segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Filho, preste atenção no que eu digo...

"Acima de tudo guarde o seu coração, pois dele depende toda sua vida"

As vantagens da sabedoria
1 Filhos, escutem o que o seu pai ensina. Prestem atenção e compreenderão as coisas. 2 O que eu ensino é bom; portanto, lembrem dos meus conselhos. 3 Quando eu era menino, filho único dos meus pais, 4 o meu pai me ensinava, dizendo:
— Lembre das minhas palavras e nunca as esqueça. Faça o que eu digo e você viverá. 5 Procure conseguir sabedoria e compreensão. Não esqueça, nem se afaste do que eu digo. 6 Não abandone a sabedoria, e ela protegerá você. Ame-a, e ela lhe dará segurança. 7 Para ter sabedoria, é preciso primeiro pagar o seu preço. Use tudo o que você tem para conseguir a compreensão. 8 Ame a sabedoria, e ela o tornará importante; abrace-a e você será respeitado. 9 A sabedoria será para você um enfeite, como se fosse uma linda coroa.
10 Escute, meu filho. Aceite o que estou dizendo e você terá uma vida longa. 11 Eu lhe tenho ensinado o caminho da sabedoria e a maneira certa de viver. 12 Se você andar sabiamente, nada atrapalhará o seu caminho, e você não tropeçará quando correr. 13 Lembre sempre daquilo que aprendeu. A sua educação é a sua vida; guarde-a bem. 14 Não vá aonde vão os maus. Não siga o exemplo deles. 15 Não faça o que eles fazem. Afaste-se do mal. Desvie-se dele e passe de lado. 16 Os maus não podem dormir sem ter feito alguma coisa má; eles ficam acordados até conseguirem prejudicar alguém. 17 Porque para eles a maldade e a violência são comida e bebida.
18 A estrada em que caminham as pessoas direitas é como a luz da aurora, que brilha cada vez mais até ser dia claro. 19 Mas a estrada dos maus é escura como a noite; eles caem e não podem ver no que foi que tropeçaram.
20 Filho, preste atenção no que eu digo. Escute as minhas palavras. 21 Nunca deixe que elas se afastem de você. Lembre delas e ame-as. 22 Elas darão vida longa e saúde a quem entendê-las. 23 Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. 24 Nunca fale mentiras, nem diga palavras perversas. 25 Olhe firme para a frente, com toda a confiança; não abaixe a cabeça, envergonhado. 26 Pense bem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo. 27 Evite o mal e caminhe sempre em frente; não se desvie nem um só passo do caminho certo.