sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Escolhas


Acho que precisamos manter isso em mente: Que tipo de vida escolho ter? O que sei fazer? O que quero fazer? E caminhar conforme decidiu. Não dá para pautar-se apenas pelas imposições do mercado e os apelos do consumo, assim como não dá para viver desconsiderando que nossa sociedade gira em torno do dinheiro, que é preciso sustentar-se, mesmo que a escolha seja por um estilo de vida mais simples.

Apenas não sufoque o que é. Mantenha um espaço de arejamento, deixe que uma fresta permaneça aberta, mesmo que seja mínima. Jamais sufoque suas habilidades. Pode ser que novas perspectivas sejam abertas, é possível que caminhos não imaginários hoje se desenrolem com naturalidade, quem sabe?

É preciso caminhar atento, fiel ao que é, consciente de até que ponto concessões serão necessárias, mas não permitindo jamais perder-se no meio da multidão de necessidades. É um fio de navalha, escolhas diárias que cabem a cada um de nós.

Flavio Siqueira

MEU ANJO


Meu anjo quero te encontrar,
Preciso ouvir a tua voz
Preciso sentir teu calor,
Quero te ouvir, quero te amar,
Para te falar de meu amor,
Vou te procurar nas noites lindas de luar,
Vou te encontrar e te dar meu amor,
Quero então sentir todo seu amor,
Em cada momento só para amar,
Vem meu anjo, comigo passear,
Neste lindo jardim para te namorar,
Vem meu doce amor,
Em meus braços demorar,
Olhar em meus olhos,
Veja em meu olhar,
O meu sincero amor,
Que desejo compartilhar,
Dá-me um beijo com teus lábios,
Faz-me um carinho,
Com teu jeito de me olhar,
Dá-me um carinho com teu jeito de amar,
Chama-me de meu amor,
Abraça-me bem forte,
Beija-me com amor,
Entrega-te com teu amor,
Neste momento de sorte,
Deixa-me te amar,
Para te dar todo meu amor

Agenivaldo Almeida Silva


Não temas...



¶ A palavra que do SENHOR veio a Jeremias, dizendo:
Assim diz o Senhor Deus de Israel: Escreve num livro todas as palavras que te tenho falado.
Porque eis que vêm dias, diz o Senhor, em que farei voltar do cativeiro o meu povo Israel, e de Judá, diz o Senhor; e tornarei a trazê-los à terra que dei a seus pais, e a possuirão.
E estas são as palavras que disse o Senhor, acerca de Israel e de Judá.
Porque assim diz o Senhor: Ouvimos uma voz de tremor, de temor mas não de paz.
Perguntai, pois, e vede, se um homem pode dar à luz. Por que, pois, vejo a cada homem com as mãos sobre os lombos como a que está dando à luz? e por que se tornaram pálidos todos os rostos?
Ah! porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante; e é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela.
Porque será naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, que eu quebrarei o seu jugo de sobre o teu pescoço, e quebrarei os teus grilhões; e nunca mais se servirão dele os estrangeiros.
Mas servirão ao Senhor, seu Deus, como também a Davi, seu rei, que lhes levantarei.
¶ Não temas, pois, tu, ó meu servo Jacó, diz o Senhor, nem te espantes, ó Israel; porque eis que te livrarei de terras de longe, e à tua descendência da terra do seu cativeiro; e Jacó voltará, e descansará, e ficará em sossego, e não haverá quem o atemorize.
Porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te salvar; porquanto darei fim a todas as nações entre as quais te espalhei; a ti, porém, não darei fim, mas castigar-te-ei com medida, e de todo não te terei por inocente.
Porque assim diz o Senhor: A tua ferida é incurável; a tua chaga é dolorosa.
Não há quem defenda a tua causa para te aplicar curativo; não tens remédios que possam curar.
Todos os teus amantes se esqueceram de ti, e não perguntam por ti; porque te feri com ferida de inimigo, e com castigo de quem é cruel, pela grandeza da tua maldade e multidão de teus pecados.
Por que gritas por causa da tua ferida? Tua dor é incurável. Pela grandeza de tua maldade, e multidão de teus pecados, eu fiz estas coisas.
Por isso todos os que te devoram serão devorados; e todos os teus adversários irão, todos eles, para o cativeiro; e os que te roubam serão roubados, e a todos os que te despojam entregarei ao saque.
Porque te restaurarei a saúde, e te curarei as tuas chagas, diz o Senhor; porquanto te chamaram a repudiada, dizendo: É Sião, já ninguém pergunta por ela.
¶ Assim diz o Senhor: Eis que farei voltar do cativeiro as tendas de Jacó, e apiedar-me-ei das suas moradas; e a cidade será reedificada sobre o seu montão, e o palácio permanecerá como habitualmente.
E sairá deles o louvor e a voz de júbilo; e multiplicá-los-ei, e não serão diminuídos, e glorificá-los-ei, e não serão apoucados.
E seus filhos serão como na antiguidade, e a sua congregação será confirmada diante de mim; e castigarei todos os seus opressores.
E os seus nobres serão deles; e o seu governador sairá do meio deles, e o farei aproximar, e ele se chegará a mim; pois, quem de si mesmo se empenharia para chegar-se a mim? diz o Senhor.
E ser-me-eis por povo, e eu vos serei por Deus.
Eis que a tempestade do Senhor, a sua indignação, já saiu; uma tempestade varredora, cairá cruelmente sobre a cabeça dos ímpios.
Não voltará atrás o furor da ira do Senhor, até que tenha executado e até que tenha cumprido os desígnios do seu coração; no fim dos dias entendereis isto.

Pergunta: "O que é o tempo da angústia de Jacó?"

Resposta: A frase "o tempo de angústia para Jacó" é uma citação de Jeremias 30:7, que diz: "Ah! porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante! É tempo de angústia para Jacó; todavia, há de ser livre dela."

Nos versículos anteriores a Jeremias 30, vemos que o Senhor está falando ao profeta Jeremias sobre Judá e Israel (30:3-4). No versículo 3, o Senhor promete que em um dia no futuro Ele traria Judá e Israel de volta para a terra que havia prometido aos seus antepassados. O versículo 5 descreve uma época de grande temor e tremor. O versículo 6 descreve este tempo de forma tal que retrata os homens sofrendo as dores do parto, novamente indicando um tempo de agonia. Entretanto, há esperança para Judá e Israel, pois embora esse seja chamado do "tempo de angústia para Jacó", o Senhor promete que salvará Jacó (referindo-se a Judá e Israel) deste tempo de grande tribulação (versículo 7).

Em Jeremias 30:10-11 o Senhor diz: "Não temas pois tu, servo meu, Jacó, diz o Senhor, nem te espantes, ó Israel; pois eis que te livrarei de terras longínquas, e à tua descendência da terra do seu cativeiro; e Jacó voltará, e ficará tranquilo e sossegado, e não haverá quem o atemorize. Porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te salvar."

Além disso, o Senhor diz que irá destruir as nações que mantinham Judá e Israel em cativeiro e que nunca permitirá que Jacó seja completamente destruído. No entanto, deve-se destacar que o Senhor descreve este como um tempo de disciplina para o Seu povo. Ele diz de Jacó: "Porquanto darei fim cabal a todas as nações entre as quais te espalhei; a ti, porém, não darei fim, mas castigar-te-ei com medida justa, e de maneira alguma te terei por inocente."

Jeremias 30:7 diz: "Ah! porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante!" O único período de tempo que se encaixa nessa descrição é o período da Tribulação. Esse período é sem paralelo na história.

Jesus descreveu a Tribulação usando algumas das mesmas imagens que Jeremias. Em Mateus 24:6-8, Ele declarou que o aparecimento de falsos cristos, guerras e rumores de guerras, fomes e terremotos são "o princípio das dores".

Paulo também descreveu a tribulação como dores de parto. Primeiro Tessalonicenses 5:3 diz: "pois quando estiverem dizendo: Paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão." Este evento segue o Arrebatamento e a remoção da Igreja, assim como descritos em 4:13-18. Em 5:9, Paulo novamente enfatiza a ausência da Igreja deste período de tempo, dizendo: "porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo." A ira de que se fala aqui é o julgamento de Deus sobre o mundo incrédulo e a Sua disciplina sobre Israel durante a Tribulação.

Essas "dores de parto" são descritas em detalhes em Apocalipse 6-12. Parte do propósito da Tribulação é trazer Israel de volta para o Senhor.

Para aqueles que receberam a Cristo como Salvador do pecado, o tempo da angústia para Jacó é algo pelo qual devemos louvar ao Senhor, pois demonstra que Deus cumpre as Suas promessas. Ele prometeu-nos a vida eterna através de Cristo, nosso Senhor, e prometeu terras, sementes e bênção a Abraão e seus descendentes físicos. No entanto, antes de cumprir essas promessas, Ele amorosamente mas firmemente disciplinará a nação de Israel para que ela se volte a Ele.

E se tudo mudar?



Certa manhã você acorda e abre os olhos lentamente tentando lembrar quais os primeiros compromissos do dia. Não lembra. Mas não é exatamente a falta de lembrança que lhe assusta: está tudo diferente ! As paredes não são mais brancas, estão pintadas de verde claro…Verde claro? Como é possível?

Mexeram no spot de luz enquanto você dormia, agora é outro! Assim como a posição da cama, o tamanho do quarto, os moveis, não tem mais cortina? Parece outro quarto ! A porta está diferente, não tem mais suite, não tem mais esposa dormindo ao lado, é outro quarto ! – A inevitável conclusão assusta e te empurra para fora da cama, fazendo com que belisque os próprios braços, dê tapinhas no rosto: “Acorda, acorda!”, mas não é um sonho.

Enquanto dormia algo aconteceu, tudo está diferente no quarto, fora dele, talvez em toda cidade, o cenário de sempre mudou, as pessoas foram substituídas por desconhecidos, está tudo completamente diferente. O que houve?

O que você faria se acontecesse contigo? Talvez não exatamente nas configurações descritas, mas, imagine que por alguma razão você descobrisse que todas as suas verdades, tudo o que considera mais estável, confiável, inquestionável, estivesse enganado? Um dia você acorda, abre os olhos e enxerga nova realidade, uma que se contraponha ao cenário de antes e faz com que, assustado, seja obrigado a admitir para si mesmo que as coisas não são exatamente como acreditava ser.

Então prepare-se para essa possibilidade. Aquele que busca enxergar e sente que é necessário quebrar condicionamentos, antes de tudo se expõe à possibilidades diárias de acordar e perceber que o quarto não era aquele, os móveis, os cenários, as pessoas, que tudo o que produzia certezas e seguranças não era exatamente como pareciam ser.

O fato é que a maioria de nós não busca enxergar, nossa busca é por segurança. Poucos estão disponíveis para livrar-se dos filtros do condicionamento cultural, religioso, moral, familiar, ou qualquer outro que modifique os cenários, pela simples razão que preferimos controle à liberdade, escoras ao invés de caminharmos com as próprias pernas. É mais fácil a estabilidade que um falso cenário produz do que expor-se ao desconforto de relativizar absolutos.

A mensagem de hoje pode ser inquietante, mas julgo necessária. Ela se baseia em uma pergunta: Você tem convicção de que suas certezas são fruto de uma busca consciente ou será que é apenas subproduto de sua necessidade por segurança?

Respondê-la com sinceridade pode esclarecer grande parte dos seus medos e desconfortos. Talvez, a parede do quarto sempre tenha sido verde clara.

Flavio Siqueira