quarta-feira, 29 de julho de 2015

Sei que o teu amor dura para sempre...

1 Ó Senhor Deus, eu sempre cantarei a respeito do teu amor e anunciarei a tua fidelidade a todas as gerações.
2 Sei que o teu amor dura para sempre e que a tua fidelidade é tão firme como o céu.
3 Tu disseste: “Eu escolhi o meu servo Davi, fiz uma aliança com ele e lhe prometi isto: 4 ‘Um dos seus descendentes sempre reinará; eu farei com que eles sempre sejam reis depois de você.’ ”
5 Ó Senhor, os céus cantam as maravilhas que fazes, e, reunidos, os anjos cantam a tua fidelidade.
6 Não há no céu ninguém como tu, ó Senhor! Entre os seres celestiais não há nenhum igual a ti.
7 Tu és respeitado na assembleia deles, és temido por todos os que estão ao teu redor.
8 Ó Senhor, Deus Todo-Poderoso, não há ninguém que tenha tanto poder como tu!
Em todas as coisas, tu és fiel, ó Senhor!
9 Tu dominas o Mar poderoso, tu acalmas as suas ondas furiosas.
10 Esmagaste o monstro Raabe e o mataste; com a tua grande força, derrotaste os teus inimigos.
11 O céu é teu, e a terra é tua; tu criaste o mundo e tudo o que nele existe.
12 Tu fizeste o Norte e o Sul. Os montes Tabor e Hermom te louvam com alegria.
13 Como és poderoso! Como é grande a tua força!
14 A honestidade e a justiça são as bases do teu reinado. Tu és fiel e amoroso em tudo o que fazes.
15 Feliz o povo que te adora com canções e que vive na luz da tua presença!
16 Por causa de ti, eles se alegram o dia todo e te louvam porque és bondoso.
A promessa de Deus a Davi 
17 Tu, ó Deus, és o nosso poder glorioso; por tua bondade, nos fazes vencer, 18 pois escolhes o nosso protetor. Foste tu, Senhor, o Santo Deus de Israel, que nos deste o nosso rei.
19 Há muito tempo, numa visão, tu disseste aos teus servos fiéis: “Eu ajudei um soldado famoso; dei a autoridade a um homem que escolhi do meio do povo. 
20 Escolhi o meu servo Davi para ser rei, ungindo-o com azeite sagrado.
21 A minha força estará sempre com ele, o meu poder o tornará forte.
22 Os seus inimigos nunca o vencerão, os maus não o derrotarão.
23 Eu acabarei com os seus inimigos e matarei todos os que o odeiam.
24 Sempre serei fiel a Davi e o amarei, e, por causa do meu poder, ele sempre vencerá.
25 Estenderei o seu reinado desde o mar Mediterrâneo até o rio Eufrates.
26 Então ele me dirá: ‘Tu és o meu pai e o meu Deus; tu és a rocha que me salva.’
27 Eu lhe darei os direitos de filho mais velho, farei com que ele seja o maior de todos os reis do mundo.
28 Eu sempre o amarei, e a minha aliança com ele ficará firme.
29 Depois dele os seus descendentes sempre serão reis e reinarão enquanto o céu existir.
30 “Mas, se os seus descendentes desobedecerem à minha lei, se não viverem de acordo com os meus ensinamentos, 31 se desprezarem as minhas ordens e não guardarem os meus mandamentos, 32 então eu os castigarei pelos seus pecados, eu os farei sofrer por causa dos seus erros.
33 Porém não deixarei de amar a Davi, mas cumprirei a promessa que lhe fiz.
34 Não quebrarei a aliança que fiz com ele, nem deixarei de cumprir nenhuma das minhas promessas.
35 “De uma vez por todas, jurei pelo meu santo nome que nunca mentiria a Davi.
36 Ele sempre terá descendentes, e, enquanto o sol brilhar, eu protegerei o seu reinado.
37 Esse reinado durará como a lua, aquela fiel testemunha que está no céu.”
A derrota do rei
38 Mas agora, ó Deus, tu estás irado com o rei que escolheste; tu o abandonaste e o rejeitaste.
39 Quebraste a aliança que fizeste com o teu servo e jogaste a sua coroa no chão.
40 Derrubaste as muralhas da sua cidade e arrasaste as suas fortalezas.
41 Os que passam roubam tudo o que ele tem, e os seus vizinhos zombam dele.
42 Deste a vitória aos seus inimigos e fizeste com que eles ficassem felizes.
43 Tu tornaste inúteis as armas do rei e deixaste que ele fosse derrotado na batalha.
44 Tiraste a sua autoridade de rei e derrubaste o seu trono.
45 Tu fizeste com que ele envelhecesse antes do tempo e o cobriste de humilhação.
Pedido de libertação
46 Até quando te esconderás, ó Senhor Deus? Será para sempre? Até quando a tua ira queimará como fogo?
47 Lembra como é curta a minha vida; lembra que todas as pessoas que criaste vão morrer um dia.
48 Quem pode continuar vivo e nunca morrer? Quem pode escapar da sepultura?
49 Ó Senhor, onde estão as antigas provas do teu amor? Onde estão os juramentos que fizeste a Davi?
50 Lembra que eu, teu servo, estou sendo insultado e suporto todas as ofensas dos pagãos.
51 Ó Senhor, como os teus inimigos falam mal do rei que escolheste! Aonde ele vai, eles o insultam.
52 Louvemos o Senhor Deus para sempre! Amém! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário