terça-feira, 16 de setembro de 2014

Olhar de mundo

1280-walk-your-city

Em um mundo cada vez mais interligado pela tecnologia e pelas nossas produções, aumenta a necessidade de lidarmos com nossos conflitos como parte de um único problema e nossa falta de percepção em relação a conexão de tudo, como a causa da maioria dos males que nos atinge como sociedade.
Sendo mais claro: Muito do que nos faz mal é reflexo de nossa incapacidade de percebermos que nossa atitude individual influencia diretamente na vida do outro, no coletivo, no todo.
Aquele que vive preocupado apenas com si mesmo, acumulando o que pode e o que não pode em nome de sua própria “segurança”, ainda que não saiba, constrói um muro ao seu redor, entrará em labirintos, abrirá portas, mas não achará saídas, se isolará, mesmo quando rodeado de gente.
Quem ignora que cada atitude, cada escolha, por menor que seja, impactará de alguma forma na vida de outros, interferirá no ambiente, construirá novos cenários, será chamado para um confronto com a realidade e, acredite, isso pode ser doloroso.
O que faço aqui chegará aí e o que vem de lá, passará por aqui. Se o apelo do consumo é para que nos sintamos como ilhas, a realidade da existência nos provoca constantemente para que nos enxerguemos como parte de um todo, promotores de consciência ou insanidade global, viajantes da mesma nave, membros de um corpo só.
Viver em sociedade é um grande exercício de auto percepção.
A consciência de que minhas escolhas impactará outras pessoas e produzirá sequências de acontecimentos correlacionados – criará situações que nunca saberei para pessoas que nunca vi – tem o poder de deslocar meu eixo gravitacional, diminuindo o próprio ego, aproximando-me de você, iluminando minha mente para que eu veja o quanto precisamos uns dos outros, o quanto cada um de nós é fundamental na construção de uma vida melhor. A minha vida, a sua e de todos que virão

Flavio Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário