quarta-feira, 8 de julho de 2015

Deus destruirá Moabe

Deus destruirá Moabe
1 Esta é a mensagem contra Moabe: A cidade de Ar foi destruída; numa só noite foi arrasada! Também Quir foi destruída, numa só noite foi arrasada!
2 Os moradores de Dibom chorarão no lugar sagrado que fica no monte.
Os moabitas choram a destruição das cidades de Nebo e de Medeba; em sinal de tristeza, rapam a cabeça e a barba.
3 Andam pelas ruas vestindo roupas feitas de pano grosseiro; gritam e choram amargamente nas praças e nos terraços das casas.
4 Os moradores de Hesbom e de Eleal gritam de dor, e os seus gritos são ouvidos em Jasa.
Os soldados de Moabe perdem a coragem e ficam tremendo de medo.
5 Eu choro por causa de Moabe. O seu povo fugiu até Zoar e Eglate-Selisia. Alguns, chorando, vão subindo até Luíte; outros, gritando de dor, fogem para Horonaim.
6 O riacho de Ninrim está seco; todos os pastos secaram, as plantas morreram, não sobrou nada de verde.
7 O povo de Moabe foge para o outro lado do riacho dos Salgueiros, levando consigo todos os seus bens.
8 Ouvem-se gritos por toda a terra de Moabe; em Eglaim e em Beer-Elim, ouve-se o barulho de choro.
9 O rio que fica perto de Dibom está cheio de sangue, mas Deus vai fazer contra Dibom uma coisa ainda pior: ele vai fazer com que as pessoas que ficarem vivas em Moabe sejam devoradas por leões.


Comentário:
Profecia Contra Moabe - Isaías 15

Quando a Assíria levou Israel em cativeiro, ela foi ajudada pelos moabitas.
E historicamente, os moabitas sempre haviam se levantado contra Israel, especialmente no período dos Juízes, quando subjugaram Israel por dezoito anos, tendo Israel sido livrado por Deus pelas mãos do juiz Eglon, e  quando protestaram direito sobre a terra que pertencia a Israel, e não aceitaram os termos de paz que lhes foram oferecidos pelos israelitas, e por isso Deus os subjugou sob Jefté.
As iniquidades de Israel foram visitadas pela própria deliberação do Senhor, mas ai das nações ímpias que se levantaram para destruir o Seu povo com ira desmedida.
Elas não deixariam de receber da mão do Senhor a justa retribuição.
Israel é a herança do Senhor, então ai daqueles que se levantam para destruir a Sua herdade. Eles serão também destruídos.
Por isso se diz da descendência de Abraão que benditos são aqueles que a abençoarem, e malditos todos os que a amaldiçoarem.
E seria maldição portanto que viria sobre Moabe, porque amaldiçoou Israel.
Estas predições se cumpriram cerca de 10 anos depois de terem sido proferidas, porque os próprios assírios devastaram Moabe e saquearam e pilharam aquele país. 

Pr. Silvio Dutra


Nenhum comentário:

Postar um comentário