quarta-feira, 11 de maio de 2016

Como se eu fosse uma enchente que derruba tudo, Deus me usou para abrir uma brecha no meio do exército inimigo.

O reinado de Davi é reconhecido por Hirão
2 Samuel 5.11-12
1 O rei Hirão, da cidade de Tiro, enviou embaixadores a Davi. Ele mandou toras de cedro e também carpinteiros e pedreiros para construírem um palácio para Davi. 2 E assim Davi entendeu que o Senhor o havia confirmado como rei de Israel e que, por amor ao seu povo, estava fazendo o seu reino progredir.
Os filhos de Davi nascidos em Jerusalém
2 Samuel 5.13-16; 1Crônicas 3.5-9
3 Em Jerusalém, Davi casou com outras mulheres e foi pai de mais filhos e filhas. 4 São estes os nomes dos seus filhos que nasceram em Jerusalém:
Samua, Sobabe, Natã, Salomão, 5 Ibar, Elisua, Elpelete, 6 Noga, Nefegue, Jafia, 7 Elisama, Beeliada e Elifelete.
Davi derrota os filisteus
2 Samuel 5.17-25
8 Quando os filisteus souberam que Davi tinha sido ungido como rei do país inteiro de Israel, o seu exército saiu para prendê-lo. Davi soube disso e saiu para encontrar-se com eles. 9 Os filisteus chegaram ao vale dos Gigantes e começaram a atacar e a roubar. 10 Então Davi perguntou a Deus:
— Devo lutar contra os filisteus? Tu me darás a vitória?
— Vá! — disse o Senhor. — Eu lhe darei a vitória.
11 Davi os atacou em Baal-Perazim e os derrotou. Ele disse:
— Como se eu fosse uma enchente que derruba tudo, Deus me usou para abrir uma brecha no meio do exército inimigo.
Por isso, aquele lugar é chamado de Baal-Perazim.
12 Quando os filisteus fugiram, deixaram os seus ídolos para trás, e Davi ordenou que fossem queimados.
13 Mas logo os filisteus voltaram ao vale e começaram a atacar. 14 Mais uma vez Davi consultou a Deus, e ele respondeu:
— Não os ataque daqui. Dê a volta e ataque pelo outro lado, perto das amoreiras. 15 Quando você ouvir o barulho de marcha por cima das amoreiras, ataque-os porque isso quer dizer que eu estou indo na sua frente para derrotar o exército dos filisteus.
16 Davi fez o que Deus havia mandado e obrigou os inimigos a recuar desde Gibeão até Gezer. 17 A fama de Davi se espalhou por toda parte, e o Senhor fez com que todas as nações ficassem com medo dele.

Comentário Devocional:

Uma das grandes alegrias da vida é a construção ou a aquisição da casa própria. Após muitos anos, vagueando como fugitivo de um lugar para outro, Davi está agora morando em Jerusalém, protegido dos seus inimigos. Esta situação privilegiada lhe permite dedicar tempo e recursos para a construção de uma moradia permanente para si.

Como representante da nação, esperava-se que ele tivesse não apenas uma casa confortável, mas um palácio. Inúmeras pessoas do seu próprio povo e também parceiros comerciais, como o rei de Tiro, o ajudaram na concretização do tão sonhado projeto.

Enquanto construía seu palácio, Davi também precisou se defender contra perigosos inimigos, como os filisteus. Antes de sair para a batalha, o rei sempre consultava ao Senhor sobre o que deveria fazer.

Certa ocasião, Deus lhe disse para atacar o inimigo frontalmente e deu-lhe a vitória. Noutra ocasião, Deus lhe disse para atacar os filisteus pela retaguarda em frente das amoreiras. Davi recebeu instruções detalhadas e foi obediente ao executar as ordens recebidas. Como resultado, obteve vitórias significativas contra os temidos filisteus.

Pense um pouco nas batalhas que você precisa enfrentar. Você tem consultado ao Senhor com o coração completamente disposto a seguir Suas orientações?

Assim como ajudou a Davi, Deus está intensamente interessado em lhe orientar e conceder vitórias. Apenas é necessário que você confie nEle e seja obediente!



Jobson Santos
Rede Novo Tempo
Ministério da Oração