terça-feira, 29 de março de 2016

Abra os meus olhos para que eu entenda os teus julgamentos....

Jeremias faz perguntas a Deus
1— Ó Senhor Deus, se eu discutisse esse meu caso contigo, tu provarias que estás com a razão. Mas eu preciso te fazer algumas perguntas sobre a tua justiça. Por que os maus ficam ricos? Por que os desonestos conseguem sucesso? 2 Tu os plantas, e as suas raízes se firmam; eles crescem e produzem fruto. Vivem sempre falando bem de ti, mas na verdade não se importam contigo. 3 Mas tu, ó Senhor, me conheces; tu vês o que estou fazendo e sabes como te amo. Ó Senhor, arrasta essa gente como ovelhas para o matadouro; separa-os para o dia da matança. 4 Por quanto tempo a nossa terra ficará seca? Até quando o capim murchará em todos os pastos? Os animais e as aves estão morrendo por causa da maldade dos moradores da terra, que dizem: “Deus não vê o que estamos fazendo.”
5 Deus respondeu:
— Jeremias, se você se cansa apostando corrida com os homens, como é que vai correr mais do que os cavalos? Se você não se sente seguro numa terra de paz, como é que vai conseguir viver nas matas do rio Jordão? 6 Até os seus irmãos, gente da sua própria família, são traidores. Todos eles criticam você pelas costas. Não confie neles, ainda que venham com conversa de amigo.
Deus fica triste com o seu povo
7 O Senhor disse: “Abandonei o meu povo e rejeitei a nação que escolhi.
Entreguei o povo que eu amo na mão dos seus inimigos.
8 O meu povo escolhido virou contra mim como um leão na floresta.
Eles gritaram contra mim, e por isso eu os detesto.
9 O meu povo escolhido é como um pássaro atacado de todos os lados por gaviões.
Venham, animais selvagens, venham tomar parte na festa!
10 Muitos governadores estrangeiros destruíram a minha plantação de uvas, pisaram os meus campos e fizeram da minha linda terra um deserto.
11 Arrasaram a terra, e ela está abandonada diante de mim.
A terra toda virou um deserto, mas ninguém se importa.
12 Em todos os morros do deserto, apareceram homens para assaltar os outros.
Eu mandei a guerra para destruir o país inteiro; ninguém pode viver em paz.
13 O meu povo plantou trigo e colheu espinhos; trabalhou muito, porém não ganhou nada.
Por causa do fogo da minha ira, as suas colheitas fracassaram.”
Os povos vizinhos de Israel
14 O Senhor Deus disse:
— Agora, vou falar sobre os vizinhos maus de Israel que arruinaram a terra que eu dei ao meu povo. Levarei essa gente para longe das suas terras, como se fossem plantas arrancadas. E tirarei o povo de Judá do meio deles. 15 Mas, depois de levá-los para longe, terei pena deles e trarei cada nação de volta para a sua terra, para o seu país. 16 Eu quero que eles aceitem de todo o coração a religião do meu povo. Quero que aprendam a dizer: “Juro pelo Senhor, o Deus vivo” — assim como no passado eles ensinaram o meu povo a jurar pelo deus Baal. Se fizerem isso, eles também farão parte do meu povo e terão sucesso. 17 Mas eu arrancarei pelas raízes e destruirei completamente qualquer nação que não quiser obedecer. Eu, o Senhor, falei.


Comentário devocional:

Como jornalista na Rússia, tenho tido a oportunidade de me encontrar com alguns dos mais ricos e poderosos homens de negócio do país. Esses milionários são inteligentes, astutos e perspicazes. Alguns até mesmo professam o cristianismo. Mas muitas dessas pessoas ricas construíram suas fortunas através de táticas cruéis, incluindo roubo e assassinato. Suas vidas públicas podem ser objeto de inveja, mas suas vidas pessoais estão sendo destruídas por suas táticas imorais.

Às vezes me pergunto por que esses líderes da indústria receberam tanta prosperidade. Por que Deus permite que eles possuam e desperdicem dinheiro que poderia ser usado, por exemplo, para construir igrejas e alimentar os famintos?

Jeremias fez uma pergunta semelhante no capítulo 12: “Tu és justo, Senhor, quando apresento uma causa diante de Ti. Contudo, eu gostaria de discutir contigo sobre a Tua justiça. Por que o caminho dos ímpios prospera? Por que todos os traidores vivem sem problemas? Tu os plantaste, e eles criaram raízes; crescem e dão fruto. Tu estás sempre perto dos seus lábios, mas longe dos seus corações” (v. 1, 2 NVI).

Não há nada de errado em questionar os caminhos de Deus. Deus acolhe nossos questionamentos como oportunidades dEle revelar o Seu amor e misericórdia: “Peçam, e lhes será dado; busquem e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta”(Mat. 7:7 NVI).

Oração: “Querido Deus, eu não entendo por que ímpios prosperam, enquanto justos passam por dificuldades. Eu não consigo entender por que uma pessoa má vive até os 90 anos de idade, enquanto uma pessoa justa morre jovem. Mas estou feliz porque estás disposto a me ouvir e a dialogar sobre minhas perguntas. Abre meus olhos enquanto procuro entender os Teus juízos e mantenha firme a minha fé em Ti. Amém”.

Andrew McChesney
Jornalista na Rússia.

Este texto me chamou muito à atenção, enquanto eu lia parecia que os meus olhos estavam sendo abertos esclarecendo o que sempre defendi, meu Pai nunca erra, peço a Ele que me dê as palavras no tempo Dele para que eu possa leva-lo de uma forma mais clara para as páginas da minha vida.

Rosa Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário