,é depois de estar com a pessoa,sentir saudades, é ter um novo motivo para ser feliz...
Muitas vezes o amor é uma coisa que vem assim, sem querer e chega pra ficar, quando mais você fala que não! Tenho medo! O amor ele fala, sim! Não tenha medo!
Ele chega de mansinho,vai te conquistando,vai mostrando a você que podes confiar, que ele é tão sublime...
O amor ele é uma coisa única e só os puros de coração conseguem enxerga-lo, o amor não mede esforço, o amor ele te completa!
Falar EU TE AMO...é tão fácil, sai como uma fecha que muitas vezes machuca!
Mas realmente amar é uma das coisas mais difíceis que se tem no mundo!
Hoje posso dizer que estou amando, não pelo que você tem, pelo que você faz, pelo que você pensa em ser... Mas sim pelo que você é e me faz ser ao seu lado!!
Tudo começou assim no nada, sem nada previsto ou combinado. Parecia que seria apenas momentos e momentos, mas não foi, desde da primeira vez que tivemos contado, que um simples oi nos demos, um simples sorriso soltamos, naquela malícia de criança, de quem não se preocupa com o amanha e deixa se conhecer.E apartir dai começou a bater as mais fortes batidas do coração!
Hoje me completo ao seu lado e sinto que também te completo, na emoção de uma criança ainda continuamos e nas forças de um adulto procuramos ser feliz juntos!
Espero que isso dure por muito e muito tempo, pois amar é algo tão sublime e mais nada!!!

beijos by:kah*__*

Tua caminhada ainda não terminou...


Tua caminhada ainda não terminou...
A realidade te acolhe
dizendo que pela frente
o horizonte da vida necessita
de tuas palavras
e do teu silêncio.

Se amanhã sentires saudades,
lembra-te da fantasia e
sonha com tua próxima vitória.
Vitória que todas as armas do mundo
jamais conseguirão obter,
porque é uma vitória que surge da paz
e não do ressentimento.

É certo que irás encontrar situações
tempestuosas novamente,
mas haverá de ver sempre
o lado bom da chuva que cai
e não a faceta do raio que destrói.

Tu és jovem.
Atender a quem te chama é belo,
lutar por quem te rejeita
é quase chegar a perfeição.
A juventude precisa de sonhos
e se nutrir de lembranças,
assim como o leito dos rios
precisa da água que rola
e o coração necessita de afeto.

Não faças do amanhã
o sinônimo de nunca,
nem o ontem te seja o mesmo
que nunca mais.
Teus passos ficaram.
Olhes para trás...
mas vá em frente
pois há muitos que precisam
que chegues para poderem seguir-te.

Charles Chaplin

"Sensível"


"Sensível" é uma das palavras para descrever o coração de uma mulher. Isso a torna muito especial, porque a sensibilidade a faz ver o mundo com o coração. No mundo trabalhista de hoje em que as mulheres competem de frente com os homens. Uma pitadinha de sensibilidade não faz mal a ninguém! A sensibilidade feminina a faz enxergar detalhes que ninguém mais consegue ver. Quando esta sensibilidade é madura, a mulher que é mãe, consegue detectar coisas no coração de um filho divinamente! Consegue criar em seu lar um ambiente de amor e confiança.
Existe também a sensibilidade exagerada que pode estragar muita coisa. Esse lado sensível da mulher, precisa ter um ponto de equilíbrio. Muitas delas são tão sensíveis que é como um cristalzinho bonito que se quebra com facilidade. Ouviu alguma coisa?! Desmorona! Que coisa chata é conviver com uma mulher emotiva demais!
Quantos maridos quando passam por problemas, não podem contar para sua esposa. Ja vi um deles dizer assim: "Se contar isso para fulana, ela terá um ataque!" Eles não são verdadeiros amigos, porque ela é sensível demais. E filhos que não abrem o coração com a mãe, porque ela terá um xilique! Muitos dos problemas de lares disfuncionais se resolveriam com um dialogo maduro. Dividas, vícios, crises emocionais, etc.
E a nossa famosa TPM? Aí, minha cara colega!! Somos sensíveis mesmo! Essa sensibilidade não tem explicação. Alguns psicólogos dizem que é mais um problema comportamental de cada uma. Só sei que não existe nenhuma que nestes dias não fiquem com uma pitadinha a mais de sensibilidade. Olha-se no espelho, e lá está ela! Uma enorme espinha bem na ponta do nariz! E você olha no espelho e diz: "Meu Deus, como estou horrível hoje!" E daí por diante...
Coisinhas femininas que ninguém entende. Hó, como eu sofro!
Mas voltando a esta palavra mágica chamada "Sensibilidade". Continue sendo sensível. A nossa sociedade esta perdendo esta pitada de emoção. Estamos ficando cada vez mais frios. Precisamos amar com mais sensibilidade, ter amigos verdadeiros com mais sensibilidade. Chorar quando for necessário e sorrir com gosto de alegria verdadeira.
Tenha hoje a sensibilidade de atingir o coração de alguém com muita sensibilidade e com muito carinho!