quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Cuidado com as promessas


1 Tenha cuidado quando for ao Templo. Não ofereça o seu sacrifício como fazem os tolos, que nem sabem que não estão fazendo isso da maneira certa. Vá pronto para ouvir e obedecer a Deus. 
2 Pense bem antes de falar e não faça a Deus nenhuma promessa apressada. Deus está no céu, e você, aqui na terra; portanto, fale pouco. 
3 Quanto mais você se preocupar, mais pesadelos terá; e, quanto mais você falar, mais tolices dirá.
4 Assim, quando você fizer uma promessa a Deus, cumpra logo essa promessa. Ele não gosta de tolos; portanto, faça o que prometeu. 
5 É melhor não prometer nada do que fazer uma promessa e não cumprir. 
6 Não deixe que as suas próprias palavras o façam pecar. Assim, você não terá de dizer ao sacerdote que o que você queria dizer não era bem aquilo. Para que fazer Deus ficar irado com você? Por que deixar que ele destrua as coisas que você conseguiu com o seu trabalho? 
7 Mesmo nos seus muitos sonhos, em todas as suas ilusões e em tudo o que disser, você deve temer a Deus.

Não antecipe o “dia mau”


Ás vezes o peso da vida parece difícil de suportar e as necessidades que aparecem nos assustam. Vivemos como quem tenta prover o dia de amanhã, seja financeiramente ou em qualquer outra esfera onde possibilidades de “seguro” surgem como a salvação para a chegada de um futuro incerto.

Pensamos no amanhã, contabilizamos as perspectivas, olhamos para os males que abatem os vizinhos, os amigos, os noticiários de televisão e pensamos: e se acontecer comigo?

Nasce a angústia de quem sente o peso antes que ele chegue, vive o “dia mau” sem ao menos uma nuvem no horizonte, acolhe a expectativa da perda enquanto ela não chega.

Antecipar a dor é viver dor triplicada. É jogar-se na incerteza, perdido, sem a consciência de que, enquanto vivemos com equilíbrio, dando a cada dia sua devida atenção, olhando para o dia de hoje como o único de fato real, crescemos em experiência e no descanso de que, em seu devido tempo, aquilo que preciso será resgatado em mim, para o meu bem.

O que estou querendo dizer é que vivendo sem antecipar o mal, crescemos em percepção de significados, sem angustia, sem paranoias, e nos preparamos para enfrentarmos os dias difíceis com serenidade.

Tudo o que precisará lá na frente, seja o que for, cresce em você hoje enquanto não pensa nisso, enquanto ocupa-se apenas em enxergar, aprender, caminhar na certeza de que, para cada dia, basta seu próprio mal.

Fique bem !

Flavio Siqueira