domingo, 21 de setembro de 2014

Só valorizamos as alegrias quando a dor se instala...



"A ingratidão é filha da soberba."
(Miguel Cervantes)


Mulher chorando
.
Porque será que a maioria de nós, aliás a grande maioria, não valoriza as alegrias do cotidiano a não ser quando chega o sofrimento?
Reclamamos que a comida está ruim mas, se ela nos falta, nos damos conta de sua importância...
Resmungamos que estamos estressados mas, quando a doença vem, lembramos de como éramos felizes apenas por poder andar, respirar e fazer nossas atividades normalmente, sem os entraves da debilitação...
Quando uma pessoa próxima morre é que nos lembramos de exaltar suas qualidades...
Se, o frio é insuportável, só assim percebemos o valor de ter um teto para morar e roupas quentes...

O Ser Humano abomina os problemas e dificuldades mas, pelo que vejo, eles são necessários para aprendermos o real valor das coisas, dos acontecimentos e das pessoas.
Somos muitas vezes ingratos com os presentes que recebemos da Vida.

É só quando a dor se instala que revemos nossos conceitos, que refletimos sobre a grandeza de ser saudável, de ter ao nosso lado quem amamos, da mesa farta, dos recursos materiais, do nosso trabalho.
A Vida seria tão mais bem aproveitada se soubéssemos apreciar estas alegrias, sem precisar perdê-las; tudo seria vivido com mais intensidade, com mais leveza e satisfação.

Não espere a dor chegar para ser grato pela sua saúde, pela sua casa, seus pertences, pela comida que não te falta, pelas pessoas que te amam...
Pois algumas coisas se vão de maneira irreversível e nesta hora, será tarde demais para arrependimentos.
Perder tempo reclamando de tudo, não muda as coisas e ainda nos faz deixar passar oportunidades incríveis de sermos felizes.
Feche seus olhos agora, agradeça por tudo que tem, pense nas pessoas que não tem nada, naqueles que não tem saúde, não tem comida, não tem um teto e nem alguém com quem contar... Agradeça do fundo do seu coração por ter visão para ler este artigo, por suas mãos perfeitas, por sua mente ativa que pode agora refletir sobre isso, agradeça e abra agora seus olhos e também seu coração para as alegrias que te rodeiam, não subestime suas conquistas e nem se transforme em um ingrato pessimista por causa das derrotas.

Com esta consciência, ao olharmos em volta, podemos perceber e valorizar cada segundo de vida.
Use os problemas e desafios para crescer, aprender, mudar, mas não para lhe despertar para as belezas que te cercam, esta visão, deve ser desenvolvida todos os dias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário