domingo, 8 de março de 2015

Nunca esqueça: Deus sabe, Deus entende, Deus se importa


1 RESPOSTA DE JÓ - DESGRAÇA: “A MÃO DO SENHOR ME FERIU”
A essas palavras, Jó respondeu:
2 “Até quando afligireis minha alma e me magoareis com vossos discursos?
3 Já por dez vezes me censurastes e não vos envergonhais de me oprimir.
4 Na verdade, mesmo que eu tivesse errado, meu erro importaria somente a mim.
5 Se vos exaltais à minha custa, lançando-me em rosto o que me envergonha,
6 ao menos agora compreendei: Não foi com justiça que Deus me afligiu e me apanhou na sua rede.
7 Embora eu clame: ‘Sofro violência!’, não sou ouvido; levanto a voz, e não há quem me defenda.
8 Ele fechou o meu caminho, não posso passar; com trevas escureceu a minha trilha.
9 Despojou-me da minha glória e tirou-me a coroa da cabeça.
10 Demoliu tudo ao meu redor e estou morrendo, e arrancou, como a uma árvore, minha esperança.
11 Acendeu sua ira contra mim, tratando-me como seu inimigo.
12 Chegam em tropel seus esquadrões, em minha direção abrem caminho e acampam em volta da minha tenda.
13 Afastou de mim os meus irmãos, e meus parentes, como estranhos, me evitam.
14 Abandonaram-me meus vizinhos e os que me conheciam esqueceram-se de mim.
15 Os que moravam em minha casa, e até minhas servas, consideraram-me um estranho: aos seus olhos tornei-me um forasteiro.
16 Chamei meu servo e não me respondeu, apesar de suplicá-lo com minha própria boca.
17 Minha mulher enojou-se do meu hálito e tornei-me asqueroso aos filhos de minha mãe.
18 Até as crianças me desprezavam, insultando-me, quando procurava levantar-me.
19 Abominam-me os que outrora foram meus conselheiros, aquele a quem eu mais amava desviou-se de mim.
20 À minha pele, consumidas as carnes, pegaram-se os ossos, desapareceu a gengiva ao redor dos meus dentes.
21 Piedade, piedade de mim, ao menos vós, meus amigos, pois a mão de Deus me feriu!
22 Por que me perseguis, como me persegue o próprio Deus, por que não vos fartais de minha carne?
23 Quem dera se escrevessem minhas palavras! Quem dera fossem elas gravadas num livro
24 e, com estilete de ferro e com chumbo, fossem esculpidas em granito para sempre!
25 ESPERANÇA: “MEU REDENTOR ESTÁ VIVO”
Pois eu sei que meu redentor está vivo e que, no fim, se levantará sobre o pó;
26 e, depois que tiverem arrancado esta minha pele, sem minha carne, verei a Deus.
27 Eu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não a um estranho. No meu íntimo abrasam-se os meus rins.
28 E se disserdes agora: ‘Como vamos persegui-lo, que pretexto encontraremos contra ele?’
29 temei o fio da espada, pois a espada vingará os crimes e sabereis que há um julgamento.”


Comentário:

Estamos na metade do caminho dos discursos entre Jó e seus três amigos.

Revisão:

O ponto: não é explicar porque o justo sofre, mas mostrar que a submissão é o caminho da sabedoria. Nós não compreendemos a maioria das coisas que diz respeito a Deus e ao Seu governo.
A frustração de Satanás: não entender a razão de alguém servir a Deus.
A Meta de Satanás: Jó amaldiçoar a Deus
Os métodos de Satanás:
- Remover todas as bênçãos externas
- Remover a saúde
- Amigos que não entendem o que está ocorrendo. Eles pensam que estavam falando em nome de Deus. Não há provação maior do que a de ser mal compreendido e rejeitado pelos melhores amigos e pelas pessoas mais consagradas que conhecemos. Isto é participar dos sofrimentos espirituais à semelhança do nosso Senhor Cristo.

Jó poderia ter agido com maior cautela antes de responder as críticas feitas por seus amigos.
Nenhum crítico é mais severo do que aquele que pensa que está servindo a Deus! Nenhum dos quatro amigos muda de opinião.
A segunda resposta de Jó á Baldad. Um capítulo de grande contraste, o maior em contraste de todos os seus discursos. A luta da fé contra o sentimento. Das profundezas às alturas... mas Jó está progredindo na escola da paciência e da confiança em Deus.

I. A repreensão de Jó, v. 2-4.
v. 2 uma pontiaguda, mas necessária pergunta. Longe de estarem confortando Jó, eles o estão fazendo em pedaços.
v. 3 “Vocês me insultaram 10 vezes [ex: medida completa]. Não é o suficiente? Se vocês não têm mais nada a dizer, exceto repetirem a visão unidimensional do evangelho da prosperidade que possuem, então fiquem calados!”
* “Henry: Aqueles que falam muito, raramente acham que falaram o suficiente, e quando abrimos a boca sob grande emoção, os ouvidos se fecham á razão.” Seja tardio para falar!

Vocês deveriam se envergonhar!...por serem estranhos ao invés de amigos.”
v. 4 “Mesmo que eu tivesse pecado, como vocês me acusam, ainda assim vocês não poderiam saber do que se trata.” Ou, “... tal pecado não atingiu vocês, pois vocês ficam distantes e condenam, ao invés de confortar e restaurar.”

II. O argumento de Jó, v. 5-20.
v. 5 “Mas, já que vocês estão determinados a continuar este debate, eu também responderei.”
v. 6 “Deus é o único que tem feito isso tudo, não eu.” Jó mantém sua integridade, embora eles o acusem de ser o culpado de tudo o que está ocorrendo. Jó afirma que Deus soberanamente impôs estas aflições com determinados propósitos (que Jó desconhece).
- Reconheça a mão de Deus em tudo. Submeta-se a Sua soberania, mesmo que não entenda os Seus propósitos. Ande pela fé. Nossa falha em entendermos o plano completo de Deus, não é motivo para murmurarmos ou achamos que isto está errado.
- Deus pode afligir a quem quiser, porém nós não!
v. 7-12 Imagens de destruição. “Deus me virou de cabeça para baixo (v. 6a). Eu caí na rede de Deus (v. 6b). Sou como um homem assaltado por um brutamonte, e ninguém há que ouça os meus gritos de socorro (v. 7). Estou numa cilada sem saída e a noite está caindo (v. 8). Sou como um príncipe derrotado cujo inimigo humilha, removendo seus emblemas de poder e honra (v. 9) Caí numa emboscada, e a minha esperança foi cortada como uma árvore (v. 10). Deus é como um inimigo que tem algo (não meramente rotineiro) pessoal contra mim (v. 11). Ele enviou todo o Seu exército contra mim! (v.12). Estou derrotado, humilhado e sem esperanças.”
- Jó foi muito apressado em falar de Deus como sendo seu inimigo? (Ainda que não tenha blasfemado contra Ele!) Não será esta uma das declarações que Eliú combateu dizendo que Jó justificava a si mesmo ao invés de Deus (espec. v. 11, 22)? Seja cuidadoso na maneira como você pensa e fala a respeito de Deus! Na vossa paciência possuí as vossas almas (Lucas 21: 19).
- Reconheça Deus nas “causas secundárias” (v. 12), mas não O culpe como se Ele estivesse errado. Reconheça a providência de Deus em tudo, mas seja cuidadoso na forma como interpretá-la. Brooks: Deus pode ter um olhar severo, desaprovar amargamente, e pegar pesado, mesmo quando e por quem Ele tenha amor. A mão de Deus pesou muito contra Jó, no entanto, o Seu coração e amor estavam sobre ele.” ex: a mão de Deus nem sempre revela o Seu coração!
v. 13-19 A solidão de Jó. “Deus me isolou dos meus irmãos e amigos (ex: Elifaz, Bildade e Zofar, v. 13); meus parentes morreram, fui esquecido por todos (v. 14); os empregados me consideram um estranho (v. 15) e não me servem (v. 16); até mesmo a minha esposa, a mãe dos meus filhos, se distanciou de mim, por causa do mau hálito que a minha doença causa (v. 17); as crianças da vizinhança que costumavam me respeitar, agora me desprezam e falam contra mim (v. 18); todos agora são antigos amigos que me abominam (v. 19).
v. 20 “Estou num estágio avançado da doença. Ao invés dos ossos sustentarem as carnes, minha pele é que parece estar sustentando os ossos” como uma vítima da fome cuja pele se estica sobre o esqueleto. “A única carne não afetada pela minha doença, está na minha boca” ou “Meus dentes todos caíram com a doença, ficando apenas as gengivas.”

III. O pedido de Jó, v. 21-22.
Portanto, vocês deveriam demonstrar piedade, misericórdia e conforto em vista de tudo o que Deus tem feito comigo. Ao invés de vocês me perseguirem como Deus. Vocês não estão satisfeitos com a minha dor física, querem acrescentar a isso uma tortura mental e emocional contra mim? Por quê?!

Aprenda:

1. Aprenda a demonstrar misericórdia. Seja misericordioso (I Pedro 3: 8) Literalmente, entranhas de misericórdia, compaixão. (“As entranhas eram consideradas como um lugar onde se manifestavam os sentimentos mais profundos e violentos, como o amor e a ira, mas para os Hebreus, como o lugar de afeições, como a bondade, benevolência, compaixão e daí, o nosso coração (afeições, misericórdia, etc.)” Se importe com a dor dos outros. Participe da dor alheia!
Levai a carga uns dos outros (Gálatas 6: 2).
Henry: “Devemos ter grande ternura por aqueles que estão aflitos, especialmente por aqueles que estão perturbados emocionalmente.”
Contradição: um Cristão desinteressado, abrasivo e sem afeto. *Veja quanta misericórdia Deus tem demonstrado por você!
Um livro secular que trata com a dor e a morte diz:
Uma pessoa que está sofrendo dor passa a ser ajudada no momento em que ela sente que começou a ser entendida. Foi perguntado a uma pessoa que estava morrendo, o que ela esperava, acima de tudo, das pessoas que estavam cuidando dela, e a resposta foi: Alguém que procure me entender, e acrescentou: Não espero que tenha sucesso, mas que se preocupe em tentar. (de Derek Thomas, entregue a mim por um amigo em sofrimento, Weldom Frazier)
Não deixe ninguém que você conheça dizer como Davi: ninguém cuidou da minha alma. (Salmo 142: 4)

2. Aguarde por situações que exijam piedade. Este é o curso desta vida, especialmente da vida Cristã.

3. Não fique surpreso se não receber demonstrações de piedade daqueles que deveriam demonstrá-la. Se eles não fizerem, não faça isso com você mesmo. Que situação triste é ver alguém demonstrando autocomiseração, tendo pena de si mesmo! Seja forte no Senhor!
Leve a sua própria carga (Gálatas 6: 5).

4. Deus é piedoso! Tiago 5: 11, literalmente “muitas ou largas entranhas”.

Nunca esqueça: Deus sabe, Deus entende, Deus se importa (I Pedro 5: 7. Ele não é um pastor assalariado que não se importa com as ovelhas, João 10: 13. Ele permanece conosco, até mesmo quando andamos pelo vale da sombra da morte...Salmo 23. Seu ministério de presença.

Esta é a passagem mais familiar do livro de Jó. Um dos pontos mais altos do Velho Testamento. Temos visto Jó em vários estágios de sofrimento e queixas. Aqui a fé de Jó “atinge as alturas, como uma águia que voa nos céus em meio a nuvens e tempestades, contemplando por alguns momentos a luz do sol.” (Robinson)

I. A confiança de Jó, v. 23-24.
“As futuras gerações serão mais benevolentes comigo do que esta! Portanto, eu anseio para que minhas palavras sejam permanentemente escritas.” Que palavras? Provavelmente as que ele está prestes a declarar.
Ele descreve aqui o método de escrita utilizado naquele tempo, ou seja; gravado em pedras e preenchidas com chumbo, ficando registradas permanentemente. “Deus me justificará! Que estas palavras sejam como um epitáfio ou memorial.”
- O desejo de Jó foi atendido muito além do que ele imaginava! Hoje estamos lendo suas palavras!
- Deus registra nossas palavras, ainda que os homens não o façam. Vamos ser cuidadosos nas escolhas das nossas palavras. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um (Colos. 4: 6). Deus também lê os nossos pensamentos!

II. A esperança de Jó, v. 25-27.

Dificuldades:
1. Palavras. Há dificuldades em se definir o sentido de cada palavra, frase. Mas eu sigo a nossa versão Inglesa.
2. Uma aparente contradição com aquilo que Jó disse anteriormente. Exemplos: 7: 9, 14: 10-12. Temos falado que a perspectiva de Jó era limitada a terra. Ele parecia estar distante de qualquer conceito de que sua alma seria glorificada com Deus depois da sua morte, assim como a ressurreição e glorificação final do seu corpo. Porém, aqui Deus revela a Jó (ou relembra) mais claramente do que nunca, que uma vida gloriosa seria o final de tudo para ele.
3. Quantas coisas foram reveladas a respeito da Redenção e Ressurreição neste tempo? Lemos estas palavras com os olhos e entendimento no Novo Testamento, o qual Jó não possuía. Quanto Jó compreendia daquilo que escreveu? “Henry: Temos razões para acreditar que Jó estava sendo impulsionado aqui pelo abençoado Espírito Santo, que o ergueu acima de si mesmo, iluminando-o e dando-lhe palavras, para a sua própria surpresa.” Compare com I Pedro 1: 10-12, as palavras dos profetas às vezes não eram totalmente compreendidas por eles.
- Vamos ser cuidadosos em não entrar muito na mente de Jó, nem ter por pouco suas palavras!

Algumas coisas que Jó sabia:

1. Ele tinha um redentor, v.25a.
O conceito do redentor no Velho Testamento: um parente próximo (parente remidor) que pagaria o preço para livrá-los de dificuldades na família (ao invés da escravidão) ou resgatar suas propriedades, etc. (Levítico, Números, Deuteronômio, Comp. Salmos 49: 6-9)
Jó abraçou as promessas de Deus (ex: Gênesis 3: 15, o sacrifício de Abel e outros, A arca de Noé, etc.) “O redentor virá. Aquele que me libertará” e o contexto nos mostra que ele pensava não em um livramento temporário, mas futuro!
2. Este redentor se levantará sobre a terra no final, v. 25b.
Vitória final sobre o pó! Postura de conquista. Todos inimigos vencidos no final. (Como Satanás deve ter entrado em choque ao ouvir isso!...de alguém que ele esperava amaldiçoar a Deus a qualquer momento!) “Deus está controlando tudo isso.”
3. Na carne, Jó veria a Deus, v. 26-27
Jó esperava a morte e ver seu corpo corrompido. Mas, ele também esperava ver a Deus com os seus próprios olhos, na sua carne. Como? Ele estava se referindo a ressurreição! (Como se Deus lhe dissesse: “Filho, você já andou o suficiente no escuro. Deixe-me lançar um pouco de luz naquilo que você deve esperar!”)
Que visão abençoada! Ver Deus, e vê-Lo por mim mesmo (a meu favor). Ele não será um estranho para mim, mas meu parente remidor!...que ama, relembra, resgata e me exalta juntamente com ele.
(Jó anelava isso tudo! V. 27b. Palavras de profundo desejo e anseio: Meu coração se consome em meu peito!”)
Como Jó sabia destas coisas? Deus lhe revelou! Jó as abraçou pela fé, Green: “É a fé firmando-se a si mesma nas coisas invisíveis, quando não há nada exteriormente para se apoiar.” A mesma fé de Abraão: “Deus é poderoso para ressuscitar da morte, o corpo e a alma!”
Piedade convicta. Jó creu, portanto falou. Como se dissesse: “Deus parece estar contra mim agora (v. 11-12), mas no final, Ele será por mim, como tem sido até esse momento.”
- Amigo, você sabe estas coisas? Você tem este Redentor vivo a seu favor? Você poderia se juntar a Jó e dizer: “Eu sei que o meu Redentor vive!” Oh, a alegria do pronome possessivo meu! Você tem esta esperança? Olhe para Cristo como Redentor.
Cristãos, se um homem podia ser tão confiante há 2.000 anos atrás, antes da vinda de Cristo, muito mais nós deveríamos ser 2.000 anos depois! Com este Redentor vivo, você pode conquistar qualquer inimigo!

III. A coragem de Jó, v. 28-29.

“Vocês três deveriam se questionar a respeito das suas próprias ações desta maneira: “Por que estamos perseguindo este homem quando é óbvio que não há nenhuma raiz da verdade, fé e piedade nele?”Seria melhor que vocês se preocupassem com vocês mesmos! Eu advirto vocês, há um dia de julgamento que está por vir, e vocês podem não estar tão preparados como imaginam!”
Imagine a cena! O pobre, doente, frágil e solitário Jó pronunciando juízo sobre os seus mais nobres e secos amigos. Isso os encheu de fúria! “Que insulto inadequado!” * O mesmo ocorre hoje!

Aprenda:

1. Quando não houver ninguém para recorrer, recorra a Deus!
2. Tenha em vista o dia do julgamento. Esta verdade mantém tudo na sua perspectiva correta. Isto ajuda a pesar as aflições do tempo presente. Espere pacientemente por isso. Esta verdade faz com que o julgamento dos homens não tenha valor, I Coríntios 4: 3-5. “Deus me justificará!” II Timóteo 1: 12. Uma visão a longo prazo faz com que as provações sejam suportáveis. Tenha esperança!
3. As provações de Jó iriam continuar, mas de agora em diante ele não seria mais arrastado para o fundo novamente! Aqui começa o progresso...um momento definitivo...a virada de mesa...o passo decisivo. Vamos progredir da mesma maneira, aprendendo a suportar e a vencer passo a passo. Vamos orar e aguardar pelo momento decisivo quando a fé vencerá os inimigos de dentro e de fora.


Daniel A. Chamberlin

Nenhum comentário:

Postar um comentário