segunda-feira, 8 de junho de 2015

A Sabedoria e a falta de juízo


1 A Sabedoria construiu a sua casa sobre sete colunas. 2 Mandou matar animais para uma festa, preparou vinho e pôs a mesa. 3 Aí mandou as suas empregadas gritarem do lugar mais alto da cidade: 4“Entre, gente tola!” E disse às pessoas sem juízo: 5 “Venham, comam a minha comida e bebam o vinho que eu preparei. 6 Deixem a companhia dos tolos e vivam. Sigam o caminho do conhecimento.”
7 Se você repreender uma pessoa vaidosa, a única coisa que vai conseguir é ser insultado. Se tentar corrigir um homem mau, o que vai conseguir é ser humilhado. 8 Nunca repreenda uma pessoa vaidosa; ela o odiará por isso. Mas, se você corrigir uma pessoa sábia, ela o respeitará. 9 Qualquer coisa que você ensina a uma pessoa sábia torna-a mais sábia ainda. E tudo o que você diz a uma pessoa direita aumenta a sabedoria dela.
10 Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas. 11 A sabedoria fará com que você viva uma vida mais longa. 12 Se você for sábio, o lucro será seu; se zombar de tudo, você mesmo sofrerá as consequências.
13 A falta de juízo é como uma mulher espalhafatosa, tola e sem-vergonha. 14 Ela senta-se à porta da sua casa ou num banco no lugar mais alto da cidade 15 e grita aos que passam preocupados com os seus negócios: 16“Entre, gente tola!” E diz às pessoas que não têm juízo: 17“A água roubada é mais gostosa; o pão furtado é mais saboroso.” 18 Mas os convidados dela não sabem que aqueles que vão à sua casa morrem e que os que entraram já estão nas profundezas do mundo dos mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário